Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vereador descumpre decisão do TJ-BA e assume presidência da Câmara de São Francisco do Conde

Câmara de São Francisco do Conde
Vereadores de São Francisco do Conde informam que, após ter a sua eleição para a presidência da Câmara Municipal contestada na Justiça pelo atual presidente da Casa, Robson Portugal (PDT), o vereador Carlos Alberto Cruz, conhecido por Nem do Caípe (DEM), teria sido reconduzido ao cargo no dia 24 de janeiro. A liminar favorável, expedida pelo juiz substituto da Comarca de São Francisco do Conde, Edson Almir Lélis, seria contrária à decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Além de irregular, a medida estaria em desacordo com o Regulamento Interno da Casa Legislativa do município.

Fábio Santos / A Voz Jovem

Marcadores: ,

Criança de sete anos é atropelada quando passeava de bicicleta em Varzedo



O menor de iniciais PPSS, de 7 anos, morador da rua 29 de maio, em Varzedo, Recôncavo baiano foi atropelado por uma moto quando andava de bicicleta. A criança deu entrada no Hospital Regional de Santo antônio de Jesus com fratura na perna esquerda e cortes. Ele foi atendido e está em observação.

Informações Wellington Macedo

Marcadores:

Secretarias de Santo Antonio de Jesus se unem para evitar ocorrências e orientar população no período de chuvas

A elaboração de uma política de ação para o controle efetivo do uso e ocupação do solo em áreas de risco e as chuvas iminentes que caem no município de Santo Antônio de Jesus está sendo estudada e planejada pelas s secretarias de Infraestrutura, Ação Social e superintendência de Defesa Civil.

As equipes de trabalho dos devidos órgãos realizam há mais de 20 dias atividades contra os impactos que as chuvas podem causar nas moradias ameaçadas de desabamento.

A opinião do superintendente Walter Coelho é de que o município tem suportado as fortes chuvas.

"Já estávamos prevendo as chuvas e antes que acontecessem consequências maiores tiramos 10 famílias de áreas de risco e vulnerabilidade", disse.

Paralelo a estas ações o secretário de Infraestrutura sinalizou outros trabalhos a exemplo, da limpeza de canais, desobstrução das bocas de lobo e a varrição de diversas vias, serão realizados no município.

A secretária de Ação de Ação Social, Dalva Mercês destaca que os moradores de cada área também podem colaborar com a prevenção, adotando medidas que evitem possíveis deslizamentos e ficando atentos aos sinais indicadores de ocorrências, como rachaduras em paredes, canaletas e escadarias; muros, árvores e postes inclinados; terrenos afundados e outros.

Walter Coelho acrescenta informando que se algum morador perceber que sua casa corre risco de desabamento que ligue para o número: 75 3632-4497, que uma equipe da secretaria de Infraestrutura se descolocará até a residência.

AÇÕES UNIFICADAS - A previsão é de que agora em fevereiro as ações sejam unificadas porque a Defesa Civil já trabalha de forma integrada e multidisciplinar com as secretarias de Assistência Social, , Infraestrutura realizando trabalho de prevenção e orientação durante todo o ano para evitar acidentes e no atendimento de emergências no período de chuvas, entre outras atribuições.

ANDRÉA SUED

Marcadores: ,

Comunidade do Recôncavo luta por emancipação

Distrito do município de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo da Bahia, Acupe é uma das 806 comunidades que esperam ser emancipadas no Brasil.

A mobilização a favor do desmembramento é dada pelo Movimento Emancipacionista de Acupe, que surgiu no mesmo período de tramitação do pedido de emancipação de Saubara.

Acupe espera por emancipação há mais de 20 anos
O município visava em seu projeto agregar terras pertencentes a Acupe em sua área territorial. Isso causou revolta aos acupenses, provocando uma caminhada contra a adesão e o desejo em favor da emancipação do distrito.

O pedido foi enviado em 1990 à Assembleia Legislativa da Bahia, um ano após emancipação do município vizinho, Saubara. Porém, com a eleição do governador Antonio Carlos Magalhães, que oficializou sua posição contrária a emancipações no estado, os anseios não foram concretizados e, posteriormente, as Assembleias Legislativas perderam o poder de criar municípios.

Arnaldo Ramos, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participa do movimento há 12 anos e está descontente com o descaso da administração municipal para efetivação de políticas públicas. “Acredito que se Acupe tornar-se município, a qualidade de vida dos moradores irá melhorar consideravelmente, pois a emancipação gera receita e desenvolvimento”, opina.

Mobilização sócio-política

O Movimento Emancipacionista de Acupe é um coletivo formado por moradores, políticos e intelectuais do distrito e região que se reúnem com frequência para acompanhar as resoluções da lei no congresso e discutir melhorias para a população.

Faixas e frases em prol do movimento estão espalhadas
pelas ruas do distrito. Crédito Marília Marques
Segundo censo do IBGE (2006), Acupe possui 7 mil habitantes, mas, de acordo com cálculos de líderes comunitários do distrito, a população local já chega a 12 mil pessoas.

Processo de emancipação

Os processos de emancipação de distritos atualmente estão suspensos porque a decisão depende de uma lei complementar federal que ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional.

A PEC 013/03, em tramitação há mais de sete anos no Congresso, dá aos estados autonomia para criar, fundir, incorporar e desmembrar municípios mediante lei estadual e realização de plebiscito.

A Queima Roupa

Marcadores:

Crise no setor da saúde atinge vários municípios do Recôncavo Baiano

A saúde pública na Bahia vem enfrentando dificuldades claras aos olhos da sociedade. Hospitais públicos, Santa Casa de Misericórdia e Postos de Saúde da Família com graves problemas financeiros. O resultado é o atraso dos salários dos funcionários, que em muitos casos também deixaram de receber o 13º. As consequências são as greves, a falta de médicos, enfermeiros e equipamentos ou pior, o fechamento, mesmo que provisório, da ala de emergência.

Foi o que aconteceu em Nazaré das Farinhas na emergência da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Gonçalves Martins no último domingo, 23. Os portões foram mantidos fechados durante todo o dia. Quando os pacientes buscavam atendimento eram informados que a emergência estava lotada e que o único médico que estava no local não tinha condições de atender a todos os pacientes. Além do Hospital Gonçalves Martins, Nazaré conta também com um Hospital Dia. Porém, este atende apenas até as 18hs.

Situação semelhante acontece em Santo Antonio de Jesus. Devido ao atraso nos salários, funcionários com férias vencidas e não remuneradas e do não pagamento do 13º os servidores ameaçam entrar em greve.

Santo Antonio de Jesus ainda conta com o Hospital Regional, especializado em atendimentos de urgência e emergência, mas não é o suficiente para atender toda demanda de pacientes. Moradores de outras cidades da região, que também enfrentam dificuldades na saúde pública, procuram atendimento HRSAJ.

Fonte/Foto: Infosaj - Recôncavo News

Marcadores: ,

Depois de dois dias internado, homem espancado em Cruz das Almas morre no HGE

Um homem morreu na noite desta terça-feira (25) no Hospital Geral de Estados (HGE) depois de ser espancado em Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, segundo informações da Central de Polícia.
Sérgio Jesus da Conceição, 30 anos, deu entrada no HGE no dia 23 deste mês vítima de agressão. Ele tinha vários machucados, principalmente na cabeça, segundo o posto policial da instituição médica.
Depois de dois dias internados, Sérgio não resistiu aos ferimentos e faleceu. A Delegacia de Cruz das Almas investiga o caso.
Correio

Marcadores: ,

Convênio vai recuperar capacidade de atendimento de hospital em Santo Amaro

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Santo Amaro, assina, nesta quarta-feira (26), às 9h, no Hospital Nossa Senhora da Natividade, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, um convênio com a Fundação José Silveira, que passará a ser responsável pela gestão e pelo atendimento médico prestado à população pelo hospital.

A revitalização do hospital representa um investimento anual da Sesab de R$ 2,3 milhões e ocorrerá em três etapas. O primeiro momento será a partir desta quarta-feira e compreenderá a abertura de 11 leitos de urgência, emergência e observação de atendimento em clínica médica, além de apoio diagnóstico com Raio-X, laboratório e ultrassonografia.

Após 40 dias, o número de leitos será ampliado de 11 para 29 e serão ofertadas consultas ambulatoriais em urologia; cardiologia, com holter, monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA), teste ergométrico e eletrocardiograma; oftalmologia, incluindo cirurgia de catarata e pterígio; cirurgia vascular; neurologia, com eletroencefalograma, e fisioterapia.

A última etapa será concluída em 180 dias, passando o hospital a um total de 70 leitos, incluindo também o serviço de biopsia de próstata. Enquanto o centro cirúrgico do Hospital Nossa Senhora da Natividade não estiver funcionando plenamente, equipe médica da Fundação José Silveira estará realizando as cirurgias de próstata e vascular no Hospital de Oliveira dos Brejinhos.

Outra preocupação da Sesab foi com os funcionários remanescentes do Hospital Nossa Senhora da Natividade. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, informou que houve um acordo em que a Fundação José Silveira vai aproveitar os funcionários e ficará responsável pelo passivo trabalhista.
O evento contará com a presença do secretário Jorge Solla, do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, representantes da Sesab, do presidente da Fundação José Silveira (FJS), Geraldo Leite, lideranças dos trabalhadores, além de gestores, colaboradores da instituição e representantes da sociedade civil.



Ascom: Governo da Bahia

Marcadores: ,

UFRB é a 2ª instituição da Bahia que mais recebeu inscrições no SiSU

Em todo o país a universidade que recebeu o maior número de inscrições, foi a Universidade Federal do Ceará com 118.221 candidatos interessados em uma das 5.724 vagas oferecidas pela instituição.

Dentre as instituições de ensino superior do estado, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi a mais procurada do estado pelos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a 13ª em todo o Brasil, de acordo com a relação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) ocupa a segunda posição com 47.840 inscritos, seguida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (32.765) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (7.883).

Foram cadastrados mais de 1 milhão de candidatos a uma das 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Em todo o país a universidade que recebeu o maior número de inscrições, foi a Universidade Federal do Ceará com 118.221 candidatos interessados em uma das 5.724 vagas oferecidas pela instituição, já o menos procurado foi o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul com apenas 1.885 inscrições.

Clique aqui e confira a relação completa

Veja a concorrência por instituição
Portal MEC

Marcadores: