Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Besouro: Filme realizado no Recôncavo será lançado no cinema internacional



Filme será lançado em outubro e trailer já bate recordes de acesso no YouTube – cerca de 180 mil visitas em 72 horas.


A História


Quando Manoel Henrique Pereira nasceu, não havia nem dez anos que o Brasil tinha sido o último país do mundo a libertar seus escravos.

Naqueles tempos pós-abolição nossos negros continuavam tão alijados da sociedade que muitos deles ainda se questionavam se a liberdade tinha sido, de fato, um bom negócio. Afinal, antes de 1888 eles não eram cidadãos, mas tinham comida e casa para morar. Após a abolição, criou-se um imenso contingente de brasileiros livres, porém desempregados e sem-teto. A maioria sem preparo para trabalhar em outros serviços além daqueles mesmos que já realizavam na época da escravatura. E quase todos ainda sem a plena consciência de sua cidadania. O resultado desse quadro, principalmente nas regiões rurais, onde estavam os engenhos de açúcar e plantações de café, foi o surgimento de um grande contingente de negros libertos que continuavam, mesmo anos após a abolição, submetendo-se aos abusos e desmandos perpetrados por fazendeiros e senhores de engenho.

Assim era sociedade rural brasileira de 1897, ano em que Manoel Henrique Pereira, filho dos ex-escravos João Grosso e Maria Haifa, nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.

Vinte anos depois, Manoel já era muito mais conhecido na cidade como Besouro Mangangá - ou Besouro Cordão de Ouro -, um jovem forte e corajoso, que não sabia ler nem escrever, mas que jogava capoeira como ninguém e não levava desaforo para casa. Como quase todos os negros de Santo Amaro na época, vivia em função das fazendas da região, trabalhando na roça de cana dos engenhos. Mas, ao contrário da maioria, ele não tinha medo dos patrões. E foram justamente os atritos com seus empregadores - e posteriormente com a polícia - que deixaram Besouro conhecido e começaram a escrever a sua imortalidade na cultura negra brasileira.

Há poucos registros oficiais sobre sua trajetória, mas é de se supor que a postura pouco subserviente do capoeirista tenha sido interpretada pelas autoridades da época como uma verdadeira subversão. Não por acaso, constam nas histórias sobre ele episódios de brigas grandiosas com a polícia, nas quais ele sempre se saía melhor, mesmo quando enfrentava as balas de peito aberto. Relatos de fugas espetaculares, muitas vezes inexplicáveis, deram origem a seu principal apelido: Mangangá é uma denominação regional para um tipo de besouro que produz uma dolorosa ferroada. O capoeirista era, portanto, "aquele que batia e depois sumia". E sumia como? Voando, diziam as pessoas...

Histórias como essas, verdadeiras ou não, foram aos poucos construindo a fama de Besouro. Que se tornou um mito - e um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra no Brasil - nos anos que se sucederam à sua morte.

Morte que ocorreu, também, num episódio cercado de controvérsias. Sabe-se que ele foi esfaqueado, após uma briga com empregados de uma fazenda. Registros policiais de Santo Amaro indicam que ele foi vítima de uma emboscada preparada pelo filho de um fazendeiro, de quem era desafeto. Já a lenda reza que Besouro só morreu porque foi atingido por uma faca de ticum, madeira nobre e dura, tida no universo das religiões afro-brasileiras como a única capaz de matar um homem de "corpo fechado".

E Besouro, o mito, certamente era um desses.

Santo Antonio de Jesus: CAPS AD comemora um ano de atividades

O Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) comemorou dia 25 de setembro, o primeiro ano de funcionamento. Mantido pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, o CAPS AD, oferece serviço de atenção psicossocial a quem procura deixar a dependência do álcool e outras drogas.
Para comemorar o primeiro ano, a equipe do CAPS, organizou uma série de atividades durante toda manhã, com didática em grupo (construção do saber), apresentação de alunos da EJA sob a coordenação, da professora Ana Cristina Souza, apresentação dos alunos Educar com Arte, palestra com o Tenente Vaz, além de muitos docinhos, refrigerantes e bolo.
Com uma equipe profissional altamente capacitada, o Centro disponibiliza atividades que buscam elevar a autoestima e confiança do dependente químico.
A coordenadora do Caps, Ianna Patrícia, destaca que comemorar o primeiro ano de ações é importante principalmente para os pacientes que estão se socializando cada dia mais.
"Preparamos dois momentos para nossos usuários, esse hoje aqui e amanhã no Clube dos 1000, onde faremos atividades extras e sair um pouco do ambiente interno".
A coordenadora apresentou ainda um vídeo com as principais atividades nos 12 meses de implantação no Centro ressaltando as ações promovidas como: oficinas terapêuticas, atendimento psicoterápico individual, atendimento clínico, atendimento medicamentoso, além de atendimento aos familiares - individual e grupo e atividades esportivas.
Para o secretário de saúde Joan Paulo Souza os principais responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos no Caps AD são os usuários. "Os principais motivadores para que desenvolvamos atividades são vocês que desde o primeiro momento confiaram e acreditaram na equipe do CAPS, hoje que está de parabéns são vocês que fazem parte da família do Centro", disse Joan Paulo.
O Tenente Vaz recitou poema de sua autoria CAPAS AD "Longe das Drogas", lembrando a importância de valorizar a vida. "Somos seres humanos e temos problemas, mas cabe a cada um de nós buscar resolvê-los sem perder a vontade de viver e aqui no CAPS vocês estão tendo a oportunidade de recomeçar".
Fonte: Site Santo Antonio de Jesus

Marcadores:

Cruz das Almas: Festival abre espaço para a arte e a voz da juventude

Roupas descoladas, sorriso fácil e muita irreverência são as marcas dos freqüentadores da Praça Multiuso no último final de semana. Organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Especiais, o Festival da Juventude reuniu todas as tribos dos jovens de Cruz das Almas para apresentações culturais e debates sobre o desenvolvimento sustentável, a maioridade penal, droga e discriminação racial.
Aberto na sexta-feira (25/09), o Festival trouxe os shows de Frans e Felipe, Neto do Rap, Exclusos e 969. Em seu discurso, a secretária Ilza Francisca falou sobre a importância da criação do espaço para os jovens. “Este local, durante todo o final de semana, servirá para a juventude mostrar sua arte e sua voz”.
Prestigiando a abertura do evento, o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB) lembrou da história estudantil do município. “A trajetória dessa cidade na luta dos jovens remonta à época da antiga Escola de Agronomia, hoje transformada na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)”, comentou o parlamentar.
O prefeito Orlandinho mostrou a importância da criação da Secretaria de Políticas Especiais há três anos. “Muitas temáticas esquecidas não eram debatidas em nossa cidade. A questão da discriminação racial, a violência contra as mulheres e a oportunidade de dialogar com a juventude. Ouvir a população é o pontapé inicial para construir políticas públicas efetivas”, disse.
O encontro contou também stand contando a história de luta da UNE (União Nacional dos Estudantes), barracas de artesanato, grafites, apresentação de grupos de dança e encenação de peça teatral.
Fonte: Site Cruz das Almas

Marcadores:

Escolas de Amargosa são premiadas com Selo Escola Solidária 2009

Sete escolas de Amargosa foram premiadas, pelo Instituto Faça Parte, com o Selo Escola Solidária 2009. As Escolas premiadas foram: ESCOLA MUNICIPAL AGNELO DE SOUZA ANDRADE; ESCOLA MUNICIPAL DR. HAILTON JOSÉ DE BRITO, ESCOLA MUNICIPAL HELMANO E HUMBERTO CASTRO; ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PAULO II; ESCOLA MUNICIPAL MARIA DALVA FIGUEIREDO ANDRADE; ESCOLA MUNICIPAL MARIA NEUZA CERQUEIRA NOGUEIRA; E ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES
Em 2003, o Instituto Faça Parte – em parceria com MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO - iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária.
A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação. As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece.
De acordo com o Secretário de Educação Eliezer Silva, a Rede de Escolas Solidárias possibilita que escolas de todo país troquem experiências e, desta forma, enriqueçam seus projetos e transformem suas realidades. “Além disso, a rede estimula a escola a refletir sobre sua própria prática pedagógica. A rede representa um retrato da educação brasileira, uma vez que as escolas desenvolvem suas ações e projetos de acordo com suas realidades e necessidades sob uma ótica inclusiva, emancipadora e participativa”, completa.
Para conferir o resultado, basta acessar o link: http://www.facaparte.org.br/

Marcadores:

Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Cabaceiras é elogiado pelos funcionários

Composto por uma equipe qualificada, o Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu tem disponibilizado um ótimo atendimento para o quadro de funcionários da instituição. Segundo o servidor efetivo Bartolomeu, que ingressou no Município desde sua fundação, em toda sua história de vida na Prefeitura jamais presenciou um setor tão organizado. “Aqui o funcionário tem um tratamento especial, Alex e Nilton disponibilizam para nós um atendimento com muita qualidade. Fico muito feliz quando meus colegas passam na sala que trabalho para protocolar um documento e comentam do bom tratamento recebido pela equipe do Departamento Pessoal”. Enfatiza.O Diretor de Recursos Humanos Alex Machado Oliveira tem se empenhado bastante no processo, de acordo com suas informações as maiores dificuldades foram encontradas no primeiro mês da nova gestão, já que não foi encontrado nenhum arquivo nos computadores. “se não tivéssemos contratado uma empresa para nos auxiliar, com certeza o processo seria muito mais lento.” Relata.Com o inicio do Governo “O progresso é o povo que faz”, foram feitas modificações em todos os setores da Prefeitura, salas modernas com internet, ar condicionado, boas condições de higiene, e o principal, todas com profissionais qualificados para servir bem ao cidadão.
Ascom: Cabaceiras

Marcadores:

Inscrições no Topa acabam nesta quarta-feira (30)

Jovens e adultos interessados em garantir o direito de se alfabetizar têm até esta quarta-feira (30) para se inscrever no programa Todos pela Alfabetização (Topa) 2009. Com meta de alfabetizar até 2010 um milhão de baianos, a partir de 15 anos, o programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) trabalha com a alfabetização sob a concepção de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. Na primeira etapa, em 2007, foram alfabetizadas 171 mil pessoas. Atualmente, o Topa conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula e a meta é matricular 300 mil baianos para a terceira etapa. Até o momento são 247 mil inscritos para o programa, este ano. Os interessados devem se dirigir à sede das Diretorias Regionais da Educação (Direc) ou às secretarias municipais da Educação. Já as entidades dos movimentos social e sindical que desejam aderir ao programa, devem procurar as Direc, em seus respectivos municípios.
Fonte: Natanael Luis Atualidades

Marcadores:

Prefeitura de Cabaceiras entrega uniformes para garis e funcionários da limpeza pública

Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu entregou para cada gari do Município um kit de uniformes composto de calça, blusa, bota e luva, dando condições de segurança, conforto e higiene para o desenvolvolvimento de um trabalho tão importante nas ruas da cidade.
A prefeita Romildes elogia constantemente o trabalho de todos os funcionários e disse especialmente aos garis que a cidade deve muito a eles porque devido ao esforço de cada um, Cabaceiras tem se tornado a cidade mais limpa do Recôncavo.
De acordo com informações do Diretor de Urbanismo José Roque, desde o primeiro dia do novo governo, os garis têm trabalhado diuturnamente para manter a cidade cada vez mais limpa. “Não tem sido tarefa fácil manter o que esse profissionais estão fazendo, estamos incentivando de todas as maneiras, mas o principal é a auto-motivação de cada um, algo que eles têm de sobra. Relata José Roque.
Fonte: Site Cabaceiras

Marcadores:

Por falta de fiscalização da Prefeitura nas obras do PAC, Muritiba se torna uma cidade intransitável



Foto: Gaguinho

Na intenção de melhorar a vida dos muritibanos, o governo federal disponibilizou para o Município a quantia de 10,3 milhões de reais para realização das obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, porém, não é isso que estamos presenciando na cidade, ruas intransitáveis, esburacadas, existem locais que foram feitas as escavações e até hoje não fizeram a recuperação do calçamento. Sem contar que as que foram feitas, estão totalmente irregulares.

A população está revoltada, pois a prefeitura está presenciando tudo e não está fiscalizando as obras, o que “com certeza” irá trazer transtornos ainda maiores, já que existem buracos tão profundos que a qualquer momento se tem o risco de ocorrer um grave acidente

Marcadores: