Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Abertura do mercado chinês vai reabilitar a cultura do fumo no recôncavo baiano

Reabilitar a cultura do fumo no recôncavo e recuperar milhares de empregos diretos e indiretos que foram perdidos na região com o fechamento de diversas fábricas, dentre elas a Suerdieck. Esses são os principais objetivos do Ministério da Agricultura, da Secretaria Estadual da Agricultura, da prefeitura de Cruz das Almas e dos demais municípios onde a cultura está presente, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do Fórum dos Secretários da Agricultura do Recôncavo, da Câmara Setorial do Charuto, e do Sinditabaco, que estão empenhados no processo de abertura de mercado para o charuto fabricado na região, reconhecido internacionalmente como o melhor do mundo, ao lado do cubano. Um dos mercados que está sendo conquistado é o da China, de onde o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, divulgou uma boa notícia: “A China já efetivou um pedido de US$ 8 milhões para diversas empresas produtoras de fumo de charuto na Bahia, e tão logo seja liberada a exportação essas empresas poderão cumprir esse contrato e depois exportar o próprio charuto”.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Santo Amaro e Cachoeira são destaques em site italiano

Foto Montagem: Mídia Recôncavo
O site italiano Easy Viaggio elegeu a Bahia como um dos dez destinos de sonhos possíveis no mundo, por conta de aspectos como belezas naturais, miscigenação da população e riqueza cultural.

Na página dedicada à Bahia (http://www.easyviaggio.com/brasile/salvador-da-bahia), o site descreve as características peculiares de pontos turísticos como o Pelourinho, a boemia no Rio Vermelho, assim como as belezas da Ilha de Itaparica e Praia do Forte. Os aspectos étnico-afros das cidades de Santo Amaro e Cachoeira também foram ressaltados no texto.

Para o secretário de Turismo da Bahia e futuro presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, reportagens como a do Easy Viaggio reforçam a imagem do Estado no exterior e despertam nos estrangeiros a vontade de conhecer os atrativos existentes em solo baiano.

Leonelli disse ainda que a Bahia vai implementar um audacioso plano de atração de visitantes estrangeiros, pois o Brasil estará em evidência nos próximos cinco anos com os dois principais eventos do calendário esportivo internacional que são a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
A Itália é o terceiro maior emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, atrás apenas dos Estados Unidos e da França. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cerca de 60 mil italianos estiveram em solo baiano em 2008.

Mercado e Eventos

Marcadores: ,

Cachoeira: Projeto Camelo completa um ano hoje


Para comemorar o primeiro aniversário do Projeto Camelo, a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Cachoeira, gestora da iniciativa, promove nesta sexta-feira, uma programação recretiva com a realização de torneios esportivos na quadra municipal e uma festa de confraternização para encerrar a programação. Atualmente, 160 acrianças de diversas áreas da cidade, são assistidas pelo projeto, na sua sede situada no bairro Curiachito.

O Projeto Camelo atua na questão de prevenção do consumo de drogas mediante a comprovação do aumento do uso de substâncias piscoativas ou envolvimento de crianças e adolescentes da comunidade de Cachoeira(distante 110km de Salvador). Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto, constam atividades que contemplam orientações e encaminhamentos para aqueles que já fazem uso destas substâncias.
Continue lendo »

Marcadores:

Vereador Albano Fonseca continua alertando sobre risco de acidente na BA 492

Na tarde da última quarta-feira (26) flagramos quando o motorista de um caminhão avançou na contramão para desviar dos buracos que tomam conta da BA 492, que liga a Sede de Governador Mangabeira ao Distrito de Quixabeira e ao Município de Cabaceiras do Paraguaçu.

Já publicamos matéria anterior solicitando providências, mas algumas pessoas disseram que a foto que nós tiramos foi do único lugar que tem buracos em todo o trajeto. Já nesta nova imagem podemos constatar que vários pontos da rodovia estão danificados, o que aumenta cada vez mais o risco de acidentes envolvendo motoristas e passageiros.

Estamos atentos para fiscalizar e cobrar ações que venha melhorar a vida dos mangabeirenses.

Blog do Albano Fonseca

Marcadores:

População reinvidica construção de quebra-molas em Castro Alves

Moradores da proximidade do Colégio Estadual Polivalente, em Castro Alves, reivindicam da Prefeitura Municipal e demais órgãos competentes a implantação de um Redutor de Velocidade (quebra-molas) no trecho Castro Alves x Santa Terezinha da BA-120 como medida de segurança para evitar os acidentes que são constantes no local.

O risco de ocorrer um grave acidente na região preocupa, principalmente, os pais e mães de família que moram ao lado da pista.


