Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Maragojipe: Morre Pai Edinho, um dos mais influentes babalorixá da Bahia

Morreu na tarde desta quarta-feira (12) em salvador, uma dos mais influentes babalorixá da Bahia, conhecido como Pai Edinho, Edson Santos estava internado há mais de um ano em uma clinica em Salvador, devido a complicações renais. Pai Edinho tornou-se Babalorixá e em 1973 quando resolveu fundar o Terreiro Ilê Axé Alabaxé, de "nação" Kêto, situado no município de Maragojipe. Daí por diante, ficou conhecido em varias partes do mundo, devido ao trabalho realizado na religião africana. Edinho era discípulo Babalorixá Lício de Souza Moraes, falecido desde 1970. Pai Edinho, ficou conhecido pelas suas lutas em prol de causas sociais em todo estado. Atualmente o terreiro que foi fundado em 1973, possui mais de 200 membros e é tombado pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia) como patrimônio cultural da Bahia.

O Terreiro Ilê Alabaxé é uma referência religiosa pois conta com mais de 200 filhos, em Maragojipe, Salvador, Sapeaçu, Cruz das Almas, Feira de Santana, Alagoinhas, Candeias, Madre de Deus, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém do Pará, Minas, Rio Grande do Sul e Estados Unidos. Reportagem: Fábio Santos

Marcadores:

Cachoeira: No centro da cidade, casarão ameaça desabar

Um prédio pode desabar a qualquer momento no centro de Cachoeira ( 110km de Salvador). O imóvel é tombando pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), portando nada pode ser feito sem a prévia autorização do órgão. Segundo a família Calumbi, responsável pelo prédio, desde 2009 tenta reformá-lo através do programa Monumenta, porém quando solicitado, foi informada que não tinha edital aberto. Segundo técnicos do IPHAN, o mesmo pode desabar completamente a qualquer momento. A prefeitura interditou a rua, onde funciona ao lado do casarão a sede da Filarmônica Minerva Cachoeirana.

Na última quarta-feira (05), parte do telhado caiu durante a madrugada, causando pânico aos moradores vizinhos. Nos últimos anos, alguns casarões históricos já desabaram ou foram consumidos pelas chamas, devido às panes elétricas que ocorreram em alguns desses monumentos da cidade histórica de Cachoeira. Reportagem e foto: Fábio Santos

Marcadores:

Licitação do Cais de São Roque do Paraguaçu é suspensa por ação popular

Foi publicada no Diário Oficial de Justiça da Bahia, edição de número 857, no dia 12 de dezembro de 2012, o resultado de uma Ação Popular, que tem como autor, o cidadão Adhemar Luiz Novaes (vice-prefeito eleito de Maragogipe) contra o município de Maragogipe, representando pelo atual prefeito Silvio José Santana Santos.


Adhemar Luiz Novais solicitou através da justiça a suspensão do Procedimento Licitatório Concorrência nº 002/12, cujo o objeto era a concessão de uso e exploração dos serviços do Cais de São Roque do Paraguaçu que pertence ao Estado da Bahia, e havia sido cedido ao município. A juíza Ana Lúcia Ferreira de Souza entendeu o pedido e suspendeu o processo licitatório e acionou o DERBA.
Confira na integra a decisão da justiça:

0001294-60.2012.805.0161 - Ação Popular
Autor(s): Adhemar Luiz Novaes
Advogado(s): Adhemar Luiz Novaes
Reu(s): O Município de Maragojipe, representado pelo Sr. Sílvio José Santana Santos, Prefeito Municipal.
Decisão: Defiro a gratuidade processual requerida, haja vista previsão constitucional de isenção do autor da ação popular de custas e de ônus de sucumbência, salvo comprovada má-fé.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Bandidos arrombam caixa eletrônico do Banco do Brasil em Trancoso

Ilustrativa
Bandidos arrombam caixa eletrônico do Banco do Brasil em Trancoso Um caixa eletrônico foi arrombado e teve o dinheiro roubado por uma dupla de assaltantes no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, no Sul da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (12), de acordo com informações da delegacia do município. A dupla usou explosivos e até efetuou disparos de arma de fogo contra o equipamento do Banco do Brasil para conseguir o acesso ao cofre e retirar todo o dinheiro que estava dentro dele. A ação aconteceu por volta das 2h e chamou a atenção de moradores próximos do mercadinho onde estava o equipamento, na principal praça da localidade. As testemunhas do crime chamaram a polícia, que chegou ao local no momento da fuga dos bandidos, mas não conseguiram capturá-los. De acordo com informações da TV Bahia, durante a fuga em uma moto, a dupla deixou cair R$ 1,2 mil do veículo. O valor total roubado não foi informado pelo Banco do Brasil à polícia. O delegado Rafael Zanini, da Delegacia de Arraial d'Ajuda, responsável por Trancoso, não foi localizado na unidade policial pela reportagem do Correio 24 horas. Até o momento, ninguém foi preso pela participação no assalto.

