Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Álvaro Bessa vira "menina dos olhos" na política santoantoniense


Com a explosão das articulações do período pré-eleições 2012 o nome do ex-prefeito Álvaro Bessa (PDT) se tornou o mais cotado na bolsa de apostas da política de Santo Antonio de Jesus. Presidente local de um partido da base do governador Jaques Wagner (PT), mas aliado do prefeito Euvaldo Rosa (DEM), Bessa é cogitado como possível candidato a prefeito no pleito do próximo ano tanto pela situação quanto pela oposição. O líder político, no entanto, prefere a cautela e o silêncio e tem tentado se preservar.
Quanto às especulações de uma chapa já formada na oposição tendo ele, Bessa, como candidato a prefeito e o vereador Ailton Santos (PT) como candidato a vice, o ex-prefeito nega que tenha havido alguma conversa nesse sentido. Em contato telefônico com A Página, Álvaro Bessa se disse surpreso com a informação que, segundo ele, ficou sabendo através de nossa equipe. Bessa disse apenas que a dinâmica da política é muito intensa e não se pode determinar agora como serão as eleições de 2012. O certo é que pelos movimentos observados em Santo Antonio de Jesus, basta Álvaro Bessa ter capacidade de articulação e terá em suas mãos as rédeas do processo eleitoral. A Página do Recôncavo

Marcadores:

Taxistas de Coité também estão revoltados com decisão da AGERBA em não permitir corrida fora do seu município

Caso uma pessoa desejasse chegar a Coité depois de descer no aeroporto só poderia viajar de taxi até o limite do municipio de Lauro de Freitas. No sobe e desce precisaria pegar no minimo 15 taxis diferentes.

Os taxistas acreditam que a "perseguição" pode ser por os taxis oficiais serem confundidos com aqueles que fazem transporte alternativo

Taxistas de Conceição do Coité procuraram o CN para protestar contra a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e tornar público a discussão sobre a regulamentação do órgão impede eles realizem viagens para fora dos municípios em que possuam ponto.

Segundo a AGERBA, a nova legislação baseada na Lei 11.378 de 18 de fevereiro de 2009, que prevê que todo fretamento intermunicipal deve ser feito por uma concessão do Estado. Ainda segundo informações da AGERBA o alvará de táxi é limitado para atuar na área do município e não há como legalizar esse transporte, porque a lei diz que o fretamento intermunicipal só é feito em casos de veículos que possuam capacidade mínima de doze passageiros.

 
Por não concordarem com os métodos adotados pelos fiscais da Agerba, os taxistas estão se organizando para formar uma comissão e levar o problema para os deputados estaduais, segundo José Carneiro, conhecido por Galego, que faz ponto no centro de Conceição do Coité. “É uma questão de interpretação da lei, pois sabemos que não podemos fazer ponto em outra cidade. Se uma pessoa chegar aqui e fretar o nosso carro para uma viagem em Salvador, por exemplo, a gente não pode mais. Não é assim que funciona, pois nós fazemos o frete conforme o desejo do passageiro, afinal isto é um direito do cidadão”, desabafou.

Dois taxistas de Coité já foram multados pela AGERBA. Em 2010, Gilberto Oliveira Lima foi parado na BR 324 quando estava sendo fretado pela Prefeitura para levar pessoas que iam fazer exames no Hospital Santa Izabel, na capital. Na ocasião, o veículo que tem placa vermelha, foi apreendido por oito dias e só foi liberado após o pagamento de uma multa no valor de R$ 600. “Nós fizemos uma vaquinha para conseguir o dinheiro e doamos para ele pagar a AGERBA. O caso mais recente, há 90 dias, o taxi de propriedade de André Lopes de Souza, “Parrudo”, também foi parado e multado. “Ele também estava transportando doentes com destino a Salvador fretado pela Prefeitura”. Ele recorreu e até o momento não temos resposta”, concluiu Galego.
Continue lendo »

Servidores da UFBA e UFRB "cruzam os braços" nesta quinta


Os servidores das universidades federais da Bahia e do Recôncavo paralisam as atividades nesta quinta-feira (14), com atos de protesto nas portas das reitorias, em Salvador e Cruz das Almas. A paralisação faz parte do protesto nacional dos funcionários de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que alegam ter o pior salário do serviço público. Também são alvos de reivindicação a Medida Provisória (MP) 520/2010, responsável por criar uma empresa pública de direito privado para administrar os hospitais universitários, e o Projeto de Lei 549/09, que congela os salários dos profissionais concursados por dez anos. Ainda nesta quinta (14), em Brasília, representantes das Ifes de todo o Brasil participam de reunião no Ministério do Planejamento para cobrar um parecer favorável às solicitações da categoria. O coordenador geral da Assufba Sindicato, Renato Jorge, diz que os servidores podem entrar em greve caso saiam do encontro sem uma proposta concreta. Voz da Bahia

Marcadores:

Antônio Mattos volta a liderar audiência nas primeiras horas da manhã no recôncavo

Antonio Mattos, pesquisa indica seu programa
de rádio em primeiro lugar na região

Muitos acreditavam que ele não retornaria mais a região, até falavam que o radialista tinha encerrado a carreira, depois das saídas inesperadas das duas maiores emissoras do recôncavo.  Entretanto com a fé inabalável em Nossa Senhora Aparecida, o gigante da comunicação como é conhecido o radialista com mais de 30 anos de carreira, conseguiu dá volta por cima, e retornou com o programa Alerta Recôncavo na sua própria emissora: rádio Muritiba Fm 87.5.  A rádio ganhou o direito através do Ministério da Comunicação de modular em freqüência exclusiva, com isso suas ondas sonoras alcançam quase todo recôncavo da Bahia.
Uma pesquisa foi realizada na região, de Fevereiro a Abril, pela empresa de pesquisas Embrap, onde o público ouvinte de rádio colocou o radialista mais uma vez em primeiro lugar, desbancando todos os concorrentes que lideravam, enquanto Mattos estava afastado.
Segundo Antônio Mattos, ele encontra-se muito feliz em ter retornado ao rádio do recôncavo “Estou super-feliz na Muritiba Fm, aqui não tenho ninguém me dando ordens, ou ganhando mundos e fundos, nas custa do nosso nome, do nosso programa. Minha fé em Nossa Senhora da Aparecida nunca foi atoa, tive calma, soube esperar. Antônio retornou a região e com ele as mais variadas personalidades política e cultural, sendo entrevistadas  no Alerta Recôncavo, apresentado de 06:00 as 9:00 horas, de segunda a sábado. Para aqueles que torceram pelo meu insucesso, quero dizer: Bom dia! estou de volta, nas manhãs do recôncavo. Diz Mattos - Fábio Santos / A Voz Jovem

Marcadores:

Pastor adventista de Cachoeira é autor de texto achado na casa do atirador de Realengo


Um pastor adventista que mora na Bahia é autor de pelo menos um dos textos religiosos encontrados na casa de Wellington Menezes de Oliveira, 23, o atirador que invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio, e matou 12 crianças na última quinta-feira (7). Havia pelo menos três textos de caráter religioso na casa de Wellington. Os temas dos textos do pastor eram inferno, alma e espírito, e morte e ressurreição. Nenhum deles induz a ataques homicidas nem faz apologia à violência. Além desses impressos, a polícia também recolheu textos escritos de próprio punho pelo atirador, nos quais ele tece considerações sobre religião e conceitos de bem e mal. Um trecho diz: "[...] faço todos os dias minha oração do meio-dia que é a de reconhecimento a Deus e as outras cinco que são de dedicação a Deus e umas 4 horas do dia passo lendo o Alcorão [...] e algumas vezes medito no 11/09". Em outro trecho, o atirador registra: "meu tempo livre entrego a Deus ao invés de entregar aos prazeres passageiros do mundo... e sei que Deus olhará para meu sacrifício e minhas ações neste mundo com muito favor e satisfação e sei que serei muito bem recompensado." Procurado pela Folha, o pastor Demóstenes Neves da Silva, 53, confirmou a autoria do texto sobre o inferno e afirmou ser "muito provável" que os demais também sejam dele. Silva contou que até 2003 respondia perguntas de internautas sobre religião em um site adventista. "Escrevi tanta coisa naquela época que não lembro de tudo, mas são temas correlatos e creio que todos sejam meus." O site ainda existe, mas o pastor não participa mais dele. O pastor não faz pregações regulares porque se dedica exclusivamente à atividade docente nas Faculdades Adventistas da Bahia, na cidade baiana de Cachoeira no recôncavo baiano (105 km de Salvador). "Uma atitude dessa [o ataque do atirador] só pode ter sido cometida por alguém com um desvio muito sério de conduta", avalia Silva. Folha

Marcadores: