Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 15 de março de 2010

Geddel arrasta multidão em Cabaceiras do Paraguaçu


 Foto: Anderson Bella

Na tarde do último domingo (14) o Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima arrastou um grande número de público ao fazer visita ao Parque Histórico Castro Alves. Na ocasião o Ministro foi lembrado pela Prefeita Romildes de maneira gloriosa, relatando a sua história de amizade há mais de 20 (vinte) anos e agradecendo pelos relevantes serviços prestados em Cabaceiras do Paraguaçu.


Durante a conversa com a população Geddel agradeceu o calor recebido pelo povo cabaceirense que compareceu em massa e relatou as críticas recebidas em todo Brasil por direcionar para o estado da Bahia a maior parte dos investimentos realizados pelo Ministério da Integração.

Para os cabaceirenses isso é um orgulho muito grande, já que durante toda a trajetória política, essa foi uma das maiores oportunidades que  o Ministro teve para ajudar a Bahia tão sofrida e não poderia ser perdida.

Marcadores:

JOVEM É ASSASSINADA EM AREMBEPE

Foi um fim de semana trágico para a família de Francarla Bispo Ribeiro, 23. A jovem foi estuprada e assassinada a pauladas, em sua casa em um condomínio fechado em Arembepe, na madrugada de domingo (14). O caseiro Adilson Ferreira Lima é o principal suspeito do crime, segundo a delegada Jamila Cidade, da 26ª Delegacia (Abrantes). Adilson foi flagrado entrando no loteamento 1h45 pelo segurança, que preferiu não se identificar. O suspeito aparece também nas imagens do circuito interno de TV. Francarla estava em Arembepe para participar de uma festa, e foi acompanhada de sua irmã, Fabiane de Jesus Silva, 18, e uma prima. Mas decidiu voltar para casa mais cedo. Quando sua irmã chegou no imóvel, só encontrou o corpo de Francarla. Informações do Correio.

SOUTO TERIA RECEPÇÃO INESPRESSIVA

Segundo informam blogs do sul da Bahia, o evento organizado pelo DEM de Itabuna não teria agradado o presidente regional da sigla, o ex-governador Paulo Souto, que foi o protagonista da festa. O postulante ao Palácio de Ondina não gostou do número de militantes que o recepcionou e deixou a cerimônia antes do esperado. Supostamente insatisfeito, o Democrata teria, inclusive, mandado um recado à comandante da legenda de Itabuna, Maria Alice, que só voltará ao município quando estiver certo de que os encontros tenham públicos expressivos. Com informações do Bahia Notícias.

Com a Câmara lotada, Governador Mangabeira comemorou seu 48º aniversário de emancipação política

A manhã do último domingo (14) foi de comemoração no município. A Câmara de Vereadores ficou lotada para a sessão solene que celebrou os 48 anos de emancipação política da cidade. Na ocasião, o Presidente Albano Fonseca deu início a sessão que durou cerca de 4 horas, onde foram entregues comendas a personalidades que prestaram serviços relevantes à Governador Mangabeira.



Estavam presentes os Vereadores Albano Fonseca, Antonio Lopes, Genis Sousa, Luiz de Zuquinha, Miguel Fiúza, Paulinho da Ambulância, Professor Borges, Professor Gilson e a vereadora Elisa da Paixão. Figuras como a Prefeita Domingas Souza da Paixão, O Vice-Prefeito Claudio Santana, o Secretário Estadual de Agricultura Roberto Muniz, o Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado Ruy Costa entre outras também marcaram presença no evento.

Emancipação política


Em 1934, o Dr. Otávio Mangabeira, voltou ao Brasil do seu 1º exílio em Portugal e, como candidato a Deputado Federal, formou uma comitiva que veio de navio até a Cidade de Cachoeira, e seguiu até as cidades vizinhas de São Félix e Muritiba, onde realizou contatos políticos. Chegando no final da tarde ao Distrito de Cabeças, foi recepcionado pela família Fonseca, tendo pernoitado na residência do Sr. José Fonseca, prédio este, que mais tarde viria a ser a sede da Prefeitura Municipal.

No ano de 1959, a coletoria de Cabeças, que funcionava em Muritiba, passou a funcionar no Distrito de Cabeças, sob a Chefia do Sr. Agnaldo Viana Pereira, quando a receita do Distrito foi aumentada vertiginosamente, o que possibilitou a Emancipação do Município. Para tal, foi fixada uma campanha de conscientização, para que os impostos recolhidos pela venda do fumo – nosso principal produto – não se realizasse em Cruz das Almas, para onde eram destinados e sim, aqui no Distrito.

Em 14 de Março de 1962, foi criado o Município de Governador Mangabeira, através da Lei 1939. Esta data foi sugerida ao Governador Juracy Magalhães pelo Dr. Pedro Coni Neto de Conceição do Almeida. O apresentador do Projeto de Lei foi o então Deputado Estadual Heraldo Guerra, de uma família tradicional da cidade vizinha de Cruz das Almas. A relatora na Comissão de Negócios Municipais da Assembléia Legislativa da Bahia foi a Deputada Estadual Ana Oliveira.

O nosso grande defensor foi o Deputado Juracy Magalhães Júnior, filho do então Governador do Estado, que realizou um admirável trabalho ao apresentar uma emenda, incluindo áreas de todos os Distritos muritibanos - inclusive o Distrito Sede - na elaboração do Município de Governador Mangabeira, isto para que o Distrito de Geolândia não fosse incluído ao novo Município.

Ainda em 1962, a Delegacia do Ministério da Educação na Bahia, enviou dois grandes educadores a cidade de Muritiba para realizar um curso intensivo para professores leigos, conseguido pelo deputado Juracy Magalhães Júnior, e nós incluímos todas as pessoas que já haviam concluído o primário, sob a direção da Professora Luizaurea, fato este importante para a criação do Centro Educacional Otávio Mangabeira, que veio a ser uma grande instituição de ensino da região.

O Sr. Enoque Fonseca, que viajava como comerciante, por aqui passando, encontrou um grupo de pessoas na loja do Sr. Antônio Martins, falando da sua satisfação em saber que estávamos lutando pela Emancipação Política, e que o nome de Otávio Mangabeira seria de grande utilidade para o nosso povo, tendo o Sr. Antônio Martins combatido a sua ingerência. O Sr. Agnaldo Viana Pereira, argumentou que mesmo não sendo filho deste Distrito, tinha ciência que o maior prédio escolar aqui existente – Escolas Reunidas José Bonifácio – foi adquirido e construído pelo então Prefeito de Muritiba, Sr. César Leite com verbas conseguidas junto ao então Governador Otávio Mangabeira. Argumento este, suficiente para convencer a todos a homenagem.

(Histórico sobre a Emancipação Política de Governador Mangabeira, segundo o 1° prefeito Sr.Agnaldo Viana Pereira.)

Homenagens
Na solenidade, foram entregues, pelas mãos dos vereadores títulos de cidadão mangabeirense.

Com informações do Site Oficial da Câmara Municipal de Governador Mangabeira - BA

Marcadores: