Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TJ recebe denúncias contra prefeitos de Nova Itarana e Vereda

Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia decidiram, em sessão realizada na última terça-feira, dia 22, receber denúncias apresentadas pelo Ministério Público estadual contra os prefeitos dos municípios de Nova Itarana, José Andrade Brandão de Almeida, e de Vereda, Adalberto da Rocha Nonato. Os promotores de Justiça do Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) do MP, Antônio Faustino de Almeida e José Jorge Meireles Freitas, acompanharam o julgamento.

Popularmente e eleitoralmente conhecido com “Zéu”, o prefeito de Nova Itarana (município localizado a 267 km de Salvador) foi denunciado por uso indevido de verbas públicas e propaganda autopromocional realizada durante os festejos juninos do ano de 2006. De acordo com a denúncia do Ministério Público, ele efetuou publicidade em proveito próprio, violando o princípio da impessoalidade na divulgação de atos da administração pública, ao atribuir à festa daquele ano a denominação de “Arraiá do Brazéu”, em inequívoca associação do nome político utilizado por ele nas campanhas eleitorais de 2004 e 2008. Na mesma ocasião, o prefeito ainda contratou, sem o devido processo licitatório, a empresa “Lunna Promoções Artísticas” tanto para fornecimento da estrutura festiva quanto para o agenciamento dos artistas que se apresentaram durante a festa, que custou aos cofres públicos mais de R$ 148 mil.

Já o prefeito de Vereda (município localizado a 971 km de Salvador) foi denunciado por favorecimento e contratação irregular da empresa “Gomes Guimarães Prestadora de Serviços Ltda.” para locação de veículos e serviços de reforma do Hospital e Maternidade Ana Lúcia Magalhães durante o ano de 2005. Primeiro, a empresa foi contratada para locação de veículos para transporte de professores e alunos da rede de ensino fundamental e um veículo destinado à Secretaria Municipal de Saúde, por quatro meses, a partir de junho de 2005. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) constatou falhas no Convite nº 13/2005, através do qual foram contratados os serviços da empresa pelo valor de R$ 78.871,40, e verificou a utilização de posteriores e ilícitas dispensas licitatórias para a contratação e locação dos veículos. Segundo o MP, além de ter utilizado fracionamento de despesas, em burla à Lei de Licitações, para favorecer a empresa Gomes Guimarães, o prefeito ainda contratou a empresa para que efetivasse a recuperação e reforma do Hospital e Maternidade Ana Lúcia Magalhães, mediante dispensa e sem a necessária apresentação de projeto executivo, planilhas e descrição dos serviços que teriam sido executados. Informações do MP.

Marcadores:

Petrorecôncavo começa gerar energia

A Petrorecôncavo iniciou um projeto piloto de geração de energia no campo de Cassarongongo, na Bacia do Recôncavo. A unidade está utilizando o gás natural que era ventilado na produção de petróleo para a geração de 1 MW médio.
O presidente da petroleira, Marcelo Magalhães, conta que a energia produzida hoje é toda consumida pela própria empresa na instalação de produção do campo. O projeto poderá ser estendido para outros campos, caso os testes mostrem viabilidade econômica.
O campo de Cassarongongo está localizado na área de Norte Fazenda Caruaçu, localizado a 70 km de Salvador. Os outros campos desta área estão a aproximadamente 70 Km ao norte e nordeste de salvador.
A Petrorecôncavo opera hoje 17 concessões da Petrobras e produz atualmente 1.200 boe/dia.

Informações do Energia Hoje.

Marcadores:

População também denuncia constantes quedas de energia em Varzedo

Moradores da localidade de São Roque dos Macacos, zona rural de Varzedo, afirmaram na manhã desta segunda-feira (28) que têm sofrido com constantes interrupções no fornecimento de energia para as residências do local. Segundo os moradores, toda semana a localidade rural fica por várias horas sem o serviço essencial por conta de problemas na rede elétrica. Na madrugada desta segunda-feira um incidente chegou a provocar um pequeno incêndio depois que cabos da rede se chocaram por conta do vento.
A população reclama que várias árvores cresceram ao redor da rede elétrica e os galhos cobrem os cabos provocando choques e curto-circuitos, o que deixa a localidade às escuras. Ainda segundo os moradores, a Gerência Regional da Coelba, sediada em Santo Antonio de Jesus, já foi informada sobre as constantes interrupções e as necessidades de adequação das áreas que circulam a rede com a poda das árvores, mas ainda não foi tomada qualquer medida para resolver a situação. A localidade rural varzedense começou e segue a segunda-feira sem energia elétrica. A Página do Recôncavo.

Marcadores:

Mais de uma semana sem água Varzedo

agu
Na semana passada nós postamos aqui no Blog do Valente a informação de que os moradores da cidade em questão estavam sofrendo com a falta de água há três dias.
 Hoje ouvintes ligaram novamente para a Rádio Andaiá para reclamar que o problema ainda persiste completando uma semana. Segundo o morador que entrou em contato com a equipe de reportagem da emissora, Antonio, até o chafariz foi retirado da cidade e a população não está tendo como conseguir água para sua sobrevivência.
 As aulas continuam suspensas nas creches e nas escolas. Até quando?

Blog do Valente

Marcadores: