Cachoeira: Festa da Boa Morte foi desorganizada segundo Gerente de Jornalismo da TV Educativa.
Órgãos Públicos Municipais de Cachoeira receberam fortes criticas do Jornalista Jorginho Ramos, Gerente de jornalismo da TV educativa, em relação à desorganização da secular festa da Boa Morte, ele chama a atenção principalmente da Prefeitura e Câmara. Confira na integra suas palavras, matéria postada no jornal A Tarde, do dia 23/08/2010
Salvem a festa da Boa Morte
Na semana passada foi realizada em Cachoeira a Festa da Boa Morte promovida pela secular Irmandade das mulheres negras descendentes de escravas, reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia e admirada nacional e internacionalmente pelo seu significado e importância cultural. A festa tem levado a cada ano para a cidade heroica milhares de pessoas atraídas pela beleza dos ritos da Irmandade da Boa Morte, pela força e carisma dessa devoção que reúne numa convivência pacífica atos do catolicismo e elementos com simbolismos e cultos de matriz africana e pela sua beleza história de resistência a escravidão, a intolerância e ao preconceito.
Mas o que tem sido visto de algum tempo pra cá, à revelia da Irmandade, é bom que se esclareça, é uma tentativa de carnavalizar a data da festa.
Continue lendo »
A tarde