Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Votação de pedido de cassação do deputado Rogério Andrade é adiada

A votação do pedido de cassação do deputado estadual Rogério Andrade (PSD), que seria realizada nesta quarta-feira (18) na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi adiada para a próxima quarta (25). Na ação impetrada pelo DEM, partido pelo qual foi eleito em 2010, o parlamentar é acusado de faltar a mais de um terço das sessões legislativas – o que pela Constituição do Estado poderia culminar na perda do mandato. Em entrevista ao Bahia Notícias, o ex-deputado Carlos Gaban, suplente que seria beneficiado com a vaga, relatou que o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT), justificou que, devido à importância do episódio, não permitiria que apenas os quatro integrantes da Mesa presentes à Casa nesta quarta julgassem a questão.
Continue lendo »

Marcadores:



Por Juraci Rebouças - Um dos maiores enterros que Maragojipe teve nestes últimos tempos. Assim, muitos dos participantes definiram o acontecimento desta tarde. Devido a grande quantidade de familiares, amigos e curiosos, os corpos de Rita e Priscila Medina não puderam ser velados em um recinto fechado, sendo então os caixões colocados na praça em frente a sede do Floresta, por volta das 16 horas. A multidão aglomerou-se para dar o último adeus às duas mulheres que foram violentadas pelo próprio chefe da família. Depois de alguns momentos ali, os corpos foram conduzidos para o cemitério local. A comunidade em peso acompanhou cantando hinos, fazendo orações e dando salvas de palmas. Os corpos foram enterrados em duas covas situadas lado a lado. Unidas durante toda a vida, como os mais próximos afirmam, foram unidas na maneira de morrer também e seus corpos permanecerão unidos assim.
Continue lendo »

Marcadores:

Professores acampam na Assembleia Legislativa para pressionar governo

Professores da rede estadual estão acampados desde a manhã desta quarta-feira (18) no prédio da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Eles querem pressionar os deputados a não aprovar o Projeto de Lei 19.776/2012. Na terça-feira, os deputados aprovaram a urgência na votação do projeto, que transforma a remuneração de professores com titulação em ensino médio, licenciatura curta ou não licenciados em subsídio. Com isso, o projeto deve ser votado até a próxima terça-feira. Segundo Elza Melo, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), cerca de 2 mil pessoas ocupam a Assembleia sem previsão de sair. “Vamos ficar lá. Além dos professores, também há membros do movimento estudantil e chegou muita gente do interior. Estamos fazendo uma força-tarefa”, diz.
Continue lendo »

Marcadores:

Maragojipe: Homem é suspeito de matar esposa e filha

Um homem é suspeito de ter matado a mulher e a filha a facadas, em Maragojipe, a 130 km de Salvador, segundo informações da polícia local. O crime aconteceu pouco depois da meia-noite, na madrugada desta quarta-feira (18), na casa da família, em uma localidade conhecida como "Beco da Baiuca", próximo ao centro do município. Segundo a delegacia da cidade, a esposa do agressor, de 45 anos, morreu no local e a filha dele, de 20 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Municipal. A polícia foi acionada por moradores da região, mas quando chegaram ao local o suspeito havia fugido pelos fundos da casa, que dá acesso a um matagal. Policiais fazem buscas na manhã desta quarta-feira, na tentativa de localizar o suspeito. As causas do crime são desconhecidas. Voz da Bahia

Marcadores:

Justiça derruba lei que obrigava alunos a rezar em Ilhéus

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) suspendeu, em decisão liminar a lei que obriga os estudantes das escolas municipais de Ilhéus, a 467 km ao sul de Salvador, no sul da Bahia, a rezarem o “Pai Nosso” antes das aulas regulares. A decisão foi publicada no site do Ministério Público Estadual (MP-BA), na manhã desta terça-feira, 17, atendendo a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), realizada pelo próprio órgão. Segundo o procurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Rômulo Moreira, e o assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Cristiano Chaves, a lei viola normas das Constituições Federal e Estadual por afrontar diretamente a liberdade de religião e de culto.
Continue lendo »

Marcadores:

Esquema de 'disque-drogas' é desarticulado em Feira de Santana

Foto: Ascom / Polícia Civil
Doze pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil realizada em cinco bairros de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. As prisões ocorreram em cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela juíza Fernanda Karina Vasconcellos Símaro, da Vara de Tóxicos de Feira de Santana. Com o grupo, foram apreendidos, nesta terça-feira (17), 5 kg de maconha, 2 kg de crack e 150 gramas de cocaína que seriam comercializados no período da micareta da cidade. Ainda foram encontrados revólveres de calibre 38, uma espingarda calibre 12, pistolas de calibres 9mm e 45, três 145 munições de diversos calibres, três balanças, mais de R$ 15 mil, em espécie, além de cinco quilos de ácido bórico. Segundo os policiais, a suspeita é a de que a quadrilha, liderada por Josimar Alves dos Santos, mantinha um serviço de disque-drogas em que maconha, cocaína e crack eram entregues nas casas dos usuários – alguns moradores de bairros nobres da cidade como São Domingos, Centro e Capuchinhos. Os presos foram encaminhados para o Presídio Regional de Feira. Já o material ilícito apreendido será periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. Bahia Notícias

Marcadores: ,

Santo Estevão: Adolescente é vítima de golpes de faca



No ultimo final de semana a polícia registrou uma tentativa de homicídio contra um menor, próximo ao bairro Pau de Vela, em Santo estevão. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Depol, o adolescente recebeu duas facadas nas costas. Segundo informações do site Correio da Cidade o motivo do desentendimento foi uma disputa pela área de trabalho daquele local. Ainda de acordo com informações, o agressor seria também menor. A vitima permanece internada no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Marcadores:

Conta de energia elétrica vai ficar mais cara a partir de domingo (22)

Os consumidores baianos terão as tarifas reajustadas em 6,57% a partir do dia 22 de abril. A medida foi aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (17).
A Companhia de Eletricidade do estado da Bahia (Coelba) atende 5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios do estado da Bahia. De acordo com a Coelba, além dos Encargos Setoriais e dos custos com a geração e transmissão de energia, são cobrados na conta de energia os tributos (ICMS, PIS e COFINS).
Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores da distribuidora: Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) Por ex: residências - 6,15% Alta tensão (de 2,3 a 230 kV) Por ex: indústrias - 7,36% Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição,
Continue lendo »

Marcadores:

São Francisco do Conde: Novos secretários são empossados

Na manhã da última segunda-feira (16), com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, empossou dois secretários para compor o primeiro escalão administrativo. Na pasta da Saúde, assumiu o cargo de secretária, no lugar do vereador licenciado Mário Nogueira, a secretária executiva Telma da Conceição Silva. “Trabalhei durante anos na secretaria e tenho como objetivo dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na saúde”. Telma da Conceição é formada em secretariado pela UFBA e especialista em gestão do SUS.

Na Secretaria de Desenvolvimento Social, quem tomou posse da mesma função foi Aloizio Oliveira de Souza no lugar de Vera Lúcia Santos. “Trabalhei nesses 3 anos em vários departamentos dentro da secretaria e conheço bem seu funcionamento. Vamos continuar seguindo o planejamento estabelecido para o ano de 2012”. Aloísio que atuava como assessor técnico da secretaria é formado em Psicologia.

Para a prefeita Rilza Valentim essa mudança tem como foco principal a continuidade do trabalho. “Estou empossando pessoas que já atuam na secretaria e conhecem bem o funcionamento das pastas. Telma e Aloísio foram escolhidos pelo trabalho que ambos realizaram nas suas secretarias. O meu objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado”, afirmou a prefeita.
Continue lendo »

Marcadores:

CPI do Cachoeira é protocolada no Congresso


O pedido para se criar a CPI do Cachoeira foi oficialmente apresentado no Congresso. O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), entregou por volta das 21 horas desta terça-feira, 17, na Secretaria-Geral da Mesa do Congresso as 67 assinaturas coletadas na Casa. Pouco antes, deputados da base e da oposição haviam apresentado o apoio de 340 nomes da Câmara à comissão parlamentar, que tem por objetivo investigar as relações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados. Apesar dos temores de que as investigações atinjam aliados e oposicionistas, o número entregue pelas duas Casas foi bem superior ao mínimo necessário para se instalar uma CPI mista. Na Câmara, são necessários pelo menos 171 assinaturas dos 513 deputados. No Senado, 27 dos 81 senadores. A previsão agora é que a comissão seja instalada apenas na semana que vem. A Mesa Diretora terá de verificar se há, entre os signatários, assinaturas em duplicidade ou rasuradas, por exemplo. Isso levaria a anular o apoiador. “Agora é aguardar, por parte da Câmara e do Senado, a conferência das assinaturas e a remessa dos nomes para leitura numa sessão Congresso”, afirmou Walter Pinheiro. Leia mais em Estadão.

Marcadores: