Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 18 de maio de 2011

11% da população acima de 40 anos de idade no país têm diabetes

 
Segundo a Sociedade Brasileira do Diabetes, 11% da população acima de 40 anos de idade no país têm diabetes. Destes, 80% apresentam o diabetes do tipo 2. Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da UFMG quer mudar esse cenário. Entre março de 2009 e setembro de 2010, o médico Augusto Cláudio de Almeida Tinoco operou 30 pacientes no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna (RJ), utilizando a técnica chamada “gastrectomia vertical com interposição ileal”. O procedimento, autorizado pela Comissão Nacional de Ética (Conep), foi realizado com o objetivo de buscar a certificação da técnica inovadora de tratamento cirúrgico do diabetes. O estudo integrou tese de doutorado defendida junto ao programa de pós-graduação em Cirurgia e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Resultados animadores

Todos os pacientes acompanhados tiveram melhora na condição clínica: em 80% dos casos operados os sintomas do diabetes do tipo 2 foram eliminados e o paciente pode deixar de tomar insulina. Nenhum deles apresentou complicações pós-operatórias ou durante o período de acompanhamento.
Continue lendo »

Marcadores:

Metade dos homens tem HPV, diz pesquisa

Cerca de 50% dos homens que participaram de um estudo populacional estavam infectados com o papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês). O trabalho, publicado na revista científica The Lancet, analisou voluntários saudáveis de três países: Brasil, México e Estados Unidos. O resultado surpreendeu os especialistas, pois revelou uma prevalência muito maior que a encontrada em estudos semelhantes com mulheres, quando o porcentual de infecção pelo vírus não ultrapassa 20%.

Nos homens e nas mulheres, o HPV pode causar câncer, embora, nas mulheres, a evolução para displasias - quadro prévio ao tumor - seja mais comum. O contágio ocorre principalmente por via sexual, mas, ao contrário do HIV, o uso de preservativo não é tão eficaz.

O estudo analisou 1.159 homens com idades entre 18 e 70 anos. Todos estavam saudáveis ao ingressar no estudo, diz Luisa Villa, coautora do artigo e pesquisadora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV), na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Os voluntários não podiam relatar histórico de câncer no ânus ou no pênis, bem como a presença de verrugas genitais. Também não podiam apresentar infecção pelo HIV. Todos residiam na cidade de São Paulo, no sul da Flórida ou em Cuernavaca, no México.

"A maioria das pessoas pensa que HPV é um vírus associado predominantemente às mulheres: esse estudo revela que os homens são os principais infectados", afirma José Eduardo Levi, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, na USP. Levi não participou do estudo, mas há vários anos pesquisa testes moleculares para HPV. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Marcadores:

Natan Mobuto dá nova roupagem no Blog da Gente.com

Radialista Natan Mobuto na redação do Blog da Gente

O radialista Natan Mobuto, responsável pelo site Blog da Gente, inicia uma nova temporada, voltando os holofotes, principalmente para região do Recôncavo baiano. O Blog da Gente que tem sido uma das principais fonte de informação da internet, agora mais fortalecido com a noticia de que brevemente, os blogueiros da região poderão contar com uma associação, que os tornarão mais fortes. No ultimo sábado em Governador Mangabeira, blogueiros e autoridades políticas da região deram o primeiro passo para a implantação da referida associação. Com isso o Blog da Gente, fez investimentos em equipamentos de ponta, o que posibilitara ao internauta acesso, a matérias de boa qualidade. Vale lembrar que o blog estará como sempre, explorando reportagens em áudio e vídeo para mostrar através de suas matérias a realidade do Recôncavo baiano. Caro internauta, a sua participação é importante para o nosso site, mande matérias de sua cidade para o nosso email : natanmobuto@hotmail.com.

Marcadores:

Prefeito de Cachoeira é denunciado pelo Ministério Público

De acordo com informações do site Bahia Notícias o Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou denúncias ao Tribunal de Justiça (TJ-BA) contra três prefeitos de municípios baianos. O alcaide Fernando Antônio da Silva Pereira, de Cachoeira, no Recôncavo, responderá por crime de lesão corporal. O gestor é acusado, desde fevereiro de 2009, de ter agredido e ameaçado de morte Sílvio Roberto Jesus de Oliveira. De acordo com denúncia recebida pelo TJ no último dia 5, a vítima levou socos e pontapés, sofreu lesões na mão direita e no rosto, teve os óculos estilhaçados e as roupas rasgadas.

Marcadores: , ,

Bom dia leitores

Bom dia leitores

Neste dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para muitos pequenos, o pesadelo acontece dentro da própria casa. Pesquisas e estudos mostram que não importa a classe social, a raça ou o nível de escolaridade. É dentro de casa que acontece grande parte da violência sexual, geralmente, provocada por pessoas do sexo masculino, como pai, padrasto, tio, parentes ou amigos da família, tendo como alvo preferencial as meninas.

Desde leves carícias pelo corpo até o ato sexual em si, há quem se aproveite da ingenuidade das crianças para realizar fantasias sexuais, sem se importar com as conseqüências que isso pode trazer a eles. A realidade mostra que o abusador geralmente é uma pessoa comum, agradável, simpática e discreta, com pinta de bom pai de família. É dentro do círculo familiar que acontecem a maioria dos abusos, o que torna a denúncia ainda mais difícil. Infelizmente, como o abuso ocorre em segredo, nem sempre se descobre o que está havendo e, como pouca gente tem coragem de denunciar, alguns abusadores continuam agindo, certos de sua impunidade. De acordo com a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência - Abrapia, somente cerca de 10% a 20% dos casos de abuso contra crianças e adolescentes são registrados.


O modo de ação do abusador, muitas vezes, passa despercebido pelos parentes da vítima. Isso acontece porque nem sempre a criança é violentada, apresentando marcas de relações sexuais ou espancada. A agressão física acontece, mas a maioria dos abusadores prefere agir sutilmente. Eles podem apenas alisar ou beijar a criança, passar as mãos por seu corpo e pelos órgãos sexuais, como se fosse apenas carinho ou, simplesmente, nem tocar nelas. Alguns preferem mostrar filmes de vídeo e revistas pornográficas para a criança, para "ensinar" como se faz sexo, enquanto outros preferem observá-la enquanto toma banho ou troca de roupa. E ainda existe uma outra artimanha: para convencê-la a ser tocada ou a participar de uma relação sexual, muitos apelam para a sedução por meio de elogios, dinheiro ou presentinhos.

As causas do abuso variam. Segundo estudos sobre o tema, o molestador costuma considerar o abuso uma coisa normal, pois pensa que está dando à criança a oportunidade de experimentar o sexo. Para conseguirem o que querem, precisam também convencer a criança de alguma maneira. Uma delas é dizendo que a "brincadeirinha" ou a relação sexual é um "segredo" entre eles, que não deve ser revelado a ninguém. Em seguida, partem para a chantagem, com ameaças. Grande parte das vezes, a criança ouve coisas como "se a mamãe souber do nosso segredo, ela vai ficar muito brava e abandonar você" ou "se você contar para alguém o que nós fazemos, vai apanhar bastante". Confusa e sem saber direito o que está acontecendo, a criança aceita. Tanto por medo das conseqüências quanto por achar que não será mais amada pelo abusador - que, como foi dito, geralmente é um parente muito querido.
Continue lendo »

Marcadores:

Prefeitura de Cachoeira entrega sistema de abastecimento de água e trator na zona rural

A Prefeitura do município de Cachoeira, entregou no último sábado, o sistema de abastecimento de água e um trator agrícola aos moradores do povoado do Tupim. No mesmo dia foi entregue o novo mobiliário da escola creche da comunidade. Os moradores receberam os benefícios em clima de festa. O sistema de abastecimento de água com extensão de rede vai atender a todas as famílias da localidade uma das maiores produtoras de mandioca do município. O uso do trator agrícola para o preparo da terra será administrado pela Associação de Moradores do Tupim, que receberá assessoria técnica da prefeitura municipal através da Secretaria de Agricultura. Alzira Costa