Leandro Alves

Marcadores:

Morador de Muritiba é encontrado morto em Cruz das Almas

Homem encontrado morto em Cruz das Almas/ Foto: Paulo Galvão
Luis Carlos, 47 anos, morador do município de Muritiba, foi encontrado morto nesta quinta-feira (27) em Cruz das Almas. A vítima que foi encontrada nas proximidades de uma casa em construção, não apresentava sinais de violência pelo corpo. Segundo informações, ele tinha sérios problemas de saúde. O corpo foi encaminhado para o DPT de Santo Antônio de Jesus.
Forte na Notícia

Marcadores: , ,

Moradores denunciam abandono de Cemitério em Conceição do Almeida

Segundo informações do site O Interior em carta enviada a uma Rádio de Santo Antonio de Jesus uma ouvinte denunciou o abandono do cemitério de Pau-Cedro, localidade de Conceição do Almeida, Recôncavo baiano. Segundo a ouvinte o mato está impedindo as pessoas de entrarem no local, chegando a cobrir as carneiras. “Isso porque tem funcionário ganhando só para fazer isso, imagine se não fosse assim? Isso é um absurdo”, escreveu a ouvinte. “O Cemitério de Pau-Cedro é o único que abriga uma região imensa que engloba várias outras localidades, mesmo assim o prefeito de conceição do Almeida não toma providencia, sendo que o mesmo já tem conhecimento sobre isso”, completou ela.

Marcadores: ,

Problemas em sistema de matrícula geraram boatos de crackers em Santo Antonio de Jesus

Problemas operacionais registrados no sistema de matrículas nas escolas de Santo Antônio de Jesus, município a 185 Km de Salvador, geraram um boato na manhã desta quinta-feira, 27, de que as matrículas da rede estadual na cidade foram interrompidas devido a ataque de crackers. Os boatos foram esclarecidos nesta tarde, pelo diretor da DIREC 4, Clóvis Ezequiel, que afirmou que não houve em momento algum suspensão de matrículas no município, segundo ele, foram registrados alguns problemas no sistema, mas que foram resolvidos sem a necessidade de interrupção das matrículas.
Apesar da declaração de Ezequiel,  a reportagem do A TARDE constatou que no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP) as matrículas não são realizadas desde a quarta-feira, 26. “Desde quarta não realizamos matrículas. Muitos pais estão reclamando, alguns são mais compreensivos, outros nem tanto”, declarou a vice-diretora do CETEP, Jacyara Menezes. Ainda segundo a vice-diretora, os problemas na escola ocorrem desde o início do calendário. “Nos dias 18 e 19 de janeiro as matrículas eram para ser realizadas desde a manhã, mas só conseguimos efetuá-las a partir das 15h30”, disse Jacyara.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia enviou nota onde esclarece que não houve suspensão de matrícula no município de Santo Antônio de Jesus. Segundo a Secretaria as matrículas transcorrem normalmente em todas as escolas da rede estadual nos 417 municípios do Estado. Ainda segundo a nota, a Secretaria garante a integridade do novo sistema de matrícula e confirma o encerramento do calendário de matrícula para esta quinta.
A Tarde Online

Marcadores: , ,

Guerra entre quadrilhas de traficantes assusta a periferia de Sapeaçu

Foto Ilustrativa
Segundo informações do Portal Cruz um confronto entre traficantes que dominam a periferia do centro da cidade de Sapeaçu, a 156 quilometros de Salvador, deixou em pânico a população que já anda assustada com os freqüentes conflitos. Na última terça-feira (28), um grupo de traficantes já havia se confrontado no horário do meio dia, na localidade conhecida por Mutirão, local dominado pelo tráfico, onde o acesso é restrito e só passa com autorização dos traficantes.

O confronto vem ocorrendo já alguns meses. Desta vez aconteceu com outro grupo da localidade conhecida como Jaqueirão, que segundo informações de moradores, os traficantes do Jaqueirão chegaram e começou o tiroteio, o grupo do "Mutirão" para defender o seu território disparou vários tiros no grupo rival que revidaram. Foi bala para todo lado, até que os próprios traficantes após alguns minutos em confronto resolveram fugir do local com receio da chegada da polícia, que demorou para chegar ao local, quando finalmente apareceu o confronto ja havia terminado. A polícia durante todo o dia fez diligência pelas ruas da cidade com vários carros da polícia civil e com a ajuda da polícia militar que reforçou o patrulhamento. Mas até o final da manhã, nenhuma ocorrência foi notificada com relação a prisão de algun traficante envolvido no confronto.

Segundo o site tudo isso está acontecendo na cidade de Sapeaçu, Recôncavo baiano, a cerca de 10km de distância da 27ª Companhia da Polícia Militar. Acesse a matéria no Portal Cruz.

Marcadores: ,