Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 8 de julho de 2012

Matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta segunda-feira

Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta segunda-feira (9) para comparecer às instituições de ensino nas quais foram selecionados e fazer a matrícula. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional. Os servidores das universidades e institutos federais estão em greve e, em algumas instituições, os estudantes enfrentaram dificuldade para fazer a matrícula.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), entretanto, os problemas foram pontuais e já superados. O MEC recomendou que as instituições que enfrentassem algum tipo de problema optassem por fazer as matrículas pela internet. Nesta edição, 642 mil candidatos se inscreveram no Sisu. Após o fim do prazo, será convocada a segunda chamada, prevista para 13 de julho.
Continue lendo »

Marcadores:

Tribunal determina suspensão de greve dos professores

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por decisão da desembargadora Dayse Lago Coelho, determinou nesta sexta-feira, 6, a imediata suspensão da greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato).
Conforme a decisão, fica ordenado que a APLB se abstenha de deliberar nova paralisação e promova o pronto retorno dos professores e demais servidores da rede estadual de ensino às atividades normais, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
A decisão da magistrada atende uma ação pública da Procuradoria Geral do Estado, pedindo pela ilegalidade da greve. Em seu relato, a desembargadora argumentou que “é certo que o movimento grevista não assegurou a manutenção de serviços essenciais e indispensáveis para o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”.
Dayse Coelho também expôs o que ela entendeu como as consequências do movimento paredista. “Também se apresenta verossímil, senão induvidoso, o grande prejuízo causado pela paralisação do serviço público de educação não apenas à formação cívica e intelectual dos estudantes, mas também ao desenvolvimento físico e à saúde destes, tendo em vista a constatação de que a merenda escolar é, em muitas comunidades deste Estado, o único alimento diário dos infantes”, observou.
“Vale destacar que não se olvida que a greve é também considerada direito fundamental, entretanto, a sua manutenção de forma abusiva e ilegal anula outros direitos fundamentais já apontados, de modo que deixa de atender ao objetivo da Constituição Federal e viola os critérios de resolução de conflito entre tais preceitos”, concluiu a desembargadora.
Continue lendo »

Marcadores:

Mulher acusada de tráfico de drogas é presa em flagrante em Cruz das Almas

Uma mulher foi presa em flagrante por Investigadores de Polícia na noite desta sexta, 6, em Cruz das Almas, acusada de tráfico de drogas. Leonice de Oliveira Souza, 30, foi surpreendida pela Polícia Civil no interior de um quarto onde morava, mas que servia de ponto de vendas de drogas e programas durante a noite. 4 telefones celulares, 1 balança de precisão, 13g de cocaína, material usado na embalagem de entorpecente e R$ 514,50 em dinheiro foram encontrados pela polícia durante uma revista no local. No momento da prisão, Leonice revelou aos policiais que é traficante e garota de programa há muito tempo. Por Paulo Galvão - Forte na Notícia

Marcadores:

Vitória vence o ABC nos acréscimos de jogo

Embalado pela ótima campanha que vem fazendo no Campeonato Brasileiro da segunda divisão, o Vitória encarou na tarde deste sábado (07), o ABC no Estádio Frasqueirão e não decepcionou e conquistou os três pontos projetados pela torcida rubro-negra. Em jogo equilibrado em ambos os tempos, mas com certa predominância pela melhor qualidade do time rubro-negro, o jogo acabou com Vitória marcando o gol da vitória nos acréscimos de jogo, marcado pelo zagueiro Victor Ramos. Resultado fantástico que reafirma a condição de maior candidato a uma das vagas de acesso

Sem descanso, o Esporte Clube Vitória desembarca em Salvador e já na terça-feira tem outro compromisso importante, agora dentro do Estádio Manoel Barradas Carneiro, local onde enfrenta o Paraná Club às 21h de olho na conquista do segundo lugar da competição. Neste jogo terá como atrativo adicional a inauguração do novo placar eletrônico de led do Barradão, um equipamento de última geração e com 20 metros quadrados. Informações do Futebol Baiano.

Marcadores:

Candidatos perdem o prazo e ficam sem registro


Por motivos distintos algumas coligações deixaram de cumprir o prazo legal para fazer o registro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com o colunista do jornal A Tarde, Levi Vasconcelos, quatro exemplos são emblemáticos.
O primeiro é da atual prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD) que terá como vice a deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB); em Araçás, o prefeito Wellington Coelho (PDT), cujo vice é o pai, José Coelho; em Iaçu, Carlos Almeida (PSDB), candidato da oposição; e em Itamaraju, Davaldisío Lima (PT), que assim como em Lauro de Freitas, é aliado dos tucanos.
Com o prazo perdido, os adversários políticos comemoram, mas, segundo apurou o colunista do impresso baiano, os especialistas em direito eleitoral afirmaram que não há risco destes candidatos ficarem de fora das eleições. No entanto, até que o registro seja feito, o candidato fica sem CNPJ e, portanto, sem poder arrecadar ou gastar com a campanha.
Em tais situações, os candidatos vão ter de pedir o registro individualmente e disputarão as eleições. Mas eles não têm lá muito o que festejar também, não. Resta a pendenga: com os pedidos individuais, as coligações caem ou não? Quem vai responder é a Justiça, mas há fortes indicativos de que sim, explica o jornalista de A Tarde.