Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cachoeira perde Roque Pinto, maior fabricante de Licor da Região

Morreu nesta terça-feira, 15, o comerciante Roque Ferreira Pinto, o famoso fabricante de licor da cidade de Cachoeira. Roque Pinto como era mais conhecido, por quase sete décadas esteve à frente do alambique herdado de seu pai, onde manteve a tradição da fabricação artesanal de licores caseiros apreciados no mundo inteiro. Era dono de um dos símbolos do São João de Cachoeira, o licor. Roque Pinto era membro da Loja Maçônica Caridade e Segredo, da Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, irmão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, na qual ocupava o cargo de tesoureiro da Mesa Diretora. Deixa viúva, filhos, noras e netos. Seu corpo estrá sendo velado na Capela São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia. Informações de Alzira Costa

Marcadores:

População invade delegacia e lincha, mata e ateia fogo em preso em Tapiramutá

Cerca de 300 pessoas invadiram a delegacia da cidade de Tapiramutá, a 360 km de Salvador, na noite desta segunda-feira (14) e lincharam um preso identificado como Lucas Pio de Jesus, 23 anos, preso na madrugada de domingo suspeito de latrocínio, cometido pouco antes. Segundo a delegacia da cidade, além de Lucas havia outros dois presos na delegacia, mas no momento em que a população invadiu o local, por volta das 18h, nenhum policial estava presente. A cela onde o suspeito estava foi arrombada com marretas e picaretas e ele foi levado para fora da delegacia, onde foi agredido até a morte com golpes porrete e queimado. O corpo do preso foi abandonado em frente à delegacia. O preso era suspeito de matar um idoso, Flávio Mendes Queiroz, de 82 anos, depois de roubá-lo. Segundo o Notícia Livre, o idoso era deficiente visual e Lucas agiu com ajuda de um comparsa para roubar um rádio. O crime causou revolta na populaçao. Os outros presos que estavam na delegacia fugiram. Segundo o escrivão da unidade, ninguém foi detido pelo crime até o momento. Continue lendo para ver mais foto proibidas para menores de 18 anos ou que tem problemas cardíacos.
Continue lendo »

Vereador Hélio Silva: "Alguns agentes de trânsito parecem agir por motivos pessoais ou políticos na aplicação de multas"

Tendo em vista as grandes reclamações a cerca do trânsito de Santo Antônio de Jesus, os vereadores discutiram na Câmara nesta segunda-feira (14) as problemáticas do trânsito da cidade. A discussão foi iniciada pelo vereador Marcos Muniz "Chispita" ( PSB) e seguida pelos demais.

Vereador Hélio Silva (PP) afirmou que os problemas não são grandes, mas precisam ser melhorados, apesar de reconhecer os esforços da superintendência de trânsito. Ele criticou a postura de alguns fiscais de trânsito que não tem a ação educativa, orientando os condutores sobre a maneira correta, mas vão aplicando logo as multas. “Alguns agentes parecem agir de má fé, pois são orientados a primeiro educar para depois multar, mas aplicam a multa sem dar orientações. Abordam de maneira ríspida, por motivos pessoais ou políticos, talvez”, afirmou o vereador. Hélio Silva pediu que a Superintendência faça reuniões com fiscais, orientando-os sobre a melhor conduta, possibilitando a correta interpretação das leis de trânsito, pois o comportamento de alguns deles demonstram ser ordens do administrador, quando não é.

“Todos os vereadores concordaram que o trânsito está desorganizado, a minha voz não foi a primeira, eu apenas corroborei com os demais”, explicou o vereador Uberdan (PT). Redação Voz da Bahia - Eliane Azevedo

Marcadores:

Maiores de 65 anos poderão ficar isentos de pagar pedágio na Bahia

Maiores de 65 anos podem ser isentos da tarifa de pedágio nas rodovias da Bahia monitoradas por concessionárias, caso seja aprovado o projeto de lei no 19.808/2012, de autoria do deputado Eures Ribeiro (PV), apresentado na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, esse será mais um benefício conferido ao idoso, que, assegurado pela Constituição Federal no seu Artigo 230, passou a ter maiores comodidades em recompensa aos anos a fio de dedicação, trabalho e serviços prestados. De acordo com o projeto, a gratuidade apenas será permitida ao idoso se ele estiver conduzindo o veículo de sua propriedade, comprovada com a documentação do carro e de-vidamente habilitado, conforme condições expressas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os artigos segundo, terceiro e quarto contidos no documento, reforçam essas condições, sendo retirado o benefício, no momento que qualquer um dos critérios sejam desrespeitados. (Política Livre)

Governo baiano contrata empresa paulista para tentar chuva artificial


As secretarias estaduais de Agricultura e Meio Ambiente contrataram a empresa paulista ModClima para tentar produzir chuvas artificiais em regiões afetadas pela grave seca que atinge todo o estado. Inicialmente, as áreas de Vitória da Conquista e Lençóis estão no raio de ação da empresa. Um avião transportará água e irá despejá-la sobre nuvens para torná-las mais pesadas e estimular a precipitação de chuvas. As chances de sucesso chegam a 40%, segundo matéria do jornal A Tarde. A primeira ação será iniciada na semana que vem. O governo baiano pagará R$ 200 mil por 12 horas de voo e intenção é aumentar o volume do Rio Paraguaçu e da Barragem de Água Fria.