Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Associação Ecológica Buriti denuncia construção irregular em Saubara

Um dos conselheiros da Associação Ecológica Buriti denuncia a existência de uma construção irregular ao lado da Igreja de Bom Jesus dos Pobres em Saubara, Recôncavo baiano e neste momento, uma segunda casa é erguida, vizinha à primeira.

Brevemente virão outras e como ficará a segurança e a qualidade de vida da sociedade local e do patrimônio Público Ambiental naquela localidade ?  As autoridades Municipais, estaduais e Federais não se manifestam porque ?

Quem desejar maiores informações devem solicitar através do blog da associação que disponibilizará a denúncia na íntegra com fotos.

Associação Ecológica Buriti

Marcadores: , ,

Comunidades do Recôncavo sofrem com poluição ambiental

Pesquisa identifica elevados índices de chumbo no pescado, no sangue e no cabelo de crianças 

Embora a maioria dos estudos realizados para avaliar o impacto ambiental dos poluentes na Baía de Todos-os-Santos (BTS) tenham como foco a monitorização ambiental, novos estudos incluem a avaliação do risco aos seres humanos. É o caso da pesquisa conduzida pela professora da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Neuza Miranda, que tem como tema A Saúde Ambiental em Ilha de Maré, Salvador-BA: Cenário e Propostas de Remediação. O estudo, realizado em dez povoados de Ilha de Maré, pertencente ao município de Salvador, e situada na região nordeste da BTS, teve como objetivo relacionar a exposição à contaminação ambiental com a dieta de famílias de pescadores e marisqueiras da região.

...Justiça – De acordo com a promotora de Justiça Cristina Seixas, coordenadora do Núcleo Baía de Todos-os-Santos (NBTS), do Ministério Público, a instituição busca um diagnóstico ambiental da área, que sofre de um processo histórico de ocupação por indústrias, destruição da mata atlântica, entre outros problemas ambientais.

Esse diagnóstico, conforme Seixas, servirá de base para ações conjuntas das promotorias de Justiça que integram as comarcas banhadas pela Baía de Todos-os-Santos: Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Salvador, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara e Simões Filho.
Leonardo Rattes e Mariana Alcântara
Continue lendo »

Marcadores:

Campus Santa Inês promove I Dia de Campo Agroecológico em Ubaíra

No próximo domingo (30/01), acontecerá o I Dia de Campo Agroecológico, realizado pelo campus Santa Inês, na comunidade os Oitis, em Ubaíra, Recôncavo baiano. A programação conta com palestras sobre produção de mudas, preparo do solo, adubação, controle de pragas e doenças, além de mini-cursos e momentos culturais, valorizando a arte local.

O evento faz parte das atividades do “Projeto Mãe Terra: cultivando e valorizando saberes”, de iniciativa do campus Santa Inês e a Rede Desenvolvimento Social (REDES), uma organização não governamental. O projeto recebeu financiamento do Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada a Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no valor de R$ 300.000,00.

Entre as ações previstas, está a prestação de Assistência Técnica, Social e Ambiental (ATES). O campus Santa Inês disponibilizará uma equipe de profissionais formada por Engenheiros Agrônomos, Zootecnistas, Veterinários e Engenheiras de Alimentos para que possam, juntos com a equipe técnica da REDES, proporcionar assistência técnica permanente para 12 comunidades dos municípios de Ubaíra e Brejões. Estima-se que cerca de 1005 famílias sejam beneficiadas direta e indiretamente pelas ações do projeto.

As atividades do campus Santa Inês no “Mãe Terra” foram iniciadas em julho do ano passado, com a visita da equipe técnica a sede do projeto, na Aldeia Serra Viva, nos Oitis, em Ubaíra. “Serão identificados, sistematizados e potencializados os conhecimentos dinâmicos dos agricultores e agricultoras, a partir de técnicas agroecológicas, com o intuito de melhorar a produção, produtividade, diversificação, preservação ambiental e as condições sócio-econômicas das comunidades”, afirmou o coordenador técnico do projeto, André Leonardo Vasconcelos Souza.

Convite para o dia de campo
 
IfBaiano 

Marcadores:

Grupo Maktub assume direção do Clube Cachoeira

O empresário Ivonildo Paulo, que acredita e aposta no potencial socioeconômico de Cachoeira, acaba de ampliar seus investimentos no setor de alimentação e entretenimento. O Grupo Maktub do qual é sócio proprietário, assumiu o Clube Cachoeira, dinamizando diariamente, o serviço de restaurante daquele equipamento de lazer. Além disso, o empresário também inaugurou, em Cachoeira, uma hospedaria, ampliando, assim, a oferta de leitos da cidade Monumento Nacional.

Alzira Costa

Marcadores: ,

Prefeitura de Sapeaçu realiza semana de mobilização de combate a Hanseníase

No dia 24 a 31 de janeiro de 2011, deu-se inicio no Município de Sapeaçu, a semana de Combate á Hanseníase, sendo assim as Unidades de Saúde da Família (USF), deste município, estará realizando em suas comunidades, atividades voltadas á prevenção, controle e tratamento desta patologia.

Informamos desde já que a hanseníase é 100% curável, e que está doença é causada por um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos, como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária, mas sim transmitida por via respiratória, dependendo do período de tempo de contato do paciente com outras pessoas.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença representa, não é necessário o isolamento do doente.

A primeira dose da medicação já elimina a chance de transmissão.

Ascom: Sapeaçu

Marcadores: ,

Coleta de Lixo será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus

Acontece a partir das 19hs na Câmara de Vereadores a primeira audiência pública tendo como tema Coleta Coletiva de Lixo de Santo Antônio de Jesus. Na oportunidade serão discutidas questões referentes a coleta de dejetos e administração do aterro sanitário da cidade.

Após a realização da licitação para a varrição e organização dos resíduos do município a nova empresa responsável pelo serviço, a LNR ( cujos proprietários são de Santo Antônio de Jesus ) começa a atuar no próximo dia primeiro de abril. A atuação dessa empresa também deverá figurar como foco das palestras que aconterão durante evento para o qual foi convidada toda a população.

Blog do Valente

Marcadores:

Bandido é recapturado em São Francisco do Conde

alt
 
Herlandeson Mendes Paiva, 28 anos, foi recapturado pela polícia de São Francisco do Conde, no bairro Nova São Francisco, neste fim de semana Ele estava em um Fiat Uno de placa policial JPE 8664 e com ele foi encontrado, um Gol de placa ignorada que estaria no poder do comparsa e um talão de cheque.

Herlandeson fugiu da penitenciaria Lemos de Brito no ano passado. Ele foi beneficiado pelo indulto da Semana Santa e não voltou. Ele ficou residindo no Bairro da Nova São Francisco.

A equipe da polícia chegou ao bandido após vários meses de investigação. Os policiais informaram que Herlandeson é considerado um bandido de alta periculosidade.
RMS Notícias

Marcadores:

Nem do Caípe é o novo presidente da Câmara de São Francisco do Conde

Após ter a sua eleição para a presidência da Câmara Municipal de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), contestada na Justiça pelo atual presidente da Casa, Robson Portugal (PDT), o vereador Carlos Alberto Cruz, mais conhecido como Nem do Caípe (DEM), será reconduzido ao cargo, após decisão proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta segunda-feira (24).

O juiz substituto da Comarca da cidade, Edson Almir Lélis, em cumprimento à decisão de agravo de instrumento proferida pelo TJ-BA, determinou a posse imediata de Nem do Caípe, que faz oposição à prefeita Rilza Valentim (PT). A nova Mesa Diretora da Casa também sofre modificações: a vice-presidente será a vereadora Maria Sônia Batista e o 1° secretário, Amarildo Guedes. Já o cargo de 2° secretário ficará para ser decidido por votação, conforme a decisão judicial.

A contestação do resultado da eleição, no qual o vereador do DEM havia sido eleito presidente da Câmara, fora justificada pelo governista Portugal por considerar que a vitória do oposicionista desrespeitaria o critério da proporcionalidade das bancadas.

(João Gabriel Galdea / BN)

Marcadores:

Charutos do recôncavo em breve devem conquistar o mercado da China

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, está seguindo para a República Popular da China em viagem de trabalho, em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa). O objetivo da missão é apresentar ao governo daquele país a documentação comprobatória de que a Bahia é estado livre do Mofo Azul, enfermidade que afeta a cultura do fumo.


Na próxima quarta-feira (26), o secretário reúne-se com representantes do governo chinês para negociar a exportação do charuto fabricado no recôncavo baiano.


Eduardo Salles lembra que a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) e o Ministério da Agricultura têm o objetivo de resolver questões de preponderante importância econômica e social para o Recôncavo da Bahia, gerando empregos e renda para a região.


A China é o maior importador de charutos do mundo. A Seagri e o Mapa querem abrir este mercado para os produtos fabricados no Recôncavo baiano, cuja região enfrenta o desemprego, decorrente do fechamento de fábricas do produto, por causa das dificuldades de mercado.


O secretário Eduardo Salles também vai renovar com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) o contrato para a manutenção do Escritório da Agropecuária da Bahia em Pequim, onde já funciona o escritório da Copa 2014 em Salvador, e finalizar os preparativos para a exportação do primeiro lote de produtos da agricultura familiar baiana para a China.

Agecom / Foto: Domfrancisco Charutos / Recôncavo News

Marcadores: