Um jovem de 19 anos morreu atingido por um raio nesta terça-feira (11) em uma área vizinha à Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (Recôncavo), por volta das 14 horas.
Segundo informações de José dos Anjos, coordenador do acampamento de trabalhadores desempregados onde o rapaz morava, na localidade de Socorro, Denilton Jesus dos Anjos, pescava com dois amigos em uma aréa da refinaria da Petrobras, quando começou uma tempestade e um raio atingiu os três jovens.
Após perceber que o amigo havia sido atingido, os dois rapazes levaram Denilton para área interna da Refinaria para socorrê-lo.
O coordenador do movimento relatou que a Petrobras não havia permitido que familiares entrassem na refinaria para retirar o corpo da vítima. Por volta das 21 horas, o Instituto Médico Legal (IML) pôde entrar na Refinaria para remover o corpo do jovem.
Segundo Robson Santana, diretor executivo do Sinepetro, após reunião de representantes da Refinaria e do Acampamento, familiares puderam entrar para ver o corpo.
O acampamento está no local há mais de seis anos, após a Petrobras, segundo o coordenador do grupo, ter prometido conceder um pedaço de terra aos trabalhadores. Ainda segundo o líder do movimento, o único contato com familiares com a Petrobrás foi através do Sincato dos Quimicos e Petrolheiros da Bahia (Sinepetro)
A assessoria da Petrobrás informou que representantes da Refinaria estão investigando a morte. Em nota, a empresa disse que o acidente aconteceu em uma área de manguezal próxima à RLAM e que a Petrobras "foi acionada para prestar socorro à vítima. Após a constatação do óbito, a pedido do Corpo de Bombeiros, a Petrobras fez a guarda do corpo até a chegada do Instituto Médico Legal (IML), o que aconteceu por volta das 21h30".
A mãe de Denilton, Silvina Sacramento de Jesus, foi levada em estado de choque para o Hospital de São Francisco do Conde, mas já foi liberada. Um dos jovens atingidos pelo raio, Leandro da Conceição de Jesus, relatou dores de cabeça, já o outro jovem, ainda não identificado, está muito abalado e sem condições de falar sobre o caso.
Correio
Marcadores: São Francisco do Conde