Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Primeira juíza negra do Brasil participa de debate da Flica, em Cachoeira

Debatedores criticaram propaganda com Machado de
Assis branco (Foto: Ingrid Machado/ G1 BA)
História e negritude foram os assuntos debatidos na primeira mesa desta sexta-feira (14) na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo Baiano. Mediada pelo diretor teatral e ex-secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meireles, a discussão foi realizada entre a primeira juíza negra do Brasil, Luislinda Valouis, a escritora mineira Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro “Um Defeito de Cor”, e pelo escritor, historiador e doutor em comunicação, Joel Rufino dos Santos.

A mesa começou com a provocação de Meireles sobre a negação do negro sobre si mesmo. Antes de começar a falar, a juíza Valouis pediu licença ao público para agradecer a Iansã, sua orixá. Em seguida, começou o debate em defesa do negro. “Como brasileira, como negra, um dos temas que mais me empolgam é falar sobre a negritude para abrir a cabeça dos brasileiros. É um povo que colabora até hoje para o crescimento do desenvolvimento socioeconômico do país”, observou.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Decadência precoce: irregularidades corroem a jovem UFRB

Problemas administrativos e infraestrutura deficiente deixam instituição em crise

A universidade federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) surgiu há seis anos para aumentar o acesso dos jovens do interior do estado ao ensino superior. Na ocasião, foram criados 34 cursos, distribuídos em cinco centros nas cidades de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira. Hoje, a escola tem 509 professores e, em 2010, 5.091 alunos foram matriculados em 32 cursos de graduação e nove de pós-graduação. Mas a enorme estrutura não é sinal de sucesso. Faltam material, segurança, assistência aos estudantes e até itens essenciais aos cursos, como hospitais universitários e laboratórios. A instituição está mergulhada numa crise profunda e, segundo estudantes, não há condições mínimas de ensino. O estopim do problema veio com um relatório divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), apontando sérias irregularidades. Insatisfeitos após discussões sobre a degradação da instituição, eles ocuparam por 40 dias o prédio da reitoria, em Cruz das Almas. No dia 10/10, com a promessa do reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif, de atender a 35 das 106 reivindicações feitas pelo movimento estudantil ‘PararParaMobilizar’, o corpo discente desocupou o edifício, mas o clima de protesto permanece. “Resolvemos sair para garantir as migalhas que conseguimos, mas o movimento continua. Vamos discutir a metodologia que utilizaremos daqui para a frente, mas não ficaremos parados”, explica a estudante de comunicação social Rose Cerqueira, 27.
Continue lendo »

Marcadores: , ,

Decreto sai em edição extra e inclui a Bahia no Horário de verão

O decreto presidencial que trata do horário de verão foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União desta quinta-feira (13). O decreto inclui a Bahia, único estado do Nordeste a participar do horário, que começa domingo, dia 16, e vai até 26 de fevereiro do próximo ano. O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985, segundo o ONS. Ele ocorrerá em três regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste e Sul e a Bahia. Considerando-se todos os estados atingidos pela medida, a diminuição da demanda estimada será de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW). A maior redução (4,9%) deverá ocorrer na Região Sul, correspondendo a 600 MW. Isso significa, segundo o ONS, 75% da demanda de Curitiba (PR) ou três vezes a de Florianópolis (SC).
Continue lendo »

Marcadores:

Bebê nasce com duas cabeças,dois corações e três braços

Um caso médico raro ocorreu em um hospital na província de Soc Trang. Após o nascimento, uma menina precisou ser transferida para o hospital, porque a mesma nasceu com duas cabeças, dois corações, duas medulas, três braços, mas apenas um só corpo. A mãe de 35 anos descobriu por ultra-som que o feto tinha duas cabeças. A criança foi transferida para um hospital infantil para acompanhamento e tratamento continuado.
Continue lendo »

Marcadores:

Bancários aguardam proposta da Fenabam para por fim a Greve

Reunidos em uma sala do Hotel Maksoud Plaza, na zona oeste de São Paulo, representantes do Comando Nacional dos Bancários aguardam desde as 10h da manhã desta sexta-feira (14) por uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para por fim à greve da categoria. Os bancários estão parados desde o dia 27 de setembro. “Os bancos marcaram uma rodada de negociação para começar às 10 horas da manhã e, sete horas depois, não houve nenhuma proposta. O que se comenta é que a Fenaban está consultando os bancos para ver que tipo de proposta irá fazer”, disse Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec).
Continue lendo »

Marcadores:

PRF apreende produtos contrabandeados dentro de ônibus na BR-116

Mais de 2500 produtos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, no município de Encruzilhada. Os policiais fizeram a apreensão em três ônibus interestaduais, que passavam pelo Km 932, com 2.575 óculos, 149 celulares, 42 DVDs portáteis, uma filmadora digital, um DVD automotivo, dois play station II, 16 mini caixas de som, 50 cartões mini SD e 10 fones de ouvidos.  Já no município de Oliveira dos Brejinhos, 636 peças de veículos sem documentação fiscal foram apreendidas em um carro, de modelo Strada, no km 500 da BR-242. No mesmo local policiais encontraram 15m³ de madeira nativa sem documentação ambiental.
Continue lendo »

Marcadores:

Prefeito de Alagoinhas comemora descoberta de mina de ferro

O município de Alagoinhas recebeu destaque na edição de hoje do Jornal A Tarde, na coluna Tempo Presente. A descoberta de minério de ferro, segundo a nota, animou o prefeito Paulo César do PDT. De acordo com o prefeito a Vtec aguarda somente a licença ambiental para iniciar a exploração de uma mina de ferro, que em breve mudará a economia de Alagoinhas. Informações do Política Livre

Marcadores:

Audiência pública na Biblioteca municipal debate projeto da ciclovia em Cruz das Almas

A Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer promove no dia 24 de outubro, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal, audiência pública para debater com os técnicos da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) o projeto da construção da ciclovia que será construída em Cruz das Almas. O evento é aberto a toda a comunidade. A ciclovia terá 12 quilômetros de extensão e compreenderá os bairros Baixa da Touquinha, Chapadinha, Lauro Passos, as ruas Crisógno Fernandes, Praça Senador Themístocles, Rua Manuel Vilaboim, Praça Landulfo Alves, as ruas 29 de Julho, Rui Barbosa, Amado Queiróz e Juracy Magalhães, Praça Multiuso e Avenida Irmã Dulce.
Continue lendo »

Marcadores:

PSDB perde mais dois nomes de peso na corrida eleitoral em Cruz das Almas

Os vereadores Max Passos e Gerson Rubronegro, eleitos em 2008 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), já estão filiados no Partido Progressista (PP) do Ministro das Cidades Mário Negromonte. Para a comissão provisória do PSDB em Cruz das Almas, a saída dos parlamentares já era esperada. Uma espécie de “carta marcada” para os ex-tucanos que foram obrigados a voar do ninho [azul e amarelo] que agora está sob os cuidados da oposição na Bahia. Deste mesmo abrigo, voou Humberto Brandão, atual secretário municipal de infraestrutura. Bebeto, como gosta de ser chamado, migrou para o – Partido Progressista – na condição de presidente da legenda. Max Passos disse ao Forte na Notícia que pretende atrair várias lideranças políticas do estado para acompanhar de perto os – novos filiados do (PP) – em Cruz das Almas. “Com relação ao dia do evento, aguardo apenas a confirmação do ministro”, afirmou Max. Por Paulo Galvão

Marcadores: ,

Homem é preso por cultivar maconha em Santo Antonio de Jesus

Após denúncia anônima dando conta que um indivíduo identificado como Robson de Jesus Soares, residente na Avenida ACM s/n estaria cultivando a erva Cannabis Sativa (vulgarmente conhecida como MACONHA) prepostos do Setor de Inteligência, CME deslocaram até o local onde acabou localizando o indivíduo que acabara de chegar. Foi solicitada a entrada no ambiente e no fundo do quintal os policiais lograram êxito ao encontrar um vaso contendo um pé da referida erva. Além do pé de Maconha ainda foi localizado no quintal do indivíduo, quatro gaiolas, sendo que três delas ocupadas com um PAPA-CAPIM, UM CARDEAL E UMA SABIÁ, o que se caracteriza como crime contra o Meio Ambiente, uma vez que o indivíduo não tinha nenhuma autorização dos órgãos competentes para manter em cativeiro os referidos animais. O indivíduo foi apresentado na Delegacia à disposição da autoridade competente e, posteriormente, as aves, com as respectivas gaiolas, foram entregues no plantão da Promotoria do Meio Ambiente. Blog do Valente

Marcadores: ,

MP-BA vai investigar venda de ingressos do Bahia e desfecho deve sair em 30 dias

De acordo com Olímpio Campinho, promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), uma reclamação feita por torcedores foi o motivo para que o órgão iniciasse uma investigação contra o ingresso 'preço único', prática usada pelo Bahia para comercializar ingressos para seus jogos. "Houve uma audiência pública na semana passada para colher informações por conta de queixas de consumidores. Eles não encontraram a meia-entrada em alguns pontos. Alguns consumidores procuraram o Ministério Público e denunciaram. Depois disso, começamos a investigar", explica Campinho.
Continue lendo »

Marcadores:

Sem acordo, greve dos bancários continua

As agências bancárias continuarão fechadas nesta sexta-feira (14). “Não houve nenhum avanço nas negociações e a greve continua”, garante Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. A greve, que começou no dia 27 de setembro, completa nesta quinta-feira (13) 17 dias. Esta é a maior mobilização da categoria dos últimos 20 anos. Nesta quinta-feira, 706 agências estavam paralisadas na Bahia, sendo 231 agências em Salvador, de acordo com o sindicato. Ainda Hoje

Marcadores: ,