Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 30 de julho de 2011

Aos 103 anos, mulher começa a estudar no Interior da Bahia

A aluna mais aplicada do curso de alfabetização de adultos em São Sebastião do Passé (68 km de Salvador) não perde um dia de aula. Sob sol ou chuva, caminha 200 metros até a escola, quatro noites por semana. Enquanto conhece letras e números, divide lembranças raras: a morte do cangaceiro Lampião, Primeira Guerra Mundial, a “grande seca” de 1932 na Bahia.

Foto: Thiago Guimarães/iG
 Maria Joviniana e a bisneta na sala de aula em São Sebastião do Passé, no interior da Bahia: "Nunca me dediquei a estudar, e não tinha escola como tem hoje". Maria Joviniana dos Santos tem 103 anos, como atestam 19 comprovantes de votação bem gastos que faz questão de mostrar. Nasceu em 15 de julho de 1908, no Brasil que vivia o quinto governo da República, somava 20 anos sem escravidão e apenas 600 carros - importados - pelas ruas. Dona Beduína, como é conhecida, atendeu ao chamado de uma educadora de 33 anos que, em fevereiro deste ano, passou por sua rua recrutando alunos para um programa de alfabetização do governo estadual. “É ruim ver a palavra de Deus e não saber explicar, ver uma receita médica, não saber que dia é. Eu disse: não estou fazendo nada, vamos ver se aprendo alguma coisa”, diz a centenária.
Continue lendo »

Marcadores:

TV Aratu planeja expansão da emissora no interior do Estado

A TV do Galinho vai investir para ampliar sua abragência jornalística no interior do estado passando a cobrir mais de cem cidades através de quatro importantes núcleos. Além da equipe em Camaçari que cobre toda a Região Metropolitana de Salvador desde de 2008, a emissora abre redações nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras. Esses núcleos passam a cobrir respectivamente os principais fatos das regiões Metropolitana de Feira de Santana, Sudeste e Oeste. O principal objetivo da emissora é mostrar com maior agilidade as notícias dessas regiões sempre com uma linguagem cada vez mais baiana para os programas locais e nacionais. Bahia Cidades

Marcadores:

Muniz Ferreira completa 49 anos de emancipação política hoje

Muniz Ferreira completa neste sábado 30 de Julho 49 anos de Emancipação Política e Administrativa. A cidade possui cerca de 8.000 habitantes e uma área de 113,706 km2. Muniz Ferreira fstá localizado no Recôncavo vaiano e faz fronteira com Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Aratuípe e São Felipe. Atualmente a cidade é governada pelo PR através do gestor Antônio Rodrigues do Nascimento Filho. Gestão pública que é considerada por muitos como modelo na região. JB Notícias

Marcadores:

Cine Maragojipe-Ba pode ser reativado


A cidade de Maragojipe no interior da Bahia pode ter o seu espaço dedicado à sétima arte reativado, isso porque o projeto de reativação do Cine Maragojipe já foi aprovado pelo Ministério da Cultura e está em fase de captação de recursos. A iniciativa pretende levar para população local um maior contato com a arte cinematográfica.O projeto se constitui como uma importante ferramenta de intercâmbio cultural, considerando que hoje não é possível conceber indivíduos isolados geográfica ou culturalmente. Entre os grandes avanços contemporâneos é possível e necessário considerar a capacidade de um maior equilíbrio e acesso a todos os bens culturais. Nesse sentido o projeto do Cine Maragogipe representa um instrumento de formação e construção de identidades partilhadas e mais que isso, o entendimento e reconhecimento das diferenças que tornam a sociedade um espaço mais democrático.
Continue lendo »

Marcadores:

Homem é morto a tiros em Jaguaripe

Um homem foi morto tiros nesta sexta-feira (29) na rua Nossa Senhora Aparecida localizado em Jaguaripe. Segundo informações da Central de Polícia, o homem, ainda não identificado, tem aparentemente 20 anos, cor parda e vestia uma bermuda colorida. Ainda segundo a central, a vítima foi atingida em várias partes do corpo. A autoria e a motivação do crime ainda são ignoradas. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). Correio

Marcadores:

Identificação de ossada será feita em Sto. Antônio de Jesus

Marleide sumiu aos 36 anos, em 21 de agosto de 2010
Exames de DNA na ossada encontrada na sexta-feira, 29, em um matagal de difícil acesso, às margens da BA-001, no município de Vera Cruz (Ilha de Itaparica, Grande Salvador), podem pôr fim ao mistério de um dos crimes que mais desafiam a Polícia Civil da Bahia: o sumiço da engenheira ambiental Marleide de Oliveira Junqueira, 36 anos, desaparecida desde agosto de 2010. Os exames serão realizados no Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus (DPT). A previsão é que os laudos fiquem prontos em até 30 dias. “Acredito que o resultado sairá antes disso, pois já temos material genético dos familiares de Marleide”, acredita o delegado Adailton Adan, titular da Delegacia de Tancredo Neves (11ª DT). Conforme as investigações, tudo leva a crer tratarem-se dos restos mortais da engenheira. “Ao que tudo indica, a ossada é de Marleide. Há 80% de chances. Os outros 20% dependem do exame de DNA”, afirmou o delegado.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Frei Monteiro recebe título de cidadão são-gonçalense

Nesta quinta-feira (28) o município de São Gonçalo dos Campos, localizado a 20 km de Feira de Santana, completou 127 anos de emancipação política. Na oportunidade, o Superintendente da Rede Baiana de Rádio, o frei José João Monteiro Sobrinho recebeu o título de cidadão são-gonçalense na Câmara Municipal do município. O vereador e presidente da Câmara, Gonçalo Raimundo Alves (PMDB), autor do requerimento, destacou o trabalho de evangelização e educação realizado pelo religioso nas comunidades do município. “Ele dá uma aula de ciências, ele educa aquele povo carente e isso me comoveu. Chova ou faça sol você encontra o frei nessa região”, disse o edil.
Continue lendo »

Marcadores:

Pró Jaque entra no PR e quer se enfiar na câmara

A professora Jaqueline Carvalho, conhecida nacionalmente após ser demitida do Colégio Objetivo por ter um vídeo em que dançava a música “Todo Enfiado” da banda O Troco vazado na internet, tentará uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador em 2012. Pró Jaque, que entrou de vez na carreira de dançarina e hoje acalora os shows do grupo Xapoletada, revelou ao Bahia Notícias que está filiada ao PR – mesmo partido da vereadora Léo Kret do Brasil e do congressista Tiririca (SP), campeão de votos para deputado federal em 2010 –, desde maio deste ano, a convite do 2º vice-presidente do Legislativo soteropolitano, Isnard Araújo, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). De acordo com a pré-candidata, as suas bandeiras serão o combate à homofobia e à intolerância, além da educação. Para ela, a polêmica quanto à sua atuação em uma escola de ensino infantil, depois de ser flagrada em um show sendo puxada pela calcinha, não prejudicará a sua pretensão política. “Eu acredito que não, até porque o meu foco em educação é porque eu sou formada em pedagogia e, realmente, eu quero trabalhar nessa área.
Continue lendo »

Marcadores:

Vice prefeito fala sobre a estação de transbordo em Sto. Antônio de Jesus

É notável a movimentação de trabalhadores em frente a Biblioteca Municipal, trata-se da construção da estação de transbordo que deve ser entregue na próxima segunda (01). O vice-prefeito Joanito Barbosa esteve visitando a obra e informou que a estação receberá a demanda de mais de oitenta Vans que fazem a linha intermunicipal. Joanito esclarece ainda, que a estação possibilitará gratuitamente a locomoção dos passageiros até a Praça da Feira e Padre Mateus, além de disponibilidade de transportes para diversos destinos. O vice destacou ainda a obrigatoriedade das empresas concederem o vale transporte para todos os funcionários. Finalizando, Barbosa reiterou a parceria com a cooperativa na organização do novo sistema e ainda a presença da Policia Militar que dará maior segurança aos passageiros. Voz da Bahia - Joelia Melo

Marcadores:

Em menos de dois meses na Record, Datena volta pra Band

Não vai além de 43 dias o contrato de José Luiz Datena com a Record, em sua terceira passagem pela emissora. Seriam mais cinco anos pela frente e o atual compromisso só se encerraria em junho de 2016. A informação é que hoje, terminando a apresentação do “Cidade Alerta”, ele entregará a carta de rescisão. Será o seu último programa. Procurado, Datena não foi localizado. Depois de tornar públicas algumas das suas insatisfações, houve por parte da direção de jornalismo uma solicitação ao apresentador, para que não aceitasse mais pedidos de entrevistas. Isso aconteceu e só aumentou o desconforto entre as partes. As frequentes mudanças no horário e a quebra da rede em meio a sua exibição foram outras causas que acabaram precipitando o desgaste das relações. A volta para a Bandeirantes deve ser o caminho natural.
Continue lendo »

Marcadores: