Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

02 de fevereiro acontecerá a reabertura dos trabalhos legislativo de Cruz das Almas

Foto: Mídia Recôncavo
Em contato com a reportagem do Midia Recôncavo o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cruz das Almas, vereador Max Passos nos garantiu, que a Casa Legislativa está enfrentando um processo de reforma, para que no próximo dia 02 de fevereiro, as 19:00h possa acontecer a reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal.

Na tarde desta quarta-feira (19), Max se reunia com seu vice-presidente, pastor Valter Lucas e o diretor geral da Câmara de Vereadores Renan Gonçalves, para definir ações do ano de 2011. Mídia Recôncavo

Marcadores: ,

Parque Histórico Castro Alves terá uma comemoração especial em 2011

E para iniciar o ano, podemos destacar o happening poético de Arnaldo Antunes e Walter Silveira, (04 de fevereiro); a comemoração dos 40 anos do Museu Parque Histórico Castro Alves (14 de março); a exposição Itinerância 29ª Bienal de São Paulo (18 de março); a exposição de Frans Krajcberg (22 de março).

“Não só por motivação, mas por uma questão de responsabilidade, propomos escolhas que garantem a continuidade de projetos importantes e bem sucedidos, como o Programa Ocupas, que trouxe para a Bahia o prêmio de melhor exposição do Brasil em 2010, dado pela revista Bravo!, considera Daniel Rangel, diretor de Museus do IPAC.

A Performance Poética de Arnaldo Antunes e Walter Silveira será um desdobramento da exposição Luzescrita, que atualmente reúne na Galeria Solar Ferrão o resultado de um trabalho coletivo do ex-titã, do fotógrafo Fernando Laszlo e de Walter Silveira, um dos pioneiros da videoarte no Brasil. O trabalho presente na exposição, que agora será distendido por Arnaldo e Walter, apresenta poemas inéditos, transformados em fotografias, objetos e instalações.

Por sua vez, o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) terá uma comemoração especial em 2011 para celebrar os 164 anos do poeta e comemorar os 40 anos de criação do Museu que, pela ocasião, ganhará nova leitura expográfica, com suporte de audiovisuais e enfoque na obra literária do trovador baiano.
No Museu de Arte Moderna da Bahia, agora sob a direção de Stella Carrozzo, o destaque vai para a exposição Itinerância Bienal de São Paulo, que trará um recorte da 29ª Bienal de São Paulo com obras de artistas renomados, a exemplo de Hélio Oiticica, Douglas Gordon, Miguel Rio Branco, Jean-Luc Godard, Anri Sala, entre outros. “Quando assumi a assessoria de direção em 2008, na gestão implementada por Solange Farkas, trouxe a experiência adquirida em 15 anos de gestão cultural no Brasil, no exterior e no próprio museu. Participei de forma ativa em muitos projetos, que serão mantidos. Por isso, temos pronta uma vasta programação, pois a meta para o MAM-BA é continuar crescendo e possibilitar a mesma experiência de expansão ao público que o vivencia, afirma a atual diretora.

A mostra de Frans Krajcberg marcará a doação de suas obras ao Governo do Estado e coincidirá, ainda, com a comemoração de seus 90 anos, seguindo o mesmo padrão conceitual do programa Quarta Dimensão ao confrontar a tridimensionalidade contemporânea e a tridimensionalidade de Rodin. O evento inclui também a entrega do projeto que dará aos baianos mais um espaço de grande relevância artística: o Museu Ecológico Frans Krajcberg, com estudo prévio para sua implementação em Salvador.


Pelo menos 20 exposições estarão abertas à visitação no início do 1º semestre, integrando a programação de 2011, já organizada pela Secretaria de Cultura. A intenção é continuar apostando nos museus como espaços de produção de conhecimento contínuo e participativo, garantindo a qualidade artística nas mostras da cidade – fato que projetou a capital baiana nos principais roteiros das artes visuais do Brasil e do exterior.

Fonte: Secretaria de Cultura

Marcadores: ,

Sargento é transferida por perseguição política em São Miguel das Matas


Já faz alguns meses que parte da gestão municipal não está contente com o trabalho da Sargento Mara à frente do comando do Grupamento da Policial Militar em São Miguel das Matas, Recôncavo baiano.

