Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 6 de março de 2010

Cruz das Almas: Políticas Especiais apresenta conclusão da 1ª etapa do Projeto de Levantamento de Áreas Quilombolas

A Secretaria Municipal de Políticas Especiais promove no dia 11 de março, às 18 h, na Associação da Comunidade da Linha, a apresentação da primeira etapa do Projeto Levantamento Quilombolas.
 
Resultado de um trabalho de seis meses, o levantamento na Linha começou em setembro do ano passado e envolveu técnicos e estagiários da Secretaria sob a coordenação do professor Carlos Eduardo Santana, que trabalha com a pesquisa e o levantamento de comunidades de origem Quilombola na Secretaria Municipal de Educação de Salvador. 

A comunidade da Linha teve sua origem a partir de uma pedreira no início do século XX com a vinda de escravos libertos para trabalhar no local. Os operários se fixaram em uma área cortada por duas linhas férreas. Registros históricos indicam a participação dos moradores da comunidade na construção da Escola de Agronomia, em meados de 1940.

A intenção do projeto é detectar aspectos que caracterizam as comunidades na perspectiva da presença dos elementos da raça negra, assim como as formações históricas de cada localidade. A comunidade da Linha foi escolhida para iniciar o levantamento por ser um local carente e com forte predominância da cultura negra em suas manifestações.

Para a execução do projeto na Linha, foram feitas entrevistas com moradores e lideranças locais. No levantamento, foi registrada a presença de pessoas pertencentes a uma mesma família, um dos fatores principais que deram origem a comunidade. Outros dados referentes a áreas essenciais como educação e saúde também foram levantados.

A pesquisa serve para os moradores da localidade valorizarem os costumes e tradições do local. Outro fator importante é a apresentação e o conhecimento da realidade para os habitantes do município.

Fonte: Site Oficial de Cruz das Almas

Marcadores:

Cabaceiras está entre os 15 municípios que concorrem ao título de Cidade Baiana da Cultura 2010


Quinze municípios baianos apostam em diferentes características para conquistar o título de Cidade Baiana da Cultura 2010, concurso promovido pela Produtora Gtrês, do Grupo 3. As cidades candidatas serão julgadas no dia 22 de março por uma comissão composta por representantes do Governo do Estado – que apóia o projeto através do Faz Cultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia. O resultado será divulgado no site www.cidadebaianadacultura.com.br . O Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços, conta com o apoio da Gtrês na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural em 2010, além de outros benefícios. A primeira edição do projeto foi lançada em meados de janeiro deste ano. As prefeituras tiveram até a última sexta-feira, 26, para envio de toda a documentação necessária para a inscrição. Concorrem ao título as cidades de Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié.

Marcadores: