Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Boiadeiro, há 25 anos a casa do fazendeiro














Marcadores:

Edgar Abbehusen do Primogênio é o nosso primeiro entrevistado no quadro "Entrevista com Blogueiros"

Olá queridos leitores,

Estamos dando início ao mais novo quadro do Mídia Recôncavo. O Entrevista com Blogueiros irá abordar temas interessantes para quem pensa em criar um blog ou até mesmo saber como o mesmo funciona. A iniciativa partiu no momento em que nos chamou atenção o grande crescimento do número de blogs no Recôncavo. A partir de agora estaremos levando ao conhecimento dos internautas a sensação de ser um blogueiro, o desafio, as dificuldades e principalmente a paixão por esse mundo virtual.

Bom vamos dar início a nossa primeira entrevista que com certeza vai ser bastante polêmica. O primeiro participante é bem conhecido pelo mundo dos blogs e bem indicado por alguns leitores assíduos de blogs mundo afora. O convidado a seguir fala como tudo começou e o que mudou em sua vida de lá pra cá, diz que já recebeu ameaças de morte e afirma que o seu blog é imparcial. Edgar Abbehusen participa de nosso projeto Entrevista com Blogueiros.
---------- -

Raio X --------------------



  Nome: Edgar Abbehusen
Cidade: Muritiba
Blog: Primogênio.(http://primogenio.blogspot.com)
Assunto: Noticias diversas e Crônicas Próprias

-


Mídia Recôncavo: Quem é Edgar Abbehusen?

Edgar Abbehusen: 21 anos, pai de uma linda menina de 3 anos, que aprendeu a ser um adolescente responsável, com compromisso de trabalho e respeito pelas pessoas.


Mídia Recôncavo: Por que blog (e não outras mídias)?

Edgar Abbehusen: A internet hoje lhe dá a liberdade de fazer coisas maravilhosas. Você expõe suas idéias, discute com pessoas de várias ideologias. Você aprende, caso não seja, a ser uma pessoa mais democrática. Você usa e abusa de sua criatividade com a internet, ela não te dá limites ou restrições, e o blog por ser uma rede social onde você pode usar vídeos, fotos, textos, escrever sobre o seu dia, seus pensamentos, sua poesia, transcrever sentimentos que invadem a sua alma, enfim, tem toda essa dinâmica onde você não precisa ser nenhum diplomado pra escrever sobre o que pensa.


Mídia Recôncavo: Há quanto tempo você tem seu blog?

Edgar Abbehusen: Em março desse ano ele completou um ano.


Mídia Recôncavo: Como ele surgiu?

Edgar Abbehusen:- Na verdade ele surgiu da minha necessidade de desabafar. Tinha assistido pela primeira vez a uma sessão na câmara de vereadores de Muritiba e fiquei horrorizado com o que eu vi. Queria de alguma forma fazer com que minhas idéias chegassem a um determinado público. Criei o blog!


Mídia Recôncavo:O que mudou em sua vida?

Edgar Abbehusen:- Eu acho que fiquei mais exposto a todo tipo de situação que você imaginar. Atualmente trabalho na Prefeitura de Muritiba e as pessoas costumam relacionar o blog com a administração, mais eu afirmo e reafirmo: O blog pertence a Edgar Abbehusen. Se por um acaso eu não colocar determinada matéria sobre um determinado grupo político é por que eu, particularmente, não concordo com a forma ou maneira daquilo virar noticia, e se for pra eu postar, que seja pra disseminar a minha idéia sobre o assunto. Que os políticos administrem o dinheiro publico com responsabilidade, por que são pagos pelo povo pra isso, mais no meu blog mando eu!

Mídia Recôncavo: Você já sofreu alguma retaliação por conta de suas postagens?

Edgar Abbehusen: “Algumas” você quer dizer, né?! (Risos) Primeiro, logo quando comecei com as entrevistas em vídeo dos vereadores, me ligaram de um numero restrito me oferecendo 15 mil reais pra eu trabalhar em casa sem falar de política ou “politicagem”. Depois alguns funcionários da prefeitura quiseram me condenar por dar “publicidade” a oposição. E até vereadores do lado do atual prefeito fizeram esse nojento comentário. Mais particularmente o prefeito nunca se incomodou ou nunca me pediu pra que eu colocasse nada no blog, e acredito que nem tenha tempo de ver o Primogênio. Inclusive no inicio desse ano uma determinada pessoa pediu “minha cabeça” ao prefeito de Muritiba, por não aceitar certas criticas, ou usar carapuças desnecessárias, mas eu mesmo procurei essa pessoa pra explicar que ditadura se combate com manifestação, acredito que ela tenha entendido o recado. Recentemente fui alvo do Sargento do Tiro de Guerra, que me abordou diversas vezes por não concordar com uma matéria que fiz sobre algumas atitudes exageradas dele, queria por que queria que eu comparecesse ao TG de Muritiba, sabe-se lá pra quê! Enviei a matéria que ele questionava a um Promotor de Justiça Militar e a vários setores das Forças Armadas Brasileiras, que condenaram a atitude dele. Às vezes recebo umas alfinetadas também do vereador Clementino (Kéleu), e até gosto. Ele alfineta de lá, e eu alfineto de cá! (Risos) Eu gosto de ser provocado por que minha criatividade e minha ousadia ficam sem limites, e ele sabe disso!


Mídia Recôncavo: Qual a reação dos internautas quanto te encontram nas ruas?

Edgar Abbehusen: Recebo bastantes elogios! Criticas também! Muita gente, principalmente as pessoas que tenho boa relação e que pertencem ao grupo político do ex-prefeito, condenam meu blog por achar que eu deveria publicar coisas contrarias a administração. Às vezes me chamam de “tendencioso” . Não me acho nem um pouco tendencioso! Escrevo e noticio aquilo que eu acho que tenho plena capacidade de comentar, a gente não escreve nada se não tiver inspirado. Recebo criticas a administração de Babão e coloco no Blog. Não saio por aí endeusando ninguém, nem menosprezado outros políticos. Se me colocarem sentando numa cadeira, me der um lápis, um papel em branco e me pedirem pra escrever algo de bom sobre o prefeito e algo ruim sobre o ex-prefeito, não sai nada, nem uma palavra. Minha criatividade funciona por vontade própria, não quando querem!



Mídia Recôncavo: Você acha que os políticos são simpatizantes ao seu blog?

Edgar Abbehusen: Uma pequena minoria. E acredito até que essa pequena minoria também aja com certo receio do blog, por isso se dizem até simpatizante. Políticos não suportam pessoas que tiram suas mascaram perante seus eleitores. Viram bicho e são capazes até de mandar matar. Recebo sempre uma ameaça dali, uma ameaça daqui. Mais tem algumas pessoas que sabem exatamente quem mexe comigo. Gente que mora em Muritiba, em Salvador, gente de outro Estado do Brasil, e gente até no exterior. Se acontecer algo comigo essas pessoas sabem (com provas) a quem responsabilizar! E se quer saber não estou nem aí pra que esses políticos pensam, se simpatizam ou deixam de simpatizar. O Primogênio não é uma moeda de troca pra mim, é o meu espaço, é o meu púlpito virtual!


Mídia Recôncavo: Seu blog já foi observado como genial, observador, bem-escrito e engraçado, você confirma?

Edgar Abbehusen: Modestamente, era essa a idéia! Chega daquela linha de notícia padrão de jornalismo. Seriedade? Pra que? Me diga aí um político que leva o povo pobre da periferia a sério! A gente tem que brincar mesmo com eles, levar eles no mesmo cinismo... Claro que eu procuro manter o meu padrão. Não estou fazendo jornalismo por que ainda nem sou graduado pra isso. Mais estou expondo minhas idéias da forma que eu acredito e que eu posso. Se eu não soubesse escrever, se eu não souber ser Blogueiro, não iria fazer blog só pra “chamar atenção” ! Sou um ótimo Blogueiro, no entanto, acho que seria um péssimo radialista! Minhas idéias são bem mais organizadas escrevendo do que falando, apesar de dizerem que sou um bom orador.


Mídia Recôncavo: Como é a preparação para escrever sobre algo?

Edgar Abbehusen: Não há preparação. É saber da notícia, me interessar pela notícia (por que senão me interessar nem começo) e escrever. Sai palavra errada na hora, faltando acento, vírgula onde não deveria estar. Depois volto fazendo correções. Escrevo realmente com a alma, é realmente o que estou sentindo. É o clima, a raiva ou alegria do momento. Escrevo com a emoção mesmo. E tem gente ainda que não entendeu isso! (risos)


Mídia Recôncavo: Quais os temas que mais lhe chamam a atenção no mundo hoje?

Edgar Abbehusen: A política! O povo precisa se politizar mais pra saber os tipos de ratos que colocam no poder! Que seja um que roa menos... (risos)  Não adianta eu evitar ir a câmara de vereadores, não lê a coluna que fala sobre política no jornal, não dar atenção ao Bonner e a Fátima quando começam a falar de Brasília e depois exigir compromisso dos políticos. Uma sociedade politizada escolhe bem os seus representantes. Mais eu acho que fica todo mundo preocupado com suas “vantagens” e se esquece do futuro. Cito Muritiba por que vivo essa realidade! Todo político é o reflexo da sociedade que ele vive! O povo reclama, xinga, briga com a família inteira por causa de um político. Só por que recebe algo de vantajoso pra isso. E a cidade? E as crianças que nascem hoje em Muritiba, o que serão delas amanhã?! É viver eternamente de troca de favores políticos? Por isso a política chama a minha atenção no mundo hoje, ao todo! Eu quero ser politizado, estar por dentro do assunto, pra saber exatamente tomar a decisão certa!

Mídia Recôncavo: O que te incentiva a manter o blog?

Edgar Abbehusen: Ah, eu preciso expor as minhas idéias de alguma forma! (Risos) E pretendo fazer jornalismo em breve! Eu gosto do Primogênio, faz parte de mim! Desabafo no Primogênio, falo sério, compartilho mensagens que recebo por e-mail, vídeos que acho interessante, brinco com as palavras... É a minha válvula de escape muitas vezes!


Mídia Recôncavo: Fale um pouco sobre o layout de seu blog.

Edgar Abbehusen: Bem simples. O importante é o conteúdo, é ficar claro o que estou querendo passar. Estava com um layout interessante em Março desse ano mais fui hakeado por algum “amigo” preocupado com o Primogênio. Apagaram tudo menos as matérias. Mudei mais não me agradou, recentemente fiz uma nova mudança e estou gostando. Mais quero sempre estar mudando... Sempre de cara nova mais com o mesmo conteúdo!

Mídia Recôncavo: Qual post seu obteve um maior interesse pelo publico?

Edgar Abbehusen: (Risos) O Sargento do TG de Muritiba que me perdoe, mas a matéria top de linha do blog foi a resposta do Promotor de Justiça Militar referente às atitudes dele, que inclusive foi xerocada por algumas pessoas e distribuída na cidade. Acontece que ele abordava as pessoas na rua que estivesse usando roupas camufladas do Exercito, acusando-as de desrespeitar as leis militares e exigia que a roupa, boné ou afins fosse retirados. Isso foi comentado em uma das seções da câmara de vereadores e eu acabei transcrevendo o que foi dito pelos edis. O Sargento não gostou. Algumas vezes me encontrou na rua e me pediu (exigiu) que eu comparecesse ao Tiro de Guerra de Muritiba pra uma conversa. Não vou mentir, não confio nas loucuras de certas pessoas, por isso preferir não arriscar. Fiz o seguinte: Peguei a referente matéria e mandei pra Promotoria de Justiça Militar e pra alguns setores do Exercito Brasileiro, perguntando o que eles achavam sobre as atitudes do Sargento e se era correto o que ele estava fazendo. O Promotor respondeu com tanta veemência que deu a maior polêmica na cidade. O Dr. Luiz Augusto escreveu coisas como: Diga a ele que o que ele está fazendo é constrangimento ilega, crime do Art. 222 do Código Penal Militar, e ele pode receber uma representação por isso junto ao Comando da 6a RM, ou até direto ao Ministério Público Militar, e essa bobagem que ele está fazendo pode lhe custar a função de instrutor de Tiro de Guerra e até uma condenação junto a Justiça Militar”. (...) “Pergunte-lhe se eu chegar a Muritiba e estiver com minha boina vermelha, se ele terá coragem de me tomá-la? E se eu estiver com meu brevê de páraquedista sobre minha japona de couro, ele terá coragem de tomá-la? E se estiver usando uma gandola que foi minha, e que guardei porque sei que não estou errado, ele terá coragem de tomá-la? Pois, diga-lhe que fui colega dele, sargento de infantaria de carreira, segundo lugar na turma de 1971, páraquedista, especializado PE, identificador, e hoje sou promotor de Justiça Militar Estadual.”

Alguns atiradores também pegaram a cópia e levaram até o Sargento, alguns dizem que ele fazia cara feia e dizia “Estou cagando e andando pro Primogênio!”  Ah se ele soubesse que eu estou fazendo isso em dobro em relação a ele!!! (Risos)

Mídia Recôncavo: Qual tipo de leitor você acha que tem hoje?

Edgar Abbehusen: É difícil traçar um perfil de leitores quando se trata de internet. Primeiro por você não ter controle total de acessos e segundo pelo blog não ser direcionado a um publico determinado, principalmente em relação ao Primogênio.


Mídia Recôncavo: Você se preocupa com o volume de visitas?

Edgar Abbehusen: (risos) Tem blogueiro que se preocupa tanto que chega a fraudar os números de acessos! (risos) Mas eu sou muito tranqüilo em relação a visitantes, primeiro que eu acredito que numero de acessos não quer dizer muita coisa, tem gente que entra olha dois segundos sua página e já conta acesso! Queria saber quem estava dentro do Primogênio, lesse nossas matérias, passeasse pelo blog de verdade, isso pra mim seria interessante... Mais vamos deixar os acessos pros técnicos que dão importância a eles! (risos)

Mídia Recôncavo: Qual sua opinião em relação a blogs com parceiros e publicidades?

Edgar Abbehusen: Parceria positiva sempre é boa! Não concordo com compromisso político! Político administra o dinheiro público e o que se vai fazer com ele, não imprensa! A imprensa do Brasil é livre, mas aqui no Recôncavo a maioria dos radialistas e Blogueiros se vendem fácil, atrelando a imprensa a uma ditadura mascarada por (muito) dinheiro... Sabe o que acontece na verdade, é que muitos usam o microfone como uma arma, e tem político que se rende a isso! Mais a publicidade junto ao comercio é essencial! O Primogênio tem a WaveNet como patrocinador oficial, o empresário Ciro acreditou e apostou na idéia do Primogênio e fazemos uma ótima parceria. O grande sucesso do Primogênio eu devo a ele, pelo seu incentivo e principalmente por acreditar em mim, que fui pessoalmente apresentar a proposta de patrocínio. Temos também o amigo Paulo Costa, com a Jota Print, que sempre está disposto a nos ajudar nas promoções, etc... Recentemente nos presenteou com uma logomarca! Tem o Promoter de Eventos Papel com a sua produtora, Jagunça Produções, a Gold Promoções e Eventos, sem contar o incentivo de amigos da imprensa como o amigo Fabão, Ludinho Teles e principalmente você Anderson, que vem me dando dicas e me orientando em muita coisa.

Mídia Recôncavo: Você já procurou ou procuraria alguma parceria para o seu blog?

Edgar Abbehusen: Certamente. Fiz uma ótima parceria nos vídeos com o amigo Fabão. Agora ele anda com as próprias pernas, com o seu já famoso “A voz jovem”, que tem uma linha jornalística diferente do Primogênio, mais jornalística de verdade, com matérias interessantes sobre o recôncavo. E não descarto a possibilidade de unir o Primogênio com Blogs da Região. A idéia da união é muita boa, basta só alguns amigos da imprensa descer do salto, se bem que se tratando de alguns nomes, melhor nem fazer parceria e sim manter distancia! (risos)

Mídia Recôncavo: Quais os blogs que você mais visita?

Edgar Abbehusen: Os blogs que visito têm na minha lista á direita do Primogênio. Olho todos eles, todos os dias.


Mídia Recôncavo:O que você mais gosta e o que não gosta em blogs?

Edgar Abbehusen: Primeiramente eu gosto de ler aquilo que eu entendo. Se você não sabe escrever direito, tenha a humildade pra chamar alguém pra digitar, sei lá... Não assassinem o português, amigos blogueiros (risos) E tem mais: gosto de originalidade, entende! Ás vezes tem noticia que queria escrever mais tem blog que já noticiou, eu humildemente copio a matéria e faço referencia ao blog “tal”. Não escrevo a mesma coisa, com outras palavras, só para ganhar o mérito não! Tem blogs que precisam usar as “sandálias da humildade” (risos)

Mídia Recôncavo: Qual dica você manda agora para novos blogueiros que se identificam com o seu?

Edgar Abbehusen: Sigam em frente. Recentemente postei minha matéria numero 1.000 e coloquei uma mensagem: Não importa quão forte você BATE, é sobre quão forte você AGUENTA e continua se movendo... Então se movam, comecem, dêem o primeiro passo!

Mídia Recôncavo: Qual o seu maior sonho de vida?

Edgar Abbehusen: Sim, eu tenho pretensões políticas! Não sei até quando, mais hoje ainda tenho! Este ano vou correr atrás da faculdade de jornalismo, estou aproveitando o trabalho na prefeitura pra conhecer mais minha cidade e suas necessidades. Meu maior sonho de vida é ver Muritiba se destacando no cenário do recôncavo, e eu vou lutar pra isso, seja de onde for. Na política, com o blog... Eu amo essa cidade, e vou lutar com todas as forças pra o bem dela e dessa geração tão desmotivada que é a sua juventude!


Papo Mídia --------------------

Sistema Operacional: Uso o Vista mais ainda prefiro o XP...

Estilo Musical: Você encontra mais de 6 mil músicas no meu computador. O meu HD tem 13,4 GB reservados pra músicas! Dica: Pagode e arrocha você não encontra. Não que eu não goste, mais não curto ouvir sozinho em casa, tipo... escrevendo algo útil!

Meio de Comunicação: A televisão ainda me desperta pra algumas coisas...

Filme: O último samuray, Marley e eu, Meu nome é Rádio, Um lugar chamando Notting Hill, Closer -  Perto Demais... E por aí vai!

Portal de Internet: É quase que espontâneo: www.globo.com (risos)

Que passa na TV: CQC – indispensável!

Livro: O caçador de Pipas

Blog: Eu adoro o meu blog, o Primogênio é nota 10! (risos) Se eu não gostar dele, quem vai gostar? O sargento do TG? (Risos)

Espaço Aberto --------------------

- Gostaria de agradecer a Deus por todos os caminhos que estão se abrindo na minha vida, as pessoas de bem que ele vem direcionando pra me orientar, a todos os amigos que confiam e acreditam que eu posso mais, e principalmente aos amigos da imprensa que estão sempre unidos em prol da noticia real. Parabéns Anderson, pela iniciativa de divulgar os blogs da região, é um momento importante para todos nós! O nosso Primogênio está de portas abertas pra você, te desejo muito sucesso, saúde, paz, que Deus ilumine o Mídia Recôncavo e que juntos possamos fazer um excelente trabalho em prol da comunidade do Recôncavo! Forte Abraço...

O Mídia Recôncavo agradece a participação do grande amigo e blogueiro Edgar Abbehusen.

Marcadores:

Edgar Abbehusen do Primogênio é o nosso primeiro entrevistado no quadro "Entrevista com Blogueiros"


Olá queridos leitores,



Estamos dando início ao mais novo quadro do Mídia Recôncavo. O Entrevista com Blogueiros irá abordar temas interessantes para quem pensa em criar um blog ou até mesmo saber como o mesmo funciona. A iniciativa partiu no momento em que nos chamou atenção o grande crescimento do número de blogs no Recôncavo. A partir de agora estaremos levando ao conhecimento dos internautas a sensação de ser um blogueiro, o desafio, as dificuldades e principalmente a paixão por esse mundo virtual.

-

----------Bom vamos dar início a nossa primeira entrevista que com certeza vai ser bastante polêmica. O primeiro participante é bem conhecido pelo mundo dos blogs e bem indicado por alguns leitores assíduos de blogs mundo afora. O convidado a seguir fala como tudo começou e o que mudou em sua vida de lá pra cá, diz que já recebeu ameaças de morte e afirma que o seu blog é imparcial. Edgar Abbehusen participa de nosso projeto Entrevista com Blogueiros.

-

---------- -

Raio X --------------------



  Nome: Edgar Abbehusen

Cidade: Muritiba
Blog: Primogênio.(http://primogenio.blogspot.com)

Assunto: Noticias diversas e Crônicas Próprias

-



Mídia Recôncavo: Quem é Edgar Abbehusen?

Edgar Abbehusen: 21 anos, pai de uma linda menina de 3 anos, que aprendeu a ser um adolescente responsável, com compromisso de trabalho e respeito pelas pessoas.



Mídia Recôncavo: Por que blog (e não outras mídias)?

Edgar Abbehusen: A internet hoje lhe dá a liberdade de fazer coisas maravilhosas. Você expõe suas idéias, discute com pessoas de várias ideologias. Você aprende, caso não seja, a ser uma pessoa mais democrática. Você usa e abusa de sua criatividade com a internet, ela não te dá limites ou restrições, e o blog por ser uma rede social onde você pode usar vídeos, fotos, textos, escrever sobre o seu dia, seus pensamentos, sua poesia, transcrever sentimentos que invadem a sua alma, enfim, tem toda essa dinâmica onde você não precisa ser nenhum diplomado pra escrever sobre o que pensa.

-

Mídia Recôncavo: Há quanto tempo você tem seu blog?

Edgar Abbehusen: Em março desse ano ele completou um ano.



Mídia Recôncavo: Como ele surgiu?

Edgar Abbehusen:- Na verdade ele surgiu da minha necessidade de desabafar. Tinha assistido pela primeira vez a uma sessão na câmara de vereadores de Muritiba e fiquei horrorizado com o que eu vi. Queria de alguma forma fazer com que minhas idéias chegassem a um determinado público. Criei o blog!



Mídia Recôncavo:O que mudou em sua vida?

Edgar Abbehusen:- Eu acho que fiquei mais exposto a todo tipo de situação que você imaginar. Atualmente trabalho na Prefeitura de Muritiba e as pessoas costumam relacionar o blog com a administração, mais eu afirmo e reafirmo: O blog pertence a Edgar Abbehusen. Se por um acaso eu não colocar determinada matéria sobre um determinado grupo político é por que eu, particularmente, não concordo com a forma ou maneira daquilo virar noticia, e se for pra eu postar, que seja pra disseminar a minha idéia sobre o assunto. Que os políticos administrem o dinheiro publico com responsabilidade, por que são pagos pelo povo pra isso, mais no meu blog mando eu!



Mídia Recôncavo: Você já sofreu alguma retaliação por conta de suas postagens?

Edgar Abbehusen: “Algumas” você quer dizer, né?! (Risos) Primeiro, logo quando comecei com as entrevistas em vídeo dos vereadores, me ligaram de um numero restrito me oferecendo 15 mil reais pra eu trabalhar em casa sem falar de política ou “politicagem”. Depois alguns funcionários da prefeitura quiseram me condenar por dar “publicidade” a oposição. E até vereadores do lado do atual prefeito fizeram esse nojento comentário. Mais particularmente o prefeito nunca se incomodou ou nunca me pediu pra que eu colocasse nada no blog, e acredito que nem tenha tempo de ver o Primogênio. Inclusive no inicio desse ano uma determinada pessoa pediu “minha cabeça” ao prefeito de Muritiba, por não aceitar certas criticas, ou usar carapuças desnecessárias, mas eu mesmo procurei essa pessoa pra explicar que ditadura se combate com manifestação, acredito que ela tenha entendido o recado. Recentemente fui alvo do Sargento do Tiro de Guerra, que me abordou diversas vezes por não concordar com uma matéria que fiz sobre algumas atitudes exageradas dele, queria por que queria que eu comparecesse ao TG de Muritiba, sabe-se lá pra quê! Enviei a matéria que ele questionava a um Promotor de Justiça Militar e a vários setores das Forças Armadas Brasileiras, que condenaram a atitude dele. Às vezes recebo umas alfinetadas também do vereador Clementino (Kéleu), e até gosto. Ele alfineta de lá, e eu alfineto de cá! (Risos) Eu gosto de ser provocado por que minha criatividade e minha ousadia ficam sem limites, e ele sabe disso!



Mídia Recôncavo: Qual a reação dos internautas quanto te encontram nas ruas?

Edgar Abbehusen: Recebo bastantes elogios! Criticas também! Muita gente, principalmente as pessoas que tenho boa relação e que pertencem ao grupo político do ex-prefeito, condenam meu blog por achar que eu deveria publicar coisas contrarias a administração. Às vezes me chamam de “tendencioso” . Não me acho nem um pouco tendencioso! Escrevo e noticio aquilo que eu acho que tenho plena capacidade de comentar, a gente não escreve nada se não tiver inspirado. Recebo criticas a administração de Babão e coloco no Blog. Não saio por aí endeusando ninguém, nem menosprezado outros políticos. Se me colocarem sentando numa cadeira, me der um lápis, um papel em branco e me pedirem pra escrever algo de bom sobre o prefeito e algo ruim sobre o ex-prefeito, não sai nada, nem uma palavra. Minha criatividade funciona por vontade própria, não quando querem!



Mídia Recôncavo: Você acha que os políticos são simpatizantes ao seu blog?

Edgar Abbehusen: Uma pequena minoria. E acredito até que essa pequena minoria também aja com certo receio do blog, por isso se dizem até simpatizante. Políticos não suportam pessoas que tiram suas mascaram perante seus eleitores. Viram bicho e são capazes até de mandar matar. Recebo sempre uma ameaça dali, uma ameaça daqui. Mais tem algumas pessoas que sabem exatamente quem mexe comigo. Gente que mora em Muritiba, em Salvador, gente de outro Estado do Brasil, e gente até no exterior. Se acontecer algo comigo essas pessoas sabem (com provas) a quem responsabilizar! E se quer saber não estou nem aí pra que esses políticos pensam, se simpatizam ou deixam de simpatizar. O Primogênio não é uma moeda de troca pra mim, é o meu espaço, é o meu púlpito virtual!



Mídia Recôncavo: Seu blog já foi observado como genial, observador, bem-escrito e engraçado, você confirma?



Edgar Abbehusen: Modestamente, era essa a idéia! Chega daquela linha de notícia padrão de jornalismo. Seriedade? Pra que? Me diga aí um político que leva o povo pobre da periferia a sério! A gente tem que brincar mesmo com eles, levar eles no mesmo cinismo... Claro que eu procuro manter o meu padrão. Não estou fazendo jornalismo por que ainda nem sou graduado pra isso. Mais estou expondo minhas idéias da forma que eu acredito e que eu posso. Se eu não soubesse escrever, se eu não souber ser Blogueiro, não iria fazer blog só pra “chamar atenção” ! Sou um ótimo Blogueiro, no entanto, acho que seria um péssimo radialista! Minhas idéias são bem mais organizadas escrevendo do que falando, apesar de dizerem que sou um bom orador.




Mídia Recôncavo: Como é a preparação para escrever sobre algo?

Edgar Abbehusen: Não há preparação. É saber da notícia, me interessar pela notícia (por que senão me interessar nem começo) e escrever. Sai palavra errada na hora, faltando acento, vírgula onde não deveria estar. Depois volto fazendo correções. Escrevo realmente com a alma, é realmente o que estou sentindo. É o clima, a raiva ou alegria do momento. Escrevo com a emoção mesmo. E tem gente ainda que não entendeu isso! (risos)



Mídia Recôncavo: Quais os temas que mais lhe chamam a atenção no mundo hoje?

Edgar Abbehusen: A política! O povo precisa se politizar mais pra saber os tipos de ratos que colocam no poder! Que seja um que roa menos... (risos)  Não adianta eu evitar ir a câmara de vereadores, não lê a coluna que fala sobre política no jornal, não dar atenção ao Bonner e a Fátima quando começam a falar de Brasília e depois exigir compromisso dos políticos. Uma sociedade politizada escolhe bem os seus representantes. Mais eu acho que fica todo mundo preocupado com suas “vantagens” e se esquece do futuro. Cito Muritiba por que vivo essa realidade! Todo político é o reflexo da sociedade que ele vive! O povo reclama, xinga, briga com a família inteira por causa de um político. Só por que recebe algo de vantajoso pra isso. E a cidade? E as crianças que nascem hoje em Muritiba, o que serão delas amanhã?! É viver eternamente de troca de favores políticos? Por isso a política chama a minha atenção no mundo hoje, ao todo! Eu quero ser politizado, estar por dentro do assunto, pra saber exatamente tomar a decisão certa!



Mídia Recôncavo: O que te incentiva a manter o blog?

Edgar Abbehusen: Ah, eu preciso expor as minhas idéias de alguma forma! (Risos) E pretendo fazer jornalismo em breve! Eu gosto do Primogênio, faz parte de mim! Desabafo no Primogênio, falo sério, compartilho mensagens que recebo por e-mail, vídeos que acho interessante, brinco com as palavras... É a minha válvula de escape muitas vezes!

-

Mídia Recôncavo: Fale um pouco sobre o layout de seu blog.

Edgar Abbehusen: Bem simples. O importante é o conteúdo, é ficar claro o que estou querendo passar. Estava com um layout interessante em Março desse ano mais fui hakeado por algum “amigo” preocupado com o Primogênio. Apagaram tudo menos as matérias. Mudei mais não me agradou, recentemente fiz uma nova mudança e estou gostando. Mais quero sempre estar mudando... Sempre de cara nova mais com o mesmo conteúdo!

-

Mídia Recôncavo: Qual post seu obteve um maior interesse pelo publico?

Edgar Abbehusen: (Risos) O Sargento do TG de Muritiba que me perdoe, mas a matéria top de linha do blog foi a resposta do Promotor de Justiça Militar referente às atitudes dele, que inclusive foi xerocada por algumas pessoas e distribuída na cidade. Acontece que ele abordava as pessoas na rua que estivesse usando roupas camufladas do Exercito, acusando-as de desrespeitar as leis militares e exigia que a roupa, boné ou afins fosse retirados. Isso foi comentado em uma das seções da câmara de vereadores e eu acabei transcrevendo o que foi dito pelos edis. O Sargento não gostou. Algumas vezes me encontrou na rua e me pediu (exigiu) que eu comparecesse ao Tiro de Guerra de Muritiba pra uma conversa. Não vou mentir, não confio nas loucuras de certas pessoas, por isso preferir não arriscar. Fiz o seguinte: Peguei a referente matéria e mandei pra Promotoria de Justiça Militar e pra alguns setores do Exercito Brasileiro, perguntando o que eles achavam sobre as atitudes do Sargento e se era correto o que ele estava fazendo. O Promotor respondeu com tanta veemência que deu a maior polêmica na cidade. O Dr. Luiz Augusto escreveu coisas como: Diga a ele que o que ele está fazendo é constrangimento ilega, crime do Art. 222 do Código Penal Militar, e ele pode receber uma representação por isso junto ao Comando da 6a RM, ou até direto ao Ministério Público Militar, e essa bobagem que ele está fazendo pode lhe custar a função de instrutor de Tiro de Guerra e até uma condenação junto a Justiça Militar”. (...) “Pergunte-lhe se eu chegar a Muritiba e estiver com minha boina vermelha, se ele terá coragem de me tomá-la? E se eu estiver com meu brevê de páraquedista sobre minha japona de couro, ele terá coragem de tomá-la? E se estiver usando uma gandola que foi minha, e que guardei porque sei que não estou errado, ele terá coragem de tomá-la? Pois, diga-lhe que fui colega dele, sargento de infantaria de carreira, segundo lugar na turma de 1971, páraquedista, especializado PE, identificador, e hoje sou promotor de Justiça Militar Estadual.”

Alguns atiradores também pegaram a cópia e levaram até o Sargento, alguns dizem que ele fazia cara feia e dizia “Estou cagando e andando pro Primogênio!”  Ah se ele soubesse que eu estou fazendo isso em dobro em relação a ele!!! (Risos)





Mídia Recôncavo: Qual tipo de leitor você acha que tem hoje?

Edgar Abbehusen: É difícil traçar um perfil de leitores quando se trata de internet. Primeiro por você não ter controle total de acessos e segundo pelo blog não ser direcionado a um publico determinado, principalmente em relação ao Primogênio.



Mídia Recôncavo: Você se preocupa com o volume de visitas?

Edgar Abbehusen: (risos) Tem blogueiro que se preocupa tanto que chega a fraudar os números de acessos! (risos) Mas eu sou muito tranqüilo em relação a visitantes, primeiro que eu acredito que numero de acessos não quer dizer muita coisa, tem gente que entra olha dois segundos sua página e já conta acesso! Queria saber quem estava dentro do Primogênio, lesse nossas matérias, passeasse pelo blog de verdade, isso pra mim seria interessante... Mais vamos deixar os acessos pros técnicos que dão importância a eles! (risos)

-

Mídia Recôncavo: Qual sua opinião em relação a blogs com parceiros e publicidades?

Edgar Abbehusen: Parceria positiva sempre é boa! Não concordo com compromisso político! Político administra o dinheiro público e o que se vai fazer com ele, não imprensa! A imprensa do Brasil é livre, mas aqui no Recôncavo a maioria dos radialistas e Blogueiros se vendem fácil, atrelando a imprensa a uma ditadura mascarada por (muito) dinheiro... Sabe o que acontece na verdade, é que muitos usam o microfone como uma arma, e tem político que se rende a isso! Mais a publicidade junto ao comercio é essencial! O Primogênio tem a WaveNet como patrocinador oficial, o empresário Ciro acreditou e apostou na idéia do Primogênio e fazemos uma ótima parceria. O grande sucesso do Primogênio eu devo a ele, pelo seu incentivo e principalmente por acreditar em mim, que fui pessoalmente apresentar a proposta de patrocínio. Temos também o amigo Paulo Costa, com a Jota Print, que sempre está disposto a nos ajudar nas promoções, etc... Recentemente nos presenteou com uma logomarca! Tem o Promoter de Eventos Papel com a sua produtora, Jagunça Produções, a Gold Promoções e Eventos, sem contar o incentivo de amigos da imprensa como o amigo Fabão, Ludinho Teles e principalmente você Anderson, que vem me dando dicas e me orientando em muita coisa.

-

Mídia Recôncavo: Você já procurou ou procuraria alguma parceria para o seu blog?

Edgar Abbehusen: Certamente. Fiz uma ótima parceria nos vídeos com o amigo Fabão. Agora ele anda com as próprias pernas, com o seu já famoso “A voz jovem”, que tem uma linha jornalística diferente do Primogênio, mais jornalística de verdade, com matérias interessantes sobre o recôncavo. E não descarto a possibilidade de unir o Primogênio com Blogs da Região. A idéia da união é muita boa, basta só alguns amigos da imprensa descer do salto, se bem que se tratando de alguns nomes, melhor nem fazer parceria e sim manter distancia! (risos)

-

Mídia Recôncavo: Quais os blogs que você mais visita?

Edgar Abbehusen: Os blogs que visito têm na minha lista á direita do Primogênio. Olho todos eles, todos os dias.

-

Mídia Recôncavo:O que você mais gosta e o que não gosta em blogs?

Edgar Abbehusen: Primeiramente eu gosto de ler aquilo que eu entendo. Se você não sabe escrever direito, tenha a humildade pra chamar alguém pra digitar, sei lá... Não assassinem o português, amigos blogueiros (risos) E tem mais: gosto de originalidade, entende! Ás vezes tem noticia que queria escrever mais tem blog que já noticiou, eu humildemente copio a matéria e faço referencia ao blog “tal”. Não escrevo a mesma coisa, com outras palavras, só para ganhar o mérito não! Tem blogs que precisam usar as “sandálias da humildade” (risos)

 -

Mídia Recôncavo: Qual dica você manda agora para novos blogueiros que se identificam com o seu?

Edgar Abbehusen: Sigam em frente. Recentemente postei minha matéria numero 1.000 e coloquei uma mensagem: Não importa quão forte você BATE, é sobre quão forte você AGUENTA e continua se movendo... Então se movam, comecem, dêem o primeiro passo!



Mídia Recôncavo: Qual o seu maior sonho de vida?

Edgar Abbehusen: Sim, eu tenho pretensões políticas! Não sei até quando, mais hoje ainda tenho! Este ano vou correr atrás da faculdade de jornalismo, estou aproveitando o trabalho na prefeitura pra conhecer mais minha cidade e suas necessidades. Meu maior sonho de vida é ver Muritiba se destacando no cenário do recôncavo, e eu vou lutar pra isso, seja de onde for. Na política, com o blog... Eu amo essa cidade, e vou lutar com todas as forças pra o bem dela e dessa geração tão desmotivada que é a sua juventude!

-



Papo Mídia --------------------

-

Sistema Operacional: Uso o Vista mais ainda prefiro o XP...

-

Estilo Musical: Você encontra mais de 6 mil músicas no meu computador. O meu HD tem 13,4 GB reservados pra músicas! Dica: Pagode e arrocha você não encontra. Não que eu não goste, mais não curto ouvir sozinho em casa, tipo... escrevendo algo útil!

-

Meio de Comunicação: A televisão ainda me desperta pra algumas coisas...

-

Filme: O último samuray, Marley e eu, Meu nome é Rádio, Um lugar chamando Notting Hill, Closer -  Perto Demais... E por aí vai!

-

Portal de Internet: É quase que espontâneo: www.globo.com (risos)

-

Que passa na TV: CQC – indispensável!

-

Livro: O caçador de Pipas

-

Blog: Eu adoro o meu blog, o Primogênio é nota 10! (risos) Se eu não gostar dele, quem vai gostar? O sargento do TG? (Risos)

-

Espaço Aberto --------------------

- Gostaria de agradecer a Deus por todos os caminhos que estão se abrindo na minha vida, as pessoas de bem que ele vem direcionando pra me orientar, a todos os amigos que confiam e acreditam que eu posso mais, e principalmente aos amigos da imprensa que estão sempre unidos em prol da noticia real. Parabéns Anderson, pela iniciativa de divulgar os blogs da região, é um momento importante para todos nós! O nosso Primogênio está de portas abertas pra você, te desejo muito sucesso, saúde, paz, que Deus ilumine o Mídia Recôncavo e que juntos possamos fazer um excelente trabalho em prol da comunidade do Recôncavo! Forte Abraço...

O Mídia Recôncavo agradece a participação do grande amigo e blogueiro Edgar Abbehusen.


Marcadores: