Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ao lado de cruzalmenses Mário Negromonte Jr. defende o “Pãozinho baiano"

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) propõe que sejam adicionados 10% de fécula de mandioca na farinha de trigo que compõe o pão na Bahia. Em seu pronunciamento na Tribuna Livre da Assembléia Legislativa, que durou cerca de 25 minutos, o deputado defendeu seu Projeto ao lado do presidente da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas Max Passos (PP), do representante da EMBRAPA, o pesquisador Joselito Mota, maior autoridade brasileira no assunto e de um padeiro, funcionário da panificadora Parati do Município de Cruz das Almas que já aderiu ao projeto, produzindo por encomenda.

O estado é o segundo maior produtor da raiz no Brasil, setor que gera 220 mil empregos diretos. A aprovação do texto, segundo o parlamentar, representaria um aumento de 2,5 milhões de toneladas na produção do produto. “O pãozinho baiano, como eu e o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, chamamos, será muito mais saudável tanto para o consumidor quanto para a economia, tendo em vista que a fécula da mandioca não contém glúten e atua como diluidor do glúten presente no trigo, além de o fato de não alterar o sabor do pão. Do ponto de vista econômico, o uso da fécula no pão vai representar a economia de R$ 100 a R$ 200 milhões por ano”, argumentou.

Marcadores: , ,

Governo do Estado decide intervir na administração da ViaBahia na BR 324

O Governo do Estado finalmente decidiu por um ponto final no descaso da Viabahia, empresa que administra parte BR-324, entre outras rodovias. Apesar da cobrança de pedágio ter sido iniciada no final de dezembro do ano passado, a concessionária não realizou os investimentos previstos em contrato e foi alvo de críticas do Grupo Metrópole. No período do feriado prolongado de São João, por exemplo, a falta de medidas eficazes para minimizar os transtornos causados pelo grande fluxo de veículos foi determinante para a formação de longas filas entre Salvador e Feira de Santana, fazendo com que motoristas gastassem horas para atravessar um trecho de aproximadamente 100 quilômetros.
Continue lendo »

Marcadores:

Crise interna no PT pode ter chegado ao fim em Cruz das Almas

Durante o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na manhã desta sexta-feira (7), em frente ao paço municipal, o prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho (PT) deu uma demonstração clara de que a crise interna vivida pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos meses pode ter chegado ao fim. Depois de fazer a saudação aos responsáveis pelo gerenciamento do projeto, Orlandinho saudou o vice-prefeito Valtércio e os vereadores presentes em nome do presidente do diretório municipal do PT, Zé Dias. “Esta saudação é sinal que nós estamos fumando o cachimbo da tranquilidade. Com calma e paciência tenho a certeza que nós teremos maturidade suficiente para reunir o grupo, os partidos políticos e as lideranças, para apresentarmos o que temos de melhor”, declarou o prefeito. Segundo Orlandinho, o projeto democrático e popular instalado no município está consolidado pela população cruzalmense. Informações do Forte na Notícia

Marcadores: ,

TSE tira 30º partido da disputa do ano que vem

Políticos enfretam dificuldades para criação de novos partidos. Com 373.159 assinaturas reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Partido Ecológico Nacional (PEN) teve seu registro indeferido ontem à noite. Seria o 30º partido político com direito a disputar a eleição de 2012. O PEN precisa, agora, apresentar mais 118.484 para existir legalmente. (Poder Online/ig)

Marcadores:

Coca-Cola troca logo por nome de pessoas

A Coca-Cola abriu mão da logomarca em ação feita na Austrália. Foram estampados os 150 nomes mais populares do país nas garrafas para compor a campanha "Compartilhar uma Coca-Cola". Cada nome ganhou até uma canção própria, que pode ser ouvida na Fan Page australiana. "Os nomes foram escolhidos para representar um corte transversal da população australiana. Foram utilizados dados disponíveis publicamente para rever os nomes mais populares na Austrália para garantir a diversidade de nossa nação multi-cultural foi representá-la de forma adequada ", disse um porta-voz da Coca. Para nomes mais incomuns, os clientes podem criar latas personalizadas nos Centros de Westfield Shopping. Com informações do Desing Taxi





Marcadores:

Palestras da Flica acontecerá na Praça da Aclamação, em Cachoeira

Evento seria realizado no auditório da Universidade Federal do Recôncavo. Mudança é por conta da ocupação de estudantes no pátio da universidade.

Festa Literária será realizada de 11 a 16 de outubro
(Foto: Vinícius Xavier/ Divulgação Flica)
A Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA, informa que o evento será realizado no Conjunto do Carmo, na Praça da Aclamação, em Cachoeira. Antes o evento aconteceria no Auditório da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB. O motivo da mudança seria por conta de uma ocupação, realizada por um coletivo de estudantes da universidade, que se instalou no local. A produção do evento garante que uma estrutura será montada para abrigar palestrantes e público, e que o espaço anexo, com a transmissão do telão fica garantida também na Praça da Aclamação. Durante a Flica 2011, os participantes do evento também poderão conferir a Feira de Artesanato de Cachoeira. A organização estima que cerca de dez mil pessoas visitem a cidade no período da Festa.
Continue lendo »

Marcadores:

Simpósio internacional sobre a cultura da banana começa nesta segunda

Tem início nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, o Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, que vai acontecer no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), até sexta-feira, 14. Realizado pela primeira vez no país, o evento vai reunir produtores de banana, estudantes de graduação e pós-graduação, agrônomos e extensionistas do Brasil e do exterior. Com o tema geral “Produção global sustentável e usos alternativos”, o ProMusa é realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, ISHS (Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura), Bioversity International e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e co-realizado pela Musalac (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe).
Continue lendo »

Marcadores: ,

Cachoeira: Polícia prende traficante mais procurado da região; Populares gritam palavras de ordem a favor do marginal

Foram vários meses de tentativa da Polícia para prender Edmilson Bispo dos Santos vulgo Junior, traficante mais procurado do Recôncavo e foragido da Delegacia de Cachoeira em 2010. A Polícia montou uma Operação desde terça-feira com ações nos bairros periféricos da cidade no intuito de prender o elemento. Porém na tarde dessa sexta-feira, a equipe da 27ª CIPM Companhia Independete de Polícia Militar conseguiu localizar o marginal após denúncia anônima.

Junior, dominava o tráfico nos bairros Linha Velha, assim como o Viradouro, Rua da Feira, Três Riachos, Três Bocas e Ponta da Calçada, região onde ele cresceu e conhecida como ‘cracolândia’. O elemento não se rendeu aos policiais e houve troca de tiros, sendo alvejado por cinco disparos. Mesmo assim, conseguiu foragir. Entretanto, devido a gravidade dos ferimentos, Junior foi parar o no Hospital de São Felix, porém com a presença de familiares e três advogados. A guarnição se deslocou até o Centro Médico e deu voz de prisão a Edmilson Bispo, que tem duas prisões preventivas decretadas .

O traficante foi transferido com escolta policial para o Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana onde encontra-se internado em estado grave. Dezenas de pessoas foram até o Hospital de São Felix onde gritavam palavras de ordem “Junior nosso herói. ” A atitude revoltou os membros das diversas guarnições de Polícia que integraram a ação durante 05 dias. Diante do fato lamentável, os policiais tiveram que usar da força necessária para dispesar os manifestantes que tentavam invadir a unidade hospitalar.

Antes da prisão de Junior, os policiais Militares e Civis já tinha efetuado as prisões de componentes de sua quadrilha, que encontra-se presos a disposição da Justiça na 3ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Santo Amaro da Purificação. Edmilson Bispo dos Santos era o bandido mais temido e procurado da Região, sendo incluso a pedido do Delegado da cidade no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A ação policial foi coordenada pelo Major David lanzzillotte comadante 27ª Companhia de Polícia Militar e com participação ativa do Dr. Laurindo Netto, delegado de Cachoeira. Fábio Santos/ Anderson Bella

Marcadores: , ,

PF cumpre mandados de prisão de quadrilha que distribuía droga para Bahia

Dez mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta sexta-feira, 07, por agentes da Polícia Federal em quatro municípios brasileiros. A intenção é desarticular um grupo de tráfico interestadual de pasta-base de cocaína que distribui a droga para Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, Aragarças, Bom Jardim e Piranhas (Goiás), a partir de Barra do Garças (Mato Grosso). A operação Bomja, cujas investigações foram iniciadas há cerca de um ano, reúne cerca de 60 policiais federais. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Criminal da Comarca de Aragarças, de Goiás. Desde o início das investigações, quatro pessoas foram presas em flagrante. Além disso, foi apreendida ainda uma substância entorpecente, cuja quantidade não foi informada até o momento pela Polícia Federal, e dinheiro – o valor também não foi informado - em espécie, com a suposta quadrilha.
Os investigados vão responder por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Continue lendo »

Marcadores:

'Capitães da Areia', de Jorge Amado, estreia hoje nos cinemas

Adaptação da obra do escritor baiano Jorge Amado, o filme "Capitães da Areia" tem estreia marcada para sexta-feira (7), em todo o Brasil. Publicado em 1937, o livro "Capitães da Areia" já foi lido por mais de cinco milhões de pessoas no Brasil. Na adaptação para o cinema, Cecília Amado, neta do escritor, dirige o longa que conta a história de um grupo de meninos de rua, moradores de um trapiche abandonado, que roubam para sobreviver. Liderados pelo jovem Pedro Bala, o grupo formado por Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora relatam aspectos sociais do Brasil e da Salvador dos anos 30, mas sem perder a factualidade com os dias de hoje.

Ficha técnica
Direção: Cecília Amado
Gênero: Drama
Elenco: Jean Luis Souza de Amorim, Ana Graciela Conceição da Silva, Romário Santos de Assis, Israel Vinícius Gouvêa de Souza, Elielson Santos da Conceição, Paulo Raimundo Abade Silva.

Marcadores: ,