Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aprenda a fazer o marido ajudar nos serviços domésticos

Nas últimas décadas presenciamos um dos fatos mais marcantes na sociedade mundial, que foi a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho. Tal mudança tem impulsionado outra diferença comportamental: a inversão papéis do homem e da mulher em casa. Os maridos estão ficando cada vez mais responsáveis pelos serviços que antes eram delegados apenas às mulheres. Para muitos casais esta situação pode ser difícil e levar a uma infinidade de questões, muitas vezes latentes dentro do ego masculino. Os homens estão programado para ser protetores e provedores. Assim, quando o melhor para sua família é que ele fica em casa com as crianças e as tarefas domésticas, é importante para ajudá-lo a fazer a transição e manter a masculinidade. O site Madame Noire reuniu algumas dicas que vão te ajudar com a missão.

Não critique os métodos para a sua loucura: você não é a supervisora dos serviços domésticos. Ele sim é o gerente da casa e, enquanto ele mantém as coisas em ordem, seria importante manter as críticas bem longe. Enquanto os bebês estão vivos, limpos e alimentados, não se preocupe. Realizar inspeções diárias só vai alimentar o monstro que diz: "Veja, eu te disse! Você não se dá bem com a casa. "
Continue lendo »

Marcadores:

Mesmo com decisão judicial, greve dos professores estaduais continua

Mesmo com a decisão judicial que decretou a greve dos professores estaduais como ilegal, a professora Marleide, da APLB – Sindicato, afirmou que a greve continua e que o sindicato irá tomar todas as medidas cabíveis com relação a decisão judicial. “O que queremos é o cumprimento do acordo que o governo fez com a gente, que foi de pagar o piso para toda a categoria. A greve está mantida. O governo precisa cumprir o acordo”, ressaltou. Marleide informou que na próxima quarta-feira (18) será realizado um ato em frente a governadoria e que hoje terá uma reunião com a Assembleia Legislativa. Segundo ela, a decisão de tornar a greve ilegal é a forma que o governo tem de tentar intimidar a categoria, ao invés de tentar resolver o problema. O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto, disse que o governo respeita a greve, mas que existem algumas dificuldades de interpretação relacionadas ao acordo.
Continue lendo »

Estudantes bloqueiam entrada da Uefs

Ainda por causa da situação precária do Restaurante Universitário (RU) e pelo fim do restaurante self service Burgesão, os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizaram mais um protesto.
Desta vez, eles bloquearam a entrada da instituição na manhã desta segunda-feira (16), com mesas, cadeiras e sofás. Usando máscaras e toucas eles reivindicam também melhorias na qualidade da alimentação e ampliação do RU. De acordo com o estudante de História, Sérgio Santana, o restaurante Burguesão causa segmentação na universidade e há cerca de cinco anos, os estudantes negociam essas mudanças com a reitoria. A comida no Burgesão é paga. Segundo o site Acorda Cidade os alunos defendem que no futuro a refeição seja servida de forma gratuita para todos os estudantes e a comunidade externa.

Marcadores:

Prefeita de Capim Grosso renuncia ao cargo

A prefeita de Capim Grosso, no norte baiano, Lídia Fontoura Pinheiro (PSD), anunciou nesta segunda-feira (16) que renunciará ao cargo. A decisão já foi comunicada à direção estadual do seu partido. A gestora, que ficou em 2º lugar nas eleições de 2008, assumiu o comando da prefeitura em agosto de 2010, após o ex-prefeito João Dias de Souza (DEM) ser cassado pela Justiça Eleitoral. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a alcaide, que convocou uma coletiva de imprensa para esta terça (17) na sede administrativa, mas não obteve êxito. De acordo com o radialista Sione Santos, da Rádio Contorno FM de Capim Grosso, contatado pelo BN, a notícia pegou todos os munícipes de surpresa. Segundo o comunicador, correligionários e amigos de Lídia lamentaram a decisão da prefeita. Nos bastidores comenta-se que a renúncia foi motivada, principalmente, pelos problemas financeiros enfrentados atualmente pela administração. O município, que arrecada cerca de R$ 3 milhões por mês, enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. Em seu lugar assumirá o vice Sivaldo Rios (PSDB). Bahia Notícias

Marcadores: ,

Pesquisa mostra que 202 prefeitos da Bahia vão tentar reeleição em 2012

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta segunda-feira (16), mostra que 202 prefeitos da Bahia decidiram tentar reeleição na disputa eleitoral de 2012. O estado tem 417 municípios e em 264 pode haver reeleição. Na consulta da CNM, o número dos que querem concorrer corresponde a 76,52% do total. Dos restantes, 27 não vão participar e 30 ainda estão indecisos. O levantamento ainda mostra que prefeitos de 3.302 (59,35%) municípios – de um total de 5.563 existentes no país – podem concorrer a um novo mandato. Segundo o estudo, realizado em março, 2.418 (73,13%) anteciparam que pretendem concorrer novamente, 500 (15,14%) não concorrerão e 333 (18,88%) ainda não decidiram.
Continue lendo »

Marcadores:

Agnaldo Viana Filho confirma pré-candidatura a prefeito em Governador Mangabeira

O empresário Agnaldo Viana Filho, conhecido como ‘Agnaldinho’, confirmou durante entrevista ao Forte na Notícia, neste domingo, 15, a pré-candidatura a prefeito de Governador Mangabeira nas eleições municipais deste ano pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Servidor público federal do INSS, Agnaldinho, ingressa de vez na política mangabeirense para disputar a condição de ser prefeito da cidade que lhe acolheu juntamente com sua famlía, seguindo a carreira política do seu pai, Agnaldo Viana, o primeiro prefeito da cidade, e seu irmão, Antonio Pimentel, que por duas vezes consecutivas governou o referido município. Agnaldo revelou também que durante todo esse tempo trabalhou nos bastidores das campanhas políticas de Antônio Pimentel e Marcelo Pedreira. Em Cruz das Almas, deu a sua parcela de contribuição nas decisões importantes que consagrou a vitória do Prefeito Orlandinho (PT). Agnaldinho tem apresentado um projeto de desenvolvimento para Governador Mangabeira durante o diálogo que vem mantendo com os partidos políticos existentes no município. Segundo ele, a legenda possui nomes que devem concorrer a uma vaga no Legislativo. “Quero seguir os caminhos de meu pai e meu irmão que governaram este município com lisura e transparência”. * Forte na Notícia

Marcadores:

Embrapa recebe técnicos do Equador em Cruz das Almas

Nesta segunda-feira, 16 de abril, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe a visita de oito pesquisadores do Instituto Nacional Autônomo de Investigações Agropecuárias – Iniap, do Equador.

Segundo o pesquisador Márcio Eduardo Canto Pereira, do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), o objetivo do grupo é conhecer as pesquisas da Unidade com as culturas do abacaxi e do maracujá. “Eles vão receber noções sobre os programas de melhoramento genético das duas culturas e sobre assuntos mais específicos, como a fusariose do maracujazeiro, principal doença da cultura”, explica Márcio.
Continue lendo »

Marcadores:

Com duas vaginas, mulher conta ter perdido a virgindade duas vezes

Hazel Jones revelou em um programa matinal da ITV1 que sofre de uma rara condição médica: a britânica de 27 anos tem duas vaginas! Lado a lado... O diagnóstico foi feito quando Hazel, que mora em High Wycombe(Inglaterra), tinha 18 anos, após problemas decorrentes da menstruação anormal e a intervenção do primeiro namorado sério dela, que notou "algo diferente". A loura contou ter perdido a virgindade duas vezes e ter feito exame duplo de Papanicolau. Ela decidiu manter as duas vaginas, de acordo com reportagem do "Mirror". Além das duas vaginas, Hazel tem dois úteros separados e dois colos de útero. No início, contou Hazel, não era nada "engraçado". Mas, agora, ela se diz acostumada com a situação: "É um quebra-gelo em festas. Se as mulheres querem ver, eu mostro tranquilamente. Não é algo que me embarace". O Globo

Marcadores:

Campanha de vacinação contra febre aftosa começou neste domingo na BA

Por conta da seca excessiva que atinge a Bahia, a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adab) antecipaou para este domingo (14) o lançamento da campanha vacinação contra a febre aftosa.

"Esse cenário compromete a movimentação dos animais e o manejo do rebanho em busca de alimento, colocando em risco a vacinação contra a febre aftosa dos bovinos e bubalinos na Bahia", esclarece o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.

Em todo o estado, cerca de 265.441 propriedades realizam atividades pecuárias, sendo que, desse total, 160 mil fazendas e cinco milhões de cabeças bovídeas estão na área afetada pela seca.
Continue lendo »

Marcadores:

Câmara dos Deputados debate PL que proíbe MMA na TV

A Câmara dos Deputados planeja realizar na semana que vem uma audiência pública para discutir um projeto de lei (PL) que proíbe a transmissão de MMA (Artes Marciais Mistas) na TV. A ideia é do deputado José Mentor (PT-SP), que quer vetar a exibição de lutas marciais violentas não olímpicas para a grande população. A proposta atige diretamente o UFC (Ultimate Fight Championship), que é a sensação das lutas na TV brasileira. Além de um reality show que escolherá lutadores para o campeonato, a Globo exibe etapas do UFC e ainda possui um canal pago dedicado ao assunto, o Combate. De acordo com o projeto de lei, que ainda não foi votado, a multa para a emissora que descumprir a determinação vai de R$ 150 mil a perda da concessão. De acordo com a coluna Outro Canal, para a audiência pública foram convidados o lutador de MMA Anderson Silva; o diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto; o diretor do canal Combate, Pedro Garcia; e o professor de filosofia da PUC-SP, Mário Sérgio Cortella; entre outros. A presença deles ainda não está confirmada. (NA Telinha)

Marcadores: ,

Índios ocupam mais oito fazendas no sul da Bahia

Mais oito fazendas foram invadidas no domingo, 15, por índios pataxós Hã-Ha-Hãe no município de Pau Brasil (a 551 km de Salvador), no sul da Bahia. Desde o começo do ano, já são 64 invasões de propriedades. Segundo a produtora rural Cleire Marta Aguiar, as oito terras foram ocupadas na região do Rio Pardo, onde empregados foram mantidos reféns. “Temos informação de que o administrador da fazenda Indiana foi baleado e está amarrado em poder dos índios”, disse. Fazendeiros bloquearam as estradas que ligam os dois municípios numa tentativa de evitar a passagem de índios na ocupação de outras fazendas. Uma guarnição da Companhia Independente de Policia Especializada na Região Cacaueira (Cipe) está no local e aguarda a chegada de agentes da Policia Federal de Ilhéus para controlar a situação.
Continue lendo »

Marcadores:

Católicos realizam leilão em prol da Paróquia de São José em Cruz das Almas

A recém criada Paróquia de São José, do Bairro da Coplan, em Cruz das Almas, realizou neste domingo, 15, o seu primeiro leilão em prol da ampliação do prédio que fica anexo a igreja. Durante o evento, mais de 170 prêmios foram arrematados por comerciantes e a comunidade Católica. Vestidos com a camisa oficial da festa deste ano, os paroquianos demonstravam alegria com o crescimento da paróquia. Uma feijoada e um delicioso sarapatel foram servidos durante o evento. O novenário em louvor a São José acontece entre os dias 22 de Abril a 1º de Maio deste ano. Segundo o presidente da comissão da festa, Edmilson Santiago Eloy, o leilão foi uma forma encontrada para buscar recursos para garantir a continuidade da obra. A Rádio Alvorada AM se prepara para transmitir ao vivo as celebrações. Forte na Notícia.

Marcadores:

Com reservas: Bahia vence Atlético e pega Vitória da Conquista nas semifinais


Atlético ainda brigava por vaga no G-4
Neste domingo, mesmo jogando com uma equipe repleta de reservas e com alguns jovens que brilharam na Copa São Paulo de Juniores, o Bahia venceu o Atlético de Alagoinhas, por 2 a 1, no Carneirão, pela última rodada do Campeonato Baiano. Como a partida não valia nada para o Bahia, o técnico Paulo Roberto Falcão preferiu poupar os titulares para a partida de quinta, contra o Remo, válida pela Copa do Brasil.

Fechando a participação na fase de pontos corridos da competição estadual, o Tricolor conduziu a partida no ritmo que quis e, graças a uma grande partida do goleiro Omar, segurou o ímpeto do Carcará, que ainda tinha chances de classificação para as semifinais. Na próxima fase do Baianão, o Bahia enfrentará, a partir do próximo fim de semana, o Vitória da Conquista, que rebaixou o Camaçari, com a vitória fora de casa, por 3 a 2. O primeiro jogo das semifinais acontece no estádio Lomanto Júnior, no sudoeste baiano.
Continue lendo »

Marcadores:

Leão aplica 'chocolate' sobre o Feirense e garante vantagem para semifinal


Marquinhos marcou metade dos gols do Vitória
Goleada maiúscula no Barradão. O Vitória atrasou a Páscoa do Feirense e entregou um chocolate ao visitante na tarde deste domingo (15). Com 6 a 1 no placar, o Rubro-negro garantiu a vice-liderança e a vantagem na disputa da semifinal do Baianão 2012, contra o próprio Feirense. Marquinhos, destaque da partida, marcou três. Dinei, Uelliton e Arthur Maia também fizeram. Rodrigo marcou contra para o Feirense.

O confronto vai se repetir nas semifinais do Baianão. O Vitória, que encerrou a fase em segundo, com 43 pontos, e o Feirense, terceiro com 39, duelam por uma vaga na grande decisão. O primeiro jogo, no domingo (22), às 16h, tem mando do Feirense e será realizado em Senhor do Bonfim ou em Feira de Santana. A Federação Baiana de Futebol ainda decide o local durante a semana.
Continue lendo »

Marcadores:

Todos ao chão: ataque de abelhas marca jogo do Campeonato Baiano

O jogo Fluminense de Feira e Juazeirense, no estádio Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, válido pelo Campeonato Baiano, teve cenas inusitadas. Um ataque de abelhas fez com que todos os jogadores em campo e o árbitro se deitassem para escapar do enxame.Sem muitas opções, os torcedores improvisaram e se protegeram embaixo de um bandeirão. Em campo, o Flu de Feira venceu por 1 a 0 e escapou do rebaixamento.
Fonte: G1

Marcadores:

UFRB em Santo Antonio de Jesus terá curso de medicina em 2013

Na última quinta-feira (12), o Prefeito de Santo Antonio de Jesus, se reuniu com representantes da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), para discutir a implantação do curso de medicina no campus de Santo Antônio de Jesus.De acordo com Paulo Nassif, Reitor da UFRB,Na ocasião, o projeto acadêmico de implantação já está pronto. Nassif, falou ainda sobre a importância da conquista para a região, ressaltando que a vinda da graduação em medicina para o campus de saúde da UFRB vai contribuir para a mudança no quadro de carência de profissionais da área no interior.“Hoje temos uma concentração elevadíssima de médicos na capital. O desafio é interiorizar o curso de medicina para que os profissionais possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do Recôncavo”, disse ele.Se tudo correr conforme planejado, o prazo para o primeiro vestibular de medicina em Santo Antônio de Jesus é 2013.2.  Fonte: blog Arautos

Marcadores:

Polícia apreende 86 pássaros silvestres em Cruz das Almas

Ilustrativa
Foram apreendidos na manhã deste domingo (15), 86 pássaros silvestres na feira livre de Cruz das Almas, município a 146 km de Salvador. A apreensão aconteceu através da ação de ambientalistas com apoio da 1ª e 2ª Promotoria de Meio Ambiente de Salvador e da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar. De acordo com a ambientalista Telma Lobão, que acompanhou a apreensão, canários da terra, papa capim, cardeal, tico tico, galinho de campina, sanhaço e maitaca estavam sendo comercializados por R$ 30 cada. Os suspeitos não foram presos. "Quando recebemos a denúncia vamos para as Feiras Livres e os suspeitos acabam fugindo com a nossa chegada. O ideal é recebermos denúncias de onde moram esses suspeitos, porque é na residência, que eles guardam os animais capturados”, explicou. A ambientalista conta que, mesmo ilegal, a prática de captura de animais silvestre é recorrente no interior do estado. “Hoje em dia a prática não é mais de criança e adolescente. Atualmente essa prática são de pessoas mais velhas, que não querem trabalhar e encontram no comércio ilegal de animais, a facilidade de ganhar dinheiro”. (informações do G1).

Marcadores:

XI Bienal do Recôncavo preparada para revelar novos talentos

Único grande evento no campo das artes visuais realizado na Bahia atualmente, a Bienal do Recôncavo foi responsável pela renovação do cenário artístico baiano ao revelar nomes como Marepe e Joãozito. O prazo final é 30 de abril, e as inscrições para XI Bienal do Recôncavo podem ser efetuadas pelos Correios, na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador, no CUCA-Centro Universitário de Cultura e Arte, em Feira de Santana e na própria sede da Bienal, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix. Única Bienal com 22 anos de continuidade no Norte/Nordeste, a XI Bienal do Recôncavo recebe obras inéditas de artistas brasileiros ou estrangeiros, nas modalidades de artes gráficas, desenho, escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, novas experiências, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.
Continue lendo »

Marcadores: , ,