Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novo governador do DF pode ser escolhido por 7 votos


O Distrito Federal tem 1.766.116 milhão de eleitores, mas o próximo governador da capital poderá ser eleito com apenas sete votos. Este cenário seria possível se, no dia do pleito, apenas 13 dos 24 deputados comparecerem - número mínimo exigido pelas regras da eleição. Se houver apenas duas chapas concorrendo, o voto da maioria - sete deputados - elege o governador.

Se três ou mais chapas se inscreverem para o pleito, a regra muda: será eleito o candidato que receber, no mínimo, o voto da maioria dos deputados (13 de 24 parlamentares). Se ninguém alcançar este placar, os dois mais votados disputam em segundo turno.

O deputado Chico Leite, do PT, avalia que sete votos seriam, de fato, muito pouco para eleger um governador, mas o petista ressalva que as regras são previstas pela Constituição, e não poderiam ser alteradas a tempo da eleição no DF. "É péssima a eleição indireta em si. Toda eleição indireta deixa uma sensação de falta de representatividade democrática. O debate deveria entrar na pauta nacional, e as eleições indiretas, varridas do mapa constitucional".

A eleição será no dia 17 de abril e o prazo de registro terminou às 18h.
Continue lendo »

Posto de combustível é assaltado em Cruz das Almas

Deu no Forte na Notícia: O posto de combustível palmeira, localizado na Av. Alberto Passos foi assaltado na noite desta terça-feira(6), em Cruz das Almas.

Dois elementos de pele morena, trajando blusão preto, camisa branca, boné e armados com revólver chegaram ao local montados em uma moto de cor preta, sem placa, anunciando o assalto.

“Foi tudo muito rápido, o que estava armado ficou nervoso e olhando para os lados com medo da polícia, em seguida fugiram em direção a rua da mata” disse um frentista que prefere não ter o nome revelado.

Segundo a polícia os marginais não usavam capacete no momento do assalto, há suspeita que sejam moradores de cidades vizinhas. O valor roubado não foi informado.

Marcadores:

20 estudantes são detidos após confusão dentro de ônibus em Cruz das Almas

O micro-ônibus de prefixo 020 da VCL Transportes, linha Cruz das Almas x Posto Sanca, foi depredado no início da noite desta terça-feira(6), na altura do Bairro Edla Costa.

Segundo populares ouve tumulto, quebra-quebra e vias de fato entre os estudantes, causando pânico e medo aos passageiros.

O agente de polícia Ivanildo que passava pelo local interveio, evitando o pior; por conta disso mais de 20 adolescentes e passageiros foram parar no complexo policial da cidade.

Manoel Sales (gerente da empresa), disse a nossa reportagem que as brigas são constantes no interior dos ônibus: “Este tipo de ocorrência vem aumentando a cada dia, tem estudante que entra armado com faca no coletivo” relatou o gerente.

O atraso na chegada do micro-ônibus causou uma preocupação generalizada entre ás famílias que estavam a espera dos passageiros. A Redação da Rádio Alvorada AM contabilizou várias ligações, todas relacionadas com o ocorrido.
Os estudantes envolvidos do caso prestaram esclarecimentos ao Delegado de Polícia, Dr. Paulo Guimarães, e em seguida foram liberados. Por: Paulo Galvão - Forte na Notícia.

Marcadores:

Jovem confessa assassinato em Humildes

Vinicius Santana Oliveira Trindade (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)

Já se apresentou à polícia de Feira de Santana o acusado de ter matado com um tiro o adolescente de 16 anos, Mário Soares Gomes, no distrito de Humildes, no dia 31 de março. Vinícius Santana Oliveira Trindade, 18 anos, residente na rua Nossa Senhora dos Humildes, se apresentou à policia por espontânea, vontade alegando ter disparado o tiro de forma acidental.
Ele contou que a vítima pediu uma arma emprestada para resolver questões com um garoto que o ameaçava de agressão. Vinícius pegou a arma, um revólver calibre 38, com duas balas no tambor, para entregar a Mário em um campo de futebol. Segundo ele, a arma estava em sua cintura engatilhada e ao entregá-la nas mãos do colega a mesma disparou.
O acusado foi ouvido pela delegada Márcia Pereira dos Santos, titular da 3ª Companhia de Polícia, sediada em Humildes. Andréa Trindade com informações do repórter Aldo Matos / Fonte: Acorda Cidade

Marcadores:

Procurador do Estado é exonerado da função

Numa decisão inédita, o Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) decidiu pela demissão do procurador Francisco Borges. Ele é acusado de agir no interesse de empresas envolvidas num suposto esquema de fraudes em licitações, desmontado pela Operação Jaleco Branco, em novembro de 2007. Borges afirma ser inocente, e vai recorrer à Justiça para manter-se no cargo.
A decisão do conselho da PGE ocorreu na semana passada e deve ser publicada nesta quarta-feira, 7 no Diário Oficial do Estado da Bahia. A exoneração precisa ser ratificada pelo governador Jaques Wagner. Dos 13 procuradores que formam o colegiado, 11 votaram pela exoneração, um pela suspensão e outro pelo arquivamento do processo administrativo disciplinar (PAD).
De acordo com o procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz, Borges é acusado de agir indiretamente dentro da PGE em favor de empresas que fraudavam licitações públicas. Umas das funções do órgão é fornecer pareceres jurídicos aos gestores públicos sobre contratos e licitações da administração estadual.
Investigações da Polícia Federal afirmam que a chamada “Máfia do G-8”  desviou pelo menos R$ 600 milhões dos cofres públicos em mais de dez anos de atuação criminosa. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Mas a denúncia não foi recebida pela Corte Especial do STJ.
Em entrevista ao jornal A TARDE, por telefone, Borges afirmou que as acusações que pesam contra ele não são verdadeiras.Informações do A Tarde Online.

Vitória encara Bahia de Feira e tenta seguir na ponta

Seria um dia rotineiro no Barradão se não fosse o pensamento dos jogadores em outro lugar. E ele não foi direcionado ao Bahia de Feira, adversário desta quarta-feira, 7, no Barradão, às 20h30, pela última rodada da segunda fase do Estadual. Acompanhe a partida em tempo real no portal A TARDE ON LINE.
Se pudesse, todos os atletas faltariam os trabalhos para ver Barcelona e Arsenal, pela Liga dos Campeões. “É uma aula teórica ver o Barcelona jogando e treinando. Eu mesmo vejo a TV Barça sempre e gostaria de ver este jogo”, disse Wallace, que viu apenas o final da goleada de 4 a 1 dos espanhóis.
Mais fixado estava o goleiro Viáfara, que teve de ser chamado na sala de imprensa para treinar, onde tentava ver o embate. Já no campo, enquanto defendia uma bola ou outra, tentava saber o placar. “Já está quanto? 3 a 1 com todos gols de Messi? Vai pedir música no Fantástico...”, brincou o gringo.
Enquanto o Vitória não chega no ”nível“ do Barcelona, o treinador vermelho e preto se contenta com sua tropa, que não será poupada mesmo com oito jogadores pendurados. ”Temos que manter a liderança do grupo e da classificação geral do Estadual“, disse Ricardo.
A vontade de vencer o Bahia de Feira também é grande. ”Estamos entalados com aquela derrota para eles. Vamos buscar o triunfo“, garantiu Ricardo, que balançou no cargo após o tropeço de 2 a 0 em Feira. Vitória e Bahia de Feira estão com 10 pontos, no Grupo 3, ambos classificados para a semifinal. Como tem um melhor saldo de gols – 6 contra 4 –, o rubro-negro joga pelo empate para sacramentar a primeira colocação.

VITÓRIA X BAHIA DE FEIRA

Vitória - Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Uelliton, Bida, Ramon Menezes e Elkeson; Júnior. Técnico: Ricardo Silva.
Bahia de Feira - Jair; Neto, Renato Tilão, Carlinhos e Deca; Glaydstone, Robson Simplício, Diones e Jacson; Wescley e João Neto. Técnico: Arnaldo Lira.
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador, às 20h30.
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra.
Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal e José Carlos Oliveira dos Santos. Informações do A Tarde.