Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 4 de março de 2011

História do Carnaval de Salvador

Você sabia?

O Carnaval de Salvador é conhecido no mundo inteiro. E como o sinônimo de alegria e diversão garantida na estação do sol e calor, merece que seus futuros foliões saibam como tudo isso começou. A tão esperada festa possui uma história interessante, que vem desde a Grécia Antiga. Passando pela Fobica e a mortalha, até chegar no adabá e no trio elétrico.

O História do Carnaval

O carnaval é uma festa popular que acontece em locais de religião católica e é realizada nos dias que antecedem a quaresma. Entretanto, a origem mais antiga e conhecida do carnaval possui diversas versões. Uma delas consiste no momento em que os católicos eram proibidos de comer carne – a véspera de quarta-feira de cinzas – por volta do século XI e XII.

Outra versão para a origem dessa festa perpassa os festejos pagãos que homenageavam o início do Ano Novo. Há também quem acredite que os festejos carnavalescos tenham começado em Roma. Mas um dos símbolos do carnaval – o Momo – está ligado ao deus Baco e à Grécia arcaica.

A Bahia- Brasil


O carnaval no Brasil veio junto com a colonização. Trazido pelos portugueses, possuía o nome de "entrudo" - uma espécie de introdução à Quaresma. Mas a festa que chegou ao país estava recheada de brincadeiras de mau-gosto, como molhar as pessoas nas ruas ou em suas as casas, não se importando se era gente doente ou idosa e até, atirar objetos com substâncias mal cheirosas. Em 1853, a festa começou a ser reprimida pelos policias e segregada entre os participantes, em carnaval de salão (com brancos ricos) e o carnaval de rua (com pobres e negros).

A festa de Entrudo não era de acesso de todos. Pois de acordo com as regras da época, não eram todos os habitantes que possuíam moral para freqüentar os bailes. Tendo em vista esse fator, as próprias autoridades policiais começaram a estimular o carnaval de rua com todos mascarados e fantasiados. E assim, os grandes bailes e grupos de carnaval começaram a ganhar força. O ponta pé inicial para o carnaval que temos hoje.

À medida que o carnaval de rua ganhava força entre as camadas populares iam surgindo grupos organizados e que faziam questão de sair pelas ruas da cidade chamando para a festa – que ainda era muito ligada ao carnaval que era feito na Europa. Aos poucos toda a cidade começava a encarar o Carnaval como rotina da cidade, tanto que em 1882 o Comércio começou a fechar as portas na terça de carnaval.

Surgem os Afoxés
Continue lendo »

Gerência Regional da EDBA estimulada cajucultura no Recôncavo

Um dos símbolos do verão baiano, o caju, representa a geração de emprego e renda para agricultores familiares, sobretudo na região do recôncavo baiano, onde cresce a participação na produção do maturi (amêndoa da castanha verde), usado na culinária baiana em pratos como peixes, saladas, frigideiras, e da castanha (in natura e assada).

Com período de safra nos meses mais quentes do ano (dezembro a fevereiro), a cajucultura prevalece na região Nordeste do Brasil, onde representa 95% da produção nacional, concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia (IBGE, 2008). Nesse contexto, a Bahia é o terceiro maior produtor do fruto, com área plantada de 26.266 ha, área colhida de 26.020 e produção de 5.414 toneladas (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), quase toda concentrada na região semiárida do Estado.

Visualizando a participação da agricultura familiar na produção de caju, no recôncavo baiano, as Gerências Regionais da EBDA, em Cruz das Almas e em Ribeira do Pombal, numa parceria para desenvolver a cajucultura na região, começou a desenvolver ações como a distribuição de mudas para agricultores familiares.

Só no final de 2010, foram mais de 200 mudas de cajueiro anão precoce distribuídas, o que já promoveu mudanças na realidade do agricultor. “Hoje, eles já buscam orientação para melhorar as suas produções, o que antes não acontecia; a produção era quase toda extrativista, sem assistência técnica nem orientação quanto ao melhor aproveitamento do fruto”, comentou Jorge Silveira, engenheiro agrônomo da EBDA. 

Fonte: Tribuna da Bahia/Recôncavo News

Programação do 164º Aniversário do Poeta Castro Alves - 40 anos do Parque Histórico Castro Alves



13/03/2011
10:00 hs – Abertura da I Feira Cultural de Cabaceiras do Paraguaçu
18:00 hs – Show Musical com voz e violão

14/03/2011
05:00hs – Alvorada
08:00hs – Missa Festiva
09:30hs – Banda Didá
10:00hs – Abertura da nova exposição do Parque Histórico Castro Alves
11:00hs – Apresentação e premiação do 10º Festival de Declamação de Poesia
11:30hs – Sessão Solene na Câmera de Vereadores,
Orador Oficial: Deputado Estadual Mario Negro Monte Junior;
15:30hs - Homenagem ao Poeta
16:00hs – Apresentação do Musical Chita fina
18:00hs – Show Musical MPB.

Marcadores:

Policia prende três traficantes em Castro Alves

Foto Ilustrativa Google
Três traficantes foram presos com 100 trouxas de maconha e outra quantidade, ainda não pesada, para ser embalada, na manhã desta sexta-feira (4), no município de Castro Alves, recôncavo do Estado. Os traficantes estavam em uma casa na Rua Cerquinha, onde, segundo agentes da Polícia Civil, estavam Valdir de Oliveira, 24, Ronaldo Gonzaga de Santana, 18, e uma garota de apenas 13 anos. Os rapazes estão presos à disposição da Justiça, e a garota foi apreendida e encaminhada ao Conselho Tutelar. Informações do Bahia Notícias.

Marcadores: