Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 30 de junho de 2012

Fogo Simbólico é conduzido para Saubara

Atletas e atiradores do Tiro de Guerra partiram ainda há pouco conduzindo a tocha que representa a chamada liberdade dos baianos com destino a cidade de Saubara. Após celebração religiosa e a bênção da tocha pelo vigário Cid José da Cruz, da paróquia de Cachoeira, foi iniciada a corrida do fogo simbólico que refaz os caminhos das tropas que libertaram a Bahia do jugo de Portugal em 2 de Julho de 1823. A tocha parte de Cachoeira porque os cachoeiranos deflagraram o movimento de libertação em 25 de Junhode 1822, quando vereadores e habitantes da então vila declararam o rompimento com a Coroa Portuguesa. A atleta vetereno Zé de Zuza iniciou a corrida após receber a tocha das mãos do Sargento do Cirne, coordenador Tiro de Guerra de Cachoeira. Por Alzira Costa

Marcadores:

PMDB realiza Convenção em Ipecaetá

Hoje o prefeito Ailton oficializará o apoio ao seu sucessor
Faltam poucas horas para a população de Ipecaetá ter conhecimento de quem serão os candidatos apoiados pelo prefeito Ailton Silva (PMDB). A Convenção Partidária está prevista para acontecer neste sábado (30), ás 9hs, no Centro Cultural do município, onde estará presente lideranças políticas locais e regionais. O que se comenta, ainda sem confirmação oficial do prefeito Ailton Silva, é que a chapa da sua sucessão será composta pelo médico Marcel Gomes e o empresário Besaliel. Esse é um fato que só chegará ao conhecimento dos ipecaetenses amanhã, após convenção. Clécia Rocha

Marcadores:

No dia do protetor das viúvas, rua intriga moradores de Santo Estevão

A aposentada Elisabeth de Araújo é uma mulher prevenida. Tanto que, aos 60 anos, tratou de pagar o seu próprio plano funerário. Depois das parcelas quitadas, garantiu um mausoléu exclusivo no cemitério. Tinha certeza que partiria antes do marido. Dona Elisabeth só se esqueceu de uma coisa: é moradora da Rua Coronel João de Deus, conhecida como a Rua das Viúvas.
Localizada em Santo Estevão, a 150 km de Salvador, a João de Deus também poderia se chamar Rua de São Pedro, o padroeiro das mulheres que perderam seus maridos - celebrado hoje pela Igreja Católica. A via de paralelepípedos, com pouco mais de 100 metros de extensão, já chegou a ser o endereço de 18 viúvas. De uns anos para cá, algumas morreram, outras adoeceram e mudaram para a capital. Mas nove senhoras que enviuvaram ainda moram por ali.
Dona Elizabeth é a caçula delas. Seu Neném morreu vítima de enfisema pulmonar no último dia 17. “Nunca pensei em ser viúva nessa vida. Não acreditava muito nesse mito da rua. Meu marido menos ainda. Não ligava para nada. Dizia até que eu era doida de comprar caixão antes de morrer. Deu no que deu”, disse Elisabeth, que levou 34 anos casada. “Não sou uma católica muito praticante. Mas agora São Pedro tem seu lugar”.
Continue lendo »

Marcadores: