Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 29 de janeiro de 2011

Manifestação popular de Sapeaçu é usada como referência para não instalação de Termoelétrica e Ipiau


Nos últimos dias tem crescido na região de Ipiau o comentário a respeito da instalação de uma usina termoelétrica através da Petrobrás. A iniciativa a princípio visaria garantir energia elétrica extra para a manutenção do Projeto Santa Rita, dentre outras demandas.

Falar em energia termoelétrica é falar em polêmica. Independentemente da necessidade da região por mais energia para suprir o avanço do desenvolvimento, é sempre importante lembrar que sem segurança para o meio ambiente e a saúde da população não existe lucro que seja vantajoso.

Recentemente duas indústrias deste tipo foram objeto de ruidosa manifestação popular contra a sua instalação na cidade de Sapeaçu, recôncavo baiano. Através da amostragem obtida em outras experiências do mesmo tipo chegaram aquela pequena cidade informações de casos chuva ácida, câncer e contaminação do lençol freático através dos resíduos lançados por termoelétricas.

No caso de Sapeaçu, a manifestação foi vitoriosa e a empresa responsável pelo projeto desistiu de instalar as duas usinas, cujo raio de alcance da poluição, segundo os críticos, atingiria a toda a região recôncavo.

Afinal, porque a escolha pela energia gerada por esse método polêmico? Por acaso a energia eólica, como exemplo, não seria mais vantajosa, barata e segura? E mais : quando se fala em energia termoelétrica cadê o necessário debate com a comunidade e com nossas lideranças a respeito dos riscos que isso poderia trazer para a região?

Ipiau Online

Marcadores:

Amargosa chega às 1600 ligações de energia do Luz para Todos

No próximo domingo, dia 30 de janeiro, o município de Amargosa vai estar em festa para comemorar as 1600 ligações do Programa Luz para Todos. Os mais novos contemplados com energia elétrica foram os moradores das localidades do Convento, Feto e Complemento da Terra Caída. Ao todo, foram beneficiadas 72 famílias num investimento de cerca de R$ 580 mil reais. E, para celebrar mais essa conquista, está programada uma festa a partir das 15 horas, na localidade do Convento, que contará com a apresentação da Banda Paixão Cigana.

O prefeito Valmir Sampaio lembra que, em seis anos de gestão, a prefeitura fez mais ligações do que nos últimos 30 anos das administrações passadas. Enquanto antes a energia elétrica chegava apenas para os grandes fazendeiros, hoje os principais beneficiados são as pequenas famílias de agricultores. “Considero o Luz para Todos um dos maiores programas do Governo do ex-presidente Lula e com certeza, a atual presidenta Dilma dará continuidade a esse belíssimo projeto que tira as famílias da escuridão e leva para a claridade, dando dignidade e oportunidade de acesso aos meios de comunicação”, ressalta Sampaio.

Valmir afirma ainda que o exemplo dado por Amargosa e pela Bahia mostra que o caminho certo está sendo percorrido: governar para todos, mas com foco especial naqueles que mais precisam da ação do Poder Executivo. “Parabéns às famílias do Feto, Convento e Terra Caída. Nunca mais o candeeiro ou o fifó, agora só é tocar o dedo no interruptor que a luz acende”, festeja Sampaio.

Ascom: Amargosa

Marcadores:

Padrasto abusa sexualmente e engravida enteada de 13 anos em Maragogipe


Mais um caso de pedofilia que aconteceu no bairro da Comissão foi denunciado pelo Diário Maragojipano em seu Blog, trata-se de uma menina de 13 anos que foi abusada sexualmente pelo padrasto, o pior de tudo é que a menina está grávida de 6 meses do monstro.

O sujeito que deveria cuidar e proteger a criança, fez justamente ao contrário, sendo ele mesmo o algoz da menina indefesa. Ao ser descoberto o fato, o fascínora ainda tentou o suicídio cortando os próprios pulsos. O elemento já encontra-se preso na delegacia de polícia de Maragogipe.

Recôncavo News

Marcadores: