Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Operadora de telefonia celular OI implanta antena em Maragogipe

Em empresa de telefonia celular OI, implantou uma antena na cidade de Maragogipe e o sinal já está estabelecido. Usuários da rede OI já podem utilizar o serviço tranquilamente. Atualmente, Maragogipe está com o sinal de três operadoras, a Vivo, a Tim e, neste momento, a OI.  De acordo com o blog do Zevaldo SOuza, quem divulgou essa informação foi o Sr. Fernando Conceição, que em contato com o encarregado responsável pela instalação alertou que só faltava uma peça, com a chegada desta preciosa peça hoje, o sinal foi liberado. Mais uma opção para Maragogipe, mas ainda estamos no aguardo para a implantação de uma rede celular nas comunidades de Coqueiros e Nagé.

Marcadores:

Gabriel treina e deve enfrentar a Lusa

Na tarde desta quarta-feira (31), o elenco tricolor continuou a preparação para a partida contra a Portuguesa, no próximo domingo (04), às 18h30 (horário da Bahia), no Estádio do Canindé.

O técnico Jorginho separou o grupo em dois. Uma parte do elenco participou de um treino técnico de posse de bola, em campo reduzido. Enquanto isso, a outra metade do grupo treinava as finalizações. Foram testados chutes a gol e bolas cruzadas na área.

A boa novidade no trabalho foi a presença do meia Gabriel, que não havia treinado na terça-feira por sentir dores no tornozelo, desceu para o campo e participou normalmente dos trabalhos. O jogador está à disposição do técnico Jorginho para a partida de domingo.

A ausência foi o volante Diones, que no treinamento de ontem sofreu uma pancada no tornozelo e não desceu para treinar hoje. O jogador se torna dúvida para o jogo contra a Portuguesa. Jorginho ainda não poderá contar com o zagueiro Danny Morais e com o atacante Lulinha, ambos com lesões musculares. Porém, o volante Fahel, que cumpriu suspensão automática no jogo contra o Grêmio, também está à disposição do treinador.

Nesta quinta-feira (01), o elenco volta a treinar às 15h30, no Fazendão, realizando o último trabalho em Salvador, já que o embarque da delegação será na sexta-feira às 08h15. Informações do Futebol Bahiano

Marcadores:

Sub20: Vitória despacha o Palmeiras

O Esporte Clube Vitória, sem muita dificuldade, venceu hoje à noite, jogando no Estádio Manoel Barradas Carneiro, o Palmeiras por 4 x 0 e desta forma fulminante, praticamente eliminou o Verdão e garantiu sua presença na próxima fase da 1º Copa do Brasil de Futebol da categoria SUB-20.

Dia 7 de novembro, os dois times voltam a se enfrentar e o Vitória pode perder até por três gols de diferença, que passa às quartas-de-final da competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O jogo será no Estádio Décio Vitta, em Americana (SP), e se passar, o rubro-negro terá como adversário Flamengo ou Cruzeiro que se enfrentam neste momento.

Vitória eliminou o América-MG na primeira fase. Foi derrotado por 1 a 0, em Sete Lagoas (MG), e goleou por 4 a 1 no Barradão. Os gols do Leão foram marcados, por Mineiro, Gabriel, Raphael e Alan Pinheiro. Informações do futebol bahiano

Marcadores:

Senado aprova projeto que torna crime invasão de computadores

O Senado aprovou nesta quarta-feira (31) projeto de lei que tipifica no Código Penal delitos cometidos pela internet. O texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular. Como recebeu emendas na Casa, a matéria segue para revisão da Câmara dos Deputados. A aprovação da matéria ocorre após roubo de 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, que foram parar na internet. A polícia identificou quatro suspeitos de terem roubado as fotos do computador da atriz. Como ainda não há definição no Código Penal de crimes cibernéticos, os envolvidos serão indiciados por furto, extorsão qualificada, e difamação. O projeto de lei aprovado torna crime "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita."
Continue lendo »

Marcadores:

Adesivo promete curar ressaca do dia seguinte

Fim de ano á vista e já começa o período de excessos. Cada comemoração leva a um drink e à inevitável ressaca. Porém, de acordo com o jornal Daily Mail, um adesivo pode por fim ao problema. Segundo a embalagem, o Brytox Hangover Prevetion Patch, lançado nos Estados Unidos e Reino Unido, recompõe as vitaminas e ácidos perdidos pelo consumo do álcool. O efeito seria similar ao de injeções de vitaminas. "Usei duas vezes. Ambas depois de tomar uns 10 martinis. Eu só posso responder por mim mesmo. Ele funciona muito bem", garantiu um usuário. No entanto, apesar de ter recebido diversos elogios de consumidores, o produto não recebeu apoio oficial de nenhuma estudo ou profissional de saúde.

Os usuários são orientados a anexar o adesivo na pele 45 minutos antes de beber e deixá-lo até o dia seguinte ou cerca de oito horas depois de parar de beber. O design do produto é similar ao de adesivos de nicotna. De acordo com o cirgião plástico Leonard Grossman, criador do adesivo, o produto contém vitaminas A, B, D, E e K, açaí e ácido fólico. Essas substâncias seriam entregues de forma contínua para a corrente sanguínea garantindo maior eficiência em relação à pílulas contra ressaca.
Continue lendo »

Marcadores:

Moradores denunciam falta de água na Zona Rural de Governador Mangabeira

Foto: Júlio César - Mídia Recôncavo
Moradores da comunidade de Queimadas Velha, zona rural do Município de Governador Mangabeira, localizado no Recôncavo baiano, ligaram para o programa Comando Geral da Rádio Mangabeira FM, apresentado por Anderson Bella e Júlio César Gaguinho e fizeram denuncias referente a escassez de água na localidade. De acordo com os moradores, o problema começou após o proprietário de uma das residências da comunidade ter instalado uma tubulação de grande proporção, o que teria desviado a água da vizinhança, que utiliza tubos com menor capacidade para o transporte da água.

Alguns moradores cobraram mais fiscalização por parte da Prefeitura. “As crianças estão indo para a escola sem tomar banho... Sem água a gente não vive”. Destacou uma moradora.

Ouça a entrevista com os moradores de Queimadas Velha:

Marcadores: ,

Prefeita de Natal é afastada por decisão da Justiça

O desembargador Amaury Moura, do Tribunal de Justiça, afastou a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), nesta quarta-feira (31), ao acatar pedido feito pelo procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. A gestora foi denunciada pelo Ministério Público por suposto envolvimento em esquemas de fraudes em processos licitatórios da Secretaria Municipal de Saúde, no caso que ficou conhecido como Operação Assepsia. Além dela, empresários, o procurador do município e secretários foram denunciados por ilegalidades em contratos de empresas para gerenciamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Assistência Médica Especializada (AME). Na ação, o procurador-geral de Justiça pediu também o afastamento dos titulares Jean Valério Damasceno (Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA) e João Bosco Afonso (Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo), mas os casos não foram analisados pelo MP. Com índice de desaprovação superior a 95%, segundo levantamento do Ibope, a prefeita é também presidente do PV no Rio Grande do Norte. Ela será substituída pelo vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), que foi eleito vereador no pleito municipal deste ano. BN

Marcadores:

Bebê de nove meses é levado na região de Vitória da Conquista

Um bebê de nove meses foi levado de dentro de casa na segunda-feira (29), no povoado de Matinha, região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, segundo informações da família. A mãe da criança conta que foi buscar água em um local próximo, quando um homem aproveitou para arrancar o bebê dos braços do irmão, de 8 anos.

"Fui pegar água, eu fiz ela dormir, coloquei ela para dormir ali e ele [filho] chegou da escola, não tinha aula ai pegou e veio, entrou para tirar a roupa, e ele disse que foi na hora que uma pessoa entrou aqui dentro, pegou ela e saiu correndo. Ele ficou com medo de me falar", diz Elisabete Dias, mãe da menina.

De acordo com familiares e vizinhos, o pai do bebê não estava em casa no momento do sequestro. Homens teriam chegado ao local em um carro vermelho e uma moto amarela estaria dando cobertura. Uma menina de nove anos diz que chegou a conversar com o sequestrador minutos antes do bebê ser levado.

"Eu ia buscar um irmão que ia para a roça com minha mãe, ai passou um carro vermelho e pediu água, e a moto, ai eu fui buscar, na hora que ele terminou de beber ele mandou eu botar meu irmão dentro do carro, ai eu não botei, ai ele falou que é só ele me encontrar na estrada que vai me matar", conta a garota.

A tia do bebê, que preferiu não ser identificada, acredita que o sequestro tenha sido encomendando. "Desde ontem sabiam que meu irmão não estava em casa e forçaram a janela, desde ontem à noite forçando, sabiam que ele tinha ido para Conquista. E de manhã cedo tinha alguém rondando a casa, alguém de fora que não sabia que ele não tava em casa nao teria vindo", avalia a tia.
Continue lendo »

Marcadores:

Santo Estevão: Delegado de polícia é transferido

O Dr. Antonio Carlos de Sena, que atuou como delegado de polícia civil de Santo Estevão foi transferido para o município de Andaraí. Até o momento não foi divulgado o nome de quem substituirá o cargo na Depol. Sena permaneceu como delegado titular desde agosto do ano passado e é conhecido pelo perfil sereno, porém atuante. De pulso firme, ele conseguiu colocar atrás das grades bandidos de alta periculosidade e desarticular quadrilhas e tráfico de drogas. Foi com o então delegado que a imprensa teve acesso democrático com a informação direta da Depol. “Ele era um grande parceiro da imprensa e sempre estava em contato com a gente para que a população não apenas ficasse informada, mas que fosse mais participativa”, explicou Alysson Ribeiro, diretor do Correio da Cidade. A transferência foi publicada no Diário Oficial e Sena deve ter mais quinze dias para o processo de transição do cargo.

Marcadores:

Acusado de homicídio se entrega no Fórum de Cruz das Almas

Quase cem dias depois de ter conseguido fugir pela segunda vez da carceragem do Complexo Policial de Cruz das Almas, Gilson Castor de Carvalho Júnior, 23 anos, acusado de homicídio em 2008, se entregou na manhã de hoje (31) no Fórum Dr. Tancredo de Almeida Neves. Segundo informações da Polícia Civil, Gilson Castor chegou ao Fórum local em companhia de familiares e de um advogado. Em 16 de julho deste ano, o acusado foi preso pela Polícia Militar depois de realizar um assalto à mão armada contra uma mulher no Bairro da Boca do Rio, em Salvador. 9 dias depois de ser recambiado para Cruz das Almas, Gilson Castor consegue fugir mais uma vez em companhia de outros seis detentos através de um buraco feito na parede de uma das celas do Complexo Policial. * Com informações de Paulo Galvão

Marcadores: ,

Jovem de SAJ e morto em Castro Alves

Em entrevista a Rádio Andaiá FM, Dona Maria do Amparo, residente na Rua da Alegria, mãe de Ezequiel dos Santos Guimarães, que veio a óbito na noite de ontem dia (30), na cidade de Castro Alves, informou ter recebido uma primeira informação de que seu filho teria falecido na cidade de Castro Alves, mas não tem muito a falar sobre o assunto e que nesse momento ela pede somente a Deus que a abrace e que esse triste fato sirva de exemplo para outros que estão na mesma vida.

Dona Maria do Amparo conta que seu filho foi criado na Rua da Alegria e que sua índole era de uma pessoa trabalhadora, mas com o passar do tempo ele se envolveu com pessoas as quais não deveria se envolver e, infelizmente, o final é sempre o mesmo. Dona Maria ainda ressalta que “conselho não faltou” e que ele foi criado dentro do Evangelho.

Ela ainda menciona que “forças negativas tomaram conta”. Em sua fala, Dona Maria, diz que tinha 7 meses que ele estava no mundo do crime, que ele sempre parava e voltava para essas práticas e que por duas seu filho foi procurado pela polícia e em uma dessas vezes ele estava com uma motocicleta roubada. Apesar de muitos dos amigos terem utilizado o veiculo roubado, a motocicleta foi encontrada em poder dele. Dona Maria reforça “que quem é pego com o roubo na mão é o ladrão”.

Dona Maria fala que não sabe nada sobre a morte de seu filho, quantidade de tiros ou mesmo o local, a informação que ela tem é que seu filho veio a óbito pela tarde.

De acordo com informações do Blog do Valennte, Ezequiel dos Santos Guimarães, tinha 18 anos residia no Bairro Irmã Dulce era casado e tinha um filho. Ele foi alvejado com 3 disparos após uma troca de tiros com a Polícia, não resistindo aos ferimentos . O corpo de Ezequiel já se encontra no IML da cidade.

Marcadores: ,

Após tentar se jogar da torre da OI em Mutuípe, homem é resgatado com sucesso

Foto: Junício Junior

Mais uma vez a torre da Oi em Mutuípe, no Recôncavo baiano, se tona palco de um possível acidente trágico, nas primeiras horas da manhã desta quarta feira (31), o senhor Jose Carlos de Jesus 27 anos, morador da Rua Aureliano Oliveira, com problemas mentais, subiu na torre de aproximadamente cem metros no Alto da Cajazeira ameaçando se jogar.
Segundo o próprio “Carlinhos” em conversa com o tenente Maurício por telefone ele afirmou querer se suicidar devido a uma briga ocorrido hoje pela manhã com um irmão.
“Carlinhos” fez malabarismos durante três horas ficando pendurado nas antenas da torre, a guarnição da polícia comandada pelo tenente Maurício de Mutuípe e Jiquiriçá estiveram todo tempo no local mantendo contato e acalmando o indivíduo para evitar uma tragédia.
O corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Jesus fez o resgate de “Carlinhos” que ao chegar ao solo afirmou ter subido na torre porque tem problemas psíquicos.
A operação de resgate foi comanda pelo Cabo BM Zezito, em entrevista ele agradeceu aos soldados Edwilson e Fróes que realizaram a descida do jovem.
Diversas pessoas acompanharam mais um resgate na torre da Oi.
Após a operação de resgate ele foi encaminhado por uma ambulância ao Hospital Clélia Chaves Rebouças em Mutuípe. (Fonte Almeida Notícias).

Marcadores: ,

Convite – Câmara Municipal de Cruz das Almas


Marcadores:

Exames confirmam ausência do câncer em Lula

Exames realizados nesta quarta-feira, 31, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmaram a regressão completa do câncer descoberto em outubro de 2011 na laringe de Lula. O ex-presidente passou a manhã no hospital e foi submetido a uma bateria de testes para detectar eventual reaparecimento do tumor. Todos os exames deram negativo. O edema na garganta, resultado do tratamento para eliminar o tumor, também regrediu de forma satisfatória, segundo a assessoria de Lula. O hospital não divulgou boletim.

O retorno periódico para reavaliação faz parte de uma rotina que deve ser mantida nos próximos quatro anos para eliminar o risco de uma recidiva, ou seja, o reaparecimento do câncer. O tratamento foi iniciado em 31 de outubro do ano passado, logo após a descoberta do tumor, e incluiu três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. A última sessão foi realizada em fevereiro deste ano e, no mês seguinte, o paciente era considerado curado. Em agosto, após nova bateria de testes, o ex-presidente foi liberado pelos médicos para fazer o que quisesse, inclusive subir em palanques - Lula fez comícios com discursos em 17 cidades durante a campanha para as eleições municipais.

Apesar da boa forma física, o ex-presidente terá de manter sessões de fonoaudiologia para recuperar a voz, ainda rouca, e uma rotina de exercícios fisioterápicos para aliviar as dores de uma bursite no ombro esquerdo. O tratamento inclui eletrochoques. O presidente tem sido acompanhado por um fisioterapeuta inclusive nas viagens. Estadão

Marcadores:

Guardas Municipais são presos com armas e drogas na viatura

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta quarta-feira (31) cinco guardas municipais de Eunápolis, município da região extremo sul da Bahia, com uma arma com numeração raspada e drogas. O flagrante ocorreu na praça central de Santa Luzia, cidade a 140 Km de Eunápolis.

No momento da abordagem, os indivíduos estavam conduzindo uma viatura padronizada da guarda municipal de Eunápolis. "Além da arma, apreendemos 300g de cocaína, R$ 551 em dinheiro, celulares, uma touca e uniformes da guarda municipal", conta o major André Rodrigues Castro.
O major frisou que o que mais chamou a atenção da guarnição da PM foi a presença de uma viatura da guarda municipal de Eunápolis em Santa Luzia, o que ele considerou muito estranho. Além dos distintivos, o guardas também estavam portando no veículo uniformes da corporação.

No momento da abordagem, os indivíduos estavam conduzindo uma viatura padronizada da guarda municipal. Segundo policiais, o grupo tentou se livrar da arma ao perceber a aproximação da equipe. "Não houve reação porque foi uma ação surpresa. Eles estavam em volta do veículo e quando viram os policiais, um deles jogou a arma dentro do carro", afirma o major. Um agente de saúde de Santa Luzia e um outro homem, que seria mediador das negociações, também foram detidos. A polícia suspeita que os guardas estavam negociando armas e drogas.

Os suspeitos - Josivaldo Delfino Ribeiro,20, Pedro Soares Santos, 19 anos, Hélcio Silva dos Santos, 26, Luiz Claudio de Souza Melo, 34 e Anderson Santiago Matos, 24, estão detidos na sede da 62ª CIPM de Camacan, de onde serão encaminhados para a coordenadoria de polícia de Ilhéus. Fonte: RADAR 64

Marcadores:

Prefeito Silvio Ataliba agradece aos servidores e fala sobre processo de transição

Na manhã desta quarta-feira (31), na sede da Associação Atlética Maragogipe, atual Fundação Vovó do Mangue, em tom de despedida, o gestor municipal de Maragogipe, Silvio José Santana Santos (PT) conversou com os servidores da prefeitura municipal, principalmente, com àqueles que tinham sido nomeados em sua gestão, lembrando que até o final do ano, todos serão exonerados. Segundo informações do blog do Zevaldo, o prefeito gradeceu os momentos que estiveram juntos administrando a cidade, compartilhou os erros e acertos da gestão que está se findando neste ano em curso, e lembrou aos servidores que o processo de transição estará começando, e que os recursos da prefeitura são públicos, não pertencem a ninguém, e por esse motivo, cada servidor deverá tratar a equipe de transição de maneira ordeira e com muita tranquilidade.

Marcadores: ,

Cruz das Almas: Cabras e bodes causam prejuízos às matrizes da EMBRAPA‏

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária informou a Polícia Civil que diversas cabras constantemente invadem a área de experimento da empresa causando grandes prejuízos. De acordo com a EMBRAPA, os bovídeos destruíram todas as matrízes genéticas. Segundo informações, o proprietário dos animais tem conhecimento que os mesmos circulam sempre a área privada, e não adota nenhum tipo de providencias em relação à situação. A Civil irá ouvi o dono das cabras e bodes a fim de adotada medidas que sanem o problema. Reportagem: Fábio Santos

Marcadores: ,

Candeias: Justiça determina bloqueio de bens da ex-prefeita e do ex-secretário de Infraestrutura

A 6ª Vara da Justiça Federal determinou, em caráter liminar, o bloqueio de até R$ 440,3 mil em bens da ex-prefeita de Candeias, Maria Maia, do ex-secretário de Infraestrutura e Obras do município, Carlos Serravale, de uma construtora e de dois empresários responsáveis pela empresa. A decisão foi autorizada em pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). O valor corresponde aos danos provocados ao erário pelo superfaturamento em serviços realizados pela empresa, contratada por dispensa de licitação, no ano de 2009, para serviços de contenção de encostas na cidade. Por conta das fortes chuvas, em maio daquele ano, a prefeitura decretou estado de emergência. Em julho, o município firmou um termo de compromisso com o Ministério da Integração Nacional, com recursos da ordem de R$ 4 milhões, para ações de recuperação e prevenções de danos causados pelo volume de água. Sem processo licitatório, foi contratada uma empresa para construção de muro de contenção de encostas nos bairros do Santo Antônio, Sarandi e Santa Clara, nas ruas San Martim, Pará, Santa Clara e 5 de Dezembro, no valor de R$ 2 milhões. No relatório que embasa a ação do MPF-BA, consta que a Controladoria Geral da União (CGU) detectou diversas irregularidades no contrato, como o sobrepreço da proposta vencedora, o superfaturamento com medição de quantitativo de serviços superior ao executado, além de extrapolação do prazo na conclusão das obras. Além disso, a prefeitura prorrogou por 90 dias o decreto de emergência sem justificativa que indicasse a necessidade da medida. A procuradoria pediu a condenação dos réus por improbidade administrativa. Se condenados, eles terão que ressarcir os danos causados ao patrimônio público, pagar multa e perder o direito de exercer função pública. Também na gestão de Maria Maia, as contas do exercício de 2011 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). (BN)

Marcadores:

Brasil tem um policial morto a cada 32 horas

Um policial é assassinado a cada 32 horas no país, revela levantamento feito pela Folha nas secretarias estaduais de Segurança Pública. De acordo com esses dados oficiais, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos neste ano no Brasil, sendo que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga. O número pode ser ainda maior, uma vez que Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas das mortes de policiais fora do horário de expediente. O Maranhão não enviou dados. São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. E só 5 deles estavam trabalhando. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012. Pará e Bahia aparecem empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos. Para Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o número é elevado. "Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA." Segundo ela, a função desempenhada pelos policiais está relacionada ao alto número de mortes, mas em São Paulo há uma ação orquestrada de grupos criminosos, que leva ao confronto direto com a Polícia Militar. Os PMs foram as principais vítimas, no Brasil e em São Paulo: 201, ante 28 civis. Leia mais em: Uol

Palavras de um Policial:

"Espero que a população entenda o quanto é sacrificante esta profissão. Todos os seres humanos são merecedores de respeito, mas, acho que aquele que abdica da sua própria segurança em nome de uma sociedade egoísta e egocêntrica, merece muito mais que isso, merece admiração. Não digam que é simplesmente pelo salário, pois, todos nós sabemos das lutas da classe por mais reconhecimento, além do mais, somos capazes de exercer qualquer outra função melhor remunerada, em qualquer outro lugar. Quem é policial, faz por gosto, seja de vestir uma farda, seja de fazer valer a lei. Sabemos que o policial sai do seio da sociedade, assim como médicos, professores ou juízes, toda uma gama de profissionais. Quero expressar que se existem maus policiais, existem, também, péssimos médicos, professores displicentes, juízes que vendem sentenças, enfim, não são os policiais, médicos, professores ou juízes que são ruins, mas, alguns seres humanos que fazem parte destas classes que mancham estas instituições. Chega de generalizar, vamos respeitar os grandes profissionais, em todas as classes."

Marcadores:

Partidos têm até o dia 6 para prestar contas ao TRE

Passado o segundo turno das eleições 2012, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral registra apenas 2.231 contas de campanha prestadas na Bahia, quantidade equivalente a apenas 6% da expectativa total, de 34.994.
Segundo o coordenador de auditoria e contas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Geomário Lima, o pequeno número preocupa pela proximidade do prazo final para entrega dos documentos, no próximo dia 06 de novembro. “À exceção dos candidatos da majoritária que disputaram o segundo turno, candidatos, partidos e comitês financeiros têm que apresentar as contas até o dia 06 de novembro”, explica Lima.
As sanções para quem não cumprir o prazo iniciado um dia após o primeiro turno das eleições são mais restritivas para prefeitos e vereadores que obtiveram êxito nas urnas, porém todos os candidatos podem ser penalizados caso não seja respeitado a data limite.
“As contas têm que estar publicadas até oito dias antes da diplomação dos eleitos, que pode acontecer até o dia 19 de dezembro, a depender do cartório eleitoral”, aponta o coordenador da divisão do TRE-BA. (informações:Tribuna).

Marcadores: