A sessão do dia 8, nos trouxe um ar “The Flash”, “Veloses e Furiosos” ou “Velocidade Máxima”, contudo, depois de uma rápida olhada entre os vereadores e comentários mais rápidos ainda, o vereador Dércio (PSC) resolveu quebrar o silêncio que abateu aquela casa na sessão anterior (a sessão mais rápida do ano, com menos de dez minutos), e usou da palavra com muita sapiência.
O vereador parabenizou a postura da Câmara com relação à segurança da cidade, ressaltando as audiências com o Major Domingos e com a AGERBA, já pensando na segurança das pessoas que utilizam os ônibus da Jauá e seu péssimo serviço. Novamente, solicitou da prefeitura municipal uma fiscalização dos estabelecimentos comerciais que deixam o som ligado até altas horas da madrugada e parabenizou a atitude do vereador Keno com relação à regulamentação dos mototaxistas.
O vereador Teck de Coqueiros (Dem) reafirmou a fala de Dércio acerca das melhorias que a Câmara está buscando em prol da população e, logo em seguida, solicitou um ofício do Presidente da Liga, Paulinho exigindo informações sobre o repasse da prefeitura para as escolinhas de futebol do município. O vereador quer saber se esse repasse está sendo efetuado pela prefeitura, pois membros de escolinhas já disseram a ele que não está sendo feito.
Já o vereador Zavo (PTC) denuncia a situação das localidades de Camarão, Carobas e Rio Grande, comunidades essas pertencentes ao município, mas que o IBGE conta para o município de Nazaré e que as suas estradas estão uma lama só, e a saúde não está chegando àquelas comunidades. Os munícipes que seguem a São Felipe para conseguir atendimento, retornam as suas casas sem serem atendidos, e quando estes vão para a Secretaria de Saúde do município de Maragogipe, esta nunca tem senhas de atendimento em São Félix, pois esses moradores chegam sempre tarde, devido o transporte.
Por isso, a contundente fala do vereador Keno (PT) será marcante, quando este cobra da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de São Felipe um atendimento para essa comunidade, já que há uma pactuação entre as duas instituições com relação a maragogipanos serem atendidos em São Felipe. Ele fala “Se há essa pactuação, ela deve ser cumprida”.
O vereador Teck de Coqueiros (Dem) utiliza novamente da palavra e cita um caso de vandalismo na pista em Coqueiros. Depois que esses vândalos abriram um buraco na pista, a prefeitura não tomou uma providência. Segundo o vereador, o secretário de infra-estrutura dissera a ele que “por mim fica lá”. Somente depois que o vereador ligou para o prefeito Silvio Ataliba que ficou acordado de ver a situação da pista, oito dias depois do ocorrido.
O Vereador Zé de Roque (PSC) irá salientar as boas condições das estradas do Topá e do Pau-Seco, depois de várias falas de outros vereadores com relação às condições das estradas vicinais, tanto positivas, quanto negativas. Uma delas se refere aos mais de um milhão de reais liberados para essa manutenção e até agora diversos locais estão em péssima condições.
Novamente, o vereador Dércio volta a falar e cita o caso da comunidade quilombola das Salaminas, que com sua excelente organização social já conseguiram uma escola, um agente de saúde e a implantação do projeto Luz para Todos, através da sua associação. O vereador solicita a construção de uma creche nesse localidade, já que haverá a construção de diversas creches no município. Por fim, ele cita a importância da construção de um Galpão na comunidade, para que a mesma possa ter uma sede para a Associação da Comunidade e também possibilite o armazenamento do pescado obtido pela comunidade, que também terá um espaço para guardar o material já recebido como: redes, balanças e outros.
A sessão contou também com as presenças da vereadora Vera da Saúde (PMDB) que não quis comentar sobre irregularidades do sistema público de saúde do município, e do vereador Aguinaldo de São Roque. O vereador Rubem Lameira e a vereadora Sandra não compareceram a sessão.
Zevaldo Sousa