Marcadores: ,

UFRB divulga lista de vagas para Processo Seletivo 2013.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia divulgou nesta sexta-feira (07) o Edital nº 32/2012 referente ao Processo Seletivo - PROSEL para provimento de vagas nos cursos de graduação com ingresso no 1º semestre de 2013. São ofertadas 1.310 vagas distribuídas em 25 cursos nas áreas de Artes, Humanidade e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Saúde e Formação de Professores.

A seleção ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012. Os estudantes interessados em concorrer às vagas oferecidas pela UFRB devem verificar as informações constantes do Termo de Adesão desta instituição ao Sisu.

Lei de Cotas - Já a partir deste Processo Seletivo, a UFRB aplicará integralmente a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas). Pelo texto da nova lei, as universidades e institutos federais devem reservar 50% das vagas aos estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Destas, 50% serão reservadas para estudantes cujas famílias tenham renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio.

Os critérios das cotas também vão variar de acordo com a proporção de negros, pardos e indígenas de cada Estado, fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na UFRB, 76,67% dos 50% das cotas serão reservados para esta população. A inscrição do estudante pelo sistema de cotas implica o conhecimento dessas novas regras expressas na Portaria Normativa MEC nº 18/2012.

Passo a passo - As demais regras da seleção unificada serão as mesmas aplicadas no segundo semestre de 2012. Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição, perde o direito à vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Após as chamadas oficiais do Sisu, a UFRB promove o Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes. Para participar, o candidato deve ter manifestado interesse em continuar concorrendo às vagas da Lista de Espera do Sisu, durante o período especificado em seu cronograma. É importante ressaltar que a Lei de Cotas continuará vigente em todas as etapas do processo.


Confira as vagas ofertadas pela UFRB para 2013.1. Iinformações da Ascom UFRB

Marcadores: ,

Cinco homens são presos em assalto a ônibus na BR-101

Durante uma Operação de Combate a assalto a ônibus, o Núcleo de Operações Especiais – NOE surpreendeu uma quadrilha com cinco elementos que agia na BR 101, por volta das 22h50 de ontem (11/12/12). Após a informação de que um veículo Classic Sedan havia tentado assaltar um ônibus no trecho da BR 101, KM 92 entre os municípios de Entre Rios e Alagoinhas, foram iniciadas as buscas, localizando o veiculo nas proximidades de Inhambupe onde foi tentada a abordagem para averiguações, sem sucesso, pois o mesmo empreendeu fuga. Durante a fuga os marginais, que iniciaram um confronto atirando contra a equipe PRF, perdeu o controle do veículo, saindo da pista. Três elementos conseguiram fugir, mantendo os tiros contra os policiais, o motorista de 28 anos ficou preso às ferragens do veículo e o quinto, de 19 anos, que estava na traseira do veiculo foi socorrido para o HG de Alagoinhas, indo a óbito. Dentro do veiculo foram encontrados um revolver calibre 38 com quatro capsulas deflagradas e uma intacta, uma espingarda calibre 12, dois brucutus, dois rádios comunicadores e dois celulares. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária de Alagoinhas. (Bocão News - Foto: Nucom)

Marcadores:

São Felipe:Polícia Militar prende casal suspeito que tinha escopeta dentro de casa

Os policiais militares apreenderam na noite deste domingo (9) uma escopeta calibre 12, com seis cartuchos intactas, no interior de uma casa localizada no conjunto habitacional (URBIS) na cidade de São Felipe. Segundo informações da PM, a arma foi encontrada durante a perseguição a um suspeito que conseguiu escapar da prisão invadindo durante a fuga uma residência de uma mulher que também possui envolvimento com o tráfico de drogas no município. No local, os policiais flagraram um casal cheirando cocaína, e durante uma revista minuciosa no interior da residência, a PM encontrou a espingarda e munição. Segundo o sargento Jesus, a arma deveria ser usada durante assaltos a banco, correios e lotéricas. O casal que fazia uso de drogas, a escopeta e a munição foram apresentados na Delegacia de Polícia da cidade. Com informações de JC Radialista.

Marcadores: ,

Santo Estevão: Professora é vitima de golpe de saída bancária e perde R$ 3 mil

Uma professora de 45 anos teve sua bolsa furtada contendo R$ 3 mil após ser vítima de um golpe na saída de uma agência bancária.

De acordo com informações, a professora saía de uma agência bancária em Santo Estevão após realizar um saque em sua conta corrente e há poucos metros avistou uma senhora procurando uma folha de cheque que havia caído no chão. A professora percebeu a folha no chão e junto e pegou para entregar a dona. Uma outra mulher que estava do lado, comparsa da golpista, fingiu achar também o cheque e começava ali um golpe já comum na cidade, o chamado Golpe da Caixa de Sapato.

Feliz por encontrarem seu cheque, a mulher fez questão de premiar a professora oferecendo um presente. Do lado, a outra mulher dizia que também merecia pois ela havia visto também o cheque no chão. Mesmo após negar-se por diversas vezes a receber a oferta, a professora acabou sendo seduzida pelas golpistas. Elas foram juntas até uma loja de calçados da cidade, pois havia a promessa de ganhar um par de sapatos como recompensa.

“Ao chegar na loja ela pediu que eu e a comparsa ficassem na porta esperando ela ir conversar com o gerente. Até aí eu não desconfiava que ela e a mulher que estava ali fora comigo eram estelionatárias” revelou a professora. “A senhora disse que era para uma entrar em cada vez na loja e pediu que a moça do lado fosse a primeira. Como não pode entrar com bolsa na loja, eu após muita insistência delas eu fiquei segurando a bolsa da suposta mulher que seria premiada junto comigo. Ela retorna com o presente e diz que é minha vez de ir buscar o prêmio e que deixasse minha bolsa com ela. Deixei e fui então buscar esse par de sapatos como prêmio, mas ninguém da loja sabia do que se tratava”, conta.

Foi aí que a professora percebeu que se tratava de um golpe. Quando retornou não encontrou mais a dupla na porta da loja.

Além dos R$ 3 mil em espécie, na bolsa estavam todos os documentos da vítima, cartões de crédito e de banco com lembrete de senhas e outros pertences da vítima.

De acordo com a polícia não é a primeira vez que um golpe com as mesmas características ocorre na cidade. Há alguns anos, o mesmo crime de estelionato conseguiu lesar a confiança de muitas vítimas que acabaram sendo furtadas como foi o caso desta professora. Informações do Correio da Cidade

Marcadores: ,

Ao deixar prisão em Goiás, Carlinhos Cachoeira promete fazer revelações

O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, prometeu fazer revelações sobre a sua relação com políticos e autoridades. Ao sair do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na noite desta terça-feira (11), ele afirmou que pedirá autorização do seu advogado para falar o que sabe. “Agora eu acho que vou falar realmente. O PT sabe que eu sou o Garganta Profunda do PT”, disse, referindo-se ao escândalo de espionagem Watergate, que estourou em junho de 1972 e culminou com a renúncia do então presidente americano Richard Nixon.

O bicheiro afirmou que gostaria de falar ainda na quarta-feira (12) e criticou o relatório da CPI do Cachoeira: “Amanhã tem relatório final da CPI e vou falar também de alguns personagens que a Delta [construtora] tem diretamente participado na vida deles, que hoje estão na CPI e fazendo um relatório totalmente sem escrúpulo”.

Beneficiado por um habeas corpus concedido pelo desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na tarde desta terça-feira, ele acha que a justiça foi feita. “Aliviado vou ficar na hora que este processo estiver trancado. Ele realmente vai ser trancado porque as provas são todas colhidas ilegalmente”, acusa.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Sumiço de jovem grávida completa oito meses sem solução

Depois de oito meses do desaparecimento da estudante Roberta Dias, de 18 anos, a polícia ainda não tem pistas que apontem a solução do caso. A jovem foi vista pela última vez no dia 11 de abril na cidade de Penedo, região do Baixo São Francisco, depois de sair de casa dizendo que iria a um posto de saúde fazer o pré-natal. Alguns dias antes de sumir, ela havia revelado aos pais que estava grávida. Durante as investigações sobre o desaparecimento, a polícia interrogou o namorado da jovem, um adolescente de 16 anos. Testemunhas contaram que ele teria pressionado Roberta para que fizesse um aborto, mas, segundo a polícia, ele disse em depoimeto que mudou de ideia e que assumiria o filho após exame de DNA.


A polícia apreendeu os computadores usados pela estudante e o namorado, além de pedir a quebra do sigilo telefônico da jovem. Na noite de ontem, o delegado Rubem Natário, responsável pelo caso, informou que ainda havia um material para ser analisado e que tudo seria levado para a Polícia Civil em Maceió. Ele não informou qual seria esse material.

Família não desiste


Os parentes de Roberta não desistiram de procurá-la e dizem ainda ter esperança de encontrá-la com vida. Desde que a jovem sumiu, eles fazem apelos nas redes sociais e chegaram até a oferecer uma recompensa para alguma informação concreta sobre o caso.

A esperança da irmã Amanda Dias é que Roberta ainda esteja viva. Ela conta que, quando a jovem desapareceu, a família recebeu muitos trotes, o que os deixou mais aflitos. “Não temos nenhuma notícia dela. A polícia também diz que não tem novidades no caso”, disse. G1

Marcadores: ,

Juliana Paes está grávida de dois meses

Juliana Paes está com quase dois meses de gestação. A informação foi confirmada pelo empresário da atriz, Ike Cruz, na noite desta terça-feira, 11. ''A juliana está grávida de sete semanas e se preserva no direito de não se pronunciar até que se completem três meses. Como todo mundo sabe, essa fase inicial da gravidez é muito delicada e por isso ela prefere esperar o momento certo para falar sobre o assunto'', explicou para o site Ego.

Os rumores sobre a segunda gravidez de Juliana começaram quando a atriz passeava nos Estados Unidos com o marido e o filho, Pedro, há cerca de um mês. Enquanto a família viajava, a informação de que Juliana teria sido vista em um laboratório na Barra da Tijuca, no Rio, para realização de exames de gravidez, e que o resultado teria sido positivo, vazou no Brasil.

Marcadores: