Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bahia receberá mais uma universidade federal


O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou nesta quarta-feira que um campus da Universidade Luso Afro-Brasileira (Unilab) será sediado na cidade baiana de São Francisco do Conde. O campus deve funcionar onde atualmente estão as ruínas da primeira Escola de Agronomia da América do Sul. A universidade faz parte do projeto sancionado pelo presidente lula que trata to Estatuto da Igualdade Racial. Quando implantada, a Unilab será a quarta univerisadade federal com instalações no território baiano. Ela irá se juntar à UFBa, UFRB e à Univasf. (Ibahia)

Marcadores:

Propaganda casada de Leão com Geddel e Souto no interior irrita deputados e chapa de Wagner


Parcerias de Leão pelo interior estariam deixando governistas irritados

Uma fonte do governo procurou a equipe do site Política Livre para informar que está causando o maior constrangimento entre deputados e na chapa majoritária governista a existência de propaganda casada do deputado federal João Leão (PP) com o candidato a governador do PMDB, Geddel Vieira Lima, em Jaguaquara, e com o ex-governador Paulo souto, do DEM, em Santo Antonio de Jesus. Ao todo, o deputado progressista teria fechado o apoio de pelo menos 13 prefeitos de oposição ao governo nesta campanha que, na prática, buscariam associá-lo aos dois postulantes ao governo. “Não faz sentido um deputado que foi do coração do governo, foi secretário de Estado, esteve institucionalmente tão próximo de Wagner, sair por aí fechando alianças com outros candidatos ao governo”, disse a fonte. Além do nome de Leão, aparece nas peças o nome de seu filho, Kaká, candidato a deputado estadual. Segundo o mesmo quadro, o assunto será levado à apreciação da coordenação de campanha do governador.

Marcadores:

Justiça em ação: Prefeita de Madre de Deus é cassada por juiz local

A prefeita de Madre de Deus, Eranita de Brito Oliveira (PMDB), foi cassada hoje por decisão do juiz local. A prefeita já foi condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver R$ 960 mil de um convênio acusado de irregular firmado em 2006 com o Instituto Brasil de Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. A condenação também atinge o vice, Edmundo Pitangueiras. Quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, Dailton Filho, que pertence ao mesmo grupo político de Eranita.

Política Livre

Marcadores: ,

Polícia prende quadrilha que vendia drogas em bairros ricos e festas de axé

Quadrilha era especializada em vender drogas para classe média-alta

Quatro traficantes de classe média foram apresentados nesta quarta-feira pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), depois de uma operação em conjunto com o Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc). Um dos presos trabalhava em uma produtora ligada a eventos de axé. Jorge Silva Brito, 34 anos, foi preso nesta terça-feira na Barra, perto da produtora Carreira Solo, onde trabalhava. A produtora assessora artistas como Jammil e Parangolé. Os policiais seguiram com ele para sua casa, no bairro do Costa Azul, onde foram encontradas 450 gramas de maconha, 5 gramas de haxixe e, escondido na CPU do computador, R$ 93.500. O irmão de Jorge, Nilson Borges de Souza, 33 anos, foi preso depois com 400 gramas de maconha. Segundo o delegado Cleandro Pimenta, diretor do Denarc, a quadrilha era responsável por fornecer drogas em bairros de classe média-alta como Ondina, Vitória, Graça e Rio Vermelho. (A Tarde)

URUÇUCA: APÓS OITO ANOS, O SINAL DA TV ITAPOAN ESTÁ DE VOLTA

Após oito anos fora do ar, a TV Itapoan volta a ser assistida em Uruçuca. Por problemas com o sinal da torre, as TVs Aratu e Itapuã deixaram de ter audiência devido a falta do sinal. Durante todos esses anos, quem quisesse assistir aos informes regionais pela TV, era obrigado a "engolir" a  programação da Rede Bahia.
Quem está satisfeito são os fãs do apresentador Raimundo Varela do Balanço Geral, programa de grande audiência na cidade.
 
É Política

Marcadores:

ARTIGO ABORDA A DROGA CRACK COMO UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA


Em fevereiro deste ano, a Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife) — órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) — divulgou seu relatório anual sobre o perfil de consumo e tráfico de drogas em 2009. O abuso de drogas ilícitas na América do Sul vem aumentando, enquanto na Europa e na América do Norte a tendência é de queda (em 2008, foram aprendidas 19,5 toneladas de cocaína e, em 2009, 21,5 toneladas, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, superando inclusive o México, com 19,3 toneladas) neste tipo de flagrante.
Ainda segundo a Jife, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de maior consumidor mundial dessa droga e tem a principal rota de tráfico internacional no Cone Sul. O relatório também apontou preocupação quanto à mudança do perfil do consumo no país. Há cada vez menos uso de drogas injetáveis e mais da cocaína fumada, conhecida como crack (nome devido ao som que é produzido quando a substância é consumida nos cachimbos). Essa tendência já era percebida na década de 1990, de acordo com artigo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira (volume 43, nº 1, jan/mar de 1997) que revelava que a porcentagem de pacientes que relataram uso do crack havia aumentado de 17%, em 1990, para 64%, em 1993, em dois ambulatórios na cidade de São Paulo.
De acordo com o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, o crack é menos utilizado que a maconha e a cocaína aspirada, mas o problema, diz, não reside na magnitude do número total de casos, e sim na gravidade dos quadros de consumo da droga. O uso no mês — resposta à pergunta “nos últimos 30 dias você usou a substância tal?” — é de 0,4% para a cocaína e 0,1% para o crack, na população de 12 a 65 anos, em 2005, revelam dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, da Unifesp. Pedro Grabriel explica que o consumo do crack — resultado de uma mistura de cristal de cocaína ou pasta base ou cocaína em pó (cloridrato de cocaína e adulterantes), água e bicarbonato de sódio — tem pelo menos dois fatores de risco: a dependência e a vulnerabilidade dela decorrente, que fazem dessa droga grave problema de saúde pública e enorme desafio para o governo brasileiro.
Crack tem cura, continue lendo em:
Continue lendo »

Marcadores:

LINK ITAPETINGA AGORA
Copie e cole no seu

Tiririca: Um político sincero

Em meio aos escandalos políticos que o nosso querido Brasil tem enfrentado, eis que surge um político sincero. O humorista Tiririca está concorrendo a uma vaga na Câmara Federal de São Paulo e em seu espaço no Programa Eleitoral Gratuíto o candidato diz que não entende nada de política, não sabe por que está alí, mas garante que se a população paulista votar ele depois conta. Em meio risos e atrapalhadas Tiririca esbanja simpatia e é um forte concorrente nas eleições 2010.
Esse é o reflexo da nossa democracia. Parabéns brasileiros!
Slogan: "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!"
Mídia Recôncavo

Marcadores: ,