Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

São Felipe: Alunos da rede pública estadual estão sem transporte escolar

Sem estudar desde o final do ano passado, 30 alunos do Colégio Estadual João Durval Carneiro do município de São Felipe, realizaram uma manifestação pacífica em frente à Direc 32, na tarde desta quarta (9) em Cruz das Almas, para cobrar da Diretoria Regional de Educação a garantia do transporte escolar. Segundo Benedito das Neves, representante dos estudantes do colegiado, a maioria dos alunos não estão podendo assistir as aulas porque residem na zona rural do município, prejudicando mais de 1.600 estudantes com a situação. O vice-coordenador da APLB-Sindicato, José Carlos, disse que o município garantiu o transporte escolar durante o ano letivo de 2012, mas após o processo de transição de governo, tudo voltou estaca zero. José Carlos lembra que os alunos deveriam está na sala de aula desde o dia 27 de dezembro do ano passado para concluir o ano letivo que foi prorrogado por conta da greve que durou 115 dias. A estudante Sheilane conta que mesmo pagando caro por uma viagem de moto até a escola, só é possível encontrar transporte duas vezes por semana. “Eu preciso estudar”, desabafa. Já a estudante Maira Santana, aproveitou a presença da imprensa para mandar um recado (…) “Só vamos estudar quando houver transporte escolar”. Segundo a diretora de Direc 32, Maria Elena, dos 9 municípios que compreendem a área de atuação da referida Diretoria Regional de Educação, apenas o município de São Felipe apresentou este tipo de problema. De acordo com a diretora, os alunos foram informados que a documentação das empresas que vão realizar o transporte escolar já foi enviada para a Secretaria Estadual de Educação. “ Já conversamos com alguns professores sobre o assunto pendido a eles que orientem os alunos”. Com informação do FORTE NA NOTÍCIA

Marcadores: ,

Aos 68 anos, ator José de Abreu assume que é bissexual

Quem não se lembra da risada mais implicante de 'Avenida Brasil'? Pois bem, o ator que interpretou Nilo na trama, José de Abreu, 68, resolveu sair do armário de vez e, durante um bate-papo com internautas na madrugada desta quarta-feira (09), ele revelou: "Eu sou bissexual e daí?".

Mas não parou por aí. O ator completou ainda: "Posso escolher quem eu beijo? Quando quero beijar uma Pessoa não peço atestado de preferência sexual, só depende dela querer. Não posso obriga-la a me beijar. Quero saber se posso ter opção! Tenho que beijar um bêbado que invade minha individualidade só porque ele é gay?". Ao ser questionado por um dos internautas que estava na conversa, José foi direto em sua resposta. "Mas eu sou assim, ué!Tenho que ser igual aos outros? Tem dias que prefiro homens, tem dias que prefiro mulheres.Tenho que mudar? Eu tenho preferência sim, é crime? Prefiro homens e mulheres que me interesses sexualmente", escreveu ele. "Eu 'prefiro' o que me dá prazer. E prefiro ter a 'preferência' que deixa-la nas mãos da natureza... Ou de Deus. Eu vivi, repito, EU VIVI, com minha mulher, dois filhos nossos e dois gays que viviam maritalmente durante 2 anos. Um morreu de AIDS, cuidado pela minha mulher. Eu já tinha me separado dela. O outro é um grande diretor de teatro, não vou dizer", concluiu Abreu antes de deixar o bate-papo. (iBahia)

Marcadores:

SSP finaliza o plano para o Carnaval de 2013

O Grupo de Trabalho do Carnaval 2013, representado por diversos setores da Secretaria da Segurança Pública, se reuniu na manhã desta quarta-feira (9) no auditório da SSP, no Centro Administrativo da Bahia, para acertar os últimos detalhes do plano de ações operacionais para a folia deste ano. Foram abordadas questões relacionadas a pessoal, comunicação, estrutura física, tecnologia e monitoramento, além da otimização do trabalho realizado pelas polícias Militar e Civil nos circuitos da folia. “Já estamos na fase de finalização do plano, que este ano apresentará algumas novidades que devem melhorar ainda mais a proteção e o atendimento ao folião”, informou a chefe de gabinete da SSP, delegada Emília Blanco, que presidiu a reunião. Segundo ela, após concluído, o planejamento será submetido a análise, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, para aprovação. (Política Livre)

Marcadores:

Solange Almeida mostra foto de antes e depois de cirurgia bariátrica

Não é de hoje que todos sabem que a cantora Solange Almeida fez uma cirurgia de redução de estômago e que sua mudança foi visível. Pois bem, no dia 31 de janeiro completa-se cinco anos que a vida da líder do Aviões do Forró mudou completamente e, por isso, a moça fez questão de postar uma mensagem para seus seguidores no Instagram. Além da dica direcionada àqueles que falaram mal, Sol publicou também uma imagem de como ela era e como ficou após a cirurgia.

“Exatamente dia 31/01 estarei completando 5 anos de redução de estômago, e posso dizer que foi a melhor coisa q fiz na vida. Não falo isso apenas pela estética, mas pela qualidade de vida q voltei a ter. Poucas pessoas sabem os motivos que me levaram a fazer a cirurgia e insistem em falar besteira (o que me irrita) mas as pessoas infelizmente são assim, n podem ver ninguém bem.. Sim, voltando aos motivos: eu estava com as taxas altíssimas, sentia dores nas articulações, n dormia direito, e estava num estagio preocupante de esteatose, q é o aumento do fígado e acumulo de gordura. Pra conseguir fazer a cirurgia passei por uma bateria de exames, sessões com psicóloga e etc.. N é simplesmente ter o dinheiro e querer fazer, existe um serio processo pra isso.

Após perder cerca de 55kg e ficar seca ouvi absurdos q estaria com anorexia, bulimia, câncer e até aids, é mole? O q as pessoas n sabem é q no inicio se perde bastante peso e com o passar dos anos ficamos com o peso ideal, o q é hoje o meu caso. Aonde eu quero chegar? É que a redução, lipo e plástica n é cura pra nada. Claro q ajuda, n sou hipócrita, mas sem força de vontade e determinação engordasse tudo de novo. Ainda ouço comentários do tipo: o que o dinheiro n faz, isso é Photoshop e etc… Se vc trabalha consequentemente vc tem grana, To certa? E se vc tem grana pra bancar suas cirurgias e tratamentos estéticos, ter boa alimentação, malhar, que mal há? É pecado querer se sentir bem? Tenho certeza q não..#Ficaadica BOM DIA!!!”. Fonte: IBAHIA

Marcadores:

São Félix: Em menos de 24 horas dois incêndios assustam moradores

A população de São Félix, cidade localizada a 70km de Santo Antonio de Jesus, está preocupada com os incêndios que aconteceram na cidade em menos de 24 horas. 
Por conta do calor excessivo e ventos fortes, dois incêncios aconteceram na cidade nessa terça e quarta-feira. 

De acordo com moradores da Rua Dannemann, o fogo surgiu do nada, e quando perceberam já tinha tomado grandes proporções. Alguns moradores retiraram o botijão de gás de suas casas com medo do rápido avanço do fogo.
Todos moradores da Rua se mobilizaram e em ação conjunta conseguiram controlar o fogo. A prefeitura encaminhou também um carro pipa para ajudar.  Fonte/Foto: INFOSAJ.

Marcadores:

FBF e TV lançam Campeonato Baiano 2013

Vai começar o maior evento esportivo da Bahia. No próximo dia 20 de janeiro, a bola rola para o Campeonato Baiano de Futebol 2013. O pontapé inicial foi dado nesta quarta-feira (9). Com um almoço na churrascaria Boi Preto, em Salvador, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Rede Bahia lançaram, oficialmente, a competição que movimenta milhões de torcedores espalhados por todo o estado. 
 O evento reuniu dezenas de pessoas, entre elas presidentes e dirigentes de clubes e Ligas Desportivas, profissionais de imprensa, ex-jogadores, árbitros de futebol e autoridades políticas e do esporte. Para trazer ainda mais emoção ao certame, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou novidades para a edição do Campeonato.
 “Este novo modelo de campeonato é pioneiro no Brasil e vem sendo elogiado pela crítica local e nacional, pelo formato mais enxuto, serão 76 jogos. Esse será o futuro de todos os estaduais para que as competições regionais não acabem. E nós da Federação Bahiana sempre fomos os maiores defensores da manutenção dos estaduais. Com esse modelo, será possível a conciliação com competições nacionais que são disputadas paralelamente, a exemplo da Copa do Brasil e Copa do Nordeste”, disse. 

Marcadores:

Santo Estevão: Prefeito garante retorno do transporte universitário

Durante reunião com a comissão de estudantes do ensino superior de Santo Estevão, que aconteceu no início da tarde de hoje (08), o prefeito Orlando Santiago garantiu o transporte universitário de imediato para os alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Para os alunos que ainda não estão de férias, o transporte universitário irá circular em breve, com dois ônibus no turno matutino, um no vespertino e outro no noturno. De acordo com a assessoria do prefeito, o transporte para os alunos de faculdades privadas também está garantido.

Na reunião ainda ficou decidida a criação de um Conselho Universitário, que será composto será definido pelos usuários do veículo.

As informações são da ASCOM - Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Santo Estevão.

Marcadores:

Veja fotos do ensaio da ex-BBB Renatinha

Em ensaio, a Ex-BBB Renatinha, destaque do BBB 12, disparou a falar sobre algumas polêmicas. A primeira delas é sobre um suposto namorado. 
De olho nos apetrechos usados no ensaio, Renatinha disse que estava com vontade de usá-los para o namorado. 
Ao ser questionada sobre o assunto, se limitou a dizer: “Estou interessado numa pessoa. Mas só posso dizer que ele é lindo”.
Bem no amor, de vento em popa na grana. Desde que saiu do BBB Renatinha não parou de trabalhar e não tem do que reclamar financeiramente. 
“Faço desfiles e presenças vips. São tantos convites que às vezes não dou conta”, reclama a mineira, que acaba de chegar da Europa, onde foi representar uma marca de jóias. 

"Estou ingressando na carreira internacional", brinca a loira, planejando voltar a estudar teatro esse ano.  
Confira as fotos do ensaio da loirassa:
Continue lendo »

Marcadores: ,

Cruz das Almas: Trabalhador rural reencontra moto recuperada pela Polícia Civil

Foi recuperada a motocicleta que foi tomada de assalto no ultimo dia (02-01-13), por dois elementos armados de revolveres na localidade conhecida como Fazenda melancia, zona rural do município de Cruz da Almas.

VÍTIMA - Crispim Neri da Silva, havia registrado queixa na delegacia informando sobre o momento em que foi assaltado por dois bandos os quais lhe tomaram a moto CG TITAN de placa JOO- 8829 de cor vermelha. Eu estava indo para casa quando eles encostaram e disseram perdeu, perdeu e um deles colocou o revolver no meu rosto e levaram a minha moto, contou Crispim.

COMO FOI RECUPERADA
- Os investigadores chegaram até a motocicleta através da prisão de Bruno Fonseca do Santos 21 anos vulgo (Tinho), que mora no bairro Coplan e José Carlos dos Santos 25, o (Neo). Dupla que assaltou 08 adolescentes e levou celulares e uma pequena quantia em dinheiro na noite de terça- feira ( 8), no Bairro Lauro Passos. Crispim agradeceu aos policiais e disse que ficou sabendo da recuperação da sua moto através do repórter Ueviton Santana no programa exibido na manha desta quarta- feira (9), na Rádio Santa Cruz FM 87,9. Informações do Cruz na Tela

Marcadores: ,

Santo Estevão: Homem sofre tentativa de homicídio em bar da cidade

Um homem registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Santo Estevão alegando que foi vítima de uma tentativa de homicídio. O fato teria ocorrido em um bar da Avenida Rio Branco, também conhecida como Rua do Cemitério, no centro da cidade.

De acordo com a ocorrência, a vítima alega que estava no bar quando um veículo Fox, cor preta, estacionou em frente ao estabelecimento comercial, com dois homens a bordo. Segundo a vítima, o carona saiu do veículo e se aproximou apontando um revólver.

Segundo o Correio da Cidade, na Delegacia, a vítima contou que conseguiu tomar a arma ao aplicar atingir o acusado com uma garrafa de cerveja. Testemunhas alegam que nesse momento o motorista desceu armado com uma pistola, causando pânico no local.

“Com a ajuda de populares consegui fugir do local”, relatou a vítima em depoimento. No registro policial, a vítima afirma que o veículo utilizado pelos agressores pertence a um vereador do município. A polícia está checando a informação e deu início às investigações e trabalha com a possibilidade da tentativa de homicídio ter ligação ao tráfico de drogas. Para não prejudicar as investigações, os nomes dos acusados e da vítima serão mantidas em sigilo até a apuração do caso.

Marcadores: ,

Sanitário Público fecha as portas devido a falta de água em São Miguel das Matas

Fotos: João Evangelista.
Quem procurar o Sanitário Público Municipal da cidade de Sâo Miguel das Matas que fica localizado no centro da cidade, vai encontrar o banheiro de portas fechadas.

De acordo com o Recôncavo News o motivo pelo qual a Prefeitura fechou as portas do Sanitário Público foi a falta de abastecimento de água pela EMBASA, problema este que vem ocorrendo em quase todo o municipio.

Marcadores:

SSA:'Playboy' malhado rouba turista na Pituba

Policiais da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), prenderam no bairro da Pituba, um homem acusado de roubar de uma turista de Ilhéus, três celulares e um óculos. Segundo informações dos policiais, Leandro Santos Silva, vulgo 'Olho de Gato', rendeu a vítima, que teve a identidade preservada, e pegou os aparelhos.Ainda segundo informações da policia o acusado já tem entradas em delegacias acusado do mesmo crime. 'Olho de Gato' foi levado para a sede da Delegacia de proteção ao turista (Deltur), no Pelourinho. A turista teve seus pertences devolvidos.( Bocão News)

Rilza Valentim é a candidata petista para a UPB


O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, em reunião nesta quarta-feira (9), pelo nome da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentin, para a candidatura à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Apoiada pelo atual presidente da entidade, a gestora concorreu com os prefeitos Ricardo Machado (Santo Amaro), Osni Cardoso (Serrinha), José Bonifácio Marques (Ruy Barbosa) e Antônio Magno (Vera Cruz), mas foi escolhida por consenso. De acordo com o deputado estadual Marcelino Galo, a decisão do PT foi fundamental. "Uma mulher como Rilza, articulada com Luiz Caetano, afinada com o partido e capaz de interceder no plano nacional pela importância econômica que tem a cidade, será fundamental neste momento de preocupação com a queda de arrecadação e das dificuldades financeiras da maioria dos municípios”, declarou, em nota enviada ao Bahia Notícias. Agora, os petistas devem partir para a negociação com a base do governo estadual, já que também pleiteiam o posto os prefeitos de Cardeal da Silva (PSB), Maria Quitéria; de Barra do Rocha, Oberdan Rocha (PP); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho (PP); de Itapicuru, José Moreira (PDT); e de Santo Estevão, Orlando Santiago (PSD). ( BN)

Denúncia leva tropa especializada da PM a localizar traficante em Xique Xique

Drogas, armas e munições foram encontradas na tarde dessa terça-feira (8), em uma quitanda de frutas e verduras no bairro Paramelos, no município de Xique-Xique, a 587 quilômetros de Salvador, por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semiárido (CIPE), que realizavam rondas na região. Luiz Vieira da Silva, conhecido por “Seu Luiz”, recebeu voz de prisão após assumir a propriedade de todo material apreendido na quitanda, que funcionava como ponto de vendas de drogas. 

Estudo: 10 minutos de exercícios valem tanto quanto 4 horas de malhação

Mexer o corpo, nem que seja por apenas 10 minutos, já confere benefícios à saúde, da mesma maneira que sessões de 4 horas de malhação. A informação vem de uma pesquisa da Universidade de Boston, segundo oDaily Mail. Participaram do estudo 2.109 pessoas, entre homens e mulheres, com idade média de 47 anos. Mais da metade tinha sobrepeso. Os voluntários usaram um aparelho que monitorava todos os movimentos feitos ao longo do dia. Na comparação entre os que se mexiam muito pouco e os que praticavam algum tipo de atividade física, registrou-se menor peso, menor índice de massa corporal e níveis mais baixos de colesterol no sangue no segundo grupo. Segundo os cientistas, os exercícios moderados têm mais impacto na saúde cardiovascular das mulheres do que nos homens. E eles apontam que as atividades não precisam ser feitas necessariamente numa academia. Entram na lista movimentos feitos para fazer faxina, jogar golfe ou mesmo caminhar para chegar a algum lugar ou pegar o ônibus, por exemplo. "Acho uma descoberta muito importante devido aos altos índices de sedentarismo. Ir à academia não é a única coisa a ser feita e pode-se fazer qualquer coisa, desde subir as escadas a andar até o ponto do ônibus. É importante fazer exercícios mesmo se não há tempo. 

Muritiba: Obras de esgotamento sanitário estão suspensas por 120 dias

Como divulgado em primeira mão pela nossa reportagem, estão suspensas oficialmente, as obras de esgotamento sanitário que são realizadas na cidade. De acordo com o decreto do prefeito Roque Luis Dias dos Santos (PDT), os serviços estão paralisados por 120 (cento vinte ) dias, ate que a Empresa responsável se adéqüe as normas estabelecidas pelo município e recupere todas as vias públicas danificadas. A Empreenge Construtora, só retornará as atividades após vistoria da prefeitura em relação as atividades exercidas pela mesma.

Fábio Santos / Voz da Bahia

Dominguinhos teve parada cardíaca nesta terça-feira, diz hospital

O músico Dominguinhos, de 71 anos, sofreu uma parada cardíaca na última terça-feira (8), durante tratamento no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana, em Recife, onde está internado há 23 dias por causa de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca. Segundo o hospital, o problema foi rapidamente controlado e o artista continua a fazer sessões de hemodiálise, mas ainda respira com a ajuda de aparelhos. Ainda de acordo com o boletim médico, divulgado nesta quarta-feira (9), Dominguinhos prossegue com o tratamento antimicrobiano e usa um marca-passo temporário, que auxilia no controle dos batimentos cardíacos. O músico também mantém-se sem sedação, sonolento e sem estabelecer contato.

Desabamento deixa cinco funcionários de empresa de telemarketing feridos

Cinco funcionários de uma empresa de telemarketing de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, ficaram feridos em um desabamento ocorrido na manhã desta quarta-feira (9). Um funcionário realizava conserto no forro da Tel Telemática, no bairro da Villa Olímpia, quando o teto do setor de operações desabou, por volta de 10h. Cerca de 60 pessoas trabalhavam na empresa no momento do acidente. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro aos feridos, que foram encaminhadas ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O estado de saúde deles não é grave. Outros funcionários sofreram cortes superficiais ao tentar deixar o local por uma porta de vidro que quebrou durante o desabamento, segundo a TV Bahia.

Alinne Rosa brinca com mistério de 'O Canto da Sereia'

A minissérie 'O Canto da Sereia' estreou na noite de terça-feira (08) e já causou comentários nas redes sociais até dos famosos. Entre eles, a cantora Alinne Rosa aproveitou para brincar com a situação e publicou uma foto em seu perfil no Instagram. Na imagem, uma pergunta ecoa no ar: 'Quem matou Sereia?'. Advinha só quem está entre os suspeitos? As musas do axé: Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e a própria Alinne Rosa. Na legenda da foto a líder do Cheiro de Amor questionou: "Quem, quem, quem?". Para quem não sabe, Sereia é uma cantora de axé que é assassinada em cima do trio elétrico em plena terça-feira de Carnaval. Sua morte é o foco principal da trama, afinal de contas, quem mataria uma artista no auge do sucesso? A resposta será revelada ao longo da trama, que estará no ar até a sexta-feira (11) na TV Globo. (iBahia)

Marinha se enrola com lancha de Dilma

Deu no Blog do Claudio Humberto: “Pegou mal nos meios militares a informação de que a lancha usada por Dilma no passeio de férias na Bahia, domingo, era a “Amazônia azul”, da Marinha. Com ela estavam os governadores Jaques Wagner (PT) e Eduardo Campos (PSB-PE). Fontes da Marinha estranham que o Comando tenha lanchas luxuosas como a Intermarine Azimuth, que custa R$6 milhões. A “Amazônia Azul” estava descaracterizada. A assessoria de Comunicação pediu “tempo para averiguar com outras organizações militares” a quem afinal pertence o luxuoso mimo. Faltou assessoria: ministra-chefe da Casa Civil, em 2006 ela passeou “sem saber” numa lancha do enrolado empresário Zuleido Veras.”

Andréa Mendonça vai substituir Casemiro Neto em programa na Tudo FM

Deu na coluna Raio Laser, da Tribuna: “A ex-vereadora Andréa Mendonça, proprietária da rádio Tudo FM, será a nova apresentadora do horário que era do jornalista Casemiro Neto – 18h às 19h –, desligado na tarde de segunda-feira (07) do quadro de funcionários da emissora. O programa Casemiro no Ar saiu da grade de programação da Tudo FM e Andréa passa a comandar um programa político e jornalístico no horário. Segundo informações de fontes ligadas à rádio, a motivação para a demissão do jornalista seria corte de despesas.

Prisco convoca corporação da PM para protesto na AL-BA


O vereador soldado Prisco convocou todos os Policiais Militares baianos a participar de um protesto hoje, às 15 horas, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), no CAB, quando oferecerá uma torta com tamanho de um metro, pizzas e refrigerantes aos deputados da casa. O bolo comemorará o 11º aniversário de demissões da corporação da Polícia Militar, durante a greve de 2001, o terceiro ano de descumprimento do Governo do Estado da Bahia da Lei Federal 12.191/10 e o segundo da Lei 12.505/11, ambas legislações anistiando policiais militares envolvidos em movimento grevistas em treze estados e no Distrito Federal. A Bahia é o único ente federativo que ainda descumpre a lei federal. “A Casa Legislativa é a morada do povo e assim também dos Policiais Militares. Vamos continuar a luta por melhorias e não opressão da carreira militar”, declara o vereador que prometeu continuar a batalha em defesa dos direitos dos militares. Na ocasião, deputados estaduais assinam o documento que será entregue ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pedindo cumprimento imediato da determinação judicial. ( Política livre)

Internautas aprovam decisão de investigar denúncias de Valério contra Lula


O Estado de S. Paulo
A decisão do Ministério Público Federal de investigar o suposto envolvimento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo do mensalão foi recebida com aprovação, e algumas ressalvas, por internautas. Pelo Twitter, usuários defendem a apuração das denúncias feitas por Marcos Valério, de que o esquema também pagou despesas pessoais do petista. Outros, no entanto, pedem que o Judiciário também investigue o chamado mensalão mineiro, caso revelado durante a CPI dos Correios, em 2005. Apesar de ter acontecido quatro anos antes do escândalo petista, o caso que envolve o deputado tucano Eduardo Azeredo chegou depois ao Judiciário. A denúncia foi recebida somente em 2009.

Jutahy chama de “vergonhoso” apoio do governo brasileiro a prorrogação de mandato de Chavez

O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) criticou hoje o que chamou de “vergonhoso” apoio do governo brasileiro ao não cumprimento da constituição venezuelana, expresso na tese de que o presidente Hugo Chavez poderá adiar a sua posse por até seis meses sem que sejam convocadas novas eleições no país. “Por pura identidade com o atraso, a dupla Lula-Dilma ficou contra o Paraguai e Honduras, que constitucionalmente afastaram seus presidentes e agora apoia esta quebra das normas constitucionais na Venezuela”, declarou o parlamentar, afirmando que o governo petista impõe tempos cada vez mais difíceis para a diplomacia profissional do país.

Microsoft encerrará o Messenger em 15 de março

O serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o Messenger, será aposentado em 15 de março, quando todos os seus usuários terão que migrar suas contas para o Skype. O anúncio foi feito em um e-mail em inglês enviado aos usuários do serviço, alertando para que eles façam a integração entre as contas. Segundo o comunicado, o encerramento será global, e somente a China continuará a usar o serviço. As informações são do site The Next Web. "Usuários do Messenger em desktops não conseguirão entrar e só serão capazes de atualizar para o Skype. Se você tentar entrar, uma notificação aparecerá, e se você continuar, será levado a um instalador do Skype quee automaticamente vai desinstalar o Messenger ao mesmo tempo", diz a nota enviada aos usuários. A integração entre os dois serviços e o encerramento do Messenger foi anunciado em novembro do ano passado, mas a Microsoft ainda não tinha confirmado data para aposentar o serviço de mensagens. O Skype foi comprado pela Microsoft em maio de 2011 por US$ 8,5 bilhões. (Terra)

Depois de plasma, LCD e LED, chega ao mercado a tela OLED

Os sucessivos lançamentos da indústria de eletrônicos, com novas siglas e tecnologias, confundem boa parte dos consumidores. Na área de televisores de tela plana e alta definição, o dilema é vivido por quem se defronta nas lojas atualmente com três opções principais: plasma, LCD e LED.

Para bagunçar mais um pouco, Sony, LG e Samsung anunciaram na CES que um quarto formato (revelado no evento de 2011) chegará às lojas este ano: o OLED. Trata-se de uma tela onde os LEDs são “orgânicos” (o “O” da sigla), feitos de polímeros baseados em carbono. A fabricante coreana declarou que sua nova TV OLED, com 55 polegadas e 4 mm de espessura, chegará ao mercado americano em março. O preço é de assustar: US$ 12 mil.
Talvez não dê muito tempo de se preocupar muito com esse novo tipo de TV. Na mesma CES, muitos já estão de olho na próxima geração, chamada 4K LCD ou Ultra HD, que promete ainda mais contraste e definição. A consultoria NPD DisplaySearch acredita que TVs Ultra HD irão ultrapassar as OLEDs até 2015. O alto preço da tecnologia OLED é o principal obstáculo para seu sucesso.
Preparamos uma rápido guia para você enxergar melhor as diferenças entre os formatos. Vale lembrar que esta classificação é paralela a tabela de resolução HD, onde valores como 720p e 1080p se referem ao número de linhas horizontais que formam a imagem.


TV OLED LG WRGB, de 55 polegadas FOTO: Reprodução
OLED A tecnologia da nova TV de 55 polegadas da LG permite telas ultra-finas e leves. O aparelho mostrado pela empresa na CES tem 4 mm de espessura e pesa cerca de 10 quilos. A tela OLED promete ainda mais contraste que os modelos de LED, além de ser ainda mais econômica em termos de energia. Infelizmente, o mesmo não se aplica ao preço, ainda considerado muito elevado. ( Estadão)


Empresário diz que Neto e clube japonês decidirão o futuro do atacante

Após a reunião entre os representantes do atacante e a diretoria do Vitória, na terça-feira (8), o futuro do atacante Neto Baiano segue indefinido. Em entrevista exclusiva à Equipe dos Galáticos, o empresário do jogador, Antônio Gustavo, confirmou as negociações avançadas com o Goiás, mas revelou que Neto ainda aguarda um desfecho com o Rubro-Negro.
 
"Realmente está bem adiantado com o Goiás. Mas, a vontade dele é soberana. Mostrei a situação ao Alexi. O clube japonês aceita pagar a metade no primeiro ano, mas não vai pagar nada no segundo. Então, se for por empréstimo, ele só fica por um ano. Deixei os números com o Alexi", disse.
 
Segundo Guga, o Kashiwa Reysol aguarda a resposta dos dirigentes do Leão para decidir, junto com Neto, onde ele atuará em 2013. "Agora, quem vai decidir é Neto e o clube japonês. Durante um ano, eles aceitam dividir o salário. No segundo ano, eles não pagam mais nada, ou então vão querer uma compensação financeira", ratificou.
 
Mas, apesar do desejo do artilheiro, o empresário não garante o acerto com o Vitória. "A conversa estava boa com o Vitória também, mas senti que esfriou um pouco. O Alexi me disse que agora quer ouvir o Caio Jr. antes de decidir". 

Dilma receberá novos prefeitos em Brasília no fim do mês

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada de sua equipe ministerial, recepcionará em Brasília no fim deste mês, entre os dias 28 e 30, os novos prefeitos empossados neste ano, noticiou a Folha de S. Paulo. O objetivo principal do encontro é orientar os novos prefeitos sobre as parcerias entre governos federal e municipal. O gesto político repete prática lançada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. Os detalhes, bem como o roteiro do encontro, serão finalizados pelo Palácio do Planalto nos próximos dias. Conforme antecipou em outubro passado ao jornal Valor Econômico a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governo tentará mobilizar os novos prefeitos para que o país acelere a execução das medidas necessárias para o Brasil alcançar de forma mais homogênea os chamados "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio"

Preso foge da delegacia de Casa Nova (BA) durante horário de visita

Uma mulher foi baleada na noite desta terça-feira (8), em uma tentativa de assalto no bairro de Pernambués, em Salvador. Elba Pinheiro de Oliveira, de 19 anos, foi abordada por dois homens armados quando deixava um bar, de acordo com o posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde ela foi levada. A vítima relatou que foi atingida por não conseguir entregar aos bandidos sua bolsa, que teria ficado presa ao corpo. Elba foi alvejada na coxa esquerda. Os assaltantes fugiram. A 11ª Delegacia Territorial (DT/Pernambués) deve investigar o caso. Informações do Correio.

Preso foge da delegacia de Casa Nova (BA) durante horário de visita

Um preso fugiu na manhã da terça-feira (8) da delegacia de Casa Nova, localizada no Vale do São Francisco, na Bahia. De acordo com informações da polícia, o preso deixou a unidade carcerária durante o horário da visita de familiares. Ele fugiu da delegacia passando por três grades. A polícia informou ao G1 que o fugitivo havia sido preso no dia 29 de dezembro na cidade de Juazeiro e encaminhado para a cidade de Casa Nova. Ele foi enquadrado por tráfico de drogas. A polícia não sabe se o fugitivo recebeu a visita de familiares no dia da fuga. (G1)

Três acusados de participar de estupro coletivo na Índia poderão declarar inocência

População indiana quer que acusados sejam enforcados
O advogado que defende três acusados de participar do estupro coletivo de uma jovem de 23 anos em Nova Delhi, na Índia, afirmou que seus clientes poderão declarar inocência no julgamento.  O advogado M.L Sharma afirmou que “até agora, nada foi comprovado”. "Quem quer que seja que tenha cometido este crime hediondo deveria ser punido, mas meus clientes não são os verdadeiros culpados", afirmou Sharma. Ele defende  Ram Singh, o motorista do ônibus onde aconteceu o crime, o irmão do motorista, Mukesh, e o operário Akshay Thakur. Os acusados poderão ser condenados à pena de morte caso sua culpa seja comprovada. Eles serão julgados por crimes de estupro, sequestro e assassinato. Outros três homens foram acusados de participação. Eles estão presos desde o último dia 16 de dezembro, quando o estupro aconteceu. Um jovem de 17 anos também é acusado de participar do caso e será julgado por um tribunal para menores. A população indiana quer que os acusados sejam enforcados. Nos últimos 40 anos, e acordo com dados oficiais da Índia, o número de casos de abuso sexual aumentou 875%. Em 2011, foram registrados 24.206 casos em toda Índia. Em 2012, somente em Nova Delhi, foram notificados 600 casos.( BN)

Idosa é morta a facadas pela nora em Paratinga

llza Alves Santana, de 62 anos, foi morta a facadas pela nora no município de Parantinga, no Vale do São Francisco. Ocrime aconteceu na segunda-feira (07), por voltada das 11h30.

De acordo com informações do delegado Clóvis Menezes, Adriana dos Santos Pinheiro, de 35 anos, matou a idosa com facadas no pescoço. “Nós descobrimos que ela queria matar o marido, que é pescador, mas, como não achou, decidiu matar a sogra”, diz. Ilza estava deitada na cama no momento do crime e não resistiu ao atentado da nora.

Ainda de acordo com o delegado, Adriana tem deficiência mental e não utilizava medicamentos há dois dias. A faca utilizada, uma peixeira, havia sido roubada de em uma loja de Paratinga, no mesmo dia do crime. Após matar a sogra, ela voltou para casa e foi presa enquanto almoçava. A faca ainda não foi encontrada. Adriana foi autuada em flagrante por homicídio e permanece sozinha em uma cela da delegacia local
.

Com informações do jornal Correio*

Quitéria sobre UPB: "Só saio se for por Rilza Valetim"

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), entrevistada na noite desta terça-feira (8) pelo Bocão News, negou que já tivesse desistido da sua candidatura para a presidência da União dos Prefeitos da bahia (UPB). Pelo menos, ainda. De acordo com Quitéria, a única condição para "abrir mão" da disputa é se houver uma unidade por parte da base do governador Jaques Wagner em torno da prefeita de São Francisco do Conde (e amiga pessoal) Rilza Valentim.

"Se existir uma unidade de todos os partidos da base e se essa uniformidade for para que minha amiga Rilza Valetim Seja a candidata, será a única condição que me fará desistir. Não abriria mão por nenhuma outra pessoa. Não tem sentido. Minha candidatura  foi construída com muito trabalho. Não abdidcaria por nenhum outro candidato. Não participei de nenhuma reunião. Nada foi discutido comigo", declarou Maria Quitéria.

Para construir a unidade exigida por Quitéria, uma reunião será realizada na manhã desta quarta-feira (9), com os principais candidatos da base do governo.
Em contato com o Bocão News, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, garantiu que a base "lutará pela construção da unidade para a eleição da UPB".

Com o desenrolar dos fatos, para a condição imposta por Maria Quitéria virar realidade e ela anunciar a desistência da disputa parece ser questão de tempo.   (Bocão News)

Concurso da Anvisa terá 165 vagas e salários de até R$10 mil


O concurso público da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve começar a ser preparado ainda neste mês de janeiro. De acordo com o Folha Dirigida, a Anvisa já começou a receber as propostas das instituições interessadas em organizar o seu certame. Serão 165 vagas, com rendimentos de R$5.133,18 a R$10.392,20, incluindo o valor do auxílio-alimentação, que agora é de R$373. Das vagas autorizadas, 35 são para técnico em regulação e vigilância sanitária, que exige o ensino médio ou médio/técnico, dependendo do perfil profissional. A remuneração é de R$5.357,98. Terão também dez oportunidades para cargos de nível médio que serão para os cargos de técnico administrativo com rendimentos de R$5.133,18. As outras 120 vagas serão para os graduados, sendo 100 para especialista em regulação e vigilância sanitária, com salários de R$10.392,20 e 20 vagas para analista administrativo, que tem remuneração de R$9.636,20. A previsão de divulgação do edital do concurso é até 4 de junho, conforme determinação do Ministério do Planejamento, que estabeleceu prazo de seis meses, a contar da data de autorização do concurso. A Anvisa informou que a lotação das vagas ainda não foi definida. As contratações serão feitas pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia dos profissionais. Fonte: iBahia.

Compra de votos em Brumado motiva ação do Ministério Público


Abusos de poder econômico, político e dos meios de comunicação, além de captação ilícita de votos ocorridos durante a campanha para as eleições municipais do ano passado, no município de Brumado, motivaram o Ministério Público Eleitoral a ajuizar ação de investigação judicial eleitoral contra Márcio Moreira da Silva, vereador eleito no município pela coligação 'Nada Resiste à Força do Trabalho'; Aguiberto Lima Dias, prefeito eleito no município pela coligação 'O Trabalho Continua'; Isabel Cristina Santana Gondim, vice-prefeita eleita pela mesma coligação de Aguiberto Dias; e Eduardo Lima Vasconcelos, ex-prefeito do município de Brumado. A ação foi iniciativa do promotor eleitoral Leandro Marques Meira. O Ministério Público Eleitoral descobriu que "a eleição de Márcio Moreira para o cargo de vereador e a de Aguiberto Dias e Isabel Gondim para os cargos de prefeito e vice-prefeita deram-se mediante ilícitos eleitorais de acentuada gravidade, tendo sido fraudada a vontade popular", destacou o promotor Leandro Meira na ação. 
Ele complementa que, no dia 5 de outubro de 2012, foi divulgado o resultado de uma pesquisa que apontava a liderança do candidato situacionista Aguiberto Dias com 55,28% dos votos, enquanto que a candidata da oposição, Marisete Lisboa Fernandes Pereira, possuiria a preferência de 30,05%. "No entanto, o resultado divulgado era falso pois os candidatos a prefeito Aguiberto Dias e Marisete Pereira estavam empatados tecnicamente, já que o primeiro possuía cerca de 45% das intenções de voto, enquanto a segunda estava com aproximadamente 39%", explicou. Na ação, o MP requer a cassação do registro ou diploma e inelegibilidade por oito anos de Márcio Moreira, Aguiberto Dias e Isabel Gondim, além da aplicação da sanção de inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito do município Eduardo Vasconcelos. Segundo o promotor Leandro Meira, ficou constatado também que houve entrega excessiva de cestas básicas às vésperas da eleição. (Metrô 1)

Solange Almeida posta foto 'antes e depois' da redução de estômago e solta o verbo


A cantora Solange Almeida é o que se pode chamar de uma verdadeira inspiração, tanto para as magrinhas, quanto para as gordinhas. Neste mês, a líder da banda Aviões do Forró comemora cinco anos de redução de estômago. Desde que entrou no centro cirúrgico, Sol viu sua vida mudar da água para o vinho, ao sair do manequim 52 para o 38. Hoje, ela é garota-propaganda de marca de roupas e, até, de uma marca de lingerie. E não é só. Ela também é proprietária de uma academia em Fortaleza, com promessas de filiais em outras partes do país. Ou seja: virou referência no quesito beleza. Em seu perfil no Instagram, ela comemorou a vitória. "Exatamente dia 31/01 estarei completando cinco anos de redução de estômago, e posso dizer que foi a melhor coisa que fiz na vida. Não falo isso apenas pela estética, mas pela qualidade de vida que voltei a ter. Poucas pessoas sabem os motivos que me levaram a fazer a cirurgia e insistem em falar besteira (o que me irrita) mas as pessoas infelizmente são assim, não podem ver ninguém bem", escreveu.

Ela também esclareceu os motivos que a levaram tomar a decisão. "Sim, voltando aos motivos: eu estava com as taxas altíssimas, sentia dores nas articulações, não dormia direito, e estava num estágio preocupante de esteatose, que é o aumento do fígado e acúmulo de gordura. Pra conseguir fazer a cirurgia passei por uma bateria de exames, sessões com psicóloga e etc. Não  é simplesmente ter o dinheiro e querer fazer, existe um serio processo pra isso. Após perder cerca de 55kg e ficar seca, ouvi absurdos que estaria com anorexia, bulimia, câncer e até aids, é mole? O que as pessoas não sabem é que no início se perde bastante peso e com o passar dos anos ficamos com o peso ideal, o que é hoje o meu caso. Aonde eu quero chegar? É que a redução, lipo e plástica não é cura pra nada. Claro q ajuda, não sou hipócrita, mas sem força de vontade e determinação engordasse(sic) tudo de novo", explicou

Solange aproveitou o post, com direito a foto de antes e depois, para defender a autoestima. "Ainda ouço comentários do tipo: o que o dinheiro não faz, isso é Photoshop e etc... Se vc trabalha consequentemente você tem grana. Estou certa? E se você tem grana pra bancar suas cirurgias e tratamentos estéticos, ter boa alimentação, malhar, que mal há? É pecado querer se sentir bem? Tenho certeza que não. #Ficaadica BOM DIA! ( Holofote)

Produção de maquiagem da Globeleza 2013 durou 22 horas



A produção da Globeleza Aline Prado para a vinheta do Carnaval 2013 da Rede Globo demorou cerca de 22 horas. A dançarina teve o corpo coberto com cerca de 1 kg de brocal de várias cores.  “A minha preparação eu costumo apelidar de hibernação (risos). Eu tenho que dormir muito antes para ter bastante energia para fazer a caracterização toda e a gravação. Mas é sempre um prazer porque é um trabalho lindo e vale cada segundinho que vai ao ar depois”, contou a dançarina, que teve que mostrar muito samba no pé durante a gravação.
 
Globeleza pela oitava vez seguida, Aline ainda guarda expectativas sobre a atividade. “A expectativa é agradar ao público e fazer jus à alegria que o carnaval traz para a gente”, completou. ( Holofote)

Eduardo Campos baixará tom das críticas ao governo Dilma


Apesar de continuar trabalhando para viabilizar sua candidatura à Presidência da República em 2014, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PE), deve baixar o tom das críticas que tem feito à política fiscal do governo federal. Mesmo sendo entusiastas da candidatura própria, governadores e prefeitos do PSB não querem se indispor, por ora, com o Palácio do Planalto, de quem dependem para conseguir dinheiro para obras e programas, além de renegociação de dívidas. Pelo menos em 2013. O PSB permanece na base aliada, ocupando dois ministérios, enquanto avalia as chances de uma candidatura própria em 2014. Neste cenário, Campos faz um jogo de morde e assopra em relação à presidente Dilma Rousseff, que ontem voltou a Brasília, depois de passar 12 dias de férias na base naval de Aratu, em Salvador

Aliados dizem que ACM Neto vai atender expectativas da população

Pesquisa divulgada nessa terça-feira com exclusividade pela Tribuna da Bahia apontou que 62% da população de Salvador tem perspectivas e motivações positivas para a administração do democrata ACM Neto. Os dados foram coletados pelo instituto Planter – Observatório do Comportamento e Tendências e mostram as expectativas dos soteropolitanos antes da posse do prefeito. Entretanto, na opinião de políticos aliados a Neto, os primeiros dias da gestão apontam que o prefeito vai atender aos anseios da população. Segundo o presidente municipal do DEM, Heraldo Rocha, os números da pesquisa sugerem que a cidade está esperançosa quanto ao futuro da capital baiana. “Você anda na cidade e as pessoas estão com outro astral. Esse número dá força ao gestor para fazer o seu trabalho”, avaliou Rocha. Para ele, Neto acerta ao não apostar na ideia de herança maldita para iniciar sua administração e também com as visitas aos bairros, aproximando o Executivo da população. “Claro que tem muitos problemas para resolver, mas para isso é preciso paciência da população”, ponderou o dirigente.

SSA: Espera por defensor público chega a três meses

Na sala de espera da Defensoria Pública do Estado, no Jardim Baiano (Nazaré), dona Izolina Rodrigues, de 94 anos, finalmente conseguiu ontem pôr fim a uma espera de três meses para conseguir um advogado para cuidar do caso dela. “Desde março de 2008 que não recebo minha aposentadoria integral, de um salário mínimo, por um problema que o banco não me diz o que é”, contou a idosa, que comemora a “sorte” de receber pensão do falecido marido. Hipertensa, ela precisa de doses diárias de medicamentos para controlar a pressão arterial. “Procurei a Defensoria por orientação de meu médico, que, além de conseguir remédios gratuitos, sabe de minha labuta”, contou. O caso de dona Izolina ilustra a situação ruim vivida pela instituição. Com apenas 220 defensores para toda a Bahia, a Defensoria Pública, além de não dar conta da demanda, sofreu um revés orçamentário com o veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei Complementar 114/2011. Leia mais em A Tarde.

Em 2013, Lavagem do Bonfim será realizada no dia 17 de janeiro


Neste ano de 2013, a tradicional Lavagem do Bonfim acontecerá na quinta-feira. O pároco da instituição, padre Edson, falou ao G1 sobre a data da comemoração da festa. “A data da festa é definida, calculada, após o segundo domingo do dia de Reis, que é comemorada no dia 6 de janeiro. Neste ano a festa do Bonfim acontece dia 20, mas a lavagem acontece na quinta-feira anterior. Neste ano acontece no dia 17. As pessoas estavam fazendo confusão, dizendo que a lavagem acontecia na 2ª quinta do ano, mas isso não é verdade. A comemoração é definida a partir do dia de Reis”, explica o padre. De acordo com informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, o novenário da festa acontece a partir desta quinta-feira e segue até o sábado, sempre às 19h30, com exceção do dia 17, dia da lavagem do adro da Basílica. Leia mais no G1.

Senadores passeiam na Suíça por nossa conta

De repente, a Suíça adquiriu importância relevantíssima para o Senado Federal. Três senadores – Paulo Bauer (PMDB-SC), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) – vão gazetear o trabalho nos primeiros onze dias de março em uma “missão oficial” organizada pela embaixada da Suíça e o Grupo Parlamentar Suíça América-Latina. O turismo parlamentar será pago, claro, pelos otários de sempre: nós. Quem conhece, sabe que programas de grupos parlamentares (que nem existem na estrutura do Senado ou da Câmara) são pura cascata. Galhofa ontem no Twitter com a zorra constitucional: “campanha de Chávez na Venezuela lança novo slogan: o presidente que vai além.” O assessor Marco Aurélio Top Top Garcia nem esconde que foi à toa a Cuba: não pôde visitar Hugo Chávez por determinação dos médicos. (Blog do Claudio Humberto)

Fábrica da JAC Motors em Camaçari produzirá caminhões

A JAC Motors Brasil anunciou uma alteração de planos um mês e meio após o início das obras da fábrica no município de Camaçari. Anteriormente previsto em R$ 900 milhões, o investimento será aumentado para R$ 100 milhões, com a produção de uma linha de caminhões de pequeno porte. Com isso, a capacidade produtiva de 100 mil automóveis será ampliada em 10%. O primeiro caminhão a ser produzido na fábrica será o T140, da categoria dos chamados Veículo Urbano de Carga (VUC), com capacidade de carga de 1,5 a 3,5 toneladas. “Estudamos, futuramente, produzir também caminhões com 6 a 8 toneladas de capacidade de carga”, afirmou o empresário Sérgio Habib, presidente da JAC no Brasil. De acordo com ele, o mercado de VUCs – veículos de carga que podem rodar em centros metropolitanos com restrições para caminhões de maior porte – deve aumentar nos próximos anos, devido à necessidade de várias cidades implantarem a restrição. Com informações da Veja e Estadão Conteúdo.

Estudante universitário de baixa renda terá bolsa assistência de R$ 400

O aluno de baixa renda aprovado por meio de cotas sociais em instituições federais de ensino superior receberão uma bolsa assistência de R$ 400 por mês. O benefício foi anunciado ontem (8) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e deve começar a ser distribuído ainda este ano. Segundo o ministro, uma medida provisória (MP) editada pela presidente Dilma Rousseff e atualmente está em tramitação no Congresso Nacional estabelece a ajuda. Serão beneficiados alunos com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que optarem por cursos com carga horária diária superior a cinco horas. O dinheiro da bolsa será liberado por meio de um cartão de crédito pré-pago, semelhante ao que ocorre no Programa Bolsa Família e outras bolsas de estudo, como a do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). “Já encaminhamos a MP para o Congresso Nacional. Os estudantes que entrarem pelo sistema de cotas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que optarem por cursos com mais de cinco horas de jornada, terão direito a uma bolsa de R$ 400 por mês, assim que entrarem na universidade, e durante todo o curso”, disse Mercadante. Fonte: Correio.

Governador assina licitação para a construção do aeroporto de Conquista

Na tarde da quinta-feira (10), às 14h30, o gabinete do governador Jaques Wagner, no Centro Administrativo da Bahia, receberá políticos e representantes do governo de Vitória da Conquista para a assinatura da licitação que construirá o novo aeroporto do município. Quem já garantiu presença foi o deputado estadual Marcelino Galo (PT), que destaca a assinatura do convênio como mais uma ação de infraestrutura do governo estadual. “Já estávamos aguardando essa informação do governo para que o novo aeroporto de Conquista comece a ser construído. Temos de garantir a finalização dele e lutar por novas políticas de inclusão para toda a região do sudoeste. Com esse novo aeroporto, não só a Bahia será beneficiada, mas também todos que vivem na fronteira com Minas Gerais”, declara. O aeroporto será erguido no povoado de Pé de Galinha, localidade que fica a 7km do centro da cidade. (Bocão News)

Estreia do "BBB13" tem pior audiência de todas as edições

A 13ª edição do "Big Brother Brasil" marcou média de 25 pontos na sua estreia nesta terça-feira (8) e ficou com a pior audiência de todas edições do reality show. Os dados passados ao UOL pela CGCom (Central Globo de Comunicação) são prévios e cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. No ano passado, o "BBB12" estreou com 33 pontos, dois pontos a menos do que o "BBB11", que teve 35 pontos. Já o "BBB10" e o "BBB 2" eram os programas com menos audiência em estreias até o momento, com 30 e 29 pontos de média, respectivamente. Das treze edições, a primeira, exibida em 2002, foi a que conquistou a maior audiência na estreia, com 49 pontos. Em segundo lugar está o "BBB5" (46), seguido pelos "BBB6" (45), "BBB7" (43), "BBB4" (42), "BBB3" (38), "BBB8" (37) e "BBB9" (37).

Governo publica reajuste de benefícios do INSS

Os ministérios da Previdência Social e da Fazenda publicaram nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU) portaria que reajusta os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O reajuste, de 6,15%, entrou em vigor em 1º de janeiro. A partir dessa data, o salário de benefício e o salário de contribuição não poderão ser inferiores ao novo valor do salário mínimo, de R$ 678, nem superiores a R$ 4.517,05. (Estadão)

Fotógrafo retrata seca em jornada de 2 mil km pela Bahia

A chuva registrada na Bahia no final de dezembro não foi suficiente para reverter os estragos da que é considerada a pior estiagem a atingir o semiárido no interior do Estado nas últimas quatro décadas. De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, 259 municípios baianos permanecem em situação de emergência devido à seca, que afeta nessas localidades quase 3 milhões de pessoas. O prejuízo à economia ainda pode chegar a R$ 7,8 bilhões, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A falta d'água está prejudicando as pequenas lavouras de subsistência e castigam os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. O fotógrafo Flavio Forner esteve entre 2 e 19 de dezembro viajando pela região, percorrendo cerca de 2 mil quilômetros e visitando alguns municípios entre os mais afetados pela estiagem prolongada. Suas fotos documentam o drama humano da seca e o seu impacto na economia e na paisagem da região.

Representante é atropelado em Cruz das Almas

O representante de uma distribuidora de bebidas de prenome Magnum, 28, foi atropelado por um caminhão por volta das 16h30 desta terça (8), na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas, logo depois de estacionar uma motocicleta e descer para conversar com um amigo, sendo atingido pela carroceria de um caminhão que fugiu do local sem prestar socorro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192) socorreu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento 24h, com suspeita de fratura no braço direito. Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, antes de atropelar o representante, o caminhão atingiu o retrovisor do Fiat Uno de placa NTI-9428, e por muito pouco não atropelou também o condutor do carro que é conhecido por “Ney”. Agentes da SMTT registraram a ocorrência. O carro que foi conduzido para o complexo policial deve ser submetido a uma perícia técnica. ( Forte na Notícia)

Não há risco de apagão, diz secretário do Ministério de Minas e Energia

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta terça-feira (8) que não há risco de apagão e que o sistema elétrico brasileiro tem operado em um equilíbrio estrutural para o qual foi planejado. “O sistema  hoje está equilibrado. Não existe perspectiva nenhuma de racionamento nesse horizonte em que se trabalha, então não tem sentido [falar em apagão]”, declarou o secretário, que esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com Zimmermann, a presidente queria uma atualização do que vem ocorrendo. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste é o mais baixo para o mês de janeiro desde 2001, ano em que aconteceu o último racionamento de energia elétrica no país. Informações da Agência Brasil.