Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SSP-BA proíbe imprensa de ter acesso a informações sobre as delegacias do recôncavo


Delegacia de Muritiba: Cadeia Pública interditada desde de 2010
Na manhã de hoje, como de prache, nossa reportagem esteve nas delegacias de polícia da região do recôncavo baiano, e fomos informados que há uma determinação da SSP-BA (Secretária de Segurança Pública do Estado), para não passar nenhum tipo deinformação sobre as estruturas físicas e de funcionamento das mesmas. Segundo a delegada da cidade de Muritiba Drª Joselina Ferrão, um fax foi enviado à delegacia da cidade serrana por seus superiores, proibindo todo e qualquer veículo de imprensa de ter acesso a carceragem, entrevistas, filmagens, fotografias e detalhes sobre o cotidiano da instituição, ficando aos veículos de imprensa apenas o acesso as ocorrências policiais que passam a ser liberadas pela autoridade policial presente. Acreditamos que a proibição se deu por conta das reportagens veiculadas no programa do Fantástico da Rede Globo que exibiu nas matérias as condições deploráveis que se encontram algumas delegacias do interior baiano, entre as cidades que ganharam destaque pelas condições subumanas das instituições estavam Conceição do Jacuípe onde foram encontrados 9 presos sendo vigiados por dois funcionários da prefeitura e São Gonçalo dos Campos que tem 33 mil habitantes, na Depol não há banheiro na carceragem. Os presos usam sacos plásticos.

Depois dessa decisão adotada pelos superiores da Polícia Civil da Bahia, a imprensa fica restrita no seu trabalho, tendo enormes dificuldades para informar a população.

Fábio Santos

Marcadores: ,

O Recôncavo de luto: Morre o amigo Val de Alcides

Familiares, amigos e conterrâneos foram surpreendidos pela morte do grande amigo Valter Ribeiro de Santana, popularmente conhecido por Val de Alcides.

No ano de 2004 foi candidato a vereador pelo PRTB, junto com a coligação O DESENVOLVIMENTO NÃO PODE PARAR 2.

Aos 55 anos, veio a óbito na noite desta segunda-feira (14) após passar alguns dias em coma induzido causado pela descoberta de uma doença em parte do seu corpo. Val deixa esposa, filhos, netos e a saudade no coração de todos que compartilhavam da alegria transmitida em todos o momentos de sua vida.

O seputamento está marcado para as 11h desta terça-feira no cemitério de distrito de Geolândia em Cabaceiras do Paraguaçu.

Marcadores:

Pastor Valter Lucas assume a presidência da Câmara de Cruz das Almas pela primeira vez

Na noite desta segunda-feira (14) o vereador Pastor Valter Lucas (PRB) assumiu pela primeira vez a presidência da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Valter Lucas ficou na responsabilidade de assumir os trabalhos da Casa após a ausência do atual presidente Max Passos (PSDB) que no horário da sessão participava da abertura da Jornada Pedagógica 2011 ao lado do prefeito Orlandinho, vereadores Toinho da Boina, Osvaldo da Paz, secretário de relações institucionais Zé Dias e da secretária de Educação Ana Alice.

Dentre os temas abordados o que mais chamou atenção foi a preocupação dos vereadores com o sistema de transito municipal, que no momento enfrenta grandes desafios com o aumento exagerado do número de veículos. O vereador André Eloy (PMDB) relatou que o último processo de sinalização intensiva no Município aconteceu há 12 anos, no momento em que a realidade do transito era totalmente diferente, dispondo de uma frota muito menor.

Marcadores:

Após denúncia do vereador Albano Fonseca Prefeitura libera transporte gratuito para universitários

O fato que já vinha despertando polêmica no Município de Governador Mangabeira, Recôncavo baiano acaba de chegar ao fim. O Transporte para os universitários que estudam no município de Cruz das Almas que estava suspenso por motivo desconhecido foi liberado pela secretaria municipal de Educação.

Na sessão desta segunda-feira (14) o líder da bancada de situação Luiz de Detinho (PMDB) usou a tribuna da Câmara de vereadores para anunciar a liberação do veículo. O fato tomou proporções decisórias após o vereador de oposição e presidente da Câmara Albano Fonseca (PDT) ter veiculado denúncias em sua página virtual. Procurado pelos estudantes Albano relatou que não estava entendendo o que levaria a atual administração adotar tal atitude, já que o transporte gratuito já é liberado pela prefeitura há cerca de 10 anos.

Albano comemorou a decisão da secretaria de Educação e parabenizou aos colegas vereadores por terem abraçado a causa tão nobre para os jovens mangabeirenses.

Marcadores: , ,

Vereadores vão pedir anulação do Concurso Público da Prefeitura de Muritiba

Na manhã desta segunda-feira (14) o vereador Josenilson Dias do Santos (PMDB) conhecido por Jó, entrou em contato com a equipe do Mídia Recôncavo para relatar que juntamente com outros vereadores estará pedindo na justiça o cancelamento do Concurso Público realizado pela Prefeitura de Muritiba.

De acordo com informações do vereador o Concurso não teve passagem pela Câmara, dando a entender que o Executivo Municipal não teve intenção de praticar um ato de transparência. No mês de outubro a primeira etapa foi anulada pela justiça depois de uma confusão generalizada no Colégio Estadual Polivalente, quando inscritos constataram que alguns concorrentes já transitavam nas salas e corredores com o gabarito de resposta das avaliações.

Depois do fato ocorrido a justiça determinou que o certame fosse realizado no dia 12 de dezembro de 2010. Com um grande índice de insatisfeito pela falta de credibilidade na disputa, a abstenção foi surpreendente, mas a grande surpresa foi o resultado divulgado no final do mês de janeiro, que trouxe nomes de diversas pessoas ligadas ao grupo político do prefeito como aprovados nas primeiras posições.

O vereador Jó afirmou que está aguardando apenas o retorno da Promotora Titular da Comarca de Muritiba, para solicitar documentações da prefeitura e da Empresa Seleta, responsável pelo Concurso. Ainda de acordo com o vereador ele e seus colegas solicitaram a presença da Empresa na Câmara para prestar esclarecimentos à comunidade, mas foram vetados pela então presidente Sued Tosta (PC do B).

Josenilson disse que enquanto a Promotora Titular não retorna das férias, vai adiantar toda a situação para a Promotora Substituta tomar as providências cabíveis.

Marcadores: ,

Acidente deixa vítima fatal no trecho da BR 101 que liga Cruz das Almas a Governador Mangabeira

Veículos envolvidos no acidente
Na última sexta-feira, por volta das 23:30h, uma Kombi Escolar que transportava alunos da Faculdade Maria Milza de Cruz das Almas para Muritiba, colidiu-se com uma motocicleta ano 84, que acabara de sair de um trecho sinuoso do distrito da cidade serrana conhecida como Sanca na BR 101. O piloto teve morte instantânea.

A reportagem do site A Voz Jovem esteve conversando com Val, proprietário da Kombi e de acordo com ele não teve como evitar o acidente, “Foi tudo muito rápido, eu estava na mão correta, conduzindo nove alunos da Famam, quando me deparei nas proximidades do posto Águia com uma moto atravessando na contramão, tentei desviar mas não consegui, infelizmente ele acabou se chocando com nosso veículo, vindo a óbito no exato momento. Mesmo sem ter culpa, livrei o flagrante com medo de ser interpretado errado pela autoridade policial”.

Perguntado sobre o estado emocional e físico dos alunos ele nos informou que todos estavam com cinto de segurança, e apesar de ficarem apavorados, ninguém saiu ferido.

A Polícia Federal foi acionada e conduziu os veículos para o pátio da delegacia de Polícia de Muritiba, onde serão periciados, os alunos foram transferidos para outro veículo e transportados para centro urbano depois de todos os procedimentos adotados pela autoridade policial.

O piloto da moto era natural de Governador Mangabeira, Roberto Ceará como era conhecido, foi sepultado no sábado 12/02/2011.

Fábio Santos

Marcadores: , ,

Governador Mangabeira: Hoje tem sessão na Câmara de Vereadores

Hoje é segunda, dia em que acontece a sessão de Câmara de Vereadores mais polêmica do Recôncavo Sul da Bahia.
A partir das 17:00h todos os olhares estão voltados para a casa legislativa de Governador Mangabeira.

Marcadores:

Frutos da Utopia apresenta peça "O Santo Ofício"

No último domingo (13/02), no espaço Paternon, o grupo Teatral Frutos da Utopia da cidade de Governador Mangabeira, apresentou a peça o Santo Ofício, inspirada na obra de Dias Gomes. O texto faz uma visitação ao Brasil Colônia por volta de 1750 na região da cidade do Recífe, abordando o papel da Igreja Católica nessa época, em especial as ações do Tribunal da Inquisição na Colônia e sua perseguição aos judeus (cristãos novos) e as mulheres. Também, analisa aspectos daquela época como: o papel da mulher, o engenho de açúcar, a leitura, dogmas religiosos e outros.

Professor Borges

Marcadores: ,