Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Horário de Verão começa no domingo e a Bahia está fora

A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A Agência Brasil chegou a publicar nesta segunda-feira (15) que a Bahia estaria no horário de verão, mas após contato do governo da Bahia com a Agência, o erro foi corrigido. O estado está fora da mudança no relógio, como todos os outros estados do Nordeste.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte. (Metro1)

E a política em Governador Mangabeira?

Muitos ainda não tomaram conta do resultado das eleições 2012 no município de Governador Mangabeira, localizado no Recôncavo Baiano, distante 136 km de Salvador. Durante todo o processo eleitoral, ambos os grupos foram às ruas mostrar suas propostas para o quadriênio 2013/2016. O grupo de Marcelo Pedreira (PP) sempre de amarelo, já o grupo de Domingas da Paixão (PT) usava o vermelho. Especulações adversas e o clã do "já ganhou", também foi uma das marcas da campanha. Muitos atribuíram a derrota de Marcelo Pedreira ao grupo de quatro vereadores de mandato, Antonio Lopes (156), Miguel (151), Genis Sousa (133) e Paulinho da Ambulância (48), que juntos não tiveram 500 votos, diferente dos 1.533 da eleição passada.

De heróis a vilão?


Esses mesmos vereadores foram os que lutaram durante três anos e dez meses denunciando supostas irregularidades no executivo municipal. Talvez esse tenha sido o preço pago por eles.

Já alguns também dizem que “o povo se vendeu” e ponto final. Enfim, com 16.348 eleitores, foram 1.064 brancos e nulos, 2.980 abstenções, divididos em 50 seções. Domingas foi eleita com 6.303 e Marcelo Pedreira ficou com 6.001 votos. Diferença de 302 votos ou 2,46%.

O que fica na lembrança de toda uma comunidade é que política é um jogo. Para muitos nem sempre vence o melhor, mas sim aquele que usa melhor das suas “armas”.  O fato é que Domingas foi eleita, prefeita de Governador Mangabeira por mais quatro anos.

Marcadores: ,

"O futebol de MURITIBA não merece esse tratamento", diz EDNALDO RODRIGUES


Em entrevista exclusiva nesta manhã de segunda-feira (15), o presidente da FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL (FBF), EDNALDO RODRIGUES, falou ao nosso jornalismo radiofônico, quando iniciou falando da volta do Campeonato do Nordeste, que será já editado em 2013, quando terá apoio e organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
"Posso afirmar que será uma competição que além de contar com a ordenação da CBF, Natanael, ela será acima de tudo muito motivada, onde os estaduais é que darão acesso ao Nordestão, diferente da fórmula de disputa passada", disse Ednaldo. Segundo informou, a dupla BA VI só irá participar do certame estadual, a partir da segunda fase da citada competição.


CAMPEONATO INTERMUNICIPAL - MURITIBA

Tratando do Campeonato Intermunicipal, que a cada ano tem sempre êxito e projeção ao futebol interiorano, o Presidente da FBF, em forma enfática, lamentou o tratamento da LIGA DESPORTIVA DE MURITIBA, quando ao apagar das luzes da última quinta-feira (11), mandou um documento, informando de que não disputaria os dois jogos desta fase atual, contra a seleção de Coaraçi, alegando, segundo declarou, de que, por conta de o atual Prefeito BABÃO, ter perdido a eleição no último dia 7, quando concorreu à reeleição, este, teria, "cortado" todo apoio financeiro, inviabilizando assim a participação do selecionado local, na competição.

Como consequência de tal atitude da Liga Muritibana, as penalidades previstas, dizem que, o selecionado poderá ficar afastado por determinado período de competições estaduais, organizados pela FBF.
"MURITIBA, não merece esse tipo de comportamento, por conta da receptividade excelente do seu povo, em especial, os desportistas. Foi um ato impensado do gestor da Liga, que nos mandou um documento frio, sem contundência qualquer à sua justificativa.", sentenciou Rodrigues. Informações do Brasil Atualidades - Natanael Luis

Marcadores: ,

Bahia x Palmeiras: Ingressos à venda

Depois da derrota para o Coritiba, o Bahia precisa retomar a boa campanha que vinha fazendo no 2º turno, para se afastar de vez da zona de rebaixamento e se aproximar da parte de cima da tabela de classificação da Série A. 
Na próxima quarta-feira, às 19h30, o Esquadrão de Aço terá uma verdadeira "decisão" contra o Palmeiras, que luta contra o rebaixamento e não vive um bom momento. Logo após a partida contra o Coritiba, o técnico Jorginho fez questão de convocar a torcida tricolor para a partida contra o Verdão, dada a importância deste confronto. Para esta partida, o treinador tricolor terá os retornos de Danny Morais, Titi e Gabriel. Hélder e Elias são dúvidas. A venda de ingressos para esta partida já começou. 

Garanta já o seu e ajude o Bahia neste importante compromisso. 

Precisamos de Pitauçu lotado, com a torcida tricolor empurrando nossa equipe e vaiando o adversário!!
Continue lendo »

Motociclista morre em acidente na BR-101 em Sapeaçu

O motociclista Flaviano de Jesus Souza, 45, morreu na noite deste domingo (14), em um acidente na BR-101, nas proximidades do Posto Tucunaré, em Sapeaçu. Segundo informações da Delegacia de Polícia do município, o condutor foi arremessado para fora da pista depois de bater com a moto em um dos pneus da carreta, morrendo no local do acidente. O motorista da carreta de placa KGE-2106 (PE), de pré-nome Valdeci, disse em seu depoimento, que só tomou conhecimento do acidente depois que seguiu viagem até Santo Antonio de Jesus, onde foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O corpo da vítima foi removido para o DPT de SAJ. *FORTE NA NOTÍCIA

Marcadores:

Plebiscitos realizados com as eleições criam novo município e alteram nome de cidade

Três plebiscitos foram realizados simultaneamente ao primeiro turno das eleições 2012, ocorrido no dia 7 de outubro: dois em Rondônia e um no Estado do Rio Grande do Norte. No caso de Rondônia, em uma das consultas, os eleitores foram favoráveis à criação do município de Tarilândia a partir do desmembramento das cidades de Jaru e Governador Jorge Teixeira. No Rio Grande do Norte, a população de Presidente Kubitschek decidiu rebatizar a cidade com o nome de Serra Caiada.


A criação do município de Tarilândia foi determinada pelos votos da população de Jaru, onde 26.872 eleitores (94,72% dos votos) disseram sim ao desmembramento. Somente 1.497 eleitores (5,28% votos) foram contra. Já em Governador Jorge Teixeira, que tem população bem menor, o resultado foi contra a criação da nova cidade: de um total de 6.589 votos, 57,90% foram contra o desmembramento, e 42,10%, a favor.


No Rio Grande do Norte, a mudança do nome da cidade de Presidente Kubitschek para Serra Caiada foi acolhida por 98,63% da população que compareceu às urnas, totalizando 6.054 eleitores. Somente 84 eleitores foram contra, ou seja, 1,37% dos votos.
Continue lendo »

Verdades da Profissão de Professor

Os professores assim como os pais além de educadores, são principalmente orientadores, eles não podem escolher pelo seu destino, mas podem orientar o melhor caminho... Assim sendo, não merecem um reconhecimento melhor?!

Reflitam!!

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores.

Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados... Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire