Esse assunto já foi tratado por aqui exaustivamente com textos escritos pelo rubro-negro Victor Hugo e pelo tricolor Mauricio Guimarães. Mas como tema torcida, sua paixão e crescimento foi requentada nesta quinta-feira e para que não digam que o BLOG caminha apenas por temas conveniente, como afirmam aqueles de pés inchados, fica novamente o registro da quase igualdade entre as torcida do Bahia e Vitória.
A boa administração do Vitória fora das quatro linhas vem trazendo resultados positivos não apenas dentro de campo, mas também nas arquibancadas. Isso porque, segundo uma pesquisa recente, houve uma considerável evolução da torcida rubro-negra na média de público nos jogos em que o time é mandante.
Entre 1995 e 2005, o clube levava para o Barradão cerca de 220 mil pessoas por ano e, de 2006 a 2011, esse número passou para 500 mil telespectadores por temporada: um aumento de 127% no público do estádio Manoel Barradas. O levantamento foi realizado pela Pluri Consultoria.
“Os números comprovam o crescimento do Vitória. O clube vem se reestruturando e nossos torcedores acompanharam todo esse processo. Não é à toa que cada vez mais o Barradão recebe um bom público em nossas partidas”, afirma o presidente Alexi Portela.
Outro fator que confirma o aumento é que, de acordo com a pesquisa, o número de torcedores do Vitória já está quase igual ao do seu maior rival, o Bahia. O clube rubro-negro aparece com cinco torcedores para cada seis tricolores no Brasil.
Em 2002, a mesma pesquisa apontava que a proporção era de oito torcedores do Bahia para os mesmo cinco do Vitória - uma diminuição de 40% entre os dois clubes nos últimos dez anos.
Em 1998, os dados mostravam que a torcida do Bahia era 63% maior do que a do Vitória. Quatro anos depois, a diferença caiu para 60% e, em 2010, a diferença girava em torno dos 33%. Com a nova pesquisa divulgada na atual temporada, os números caíram novamente, chegando a 20% de diferença entre as duas torcidas. Informações do Futebol Baiano