Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UFRB concede título de Doutora Honoris Causa a D. Dalva Damiana



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai conceder a Dalva Damiana de Freitas, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, o título de Doutora Honoris Causa. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. A cerimônia de entrega do título será realizada em 22 de novembro, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro, no campus de Cruz das Almas.

A homenagem celebra a vida de Dona Dalva, como ela é conhecida, hoje com 84 anos. Ela fundou o Samba de Roda Suerdieck em 1961. Desde então, acumula feitos que, de acordo com o Conselho Universitário da UFRB, contribuem com o fortalecimento e preservação do patrimônio artístico-cultural do Recôncavo. Além disso, em 2005, foi peça-chave na proclamação do Samba de Roda como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Atualmente, o Samba de Roda Suerdieck agrega três gerações da família de Dona Dalva. Entre seus feitos também estão a criação do Samba de Roda Mirim, em 1980, e a formação das ONGs: Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas. Em 2011, lançou o CD Samba Baiana: a vivência cantada de Dona Dalva, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Bahia.
UFRB

Dona Dalva é considerada um ícone da cultura do Recôncavo. A outorga do título Doutora Honoris Causa é o primeiro oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, criada há sete anos. A proposta foi apresentada pelo Conselho Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em 14 de julho. A aprovação, por sua vez, ocorreu em 31 de outubro durante reunião do Conselho Universitário.

Informações: Na luta e na Labuta

Marcadores:

Acusados de matar PMs em Feira de Santana são mortos em confronto no Engenho Velho de Brotas

Os dois homens acusados de matar os dois policiais militares na última quinta-feira (8) em Feira de Santana, foram mortos durante uma troca de tiros com policiais por volta das 22h desta quinta-feira (8) no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Segundo informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os suspeitos reagiram à tiros quando policiais foram cumprir mandados de prisão contra os dois.

Os criminosos foram identificados como Júlio Sandro, conhecido como ‘Startone’, e um outro de prenome Fábio, o Binho. Startone, que já era acusado de matar um sargento da PM, havia sido transferido do Conjunto Penal de Feira de Santana para a Cadeia Pública de Salvador. Ele comandava o tráfico de drogas e assaltos de dentro do presídio.

Os dois policiais foram mortos quando seguiam para um curso de formação de cabos, na sede do 1º Batalhão da PM, em Feira. Wilson Raimundo Santos e Raimundo Lacerda da Paixão, 49 anos, foram mortos a tiros no bairro Alto do Papagaio. O Núcleo de Homicídios da Polícia Civil investiga o motivo do crime, que aconteceu por volta das 16 horas. Leia mais AQUI

Marcadores:

Aumenta a pressão para que vereadores votem contas do prefeito João Henrique

Prédio da Câmara de Vereadores
Sem mobilização para que as contas referentes ao exercício 2010 do prefeito João Henrique sejam votadas na Câmara, os vereadores devem ganhar, a partir de segunda-feira, um novo fator para pressionar a análise dos documentos, as contas de 2009, suspensas judicialmente e que chegaram à Comissão de Finanças do Legislativo soteropolitano apenas na última semana.

De acordo com o presidente do comitê, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), uma audiência foi convocada para apresentar o parecer, com a expectativa de que os vereadores apreciem se o acompanham ou não no próprio encontro. A pressão é ainda maior após uma declaração do prefeito eleito ACM Neto (DEM) indicando que o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios deve ser seguido pela Câmara. “Se as contas foram rejeitadas pelo TCM não deveria ter possibilidade de reavaliação pela Câmara de Vereadores”, destacou o democrata. “Comecei a analisar e devo terminar o parecer nessa quinta, analisando comparativamente as contas de 2010, que já emite um parecer acompanhando a rejeição pelo Tribunal de Contas dos Municípios, e as de 2009”, disse o peemedebista à Tribuna. Leia mais na Tribuna da Bahia.

Marcadores:

Cruz das Almas: Jovem tenta se matar ingerindo medicamentos de uso controlado

Uma jovem de 24 anos, residente na localidade de Baixa de Toquinha, zona rural de Cruz das Almas, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) tarde desta quinta (8), após tentativa de suicídio. Segundo informações, a mulher chegou ingerir vários medicamentos de uso controlado depois de afirmar em alto e bom som que iria “morrer”. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), depois de passar mal na casa onde mora. Não há informações sobre seu estado de saúde. Com informações de Paulo Galvão

Marcadores: