Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vereador Max Passos declara intenção de se candidatar a presidência da Câmara de Cruz das Almas


Foto: Anderson Bella
A última sessão ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Cruz das Almas serviu para o vereador Max Passos (PSDB) lançar sua candidatura rumo a presidência da casa legislativa.

Durante o pronunciamento Max disse está preparado para enfrentar a função, e, de maneira democrática contar com a colaboração dos 14 edis que fazem parte da Câmara.

Para muitos este pronunciamento não foi surpresa, já que a cogitação do seu nome já vem de longas datas. Quando questionados, alguns populares demonstraram satisfação com a apresentação do nome Max Passos para presidência. Advogado e descendente de uma família com tradições políticas em Cruz das Almas, Max tem consolidado seu nome junto aos melhores representantes políticos da história da cidade.

Marcadores: ,

Embrapa Mandioca e Fruticultura marca presença em simpósio em Cuba

Mais uma vez, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, teve presença marcante em evento internacional. Foi no III Simpósio Internacional de Fruticultura, realizado de 26 a 30 de outubro em Havana (Cuba), organizado pelo Instituto de Investigaciónes en Fruticultura Tropical (IIFT) e o Grupo Empresarial Fruticola, ambos vinculados ao Ministério da Agricultura de Cuba. O evento contou com 350 participantes, sendo 60 estrangeiros da América Latina e da Europa.
“O programa apresentou ótimo conteúdo técnico-científico, com destaque para temas focados em práticas de produção sustentável, controle de doenças, com ênfase no HLB [greening] de citros, melhoramento genético com uso de modernas técnicas biotecnológicas e manejo pós-colheita de frutas”, contou o chefe geral Domingo Haroldo Reinhardt, que representou a Unidade juntamente com os pesquisadores José Eduardo Borges de Carvalho e Jailson Lopes Cruz.
No último dia do evento, foram realizadas visitas técnicas a pomares cítricos na região de Matanzas, a cerca de 125 km a leste de Havana, e de outras fruteiras tropicais, sobretudo manga, goiaba, banana e mamão, e a um viveiro de mudas de goiaba, abacate, manga e graviola, localizados na região de Santa Clara, a cerca de 250 km a sudeste da capital cubana.
Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)

Marcadores: ,

O velho sábio nos faz refletir sobre situações do nosso dia a dia

Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência.
O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo.
Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se.
Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
O mestre perguntou:
Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.
A sua paz interior depende exclusivamente de você.
As pessoas não podem lhe tirar a calma.
Só se você permitir...

Primogênio

Muritiba: Câmara mantém decisão do TCM e aprova as contas de Roque Isquem referente ao exercício 2008

Numa noite bastante polêmica a Câmara de Vereadores da cidade de Muritiba acata a decisão do TCM - Tribunal de Contas dos Municípios e aprova as contas da Prefeitura referente ao Exercício 2008, que tem como responsável o ex-prefeito Roque Luiz Dias dos Santos (Roque Isquem).

A sessão contou com a presença dos nove edis, que com cinco votos contra a aprovação e quatro a favor resolveram manter a decisão do Tribunal, que era de aprovação das contas. Porém alguns fatos chamaram bastante atenção, no momento em que a presidente da Casa Legislativa Sued Tosta usou a palavra quase todos os presentes deram as costas e se retiraram do plenário, como forma de protestar contra sua decisão da reprovação.

Em conversa com algumas dessas pessoas, nossa equipe foi informada que a revolta do grupo do ex-prefeito Roque Isquem se deu pelo fato da presidente ter sido eleita vereadora por sua coligação e logo após assumir o mandato ter se tornado sua principal opositora na Câmara.

Votaram contra a aprovação: Pastor Marcos, Ule da Ambulância, Sued Tosta, Zé Carlos Brandão e Valmir Simões.

Votaram a favor da aprovação: Luciano de Miranda, Gonzaga, Keleu e Robson da Saúde.

Marcadores: ,

Muritiba: Contas de Babão referente ao exercício 2009 são rejeitadas pelo TCM

Foi divulgada no Diário Oficial da Bahia nota referente a rejeição das contas da Prefeitura de Muritiba Exercício 2009. Veja abaixo na íntegra o parecer:
 
Processo nº 08835-10 - Contas da Prefeitura Municipal de MURITIBA, exercício de 2009. Gestor/Responsável: Sr. Epifânio Marques Sampaio. Relator: Conselheiro Substituto Oyama Araújo. Decisão: Rejeição, com aplicação de multa ao Gestor no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), bem assim determinação de restituição, com recursos municipais, da importância de R$ 193.116,19 (cento e noventa e três mil, cento e dezesseis reais e dezenove centavos) à conta do FUNDEB, além de determinação para adoção de providências por parte do Gestor. Votaram com o Relator: Conselheiros Fernando Vita, Raimundo Moreira, José Alfredo Rocha Dias, Plínio Carneiro Filho e Substituto Evânio Cardoso. Ato: Parecer Prévio nº 593/10 e Deliberação de Imputação de Débito nº 542/10.  
 

Marcadores: