Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Prefeito eleito de Cachoeira anuncia secretariado

 
O prefeito eleito do município de Cachoeira, Carlos Pereira, anunciou na manhã desta segunda-feira, os nomes dos secretários do seu governo. Para isso, ele compareceu aos principais programas jornalísticos das emissoras de rádio de Cachoeira e da cidade de Muritiba. O primeira entrevista foi concedida ao apresentador do programa matinal Paraguassu Notícias, Nivaldo Lancaster, da Paraguassu FM. Ainda em Cachoeira, Carlos Pereira esteve no programa Manhã de Notícias da Magnificat FM. Em se guida rumou para Muritiba onde falou nas emisoras Muritiba FM e Radiovox.

Foram anunciados os nomes dos secretários: José Luiz da Anunciação Bernardo(Cultura e Turismo); Odilon Cunha Rocha(Saúde); Alexsandro Rocha(Educação); Carlos Alberto Fraga Lobo(Agricultura); Mamede Dayub Neto(Obras); Transporte e Trânsito(Roberto Barreto); Valdo Aleluia(Administração);Leonardo Boaventura(Finanças); Juracy Cunha Rocha(Esportes). Na oportunidade o prefeito eleito, divulgou que vai criar a Controladoria Geral do Município, para funcionar com uma equipe de técnicos especializados em contabilidade e gestão pública. Por Alzira Costa

Marcadores:

Justiça decretou Dr. Jean prefeito de Cruz das Almas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento ao agravo regimental do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido dos Trabalhadores (PT) durante sessão extraordinária na noite desta segunda (17). A Ministra Relatora Nancy Andringi, Indeferiu os pedidos nos autos formulados pelo (PSD), pois a referida agremiação já tinha sido declarada ilegítima para atuar nos referidos autos desde a sentença no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, tendo em vista que impugnou o registro de candidatura de forma isolada, apesar de fazer parte da coligação. De acordo com a referida Ministra, a decisão foi transitada em julgada, pois o PDS não interpôs recursos ao TRE-BA. Durante o voto, a Ministra indeferiu o pedido de assistência formulado por Valtércio Azevedo Cerqueira, e pela Coligação Pra Seguir em Frente, tendo em vista que o Ministério Público não interpôs agravo regimental. Com esta decisão, o Médico Raimundo Jean Cavalcante e Silva é declarado prefeito de Cruz das Almas. Informações do Forte na Notícia

Marcadores: ,

Barbosa pode decidir sozinho pedido de prisão imediata de condenados

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, pode decidir sozinho se manda imediatamente para prisão os condenados no julgamento. O pedido havia sido feito ainda no início da apreciação do processo, em agosto, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Mas, na sessão desta segunda-feira, 17, o chefe do Ministério Público Federal recuou da intenção inicial de pedir ao plenário que decidisse a questão após a conclusão do julgamento e o caso deve ser apreciado por Joaquim Barbosa durante o recesso do Judiciário.

"Quero aguardar a conclusão do julgamento, aí farei (o pedido) por uma petição que exporá de forma mais adequada a pretensão do Ministério Público e seus fundamentos. Mas apenas após a conclusão do julgamento", anunciou Roberto Gurgel, na sessão de hoje do plenário. O procurador-geral não informou se o pedido será apresentado até a quarta-feira, dia da última sessão do plenário do Supremo antes das férias forenses. Caso isso ocorra, é dado como praticamente certo que a decisão do pedido ficará nas mãos de Joaquim Barbosa.

O relator do mensalão disse que, se o pedido for mesmo apresentado durante o recesso do Judiciário, poderá sim decidir solitariamente. "Posso decidir sozinho, claro", afirmou. Joaquim Barbosa ressaltou que, pelo regimento interno do Supremo, esse tipo de decisão é de competência do presidente da Corte e não precisa ser submetido à apreciação dos demais ministros. Questionado se pretende decidi-la se ela chegar no recesso, o presidente do STF respondeu: "Pretendo não, só faço o que é o meu dever fazer. Não vou deixar para as calendas".

A decisão sobre prisão imediata atinge 22 dos 25 réus considerados culpados pelo tribunal. Onze deles, entre eles o ex-ministro José Dirceu, o empresário Marcos Valério e o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), foram condenados a regime de cumprimento de pena inicialmente fechado, ou seja, terão de passar pelo menos um sexto da pena na prisão. Outros onze, como o ex-presidente do PT José Genoino e o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), a regime semiaberto, em que se dorme na prisão. Apenas três réus, o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri, o ex-líder do PMDB José Borba (PR) e o empresário Enivaldo Quadrado, foram condenados a regime aberto, no qual terão de cumprir penas restritivas de direitos.

O presidente do Supremo comentou com os jornalistas que, nos nove anos de tribunal, não tem informação sobre se o a Corte já aceitou um pedido desses. Joaquim Barbosa lembrou que, nas turmas - colegiados formados por cinco ministros -, pedidos como esse tipo já foram aceitos. Mas ele disse isso ocorreu em situações em que os réus usavam os recursos para tentar adiar a execução da pena.

Joaquim Barbosa não quis responder se vê necessidade da prisão imediata a ser aplicada aos condenados no mensalão. "Deixa a pessoa constitucionalmente interessada formular, não vou me antecipar aos problemas", disse. O ministro disse que cabe recurso ao plenário da decisão que ele eventualmente vier a proferir. Estadão

Marcadores:

Santo Estevão: Assaltantes se passam por policiais, roubam carro e sequestram vítima

Ilustrativa
Um homem teve o veículo tomado de assalto próximo ao Posto Subaé, na entrada da cidade de Santo Estevão, que terminou em um sequestro relâmpago. De acordo com a vítima, um marceneiro de 38 anos, ao passar por um quebra-molas com um veículo Honda Civic, emprestado por amigo, foi abordado por três homens que se aproximaram em um veículo VW Gol preto. Eles teriam se identificado como policiais a paisano e ao descerem do carro, anunciou o assalto. Dois deles entraram no Honda Civic e ordenaram que a vítima continuasse na direção. Poucos quilômetros dali, transferiram o marceneiro para o Gol e seguiram pela BR 116 Sul, sentido Feira de Santana. A vítima, que teve que permanecer de cabeça baixa, ficou sem noção de onde estava sendo levada pelos bandidos. De acordo com o site Correio da Cidade a vítima foi deixada na BA 52, também conhecida como Estrada do Feijão. Segundo a vítima, os assaltantes prometeram abandonar o veículo mais adiante e pediu que não fosse acionada a polícia. A vítima não soube afirmar se o veículo, que até o momento não foi localizado, estava no seguro.

Marcadores: ,

Homens traem mais e mulheres fingem melhor, aponta pesquisa

O resultado de uma pesquisa, realizada pelo Instituto Futura em parceria com o jornal Correio, comprovou que a maioria dos homens e mulheres de Salvador é infiel. No entanto, eles ainda lideram com folga o ranking, com sete em cada dez admitindo que já traíram. No caso delas, a proporção é de três para cada dezena.No entanto, assumir que já foi "corneado(a)" é um dos problemas para os entrevistados, principalmente para os homens. Enquanto 71,2% da ala feminina reconhecem que já foram traídas, apenas 41% dos homens enxergam os próprios chifres. Com esses números, os pesquisadores chegaram a uma conclusão: os marmanjos estão enxergando demais ou as mulheres estão admitindo de menos, já que apenas 29,2% dizem ter traído.

Para o psicoterapeuta de casais Anderson Chalhub, os homens, em geral, têm mais dificuldade em assumir que foram traídos, por conta de uma idealização de relacionamento construída histórica e culturalmente.Se eles, ao longo da história, foram incentivados a tomar a posição de "machos" e elas foram reprimidas, ainda hoje esses "machos" se veem desamparados quando descobrem uma traição. "É como se fosse algo de que eles não conseguem dar conta", avalia o especialista.O perdão também foi um dos assuntos abordados no estudo, já que está diretamente ligado com a infidelidade. Quem perdoa mais, a mulher ou o homem? De acordo com a pesquisa, isso anda bem equilibrado: entre os homens, 43,1% afirmam que não perdoariam uma traição, 32% garantiram que perdoariam e 23,2% disseram que talvez. Já do lado feminino, 43,4% não perdoariam, 33,3% sim e 21,9% talvez.A pesquisa ouviu 400 pessoas em Salvador, entre os dias 27 a 29 de agosto. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.( Metrô 1)

Marcadores:

Instituto espacial brasileiro divulga nota desmentindo 'fim do mundo'

Alguns dias após a agência espacial americana (Nasa) haver divulgado informações desmentindo os rumores de fim do mundo, agora é a vez de uma instituição brasileira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgar um artigo esclarecendo os mitos da "previsão" de que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012.Segundo o artigo do pesquisador Clezio Marcos de Nardin, do Inpe, publicado no site da instituição, os boatos da catástrofe que se espalharam recentemente pela internet teriam começado em maio de 2003, quando foi atribuída à colisão da Terra com um planeta "descoberto" pela civilização suméria, chamado "Nibiru"."Mas quando nada aconteceu, a data do fim do mundo foi movida para dezembro de 2012 e ligada ao fim de um dos ciclos do calendário maia, no solstício de inverno em 2012", afirmou Nardin, no artigo publicado.O pesquisador pondera ainda que o calendário maia, baseado na relação entre a Terra e o Sol, não tem algo que o torne mais ou menos especial com relação a outros calendários. Há povos que usam calendários lunares, solares e outros que usam calendários mistos, como o chinês, "que é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história", segundo Nardin.(G1)

Marcadores:

Brasil é um dos países mais violentos para Jornalistas

Em 2012, o Brasil se transformou no quarto país mais perigoso para se trabalhar como jornalista no mundo, de acordo com dados da Campanha Emblema para a Imprensa, divulgados nesta segunda-feira (17/12). A situação brasileira é pior que a do Afeganistão, Iraque ou Gaza.
 
Em um ano, onze profissionais da imprensa foram assassinados, um recorde no País. Somando os assassinatos no Afeganistão, Iraque ou Gaza, o número de vítimas chega a oito. Apenas Síria, Somália e Paquistão vivem cenários mais dramáticos para os jornalistas que o Brasil.

A instituição defende maior proteção a jornalistas em locais de risco. Segundo a instituição, com sede em Genebra, 2012 marcou um número recorde de assassinatos de jornalistas pelo mundo.

No total, foram 139 mortes, em 29 países. O número mundial é 30% superior ao de 2011 e representa cerca de duas vítimas a cada semana. 2012 foi o ano mais sangrento para os jornalistas desde a Segunda Guerra Mundial.

Pelo menos 36 jornalistas foram mortos na Síria em 2012, sendo 13 estrangeiros. Na Somália, foram 19. No Paquistão, doze jornalistas perderam suas vidas. O México, em meio a uma guerra contra o narcotráfico, se iguala aos números do Brasil. Portal Imprensa

Marcadores:

Maragogipe: Bar São Pedro é arrombado, mas nada foi roubado

Mais um estabelecimento comercial foi arrombado em nossa cidade. Desta vez foi o Bar São Pedro, conhecido como Bar de Zé do Sinal, no bairro da Enseada. Por volta das 03h da manhã, dois elementos arrombaram a porta do estabelecimento utilizando um pé de cabra. Ouvindo o barulho, o proprietário acordou e gritou na sacada de sua residência. Os elementos fugiram antes da chegada da Polícia e nada foi roubado. Informações do Maragojipe 24horas

Marcadores:

Governo da Bahia não paga convênio firmado em 2009 com o Vitória

O convênio para obras de infraestrutura no entorno do Estádio Manoel Barradas, firmado entre o Governo do Estado e Esporte Clube Vitória e orçado em R$ 11 milhões, continua esbarrando na burocracia e até agora não saiu do papel.

Apesar de ter sido assinado em novembro de 2009, dificuldades para obter a licença ambiental travaram o processo do projeto denominado “Vitória da Cidadania”.

Após a situação legalmente resolvida e com a previsão de disponibilização da primeira parcela entre o final de novembro e início de dezembro, fontes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) garantiram que “o governo não tem recursos para fazer o pagamento neste fim de ano”.

O projeto originalmente contemplava a construção de estacionamentos com urbanização, ginásio poliesportivo, três campos de treinamento, sendo um com arquibancada e vestiários, e marcação de cinco quadras de futsal. Após dificuldades para adequar o orçamento disponível ao custo das obras, o ginásio poliesportivo foi excluído do projeto.

Como contrapartida social, o Esporte Clube Vitória se comprometeu desenvolver atividades gratuitas nas áreas do esporte e lazer, durante os quatro anos de vigência do convênio, voltadas à comunidade local.

O clube vai doar um terreno de 2 mil metros quadrados, avaliado em R$ 220 mil, dentro do complexo esportivo, onde será implantada uma escola de iniciação esportiva. Serão dadas aulas de futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil jovens de Canabrava e adjacências sejam beneficiadas. Fonte: Bocão News.

Marcadores:

Natanael Luis de volta na Radiovox



"Iniciamos já a nossa volta aos microfones da Radiovox foi com imensa satisfação e emoção, que já simbolicamente, marcamos na manhã de hoje (17 , exatos 26 dias após submetermos à intervenção cirúrgica para a retirada de um tumor no cérebro, realizada no último dia 21 de novembro, no hospital Santa Isabel, em Salvador, cuja equipe médica, coordenada pelo renomado Dr. Adroaldo Guimarães Rosseti Jr, cujo provedor é o futuro secretário municipal de Saúde da capital baiana, Dr. José Antonio Rodrigues Alves. Na oportunidade, entrevistamos o deputado federal Antonio Brito (PTB), bem como, recebemos diversos telefonemas de carinho e solidariedade do nossos amados e queridos ouvintes. Quero ainda fazer em oportunidade próxima, agradecimentos especiais a tantos e tantos que oraram por nossa saúde e sucesso de vida. Aqui, agradeço ao amigo mais que tudo fraternal, Dr. Odilon Rocha, diretor-médico da Santa Casa de Misericórdia de São Felix, que segue em todo processo de encaminhamento e decisiva assistência, em todos os momentos difíceis da nossa vida. Rei Consul, muito afetuosamente, profissional tempero e equilibrado, que vem comandado o nosso jornalismo radiofônico, na Radiovox - 7 às 9 hs, a quem já neste momento o convoco, a que, ao nosso futuro retorno definitivo, que espero brevemente, possa seguir conosco. Relatou Natanael

Marcadores:

São Miguel das Matas: Moradores denunciam água de péssima qualidade fornecida pela EMBASA

Recebemos várias denúncias de moradores de São Miguel das Matas que a EMBASA está fornecendo para a população da cidade água de péssima qualidade, resultando no encardimento de banheiros, pias, vasos sanitários, roupas e panos de uso doméstico.

A péssima qualidade da água se tornou um caso de Saúde Pública em que a VISA - Vigilância Sanitária do municipio deve atuar para notificar a EMBASA e exigir providências da distribuidora de água na cidade.

Veja na foto abaixo como ficou um pano de prato que antes era branco que após ser lavado com a água poluída ficou marrom e ao lado está um pano normal que não foi lavado com a água da EMBASA. Informações do Recôncavo News

Marcadores:

Bahia faz críticas a pesquisa do Datafolha


Pela manha foi o Fluminense do Rio de Janeiro, que fez severas criticas aos critérios aplicado pelo Instituto de Pesquisa DataFolha acerca da última sobre as torcidas. Agora a tarde, foi a vez de o Bahia fazer reclamação semelhante. Veja quais são as alegações do Bahia em uma reprodução de matéria publicada no site oficial.

Apesar de respeitar o Instituto Datafolha, organização ligada ao Grupo Folha, a diretoria do Esporte Clube Bahia sente-se na obrigação de contestar a última pesquisa sobre os tamanhos das torcidas brasileiras, na qual a torcida tricolor aparece na 12ª colocação, com apenas 1% dos entrevistados declarando-se torcedores do Esquadrão de Aço.

Segundo a pesquisa do Datafolha, a torcida do Bahia estaria empatada com as da Portuguesa-SP e a do Vitória-BA, o que evidentemente todos sabem que não seria possível e nem mesmo as torcidas da Lusa e do rubro-negro baiano acreditam nesta hipotése. Entendemos que cada pesquisa e instituto têm os seus critérios e métodos de aferimento, mas fica impossível considerar plausível este resultado, já que temos outros inúmeros indicadores que comprovam a imensidão da Nação Tricolor.

“ Esta pesquisa não reflete a realidade do tamanho da torcida do Bahia e não podemos levá-la em consideração. Em 2011, tivemos a segunda melhor média de público da Série A, em 2012, ficamos em quinto. Também tivemos o maior índice de crescimento em venda de pay per view. Estes são apenas dois indicadores da força da torcida do Bahia, que é reconhecida em todo o Brasil”, comentou o Presidente Marcelo Guimarães Filho.

O Esporte Clube Bahia espera que o Datafolha aprofunde os seus métodos de pesquisa na próxima vez em que for abordar este tema, para que o resultado não fique tão longe da realidade, o que acaba arranhando a imagem e credibilidade desta nobre instituição. Informções do Futebol Baiano

Marcadores:

Rui Costa planeja mudanças na área de comunicação do governo

O secretário da Casa Civil de Jaques Wagner (PT), Rui Costa, planeja mudanças na área de comunicação do governo do Estado. Segundo colunista Jairo Costa, em nota publicada no Correio desta segunda-feira (17), ele anda atrás de outro perfil de atuação para o setor. Costa, virtual candidato a governador em 2014, mantém o assunto em segredo. Mas, correligionários do petista garantem que os planos incluem troca de cargos.

Marcadores: ,

Polícia tenta recapturar três mulheres e nove homens que prenderam carcereiro nu

Nesta segunda-feira (17), a polícia de Ubaitaba tenta recapturar três mulheres e nove homens que fugiram da delegacia local na noite de sábado. Segundo relato do único carcereiro que trabalhava no dia da fuga, as criminosas o renderam, e o colocaram nu dentro de uma cela. Em seguida, elas pegaram as chaves e abriram todas as celas da unidade, liberando outros criminosos.

As mulheres respondem por crimes de tráfico de drogas, sendo duas mãe e filha. Os homens presos que fugiram foram autuados por furtos e homicídios. A delegacia tinha mais seis detentos, que não quiseram fugir. Um deles conseguiu soltar o carcereiro.
A polícia informa que o carcereiro sofreu agressões na região da cabeça e precisou receber cinco pontos. Equipes da Polícia Militar e Civil fazem rondas no entorno da cidade em busca dos fugitivos.

Marcadores:

Hospital Roberto Santos conta com nova emergência pediátrica

O Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, conta com uma nova emergência pediátrica. A unidade hospitalar tem mais 21 leitos de urgência e emergência, ampliando a capacidade para até 3 mil atendimentos mensais, a partir dos investimentos de mais de R$ 3 milhões, realizados por meio do programa S.O.S Emergências, do Ministério da Saúde.

Na cerimônia de inauguração, foram assinados convênios para a contratação de 201 novos leitos da rede privada, totalizando investimento anual superior a R$ 80 milhões e mais de 300 unidades contratadas pelo Governo do Estado só nos últimos 2 meses. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os resultados do S.O.S Emergências na reestruturação do Roberto Santos. “Nosso esforço é dar mais condições de trabalho aos profissionais de saúde e mais conforto aos pacientes. Desde o início do programa, já tivemos uma redução no número de macas nos corredores da emergência”. Com informações da Tribuna.

Marcadores:

Mega-Sena acumula e deve pagar prêmio de R$ 40 milhões na terça

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.451 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (15) pela Caixa Econômica Federal em Carmo do Rio Claro (MG). O prêmio acumulou novamente e é estimado em R$ 40 milhões para o próximo sorteio, que ocorre na terça (18).

As dezenas sorteadas foram: 02 – 10 – 11 – 33 – 52 – 57

Foram 164 acertadores da quina, que vão levar R$ 19.191,54. Já a quadra teve 12.868 acertadores, que vão levar o prêmio de R$ 349,41.

Marcadores:

Salve Jorge: Filho de Morena mendiga, dorme na rua e participa de assalto

Com saudade de Théo (Rodrigo Lombardi), que se afastará dele nos próximos capítulos de "Salve Jorge", Junior (Luiz Felipe Mello) tentará achar o "pai" sozinho. Mas a busca vai se tornar um verdadeiro calvário para o menino. Perdido no Rio, ele passará fome, será obrigado a mendigar e também a participar de um assalto. O sofrimento vai durar três capítulos, até Théo e Érica (Flávia Alessandra) o encontrarem.

A saga começa quando Júnior finge entrar na creche e pega um ônibus querendo chegar a Deodoro, onde fica o Regimento do capitão. Ao avistar um cavalo, desce e pergunta por Théo, sem sucesso. Ele está vagando pela cidade, com fome, quando um homem lhe oferece um doce, prometendo levá-lo ao bairro que procura. Mas o sujeito obriga o menino a pedir esmolas e a dormir na rua.

Num momento de distração, Júnior escapa e vai parar num abrigo. Lá, dois garotos maiores o obrigam a fugir com eles, porque querem sua ajuda para assaltar um posto de gasolina. O garoto passa por um buraco e abre a janela do escritório para os dois entrarem. Mas, ao perceber o que está acontecendo, Júnior chora e sai correndo. Faminto, passa por um bar, de olho na mesa de Raquel (Ana Beatriz Barros) e Antônia (Letícia Spiller). Com pena, elas lhe dão um pedaço de pão.

Junior quase é atropelado
Só depois de tudo isso é que Théo — que já vinha procurando o "filho" desesperadamente com a ajuda de Érica — consegue encontrá-lo. No reencontro, Júnior quase é atropelado, mas é salvo pelo capitão.

"Nunca mais faz isso! Fugir de casa!", repreende Théo. "Eu tava procurando você! Olha o que eu fiz pra você", explica o menino, mostrando um desenho em que se vê ele, Morena (Nanda Costa) e o capitão como uma família feliz. "Que bonito", elogia Théo, emocionado. As informações são do IBahia.

Marcadores: