Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 11 de março de 2012

Defesa Civil decreta estado de emergência em 75 municípios por conta da seca

Estiagem assola interior e 75 cidades decretam estado de emergência 
Nas zonas rurais de Andaraí, Juazeiro e Castro Alves (a 417 km, 500 km e 190 km da capital, respectivamente), a população passa sede, o gado morre pelos pastos e a agricultura familiar amarga perda de até 100%. A seca que castigou a Bahia ano passado, sobretudo na região do semiárido, entrou em 2012 assolando comunidades das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Até a última sexta-feira, 75 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida e decretada pela Defesa Civil estadual (Cordec). No final de 2011, esse número chegou a 123, o que não significa uma melhora do quadro, pois muitas destas cidades tiveram apenas expirado o prazo médio de 90 dias do decreto, e aguardam avaliação para a prorrogação. Na região do semiárido, a mais atingida, o período seco tende a se estender até maio. “É esperada para os próximos meses uma expressiva redução nos volumes das chuvas na região. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, nos meses de março e abril, o que não será suficiente para suprir o déficit registrado nos últimos anos”, avalia o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio. Leia mais em A Tarde.

Marcadores:

Bahia fica apenas no empate contra o Juazeiro em Pituaçu

A festa pelos 33 anos do estádio de Pituaçu ficou apenas nas arquibancadas. Em campo, o Bahia não foi aquele time envolvente das rodadas anteriores e ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Juazeiro, na tarde deste domingo (11). Após um começo ruim, o Esquadrão reagiu, mas pecou na finalização e quase amargou uma derrota em casa. Quem saiu na frente foi o Juá, com Neilson. Rafael evitou a primeira derrota da Era Falcão pouco depois, ao marcar de cabeça. Com 33 pontos, o Tricolor segue isolado na ponta da competição. São 13 jogos de invencibilidade - 12 no estadual e um na Copa do Brasil -, mas a sequência de triunfos parou nos seis jogos. Na próxima rodada, os comandados de Falcão encaram o Vitória. O segundo clássico BaVi do ano acontecerá no Barradão, às 16h do próximo domingo (18). O elenco tricolor terá a semana inteira para se preparar somente para o duelo, uma vez que eliminou o jogo de volta da Copa do Brasil ao bater o Auto Esporte-PB por 3 a 0. O surpreendente Juazeiro chegou aos 14 pontos e se mantém na oitava colocação. Agora a equipe pensa no clássico contra a Juazeirense, que também será realizado domingo, no estádio Adauto Moraes.
Continue lendo »

Marcadores:

Vitória goleia Camaçari em tarde inspirada de Geovanni

Diferente das quatorze partidas desta temporada, o Vitória mostrou coragem e, jogando um futebol produtivo e ofensivo, goleou o Camaçari na tarde deste domingo (11), por 4 x 1, e passou para a vice-liderança do Campeonato Baiano, agora com 26 pontos. Com este resultado, o rubro-negro ganha moral para o decisivo duelo da quarta-feira, diante do São Domingos-SE, pela Copa do Brasil, no Barradão. A equipe da Toca precisa vencer pelo placar mínimo para conseguir vaga na próxima fase da competição.
 
FICHA TÉCNICA
  1. Camaçari 1 x 4 Vitória 
  2. Local: Estádio Armando Oliveira, em Camaçari (BA).
  3. Data: Domingo, 11 de março.
  4. Camaçari: Rodrigo; Maicon, Klésio, Correia (Rissut) e Pedro Henrique; Totinga, Dinho, Gilberto e Róbson Luiz (Uilliams); Hugo (Harley) e Júnior. Técnico: Sapatão./// Vitória: Douglas; Romário (Léo), Rodrigo, Gabriel (Dankler) e Mansur; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Geovanni; Marquinhos (Mineiro) e Neto Baiano. Técnico: Toninho Cerezo. (BN Esportes)

Marcadores:

Conselheiros Tutelares são nomeados e empossados em Cruz das Almas

Os cinco novos conselheiros tutelares e respectivos suplentes foram empossados na tarde desta sexta (9), pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, para o triênio 2012/2015. A solenidade de posse e nomeação foi presidida por Linda Conceição, presidente do CMDCA. “Quero agradecer aos conselheiros que fazem parte do CMDCA. Deixo bem claro que tudo foi feito conforme a lei. Não somos nós que decidimos quem vai passar, e quem vai perder. O mérito é de quem passou”, advertiu.

O evento contou com a presença do promotor de Justiça, Dr. Valdemar Araújo Filho, secretários municipais, vereadores e ex-conselheiros. O prefeito Orlandinho foi representado pelo secretário de Administração, Nestor Maciel. Segundo ele, o chefe do executivo que não pode está presente por conta do encontro com o Governador, desejou sucesso aos novos conselheiros.

O coordenador do conselho tutelar, Ricardo Pinheiro dos Santos, reeleito por mais três anos, disse ao Forte Na Notícia, que vai poder partilhar a sua experiência com os novos conselheiros. “Sou grato a Deus primeiramente, depois, as instituições que creditaram a mim, 10 dos 14 votos válidos”, agradeceu. Já o Conselheiro Emanuel Peixoto, encarou a nomeação como novo desafio. “Vou cuidar e zelar pelos direitos da criança e do adolescente do nosso município”, resumiu. As ex-conselheiras Luzia e Antônia foram lembradas durante a solenidade.

Conselheiros empossados foram: Ricardo Pinheiro dos Santos - Emanuel Peixoto da Silva - Cláudia S. da Silva - Guiomar Pereira dos Santos - Rosângela de Souza Santos. Por: Paulo Galvão

Marcadores:

Diego Costa no 14 de Março em Cabaceiras do Paraguaçu - Confira a Programação completa

A Prefeitura e Câmara Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, tem a honra em convidar Vossa Senhoria e Digníssima Família para participarem das comemorações do 165º aniversário do nosso filho ilustre Antônio Frederico de Castro Alves que acontecerá nos dias 13 e 14de março de 2012 conforme programação abaixo:

13/03/2012
09:00 hs – Abertura da II Feira Cultural de Cabaceiras do
Paraguaçu
14/03/2012
05:00hs – Alvorada
08:00hs – Missa Festiva
09:00hs – Apresentação do Grupo Cultural e Visitação da II Feira
Cultural
09:30hs – Apresentação dos Projetos e Ações do PHCA
10:00hs – Sessão Solene em homenagem ao Poeta “PHCA”
10:30hs – Premiação do Festival de Declamação de Poesia
15:00hs – Sessão Solene na Câmara de Vereadores
16:00hs - Apresentação Musical no Parque Histórico
18:00hs – Solenidade e entrega de Comendas Castro Alves
19:30hs – Show Musical.

Marcadores:

Após serrarem grades, seis presos fogem da Delegacia de Conceição do Almeida

Seis presos fugiram da delegacia de Conceição do Almeida (150 km de Salvador), por volta das 18h deste sábado (10). Os homens usaram uma corda conhecida como “Teresa” que os levava até o pátio. De lá, eles conseguiram acesso a área externa. Segundo o delegado Nei Brito, só havia um policial no local no momento da fuga, “eles serraram as grades com lâminas de barbear e escaparam pelo fundo da carceragem, o nosso agente ficou impossibilitado de perceber”, disse. Os seis detentos fugitivos já foram identificados, são eles: Jairo Macedo de Souza e Reinaldo Oliveira dos Santos, ambos de Santo Antônio de Jesus. Carlos Antônio da Anunciação, José Raimundo Lima, Silvano de Almeida, os três de Conceição do Almeida, e Rafael Silva da Conceição de Ilhéus.
Continue lendo »

Marcadores: