Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O coração do reconcavo pulsa na lavagem do Bonfim

bonfim
É assim desde 2005, o Bomfim e sua lavagem estão mais brilhantes e vívidas com a participação do cortejo de Maragojipe, onde suas baianas seus mascarados e sua charanga maravilhosa traz o coração e a alma do recôncavo para as ruas do circuito do bomfim. Essa magia, essas cores e o que o recôncavo tem de melhor a sua singular pluralidade. Venha , participe deixe pulsar o recôncavo em você . Foi em 2005, que se iniciou a nossa história de peregrinação e fé a lavagem do Bonfim.

Nossa linda Maragojipe desembarcou em Salvador com as principais manifestações culturais e populares de nossa cidade, o cortejo de baianas com suas maravilhosas rendas de richelieu, seus standartes em homenagem ao santo padroeiro de Maragojipe, São Bartolomeu, rendendo graças ao anfitrião Senhor do Bonfim.

Os mascarados do carnaval, alegres e brincalhões, eternizados como patrimônio imaterial da Bahia de todos nós e a nossa ritimada charanga, expressão máxima de nossa musicalidade e baianidade primeira, cantando e encantando a todos. O sucesso foi estrondoso e por onde passava o cortejo reativava a folia e a fé do povo da lavagem do Bonfim, E em 2011 não foi diferente estávamos lá trazendo nossa fé, nossa alegria, nossa maragojipanidade, nossa alma, trazendo a força do recôncavo à força de um lugar que é a gênese cultural do Brasil.

Maragojipe Tur

Marcadores:

Motociclistas participarão da inauguração da Rota do Recôncavo

rotaNo próximo dia 03/02/2011, cerca de 80 motociclistas participarão da inauguração da Rota do Recôncavo, circuito que percorre essa histórica região da Bahia, com cerca de 250Km.
A iniciativa é do Harleyros Bahia e o grupo sairá de Salvador, via Ferry, percorrendo a Ilha de Itaparica, BA 001, São Roque do Paraguassu, Maragojipe, Coqueiros [ponto médio da Rota], São Félix, Cachoeira, Santo Amaro e retornando para Salvador via BR 324. Em Maragojipe, o grupo poderá apreciar uma mostra do Carnaval e Samba de Roda local.
Maragojipe Tur

Marcadores:

Secretaria da Fazenda de Santo Antonio de Jesus esclarece cobrança da TLP

A Taxa de Localização de Licença de Publicidade, instituída em Santo Antonio de Jesus em 2000 sofreu algumas revisões de valores e volta a ser cobrada na cidade.   
A taxa diz respeito à publicidade feita nas fachadas dos prédios das casas comerciais. Os valores podem variar de acordo com o modo e o tamanho com que a propaganda está disposta.
O Secretário Municipal da Fazenda de Santo Antonio de Jesus, Carlos Machado, afirma que pelo Código Tributário de 2008 a taxa já deveria ser cobrada em 2009. A TLP foi cobrada no final de 2010 com prazo para pagamento até o dia 30 de dezembro.
Os comerciantes não foram avisados com antecedência da cobrança da TLP, por isso, o ano de 2010 terminou e muitos não pagaram a taxa. O empresário Rodrigo Moraes reclama da falta de esclarecimento por parte da prefeitura sobre o pagamento da taxa. As empresas que ainda não regularizaram a TLP podem se dirigir à Secretaria Municipal da Fazenda e fazer um novo boleto.

Reportagem: Daiane Dória / Foto: Thiago Silva

Marcadores:

Ouvinte indaga prefeito de Varzedo sobre aumento da insegurança



Ouvinte entrou em contato com o programa Levante a Voz para novamente reivindicar a respeito da insegurança na cidade de Varzedo. Ele relatou roubo de motocicletas e tres assaltos ocorridos no final de semana na região do Tabuleiro.

“O prefeito anterior não tinha nem viatura e hoje tem doze policiais, viatura nova e está desse jeito?’ Perguntou o ouvinte.

Pedindo providências ao prefeito Radaman Barreto para que seja implementada uma reação no setor de segurança pública. ” O prefeito aparecia antes da eleição, cadê ele agora?” declarou.

Com a voz meio diferente, o ouvinte fez uma queixa quanto a dificuldade que tem enfrentado para falar com o chefe do Executivo.

Blog do Valente

Marcadores:

Secretaria de Transportes realiza manutenção da estrada que liga Cabaceiras e Geolândia

O programa municipal de manutenção e reforma das estradas vicinais do município de Cabaceiras do Paraguaçu tem mudado de forma satisfatória a vida do homem do campo.

A realização desse tipo de trabalho com freqüência serve principalmente para garantir um tráfego mais acessível aos moradores da Zona Rural que usam as estradas vicinais como único meio de escoamento da sua produção.

A secretaria de Transportes já realizou a reforma total da moto niveladora patrol e da caçamba, que são os principais equipamentos utilizados na recuperação das estradas que fazem conexão entre as localidades do município. Já em 2011 a programação é intensificar ainda mais os trabalhos de encascalhamento e reparação dos danos causados por força da natureza.

Ascom: Cabaceiras do Paraguaçu - Ba

Marcadores:

Mutuípe terá Central de Monitoramento

Foto modelo: Governo da Bahia
Em poucos dias a cidade de Mutuípe passará a contar com mais uma alternativa de segurança. A 4ª Companhia de Polícia Militar irá inaugurar a Central de Monitoramento "Vigilantes do Vale". O sistema conta com cinco câmeras instaladas nas principais ruas da cidade e na sede da Companhia.

O projeto foi criado pelo Tenente maurício Costa e foi financiado pelo comércio local, pela Prefeitura Municipal, pala Câmara de Vereadores e por demais membros da sociedade. O "Vigilantes do Vale" tem o apoio do Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Oriosvaldo Inocêncio.

Daiane Dória

Marcadores:

Ônibus tombou na estrada de Mutuipe

Ônibus da Camurujipe
Um ônibus da empresa Camurujipe de placa policial JOT 0089 (Santo Amaro-BA), sofreu um acidente no trecho da BR 420, no Km 253, entre os municípios de Laje e Mutuípe (Recôncavo baiano), vindo a tombar em um despenhadeiro.
E tudo não passou de um grande susto para os ocupantes do veículo que não sofreram ferimentos graves.
O motorista evadiu-se do local logo após o acidente, ficando apenas duas cobradoras que não quiseram informar maiores detalhes.

Fonte: Correio do Estado

Marcadores: ,

Novos barcos garantem autossuficiência a marisqueiras do Recôncavo baiano

Marisqueiras ganham novas embarcações em Santo Amaro
Desde sábado (8), as marisqueiras do distrito de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, não precisam mais alugar embarcações para ir à cata de peixes e mariscos. Graças à iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) em parceria com a prefeitura do município, cada uma delas recebeu uma canoa de cinco metros em fibra de vidro.

As novas embarcações foram confeccionadas pelas próprias marisqueiras que, dentro do Projeto de Difusão Tecnológica e Científica desenvolvido pela Secti, passaram por um curso de capacitação. No total, 40 mulheres participam da ação – 20 já estão capacitadas e de posse das canoas, enquanto as demais estão em aulas.
Continue lendo »

Marcadores:

Concluídas as atividades da primeira semana do IV Curso Harvard Brasil no Vale do Jiquiriçá


Vale do Jiquiriçá
A maratona de atividades da primeira semana do IV Curso Colaborativo Harvard Brasil foi concluída com sucesso. Após a abertura e apresentação do curso na segunda-feira, 03, os participantes assistiram, no auditório da Fiocruz Bahia, palestras dos professores acerca das doenças trabalhadas em Salvador (Dengue, HIV/AIDS e Leptospirose). Divididos em três grupos, visitaram o Hospital Couto Maia, o Centro de Controle de Zoonoses e o bairro Pau da Lima, para aulas de campo, aproximando-se do que foi visto nas apresentações feitas pelos professores.
No último sábado, 08, as atividades do curso foram realizadas no Vale do Jiquiriçá e no município vizinho, Ubaíra (Recôncavo). Nos dois dias de visita aos municípios, os participantes assistiram palestras sobre Leishmaniose e Esquistossomose, além de visitar o Centro de Referência de Doenças Endêmicas do Vale do Jiquiriçá.
Nesta semana, os participantes já estão divididos em cinco grupos, cada um referente a uma doença específica das cinco trabalhadas no curso. Permaneceram no Vale do Jiquiriçá aqueles pertencentes aos grupos de Leishmaniose e Esquistossomose. A atividade, até a próxima semana, é a elaboração de projetos relacionados às doenças trabalhadas, que podem gerar resultados na área de saúde pública.

Fonte: Ascom CPqGM

Marcadores: ,

Curto-circuito provoca apagão no centro de Cruz das Almas

Rede elétrica em curto / Foto: Paulo Galvão


Um curto-circuito na rede elétrica no centro da cidade na noite desta terça-feira (11) provocou um apagão em parte da primeira etapa de reforma da Praça Senador Themístocles, recém inaugurada do final do ano passado.

A fiação de um poste localizado nas proximidades da Igreja Matriz não suportou a sobrecarga de energia e começou a pegar fogo, mas, por se tratar de rede elétrica foi solicitada a presença de prepostos da Coelba que levaram quase uma hora para chegar o local. Em menos de vinte minutos, tudo estava resolvido.

O Secretário de Serviços Públicos do município, Antônio Carlos Gomes de Almeida acompanhou de perto o incidente, para Cacau é preciso urgentemente um posto da Coelba na cidade, visando atender com mais agilidade aos casos de urgência.

Lembro perfeitamente que na década de 90 existia em Cruz das Almas um escritório da Coelba, onde registrávamos as nossas reclamações, pedidos e pagamentos das contas de energia, mais logo foi fechado. Como diz o trecho da musica dos (The Originals) “A Gente Era Feliz E Não Sabia”.

Nomes como: Zé Leite, Zé lagoa, Carlos, Judith e o saudoso Welington estiveram à disposição da população cruzalmense por um bom período, agora, estamos desamparados e inconformados com a morosidade dos estrangeiros.

Triste realidade

A Coelba foi constituída em 28 de março de 1960 e contribuiu, desde o início, para o crescimento do Estado da Bahia. Controlada pelo governo estadual, a Coelba foi privatizada em 31 de julho de 1997 ao preço de R$ 1,73 bilhão, em leilão vencido pelo consórcio Guaraniana S.A., composto pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), o Banco do Brasil Investimentos e a Iberdrola (Empresa Espanhola), durante a gestão do então Governador Paulo Souto (PFL).

FORTE NA NOTÍCIA – Por: Paulo Galvão

Marcadores:

Caminhão de Sapeaçu envolvido em acidente que tirou a vida de motociclista em Realeza - MG

O motociclista Carlos de Oliveira Gomes, de Vilanova, morreu nesta segunda-feira, 10, em consequencia dos graves ferimentos que sofreu num acidente no km 588 da BR-116, em Realeza, distrito de Manhuaçu.


Segundo a versão dada pelo motorista do caminhão, Luís Antônio Velame, o motoqueiro se levantou na moto para ver a estrada de baixo (BR 262), quando se desequilibrou e invadiu a pista contrária, colidindo com o caminhão.
Segundo a versão do condutor do caminhão, o motoqueiro atingiu o para-lama esquerdo do caminhão e bateu com a perna na gaveta de ferramentas existente na lateral da carroceria.


Devido a gravidade do ferimento, a perna esquerda de Carlos de Oliveira Gomes teve que ser amputada. Nesta segunda-feira, o quadro do motociclista se agravou e ele acabou falecendo. O sepultamento será em Vilanova.

A ocorrência foi atendida pelo agente da Polícia Rodoviária Federal Tadeu Lima. Carlos de Oliveira estava numa Honda CG 150 Titan ES Vermelha – placa HPS-2237 (Manhuaçu), enquanto Luiz Antônio dirigia um caminhão Mercedes Benz 1113, de Sapeaçu (Bahia).

Informações e fotos do Portal Realeza - www.portalrealeza.com

Marcadores:

Noite de Santo Amaro leva clima de Festa da Purificação à Concha Acústica do TCA

Festa da Purificação, o palco da Concha Acústica do TCA será totalmente caractarizado para apresentações de artistas da cidade de Santo Amaro. A Noite de Santo Amaro, que acontece no dia 16 de janeiro, reunirá novos talentos ao lado de artistas consagrados como Zélia Duncan, Margareth Menezes, Banda Armandinho Dodô e Osmar, Gerônimo, Roberto Mendes e Flávio Venturini.

Antes do início dos shows, o público está convidado a se reunir no Campo Grande, às 17h, para descer em cortejo até o local do evento. A caminhada será puxada por baianas e embalada por uma filarmônica, além de contar com apresentações de maculelê, capoeira e samba de roda. Na descida, será realizada a lavagem da escadaria da Concha Acústica.

O evento contará também com a participação de Ulisses Castro, Márcio Valverde, Eduardo Alves, Livia Milenna, Marcel Fiúza e Belpa, que tocarão com uma banda formada inteiramente por santamarenses. Freddy Ribeiro e Caco Monteiro realizarão números de teatro com literatura e poesia.

A Noite de Santo Amaro tem direção artística de J. Veloso e produção de Maurício Pessoa, ambos nascidos em Santo Amaro. O evento surgiu no final da década de 90, sempre com parte do cachê doado à Dona Canô, presidente de honra do Novenário da Purificação, destinado a custear a Novena da Purificação de Santo Amaro.

Segundo J. Veloso, que vai comemorar seus 50 anos de idade na festa, o evento é uma maratona de música e mistura de estilos. “Também é uma forma de ajudar minha avó, Dona Canô, que organiza, contribui e aglutina pessoas para que a Festa da Purificação se realize, maravilhosa do jeito que é hoje”, diz.

No evento, serão servidas comidas típicas de Santo Amaro, como maniçoba, caldo de garangundé, efó e moqueca de carne do sertão. Para completar o clima do interior, o público será presenteado com algodão doce, pipoca e maçã do amor.

A Tarde

Continue lendo »

Marcadores:

PREFEITO DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA NEGA ENVOLVIMENTO EM BRIGA

Blog do Valente
A notícia que saiu no site Bahia Notícias a respeito de suposta briga envolvendo o prefeito de Conceição do Almeida por causa do não pagamento do aluguel de uma casa naquela cidade repercutiu na região. Entramos em contato com o prefeito que nos disse que o problema todo se deu por causa de que os móveis da casa – onde funciona uma secretaria da prefeitura, estavam sendo retirados e jogados na rua como forma de despejo. Tal coisa configura quebra de contrato.

O prefeito negou veementemente qualquer briga em praça pública, muito menos confronto físico com o marido da proprietária da casa, conforme foi noticiado.

Ito disse que a polícia foi chamada para que os móveis da casa não fosse retirados indevidamente do local. O mais, conforme Ito, seria invenção. Ele ficou de divulgar uma nota esclarecendo mais informações sobre o episódio, creditando tal coisa à um ato mesquinho da oposição.

A Bahia News

Marcadores:

DOM MACEDO COSTA É PREMIADA PELO COMBATE À DENGUE

A prefeitura do Município de Dom Macedo Costa no Recôncavo Baiano, foi premiada pela a (SESAB) são trinta e sete municípios baianos receberam o prêmio Edno Batista Rebouças, 615 agentes de combate às endemias e 1.961 comunitários de saúde receberão R$ 510,00 cada. A premiação, realizada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), tem como objetivo estimular os servidores a participarem de atividades integradas com o objetivo de alcançar as metas para o controle da doença. As cidades contempladas conseguiram atender a critérios como a manutenção do índice de infestação predial média municipal, igual ou menor que 1%, e o cumprimento das metas de visitas domiciliares pactuadas. Confira a relação das cidades premiadas. 

A Bahia News

Marcadores:

Comunidade assume reforma de igreja em Jaguaripe

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em estilo rococó e datada do século XVII, localizada no município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, está há mais de dez anos fechada aos fiéis e corria o risco de desabar por conta do estado avançado de degradação em que se encontra. Os fiéis se uniram e criaram uma comissão para arrecadar fundos para a reforma da igreja, onde acontece, no mês de janeiro, a procissão de Nosso Senhor dos Navegantes, a maior festa religiosa do município.

“A Igreja de Nossa Senhora do Rosário tem uma importância muito grande para a comunidade e, por não ser tombada, podemos restaurá-la e assim recuperar o patrimônio que estava aos poucos se deteriorando”, acredita a moradora Jerusa dos Santos Vieira. “Não tínhamos como pagar o aluguel de um andaime, então fizemos um de madeira. Reformamos três janelas, uma porta e áreas do interior”, revela Jerusa.

Já o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) lamenta que a Prefeitura de Jaguaripe não tenha criado um conselho cultural que proteja o patrimônio. “O município tem obrigação legal para pensar, criar e implantar leis de proteção do seu patrimônio e criar políticas públicas, como a implantação de um conselho cultural”, destacou o Ipac por meio de nota da assessoria de comunicação.

Imagens sacras do acervo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foram transferidas para a igreja matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. “São imagens antigas, de marfim e madeira, do Cristo Crucificado, Santa Rita, São Benedito, Nosso Senhor dos Navegantes e Nossa Senhora do Rosário. A comunidade não tem interesse no tombamento porque demora muito para reformar”, salientou Darlene Muricy dos Santos, voluntária da igreja.

A TARDE não conseguiu contato com a prefeitura local para comentar o assunto. O padre Everaldo, responsável pela igreja, disse não ter encontrado registros que contem a história do templo, sequer o período exato de sua construção. “Tenho procurado e estudado em livros, mas nada encontrei”, revelou. O padre Everaldo revela também que será realizado um projeto para atrair empresas interessadas em parceria para reforma da Igreja de N. S. do Rosário.

Cristina Santos Pita

Marcadores:

Prefeitura de Amargosa entrega as primeiras casas do Loteamento Cidade Jardim



Garantir a moradia é também garantir mais dignidade para quem precisa. É dentro deste conceito que a Prefeitura Municipal desenvolve o maior projeto de habitação popular da história de Amargosa. As primeiras casas do novo Loteamento Cidade Jardim começaram a ser entregues, e, nesta primeira etapa, 37 famílias foram beneficiadas, representando investimento de R$1,7 milhão.
“Amargosa está proporcionando uma forma digna de moradia para centenas de famílias. Estamos cumprindo um compromisso assumido com a nossa gente”, afirmou o prefeito Valmir Sampaio.  Ele lembrou que serão, no total, de 341 residências.  “Estas pessoas poderão bater no peito é dizer que possuem uma casa decente para morar”, destacou Sampaio.
O Loteamento Cidade Jardim é um projeto social que engloba ainda horta comunitária, rede de esgoto com sistema de tratamento e ruas calçadas. No ano, o prefeito Valmir Sampaio agradeceu a parceria do governo do Estado, através da Conder, para viabilização do Projeto, além da equipe da prefeitura, que se empenhou ao máximo para que “o sonho fosse concretizado”.  Nos próximas semanas mais 43 casas serão entregues, correspondendo à segunda etapa das obras, que estão sendo executadas pela Superintendência de Infraestrutura. Logo em seguida será iniciada a terceira etapa.
Ascom Amargosa

Marcadores:

Jovem morre atingindo por raio em São Francisco do Conde

Um jovem de 19 anos morreu atingido por um raio nesta terça-feira (11) em uma área vizinha à Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (Recôncavo), por volta das 14 horas.
Segundo informações de José dos Anjos, coordenador do acampamento de trabalhadores desempregados onde o rapaz morava, na localidade de Socorro, Denilton Jesus dos Anjos, pescava com dois amigos em uma aréa da refinaria da Petrobras, quando começou uma tempestade e um raio atingiu os três jovens.
Após perceber que o amigo havia sido atingido, os dois rapazes levaram Denilton para área interna da Refinaria para socorrê-lo.
O coordenador do movimento relatou que a Petrobras não havia permitido que familiares entrassem na refinaria para retirar o corpo da vítima. Por volta das 21 horas, o Instituto Médico Legal (IML) pôde entrar na Refinaria para remover o corpo do jovem.
Segundo Robson Santana, diretor executivo do Sinepetro, após reunião de representantes da Refinaria e do Acampamento, familiares puderam entrar para ver o corpo.
O acampamento está no local há mais de seis anos, após a Petrobras, segundo o coordenador do grupo, ter prometido conceder um pedaço de terra aos trabalhadores. Ainda segundo o líder do movimento, o único contato com familiares com a Petrobrás foi através do Sincato dos Quimicos e Petrolheiros da Bahia (Sinepetro)

A assessoria da Petrobrás informou que representantes da Refinaria estão investigando a morte. Em nota, a empresa disse que o acidente aconteceu em uma área de manguezal próxima à RLAM e que a Petrobras "foi acionada para prestar socorro à vítima. Após a constatação do óbito, a pedido do Corpo de Bombeiros, a Petrobras fez a guarda do corpo até a chegada do Instituto Médico Legal (IML), o que aconteceu por volta das 21h30".
A mãe de Denilton, Silvina Sacramento de Jesus, foi levada em estado de choque para o Hospital de São Francisco do Conde, mas já foi liberada. Um dos jovens atingidos pelo raio, Leandro da Conceição de Jesus, relatou dores de cabeça, já o outro jovem, ainda não identificado, está muito abalado e sem condições de falar sobre o caso.
Correio

Marcadores: