Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Coluna do Thacio Machado: Com a saída de Gabriel, o meio do Bahia fica sem seu principal garçom

Com total desaprovação da torcida, Gabriel revelação do Bahia e xodó da nação tricolor foi transferido para o Flamengo. Ajudado por um grupo de investidores, o time da Gávea conseguiu fechar a negociação que superou dois milhões de euros, e o craque baiano vai defender as cores do rubro-negro carioca agora em 2013.

No entanto a saída do mesmo deixou uma lacuna no tricolor baiano. Com uma política de redução dos gastos adotada pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, e sem contratações de peso para atual temporada, a presidência deixa nas mãos do técnico Jorginho um verdadeiro quebra-cabeças. A difícil missão de achar um substituto para Gabriel será um dos problemas para 2013, pois o meia foi o principal garçom do time na temporada passada.

Com pouco dinheiro, como afirma a diretoria, a solução foi incorporar jogadores da base no elenco. Os jovens promissores Anderson Talisca, Italo Melo e o volante Anderson foram promovidos ao time principal. Mesmo sem experiência quem desponta como provável substituto, para a vaga deixada por Gabriel é o jovem Talisca, que desde os tempos da base é um dos xodós da torcida.

Entretanto não se pode jogar nas costas desses jovens e inexperientes a difícil tarefa de solucionar os problemas da criação tricolor. Vários nomes foram sondados no período de pré-temporada, jogadores como o meia Marco Antonio atualmente no Grêmio, e o meia-atacante Edno, ambos trabalharam com Jorginho na Portuguesa. O que se espera é que a diretoria tricolor saiba usar bem o dinheiro da venda de Gabriel para solucionar os problemas no elenco, pois o tricolor vai disputar quatro competições neste ano. Informações do Mídia Recôncavo

Marcadores: ,

Zezé Polessa terá que depor sobre morte de motorista da Globo

Depois de se pronunciar, através de sua assessoria, sobre a morte do motorista Nelson Anderson Lopes, de 62 anos, a atriz Zezé Polessa vai ser convocada para prestar depoimento na 32º DP (Taquara), no Rio de Janeiro.
 Segundo testemunhas, a intérprete de Berna, em Salve Jorge, discutiu com o motorista depois que ele errou o caminho do Projac, na Zona Oeste do Rio, na última segunda-feira. Nelson enfartou e morreu duas horas depois.
 Por determinação da promotora de Justiça Christiane Monnerat, foi instaurado um inquérito para apurar se a atriz infringiu o Estatuto do Idoso, que estabelece pena de prisão de seis meses a um ano para quem "humilhar, desdenhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa".
 O inquérito vai apurar ainda se Zezé Polessa tinha conhecimento que Nelson sofria de hipertensão e de problemas cardíacosParentes do motorista também serão chamados para prestar depoimento. (Metro1)

Lavagem do Bonfim reuniu milhares de baianos e turistas; veja como foi


Nesta quinta-feira (17), as ruas da Cidade Baixa foram cenário de uma das festas mais bonitas e aguardadas do verão baiano: a Lavagem do Bonfim. Milhares de baianos e turistas seguiram o cortejo, que partiu da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada.

A programação oficial começou com um ato interreligioso no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A abertura foi feita pelo Coral de São Francisco e o ritual prosseguiu com os pronunciamentos do padre Valson Santos Sandes - Vigário da Basílica da Conceição da Praia; Ida Meireles - Coordenadora da Organização Brahma Kumaris para a região Nordeste; Marcelo Mariano Cadidé - representante da Federação Espírita da Bahia; Tata Anselmo Santos - Sacerdote do terreiro Mokambo; e pastor Charleston Soares - da Igreja Batista Avivamento Profético.

A vice-prefeita Célia Sacramento participou do ato vestida de baiana, cumprindo uma promessa. “Fiz uma promessa de que viria caracterizada de baiana, caso conseguisse uma oportunidade de trabalhar pela minha cidade”, afirmou.

Neste ano, o cortejo teve de tudo. Além de muita música, fé e alegria, a caminhada de oito quilômetros teve protestos, personagens irreverentes, inusitados e baianas e até quebradeira. Teve gente que fez o percurso de bicicleta e ambulantes aproveitaram a festa para ganhar um dinheiro extra. O cortejo teve a participação dos integrantes dos Filhos de Gandhy e contou com a presença de vários políticos, a exemplo do prefeito ACM Neto.

Por volta das 13h, o cortejo da Lavagem do Bonfim chegou à Colina Sagrada, após um trajeto de oito quilômetros. Como parte da tradição, as baianas abençoaram os devotos e participantes e lavaram as escadarias da Igreja do Bonfim, marcando o fim do cortejo.

Depois do ritual religioso, a festa cede lugar ao profano e os participantes continuam a festejar nas barracas, nas ruas e nos outros eventos programados para a mesma data. A parte profana termina na segunda-feira (21), com a tradicional Segunda-Feira Gorda da Ribeira. Já no domingo (20) são encerradas as festividades religiosas com uma Missa Campal e a apresentação do Terno de Reis. ( Correio)

Associação gay exige direito a passaportes diplomáticos, após documento ser dado a pastores

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou nesta quinta-feira um ofício ao Itamaraty pedindo a concessão de passaportes diplomáticos a 14 de seus membros. O pedido tem o tom de cobrança, já que, nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores liberou seis passaportes a líderes religiosos de igrejas evangélicas.

Toni Reis, presidente da associação, redigiu uma carta ao ministro Antonio Patriota exigindo igualdade de direitos, sob argumento de que a ABGLT também atua fora do País. "(A concessão de passaportes diplomáticos) não pode ser privilégio ou de uma religião, ou de um grupo. Senão é discriminação", disse Reis.

No ofício encaminhado ao Itamaraty, o presidente escreveu: "Vimos solicitar que sejam concedidos da mesma forma passaportes diplomáticos para os/as integrantes da ABGLT relacionados a seguir, para que possam realizar um trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nos 75 países onde ser LGBT é crime e nos 7 países onde existe pena da morte para as pessoas LGBT".

Só na última semana, seis líderes de igrejas evangélicas receberam passaportes diplomáticos com validade de um ano: Romildo Ribeiro Soares - o R.R Soares - e sua mulher, ambos da Igreja Internacional da Graça de Deus; o apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira e sua mulher, da Igreja Mundial do Poder de Deus; e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Samuel Cássio Ferreira e Keila Campos Costa.

Brasileiros com passaporte diplomático têm direito a acesso em filas separadas em alguns aeroportos do mundo e dão a facilidade para obtenção de vistos em alguns países. O Ministério das Relações Exteriores informou por meio da assessoria de imprensa que todos os pedidos formalizados são analisados, caso a caso. ( Agência Estado)


Comitê olímpico quer proibir uso do termo 'olimpíada' em torneio educacional


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se movimenta juridicamente para impedir que universidades e associações de pesquisa usem a palavra olimpíada em suas competições educacionais. A atitude provocou protestos das principais associações de cientistas do país, informa a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, no fim do ano passado, a Unicamp foi notificada extrajudicialmente pelo comitê devido ao uso supostamente indevido do termo em um dos eventos organizados pela instituição, a Olimpíada Nacional em História do Brasil. O texto diz que o uso das palavras olimpíada e jogos olímpicos "é privativo" dos comitês Olímpico e Paraolímpico do Brasil.Ainda de acordo com a Folha, em carta aberta enviada nesta semana a Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) classificaram a ação como "despropositada". No Brasil existem cerca de 20 olimpíadas educacionais nacionais. 

Com ânimos aquecidos, Belfort e Bisping quase antecipam luta em coletiva


                                                 Belfort estica braço direito e toca o rosto de Bisping (Foto: Gaspar Nobrega)

A coletiva de imprensa oficial do UFC São Paulo teve grandes emoções para o fã de MMA. Após quase uma hora de perguntas e respostas, Vitor Belfort e Michael Bisping, que farão a luta principal do evento, fizeram a encarada oficial e quase saíram na mão, sendo necessária a intervenção daqueles que rodeavam o momento. A confusão começou quando os dois foram chamados para fazer a tradicional encarada após a coletiva. Belfort esticou seu braço direito e tocou o rosto de Bisping, que empurrou o braço do brasileiro e alertou: "Não toque em mim". O 'Fenômeno' insistiu em colocar seu braço no inglês e os dois então acirraram os ânimos e tiveram que ser contidos. Ao serem afastados, os dois permaneceram trocando acusações e apontando um para o outro. Aos gritos de "estou pronto, cara", Belfort começou a pular e Bisping, ironicamente, riu do rival. Além disso, o britânico também fez gestos sugerindo que o brasileiro faz uso de doping. 

Juiz manda recolher '50 Tons de Cinza' de loja

A livraria Nobel de Macaé, a 182 quilômetros do Rio de Janeiro, recebeu na segunda-feira (14) a visita de dois policiais e de dois comissários da Segunda Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso do município. A ordem era recolher livros com conteúdo impróprio para menores de 18 anos que não estivessem em embalagens lacradas. "Foi um constrangimento horroroso. Em momento algum houve um interesse em nos orientar", disse o proprietário Carlos Eduardo Coelho. A ordem de serviço do juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos, assinada dia 11, apoia-se no artigo 78 do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990. "O ECA determina a forma de comercialização desse material, que deve ser lacrado", comenta o juiz. Ele não espera que sua iniciativa de fiscalização seja tomada como exemplo. "Não temos intenções outras quando cumprimos a lei. Estamos protegendo as crianças e adolescentes de Macaé." Obras com conteúdo pornográficos sempre foram vendidas, mas ficavam em seções especiais. Agora, com o fenômeno da trilogia 50 Tons de Cinza, de E. L. James, citada pelo juiz no documento, esses livros são folheados na entrada das livrarias do mundo todo. Informações são do Estadão. 

Médico, esposa e irmã atropelados. "Foi tentativa de assassinato"

 
Acidente de trânsito, discussão, covardia e fuga. Assim se desenrolou uma colisão entre um ônibus da empresa Via Nova com um carro de passeio modelo Peugeout, na tarde de segunda-feira (14), na Estrada do Coco. "Ele estava indo tirar férias e seguia a esposa que ia no carro da frente com a filha deles de 1 ano e nove meses quando o carro foi atingido pelo ônibus", contou o amigo e também médico, Djalma Amorim, que procurou a equipe do Bocão News para relatar o caso, considerado por ele como "um crime, uma tentativa de assassinato".
O jovem ortopedista, de 36 anos, especialista em cirurgias na coluna vertebral. Raimundo Pereira da Silva Filho pretendia apenas iniciar as férias quando o que parecia ser um simples acidente de trânsito transformou a vida dele e da família. Na altura do KM 2, o carro de Raimundo foi atingido pelo ônibus que fazia a linha Portão. "Ele soltou do carro junto com a esposa e a irmã dele que estavam no carro da frente para registrar com fotos o ocorrido. Neste momento, a família contou que o motorista do ônibus questionou o porque das fotos e Raimundo disse que era para mostrar à seguradora. Foi aí que o motorista arrastou o ônibus em direção às vítimas e os atropelou", contou Amorim ao Bocão News.
O motorista já foi identificado pela polícia como Jocival Pinho e, segundo a própria vítima, ele fugiu do local após o atropelamento. "Raimundo está consciente, mas teve uma lesão grave na coluna. Está internado na UTI do Aliança e terá que usar um colete pelo tempo de três a seis meses. Só depois ele poderá fazer a fisioterapia que pode durar até 12 meses. Não tem como saber se ele voltará ao normal com relação aos movimentos", explicou o ortopedista, que trabalha com Raimundo há muitos anos. "Ele é um homem querido, principalmente pelos pacientes de Camaçari, onde gostam muito dele e ele tem credibilidade na área da qual atua. Agora, mesmo lúcido e conversando com todos, ele luta para se recuperar de uma situação muito difícil", desabafou o médico.
A esposa de Raimundo, Nirlana Fernandes Teixeira, grávida de seis meses, sofreu escoriações e no dia do acidente recebeu atendimento da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem. Já a irmã do ortopedista, Arli Patrícia Barreto de Silva, sofreu fratura na bacia e está internada no Hospital Santa Isabel. "Revolta Total. É isso que nós amigos e familiares estamos sentindo. Só torcemos agora para que tudo isso acabe logo e ele fique bem", afirmou Djalma Amorim.

A família do ortopedista já prestou queixa na 23ª Circunscrição da Polícia Militar, cujo delegado titular é Joelson Reis. O motorista vai ser chamado para prestar depoimento. Os parentes de Raimundo não confirmaram ao Bocão News se irão processar a empresa responsável.
Em nota, assessoria de comunicação da Via Nova informou que "A empresa Via Nova lamenta profundamente o acidente ocorrido na última segunda-feira (14/01), na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, e informa que, tão logo foi comunicada do fato, a diretoria determinou total assistência às vítimas e aos seus familiares. A empresa também salienta que está à disposição das autoridades competentes para prestar as informações pertinentes, que o funcionário foi afastado e vai aguardar a conclusão do inquérito policial já instaurado".
Sem previsão de alta, o ortopedista luta agora para se recuperar do que sempre ajudou a curar. Com a coluna e ombro lesionados, Raimundo já tem uma cirurgia marcada para este sábado (19). Agora, cada minuto é uma batalha a ser vencida na busca pela sobrevivência. "Queremos Justiça", disse o amigo.

Marcadores:

Muritiba: Promotor realiza assembléia para informar eleições unificadas dos Conselhos Tutelares no Brasil


             Promotor Millen Castro no centro ( Foto) conversando com os conselheiros e representantes do CMDCA
Na manhã desta quarta-feira (16) o promotor substituto de Justiça da Comarca de Muritiba, Millen Castro, reuniu os conselhos tutelares de Muritiba e Cabaceiras do Paraguassú que  são parceiros do Ministério Público para informar novas medidas em relação à instituição. De acordo com Millen, todos os Conselhos Tutelares do país terão suas eleições unificadas.  “Atendendo a solicitação da nova lei do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), as eleições para escolha de conselheiros, serão realizadas no primeiro domingo de outubro, do ano subseqüente das as eleições presidenciais. O que corresponde que o primeira pleito unificado no Brasil será em 2015.‘’ Destacou o promotor. Millen aproveitou para salientar ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) das respectivas cidades, sob a necessidade de eleições para escolha do presidente e substituição de membros, devido o prazo do processo eleitoral das duas entidades terem expirado. No caso de Cabaceiras, o CMDCA encontra-se inativo, pois os procedimentos exigidos pela lei, não foram exercidos, como reuniões.
 A secretária de Ação Social de Cabaceiras, Luciane Silva da Paz, participou da assembléia e relatou que dará todo suporte aos membros do Conselho, inclusive o financiamento para o curso de capacitação para os profissionais. Para Paulo José de Jesus Almeida Alves, presidente do Conselho Municipal de Muritiba, diz ficar contente em ver a atuação mais firme do Ministério Público em relação aos Conselhos Tutelares da comarca tendo em vista que outras épocas esse processo de contato com o promotor era muito burocrático e com muitas inviabilidades. Finalizou. O promotor finalizou informando que enviará para o Poder Público Municipal de Muritiba, o projeto de “mandato tampão” para a permanência dos atuais conselheiros até 2015, ano das eleições unificadas. “Vamos encaminhar o projeto para a prefeitura, para que o prefeito encaminhe a Câmara de Vereadores, para aprovação, se for da vontade do chefe do executivo. Caso contrário terá que ser realizado um novo processo de seleção para suprir esse interstício de quase um ano, tendo em vista que os mandatos desses conselheiros em atividades encerram-se em 13 de janeiro de 2015.” Finalizou Millen Castro.
 Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia

TÁ CONFIRMADO! Ex-prefeito João Henrique será pai pela terceira vez


Aos 53 anos, o ex-prefeito de Salvador João Henrique (PP) recebeu a confirmação oficial de que será pai pela terceira vez. A notícia foi dada recentemente pela sua mulher, a médica Tatiana Paraíso, 41 anos, que também tem dois filhos. Desconfiada da possível gravidez, a ex-secretária municipal de Saúde passou por exames que atestaram a gestação, ainda de poucas semanas.  O bebê coroa o romance entre João e Tatiana, revelado publicamente pela deputada estadual e ex-primeira-dama Maria Luíza Orge (PSC), em um pronunciamento feito, em novembro de 2011, na Assembleia e marcado por acusações de traição e duras críticas dirigidas ao ex-marido. ( Correio)

Urubus atacam animais feridos em zoológico de Itapetinga

O único zoológico do interior da Bahia, localizado em Itapetinga, tem animais à beira da morte, com ferimentos que chamam dezenas de urubus ao local. Na tarde do último domingo (13), visitantes presenciaram um ataque das aves a um casal de antas com feridas nas costas, e uma Irara agonizando em razão de uma ferida na pata dianteira. Além dos problemas de saúde dos animais, que chegou a matar algumas espécies do parque, o Zoo Matinha tem infraestrutura destruída por ferrugem e falta de manutenção, além de lixo nas trilhas. Com informações do Blog Políticos do Sul da Bahia.

Lavagem do Bonfim: Vice-prefeita cumpre promessa vestida de baiana


A Lavagem do Bonfim deste ano é especial para a vice-prefeita Célia Sacramento. Além de reverenciar o Senhor do Bonfim, ele revelou o segredo de comparecer vestida de baiana ao evento desta quinta-feira (17). “Fiz uma promessa de que viria caracterizada de baiana, caso conseguisse uma oportunidade de trabalhar pela minha cidade”, afirmou. 

Esta é a segunda vez que Célia Sacramento participa dos festejos – a primeira foi quando concluiu a tese de doutorado. “Sempre valorizei esse momento da caminhada até a Igreja do Bonfim. É um orgulho muito grande estar cumprindo mais uma vez essa promessa”, disse. 

A vice-prefeita esteve na cerimônia interreligiosa na Igreja da Conceição da Praia ao lado do prefeito ACM Neto. Após a queima de fogos que encerrou a cerimônia, um grupo de baianas puxou o cortejo formado por fiéis e turistas na região do Comércio, em direção à Colina Sagrada. 

Nos 8 quilômetros de percurso, a multidão é animada pelas 34 entidades cadastradas pela Prefeitura de Salvador. São afoxés, bandinhas de sopro, grupos de samba e percussão ( Correio)


Vice-prefeita participou de cerimônia na Conceição da Praia ao lado de ACM Neto

Dado Dolabella é condenado a indenizar ex-camareira


O ator Dado Dolabella foi condenado pela 11ª Câmara Civel do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a indenizar a sua ex-camareira Esmeraldo Honório por danos morais. Dado foi acusado por Esmeralda de agredi-la física e verbalmente quando tentou separar uma briga entre o ator e a sua então namorada, a atriz Luana Piovani, em 2008, em uma boate do Rio. Os desembargadores, por unanimidade, acataram nesta quarta-feira (16) os recursos da ex-camareira que em primeira instância havia perdido a ação. Na época, a juíza Lindalva Soares da Costa entendeu que não houve excesso por parte de Dolabella, e que a intervenção na briga de casal se deu sem qualquer razão. Os desembargadores, porém, deu provimento ao recurso da ex-camareira. O valor da indenização ainda não foi divulgado, pois a decisão ainda não foi publicada no Diário de Justiça do Rio de Janeiro. O réu ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Informações da Folha de São Paulo.

Jornal comete gafe e confunde Ronaldos em notícia da capa

A notícia de que Kaká estaria negociando com o Fluminense ganhou destaque na capa do jornal Marca, da Espanha, nesta quinta-feira. O diário diz que Ronaldo Nazário, o ex-atacante, assegurou o acerto do camisa 8 do Real Madrid com o clube do Rio de Janeiro, quando na verdade outro ex-atleta havia dado a informação. O Ronaldo que especulou a idade Kaká para o Flu foi o ex-goleiro Ronaldo Giovanelli que também jogou pelo Corinthians, assim como o ex-craque. Hoje ele é comentarista da Rede Bandeirantes.  Pode vir Kaká no Fluminense. Essa é minha, Kaká no Fluminense. Os cavalinhos só ficam escrevendo e falam 'eu acho que vai'. Não é 'acho que vai'. Tem que pesquisar, ligar", havia dito ex-corintiano, que atuou pelo clube paulista nos anos 90.

Com recepção calorosa, Neto evita falar sobre 2014 e diz que foi ‘pedir proteção’ ao Bonfim



Após a realização da Cerimônia Interreligiosa no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia o prefeito ACM Neto (DEM) liderou o cortejo de 8Km da Igreja da Conceição da Praia até Igreja do Bonfim na manhã desta quinta-feira, saindo na frente do bloco do governo da Bahia. Sobre a primeira participação como prefeito, Neto afirmou que faz “questão de participar da festa mais democrática de todas” e completou. “Eu venho pedir proteção ao Senhor do Bonfim para que ele nos ilumine para enfrentar os desafios”. Com recepção calorosa da população e um possível reforço da oposição para 2014, Neto evitou e direcionou o discurso para a administração municipal. “A população está consciente da necessidade de organizar a cidade e eu garanto que ela vai se organizar”, desconversou.(Politica Livre)

Charge


Bahia volta a sondar Toró, mas empresário do jogador despista


Depois de ser rejeitado pelo volante Marino, que optou por defender o Sport, o Bahia segue em busca de outro volante para reforçar o time na temporada de 2013. 

Atualmente jogador do Atlético Mineiro, o volante Toró é a bola da vez no Fazendão. O jogador, na temporada passada, recebeu uma proposta do tricolor baiano, mas escolheu pelo Figueirense, clube rebaixado à segunda divisão.

Apesar do gestor de futebol Paulo Angioni confirma  o interesse no jogador, o empresário de Toró, Frederico Moraes, conversou com o Bahia Notícias e admitiu que Toró deve rescindir contrato com o galo, nos próximos dias. Mas, por enquanto, não recebeu proposta oficial do time baiano.

- Toró tem contrato com o Atlético Mineiro e só depois da rescisão, que deve acontecer nesta quinta-feira (17), vou ouvir outros clubes.  Tem inúmeras sondagens, inclusive me ligaram do Rio de Janeiro falando do interesse do Vasco – comentou.

Além do galo e Figueirense, aos 26 anos, Toró tem passagens pelo Flamengo e Fluminense

Otto Alencar em 2014: "posso sair como vice"


Na Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (17), em conversa com o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar (PSD), que responde pelo estado enquanto o governador Jaques Wagner busca de investimentos para a Bahia nos setores automotivos na China, voltou a afirmar que não está na festa religiosa para abocar votos ou popularidade: “isso sempre fez parte da minha vida política. Não é hora de discutir nomes para 2014”.

Ao Bocão News, como secretário, Otto disse que tem “uma missão árdua de conduzir os processos do governo do estado e por isso ele não discute isso neste momento”. Após insistência, Alencar afirmou que faz parte da chapa majoritária e pode sair novamente como vice. Pode ser da chapa, mas de modo algum vai atuar como impedimento para os projeto de Jaques Wagner.

Após insistência, Alencar afirmou que faz parte da chapa majoritária e pode sair novamente como vice. Pode ser da chapa, mas de modo algum vai atuar como impedimento para os projeto de Jaques Wagner. Sobre as eleições na UPB, Alencar disse que não declarou apoio a nenhum candidato, mas liberou seus correligionários para apoiarem quem quisessem.

Com fim de 'Casseta e Planeta', Miá Mello é dispensada pela Globo

A humorista Miá Mello não faz mais parte do casting da Globo. O contrato da atriz terminou junto com as gravações da última temporada do “Casseta e Planeta” e não foi renovado. Segundo o jornal “Diário de S. Paulo”, Miá continuará no ar apenas no Multishow onde estrela a série “Meu Passado me Condena”. Vale lembrar que a morena rescindiu seu contrato com a Record, onde fazia parte do elenco do “Legendários”, para trabalhar na emissora carioca. Apesar do cancelamento do humorístico, a turma do “Casseta” irá produzir conteúdo para internet. A ex-BBB Maria Melilo está fora do projeto. No entanto, ela segue como contratada da Globo. (Msn)

Brasil mantém sua pior colocação no ranking da Fifa; Espanha continua líder


Após despencar em dezembro para a 18ª posição no ranking da Fifa – a pior de sua história -, a seleção brasileira se manteve nessa colocação na lista de janeiro, divulgada nesta quinta-feira sem alterações no ‘top 10′. A Espanha, que terminou 2012 na liderança, continua no topo, agora com 1606 pontos, seguida por Alemanha (1437) e Argentina (1290). Em ascensão no cenário mundial, a Colômbia se manteve em quinto, com 1164 pontos, logo atrás da Itália, que tem 1165. Inglaterra (1151), Portugal (1144), Holanda (1124), Rússia (1070) e Croácia (1064) completam as dez primeiras posições. Com 946 pontos, a seleção brasileira é apenas a quinta melhor entre as sul-americanas, superada pelo Uruguai, 16º colocado (975), e o Equador, que ganhou uma posição em relação ao ranking de dezembro e chegou a 12º (1007). Apenas duas seleções conseguiram subir mais de dez posições: a do Uzbequistão, que ganhou 11, para 56º, e a de Cuba, que avançou 12 e está em 88º. A próxima atualização do ranking mundial da Fifa será divulgada no dia 14 de fevereiro.

Virgem do leilão já recebeu propostas acima de R$ 1,5 milhão


O japonês de 53 anos arrematou a virgindade dela por US$ 780 mil (cerca de R$ 1,5 milhão). Porém, a jovem Catarina Migliorini garantiu, na festa de lançamento da Playboy, na noite desta terça-feira, 15, que o valor já foi superado. "Recebi propostas melhores de pessoas aqui do Brasil mesmo, que não participaram do concurso, e estou analisando", disse.
A data exata em que o japonês vai usufruir da premiação ainda não foi fechada, apesar do dinheiro já estar em uma conta, só disponível para Catarina quando a primeira vez dela for consumada. "Não me importo com quem me compara com garota de programa, acho até que é uma profissão que deveria ser legalizada", defendeu.
Dentre as exigências para o ato, que será filmado para um programa de televisão australiano que organizou o leilão, estão: o japonês deve usar camisinha, não pode ter ninguém assistindo, não haverá beijo na boca e nada de sexo anal.
Catarina, que possui o nome de bastismo Ingrid, pretende aproveitar a fama que ganhou após o leilão para se lançar na carreira artística. "Se pintar algo, pretendo aproveitar".

Governo faz novas concessões de passaportes diplomáticos a líderes evangélicos


O Ministério das Relações Exteriores voltou a conceder passaportes diplomáticos a líderes evangélicos. Na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, o ministro Antonio Patriota assina duas portarias em que concede o documento ao pastor Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, e sua mulher, Maria Magdalena Bezerra Ribeiro Soares, e ao pastor Samuel Cássio Ferreira, da Assembleia de Deus, e sua mulher, Keila Campos Costa.
Na última segunda-feira, o Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos a Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Em 2011, R.R. Soares e a mulher já tinham recebido os documentos. Na mesma época, foi publicada a concessão do passaporte diplomático ao cardeal Geraldo Majella Agnelo, da Igreja Católica, a pedido da Arquidiocese de Salvador. (O Globo)


Milhares de baianos e turistas participam hoje da Lavagem do Bonfim


Milhares de baianos e turistas participam nesta quinta-feira (17) da tradicional Lavagem do Bonfim. A festa, uma das manifestações, populares e religiosas, mais importante da Bahia começa, às 8h, com uma cerimônia ecumênica no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Organizada pela Fundação Gregóriode Mattos (FGM), a décima primeira edição do encontro reúne lideranças de diversas religiões. As comemorações terminam no domingo (20) com uma missacampal e a apresentação do Terno de Reis.
 O cortejo oficial, que conta com o apoio da Bahiatursa, começa logo após o ato ecumênico, na Conceição da Praia, seguindo em direção à Colina Sagrada. Para animar a caminhada, 40 baianas, 20 capoeiristas do grupo Mangangá e 40 músicos da Orquestra Xangô sob a regência do maestro Reginaldo, vão se unir ao afoxé Filhos de Gandhy,  aos grupos Unisamba, compostos por representantes de blocos de samba da Bahia, e ao Profissão Samba com Neto Bala, além da irreverência do “Rixô Elétrico” de Fred Menendes.   
 Após cumprir o percurso de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, é chegada a hora das baianas lavarem o adro e as escadarias da igreja com água de cheiro. Uma oportunidade especial para fieis e religiosos pagarem promessas e agradecerem pelas graças alcançadas. (Aratu)

Lulu Santos deixa o The Voice Brasil


O elenco de treinadores do programa The Voice Brasil já sofreu a primeira baixa para a segunda temporada. O cantor Lulu Santos não vai fazer mais parte do programa, segundo a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra. A saída foi amigável e em comum acordo com a direção do programa.
Boninho, que comanda o The Voice Brasil, está pensando agora em levar Caetano Veloso para ser um dos treinadores da atração. Se aceitar, o santoamarense vai se reunir a Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Daniel, que continuam no programa que tem estreia prevista para junho. (A Tarde)

Demitido há um ano, ex-ministro mantém renda ligada a cargo

Exonerado pela presidente Dilma Rousseff no fim de 2011 após denúncias de irregularidades, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi (foto), permanece como conselheiro do BNDES na vaga destinada ao representante do ministério.
No cargo, ele recebe cerca de R$ 6.000 por mês, pagos trimestralmente. A nomeação foi feita pela própria presidente, quando ele ainda era ministro do Trabalho.
A assessoria do atual ministro, Brizola Neto, informou ontem que pediu à Presidência em junho de 2012 a substituição de Lupi. A Presidência ainda não se manifestou sobre o pedido.
"Olha, eu não sei [explicar a permanência no cargo]. Você tem que perguntar à direção que me manteve lá até agora. Como eu era indicado pela Presidência da República, enquanto não me tirar, eu estou lá", disse. "Se for da confiança dela [Dilma Rousseff], permaneço", disse à Folha o ex-ministro.
Lupi é presidente nacional do PDT, partido da base aliada ao governo. Como conselheiro do BNDES, tem participação na aprovação do orçamento do banco e acompanha a sua execução.
A estimativa é que o BNDES tenha movimentado R$ 150 bilhões em 2012.
A saída do ex-ministro do governo ocorreu após a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendar sua exoneração. A comissão apurou suposto desvio ético de Lupi e também o advertiu sobre o caso.  (Fonte:Folha/Foto:Globo.com).

Ex-prefeito de Maragogipe Silvio Ataliba concede entrevista para a Radiovox

O ex-prefeito de Maragojipe, Sílvio Ataliba (PT), concedeu entrevista a RadioVox, no dia 15, e falou da eleição da nova diretoria da Associação de Gestores Municipais do Recôncavo Baiano que terá novos membros, a exemplo de Paulinho da Bausa (Cabaceiras do Paraguaçu), dentre outros. Ataliba crê num consenso entre os nomes pleteantes da União dos Municípios da Bahia (UPB), sobretudo, no Partido dos Trabalhadores. 

Sobre suas ações políticas em favor do povo maragojipano, o petista afirmou de que, vai seguir lutando, independentemente, de ter atualmente na gestão, sua adversária política, a peemedebista, Vera da Saúde. "Natanael, o nosso principal foco será sempre a nossa cidade e a nossa população. Daí tudo quanto de bom à nossa cidade, esteja certo de que estaremos lado a lado, apoiando quem quer que seja que possa estar no Executivo Municipal", declarou. 

Questionado sobre o futuro político (sucessão estadual), ele declinou de nomes destacando fora da sua esfera partidária o vice-governador, Otto Allencar (PSD), a quem titulou ser fiel aliado, o que o credenciaria em disputar o governo baiano, em 2014. 

Ao final, Ataliba disse que a região deverá dispor de nomes, como os ex-prefeitos, Orlandinho (Cruz das Almas) e Valmir Sampaio (Amargosa), ambos petistas, para as eleições do próximo ano, quer seja, em concorrer a uma vaga na esfera estadual ou federal. ( Brasil Atualidades/Natanael Luis)

Loja de materiais de construção é assaltada em Cruz das Almas

Dois bandidos montados em uma moto de características não notadas, um deles armado com revolver assaltou uma loja de materiais de construção na localidade da Boca da Mata, Zona Rural de Cruz das Almas, por volta das 13h desta quarta-feira (16). Segundo informações de populares, os criminosos roubaram R$100,00 em dinheiro do estabelecimento comercial, e tomaram três telefones celulares de clientes que estavam no local no momento do assalto. A dupla chegou a ameaçar de morte caso as vitimas reagissem ao assalto, depois fugiram do local tomando destino ignorado. Não há relatos de feridos. A polícia militar realiza buscas nas imediações onde ocorreu o assalto. FORTE NA NOTÍCIA

Camacan: Homem é preso suspeito de abusar sexualmente as duas filhas

Um homem foi preso nesta quarta-feira em Camacan, no sul da Bahia, suspeito de abuso sexual das filhas, que têm 14 e 17 anos, informou 62ª Companhia Independente da Polícia Militar. O suspeito foi detido após uma das filhas ir à unidade policial denunciar o caso, informou a polícia. Após a denúncia, a polícia foi até a casa do suspeito e realizou a prisão. Segundo o G1 O homem foi encaminhado para a Delegacia de Camacan, onde será ouvido pelo delegado João Mendes, responsável pela investigação do caso. Segundo Mendes, como não ocorreu o flagrante, o suspeito deverá ser ouvido na quinta-feira e solto para responder o processo em liberdade. “Ele foi conduzido [à delegacia] porque é suspeito de ter abusado durante um período. Mas, não é estado de flagrante. Amanhã vou pedir ao juiz para que seja determinado o afastamento dele do lar”, relatou o delegado. 

TCM rejeitou contas de 47,5% dos prefeitos

                                   Paulo Maracajá, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios

Nenhuma prefeitura baiana teve as contas do exercício de 2011 aprovadas integralmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entre os 12 maiores municípios, oito tiveram as contas reprovadas, como é o caso de Salvador, São Francisco do Conde e Vitória da Conquista. Das 404 prefeituras cujas contas foram devassadas pelo TCM, 192 foram reprovadas, o que representa 47,5% das contas apreciadas, mostra o balanço feito pela corte. Um total de 212 prefeituras teve as contas aprovadas com ressalvas, ou seja, 52,5%. Nessa conta restam 13 prefeituras que aguardam apreciação do TCM este ano. Leia mais em A Tarde.

Demóstenes Torres leva prêmio de político mais corrupto de 2012; Lula fica em segundo


O ex-senador Demóstenes Torres foi agraciado nesta terça-feira (15) com o Troféu Algemas de Ouro, como o político mais corrupto de 2012. A premiação é organizada pelo Movimento 31 de Julho, grupo que atua na internet no combate à corrupção, e foi realizada através de enquete na rede social Facebook. Nesta segunda edição do prêmio, foram registrados mais de 23 mil votos e o segundo colocado na votação dos internautas foi o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Torres foi cassado devido a sua relação com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Já Lula foi acusado pelo publicitário Marcos Valério de ter usado o dinheiro do mensalão para quitar despesas pessoas. O terceiro lugar ficou com o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), acusado formalmente de participar do mensalão mineiro. Em 2011, o senador José Sarney (PMDB-AP) levou o primeiro lugar, segundo publicação do Estado de S. Paulo.

Lula tem encontro com Haddad e dá diretrizes a seus secretários

Um dia depois de retornar de férias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou nesta quarta-feira (16) reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e parte do seu secretariado, e falou sobre o que espera do governo da capital paulista. Na mesa de reuniões do gabinete de Haddad, sentou-se por uma hora entre ele e a vice-prefeita, Nádia Campeão (PC do B). Onze dos principais secretários da administração petista ouviram diretrizes de Lula. "O presidente voltou de viagem, me ligou e pediu para nos encontrarmos. Eu o convidei para vir à prefeitura e ele se colocou à disposição", disse Haddad. Ele resumiu o encontro como uma "visita de cortesia". Com informações da Folha. 

Primeira mulher a ocupar o cargo, Eliana Calmon assume presidência do STJ nesta quinta

Ministra do Superior Tribunal de Justiça, a baiana Eliana Calmon será a primeira mulher a assumir a presidência do STJ nesta quinta-feira (17). Ela ficará na função até o final de janeiro. Eliana, que é vice-presidente da Corte, substituirá o presidente Felix Fischer, que está de férias, informa o Correio Braziliense. Nesse período, Eliana Calmon também acumulará a diretoria-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Eliana Calmon é ministra do STJ desde de 1999 e vice-presidente desde novembro do ano passado. As férias coletivas dos ministros acabam em 1º de fevereiro, quando os trabalhos recomeçam.

Lavagem do Bonfim em SSA: Lacerda e ônibus ainda estão parados; Vice irá vestida de baiana de acarajé


A movimentação em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio , onde acontece a missa que precedo o cortejo rumo à Colina Sagrada, ainda é pequena  e poucos políticos marcam presença no local. A expectativa é grande em torno da chegada das autoridades política, especialmente do prefeito de Salvador, ACM Neto  (DEM) e da vice-prefeita, Célia Sacramento (PV). Segundo fontes do Bahia Notícias, ela participará da Lavagem do Bonfim a caráter: vestida de baiana de acarajé. O acesso à imprensa ainda não foi liberado porque a equipe da Agecom ainda não chegou ao Comércio. As cabines do Elevador Lacerda ainda não entraram em operação e os ônibus que fazem o transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa também ainda não começaram a trafegar, ou seja, o percurso entre os dois pontos é feito a pé, via Ladeira da Montanha. (BN)

Prouni abre hoje inscrições para 144 mil bolsas


Começa nesta quinta-feira (17) o prazo para as inscrições para a primeira edição de 2013 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta etapa serão oferecidas 144.629 bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede particular, sendo 92.223 bolsas integrais e 45.416 parciais (50% de desconto no valor das mensalidades). Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo site do Prouni.
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.
A consulta das vagas pode ser feita por instituição ou por município onde o candidato pretende estudar. Para pleitear a bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.

Roger diz ter levado broncas no ponto eletrônico por "falar o que não pode" em transmissões


Em outubro do ano passado, Roger Flores resolveu oficializar a aposentadoria e investir na carreira de comentarista. Logo de cara, começou a trabalhar em transmissões de jogos da seleção brasileira e do Brasileirão no Sportv e na Tv Globo. Mas a inexperiência, em alguns momentos, o “prejudicou” e o fez levar broncas no ponto eletrônico por falar algo que não devia ao vivo. “Por mais que se interesse e tente fazer da melhor maneira, o nervosismo e a insegurança atrapalham um pouco. Gafes, deslizes aconteceram, mas nada que fosse muito feio, coisas normais. É logico, as pessoas percebem, mas vamos tentando lapidar para que cada vez menos ocorra. Já tomei várias broncas no ponto, sobre coisas que não pode falar ao vivo. Às vezes estou falando alguma coisa e o ponto já me chama a atenção, diz o que não devo falar, ou o que é melhor deixar para o narrador. Acontece…”, contou o ex-meia em entrevista ao UOL Esporte, durante evento na última segunda-feira, em São Paulo. Questionado sobre quais as situações e os assuntos proibidos, Roger, claro, desconversou e disse que “não vem ao caso” revelar. Em suas primeiras transmissões, o carioca mostrou desenvoltura ao fazer comentários e análises, mas ainda deixou escapar algumas gírias e regionalismos. Em novembro, ao comentar uma substituição do Botafogo no clássico contra o Fluminense, o ex-jogador soltou: “Seedorf e Vítor Júnior também entraram na mesma vibe”. O uso da gíria, claro, rapidamente foi comentado nas redes sociais.
Continue lendo »

Agricultor morre após ser picado por cobra jararacuçu

Depois de estar internado há uma semana no hospital Luis Eduardo Magalhães de Porto Seguro, o agricultor Edmundo Oliveira Rocha, 51 anos morreu com falência múltipla de órgãos. O agricultor foi picado por uma serpente da espécie jararacuçu. Conforme informou o Blog Radar64. O homem foi sepultado no distrito de Monte Pascoal, no município de Itabela. O acidente aconteceu há uma semana em Monte Pascoal, zona rural itabelense e o trabalhador, que estava na lavoura, recebeu soro antiofídico, no mesmo dia, no hospital público do município. Há oito meses ele já tinha sido picado por outra cobra.
Características da serpente
Segundo especialistas, a jararacuçu é muito temida pela quantidade de veneno que pode injetar. Localizar uma cobra desta no meio da floresta não é fácil porque ela possui uma camuflagem quase perfeita e, mesmo para olhos treinados, quase sempre passa despercebida. Um bote de jararacuçu pode atingir uma distância do tamanho dela mesma. Sendo assim, uma jararacuçu com, por exemplo, 1,5 metro de comprimento pode atingir seu alvo a 1,5 metro de distância. No Brasil, a maioria dos acidentes envolvendo pessoas picadas por cobras são atribuídos às de jararacuçus. Fonte: Bocão News.

Eleição para UPB mede forças para disputa pelo governo baiano


A eleição do novo comando da UPB ganha cada vez mais a influência da disputa de 2014, já que por trás dos candidatos à cadeira da entidade estão os interessados no Palácio de Ondina. Ontem, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim oficializou a sua saída da disputa em apoio à prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), que voltou ao páreo e deve ir para o bate chapa com o postulante do mesmo partido, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. Ele reafirmou a permanência na briga ao dizer ontem que sua candidatura é “irreversível”. 
Há rumores de que o gestor de Andaraí permanece forte com o apoio da maioria dos prefeitos. No entanto, uma das leituras é de que, até o dia 23, Caetano siga muitas estratégias para fazer a sucessora. Ontem, a presidente estadual do partido, a senadora Lídice da Mata, sinalizou que não irá se mobilizar para evitar a disputa entre os dois socialistas. 
Nos bastidores, há quem diga que a saída da prefeita Rilza de cena foi motivada pelo próprio PT, que já visualizava uma possível derrota e convenceu a correligionária a recuar, com intuito de atribuir um suposto fracasso apenas ao presidente atual, que desde o início apadrinhou a postulação da prefeita. Caetano é um dos nomes para 2014 e caso consiga a vitória da aliada conseguirá mais forças para se viabilizar. 
Há quem diga que a decisão do presidente da AL, Marcelo de Nilo (PT), de seguir a candidata de Caetano seria uma forma de cobrar apoio do petista em 2014, já que acredita poder se viabilizar mais facilmente junto ao governador Jaques Wagner (PT). Por sua vez a eleição de Cardoso poderia ser colocada na conta de Lídice. (Fonte:Tribuna).

Racionamento atinge 74 locais servidos pela Embasa

A frente fria que chegou esta semana ao Nordeste do País já fez chover em alguns municípios baianos. Mas, diante da pior estiagem das últimas cinco décadas na região,  as chuvas que caíram até agora não são suficientes para resolver problemas como a falta de água - 74 dos 362 municípios atendidos pela Embasa  estão com racionamento.
A previsão é do meteorologista do Inema Heráclio de Araújo: "Mesmo em volumes expressivos, as chuvas não ocorrem de forma homogênea. Desta forma, alguns locais podem registrar grandes volumes, enquanto em  um município vizinho pode chover muito pouco".
pela manhã, por exemplo, não choveu forte em todo o Estado, segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo. "A chuva foi mais intensa no oeste e no litoral sul", disse, citando o volume de  apenas 1,4 mm de água, pela manhã, em Irecê - embora fosse esperada mais chuva à  tarde e à noite, e  a média prevista para a  Chapada, sudoeste, oeste e sul,  na semana, seja  de 60 mm.
Na região de Irecê, uma das mais críticas, cerca de 350 mil pessoas de 15 cidades estão com racionamento de água desde outubro/2011, por recomendação da Agência Nacional de Águas. Abastecida pela Barragem de Mirorós - hoje com 6,75% da capacidade de armazenamento (o mais baixo desde a conclusão, em 1994) -, a área sente o reflexo do racionamento na economia. (Fonte:A Tarde).