Já aconteceram várias tentativas sem sucesso para a transferência da Sargento, porém desta vem o executivo municipal foi ás últimas instâncias e São Miguel das Matas poderá perder uma excelente profissional.

A Associação Comercial de São Miguel das Matas, tem sido o sustentáculo da segurança pública, que não tem encontrado o apoio necessário do poder público para que possa desenvolver um trabalho com maior eficácia.

Ao ter acesso a informação, a Redação da Criativa On Line entrou em contato com a Sargento Mara que nos confirmou a informação.

Ela disse “está deixando o município de coração partido, não é nem nunca foi de sua vontade deixar São Miguel. A Sargento ainda acrescentou que “aqui fiz muitas amizades das quais levarei para o resto da vida”. Finalizando a Sargento concluiu dizendo que: “Saio com a certeza de que tudo que foi possível fazer para desenvolver ás minhas atividades eu fiz, mesmo que em alguns momentos tenha mim faltado o apoio necessário”.

A sargento chegou para assumir o comando do Grupamento em São Miguel das Matas no dia 11 de maio de 2009, substituindo o Sargento Ziomar que atualmente é comandante do GPM de Laje.

Com a chegada da Sargento Mara, o efetivo que era de cinco homens, seis com o comandante, passou para sete, um homem foi incorporado a mais possibilitando assim maior efetividade no trabalho local.

Outra conquista da Sargento foi a aquisição de uma viatura, embora não tendo sido nova, vem contribuindo para o desenvolvimento do trabalho da polícia em São Miguel. A viatura foi adquirida junto ao 14º Batalhão. Várias viaturas novas foram entregues a vários municípios da região e São Miguel das Matas, não foi contemplada com nenhuma.

Neste sábado foi último dia de trabalho da Sargento Mara à frente do GPM de São Miguel. Na quarta – feira dia 19, ela deverá passar o serviço para o Sargento Jamilton, indicado pela atual gestão municipal que vem de Brejões.

Ao sair de São Miguel das Matas, a Sargento Mara deve voltar ao seio de sua família em Valença, para comandar outro Destacamento.

Criativa Online / Recôncavo News

Marcadores: ,

Muritiba: Festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim começam terça

Lavagem do Bonfim (2007)
Começa nesta terça-feira, o novenário da Festa do Senhor do Bonfim na cidade de Muritiba. As celebrações acontecem até o dia 26 de fevereiro.
O ponto alto da festa religiosa em louvor ao santo mais popular da Bahia, será no dia 28 (segunda-feira) com a realização da procissão. Na véspera, domingo, a programação religiosa prevê a celebração de missa solene.
A tradcional programação popular da festa que acontece parelo as atividades religiosas, será animada no dia 20 de fevereiro com a lavagem das escadarias. O evento, muito aguardado por devotos e foliões, contará com um grande número de baianas com seus trajes típicos.

A Filarmônica 5 de Março participará da programação religiosa e fará retretas nos dias 19,21,23 e 25 de fevereiro, além de acompnhar a procissão. A filarmônica que realiza campanha para aarrecadação de fundos para a reconstrução de sua sede própria está promovendo a Lavagem da 5, no dia 20 de fevereiro. A festa será animada por uma orquestra com instrumentos de sopro e percussão. Para refrescar o calor, os organizadores da lavagem já estão providenciando um carro pipa.

Alzira Costa

Marcadores: ,

Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu realiza reforma e ampliação da Unidade de Saúde de Caatinguinha


A Unidade de Saúde da Família da localidade de Caatinguinha está passando por um processo inédito de reforma e ampliação de toda sua estrutura fícica.

Estão sendo reformados os consultórios odontológico, médico e de enfermagem, sala de curativo, recepção e sanitários de funcionários. A ampliação conta com a construção de sala de drenagem, farmácia básica, copa, sala de cauterização, almoxarifado, sala para descanso dos motoristas e garagem.O intuito da reforma é a implantação do Programa Saúde da Família - PSF, que tem como seu principal objetivo implementar a atenção básica na vida das famílias de Caatinguinha e região.

Ascom: Cabaceiras do Paraguaçu - Ba

Marcadores: