Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 30 de janeiro de 2011

Prefeitode Santo Amaro proíbe bandas de pagode baiano no palco da Festa da Purificação



Desde sexta-feira (28) até o dia 2 de fevereiro, a cidade de Santo Amaro fica em clima de festa. É a tradicional Festa da Purificação, que atrai turistas de todo o mundo para o evento que mescla ritos sagrados e a comemoração profana e tem seu auge com a lavagem das escadarias da Igreja Matriz.

O que mais tem chamado atenção é a atitude do prefeito Ricardo, que vetou apresentações de bandas de pagode da Bahia na festa profana realizada pela prefeitura que está ocorrendo na cidade. Segundo informações do prefeito Ricardo, é uma forma que ele encontrou para valorizar a música popular brasileira, com raízes santamarense através da família Veloso. Ele ainda afirma que as bandas de pagode baiano com músicas de duplo sentido nada somam para o engrandecimento do evento que é reconhecido nacionalmente. A tradicional festa em louvor a Nossa Senhora da Purificação já tem quatro séculos de história.

Com essa decisão da Prefeitura, bandas de pagode consagradas pela juventude e que são exaustivamente executadas nas rádios da Bahia, ficaram de fora de uma das maiores festas populares do Estado. A população que é amante da boa música gostou da idéia, enquanto isso os adolescentes contestam a todo instante o decreto. Entretanto blocos particulares contrataram atrações do pagode baiano para compor suas grades. Mas no imenso palco da festa realizada pelo município, só passaram nomes como: Chiclete com Banana, Seu Maxixe, Paula Fernandes, Luís Caldas, Pablo, Tatau, Guilherme Arantes, além de uma atração surpresa.

Os Prefeitos da região deveriam se espelhar na decisão do executivo santamarense, para que a verdadeira música seja respeitada e valorizada, como está sendo em Santo Amaro.

Fábio Santos / A Voz Jovem

Marcadores: ,