Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Acesse a lista com links dos principais jornais da Bahia

Jornal A Tarde
Salvador

Correio da Bahia
Salvador

Tribuna da Bahia
Salvador

Jornal o Centro
Salvador

Gazeta dos Municípios
Salvador

Folha da Bahia
Bahia

Jornal Bahia Negócios
Bahia

Novoeste
Barreiras

Jornal Gazeta da Lapa
Bom Jesus da Lapa

Jornal Sudoeste
Brumado

Tabu on line
Canavieiras

Folha do Estado
Feira de Santana

Jornal Feira Hoje
Feira de Santana

Tribuna Feirense
Feira de Santana

Jornal Tribuna
Guanambi

A Região
Ilheus

Jornal Diário do Sul
Ilhéus / Itabuna

Agora on line
Itabuna

Jornal Primeira Página
Jacobina

O Encarte
Jacobina

Tribuna Regional
Jacobina

A Notícia do Vale
Juazeiro

Jornal Classe A
Lem

Sertão News / Expressão
Paulo Afonso

Tribuna da Costa
Porto Seguro

Tribuna da Região
Ubaitaba

Página Um News
Valença

Diário do Sudoeste
Vitória da Conquista

Jornal Diário do Sudoeste
Vitória da Conquista

Folha da Praia
Sul da Bahia

A Voz
Xique-Xique

Web Jornais da Bahia

Mídia Recôncavo
Recôncavo

Recôncavo Notícias
Recôncavo

Bahia em Foco
Bahia

Boca do Povo
Salvador

Jornal da Midia
Salvador

Portal Rio Vermelho
Bairro Rio Vermelho

Portal Imbui
Bairro Imbuí

Mais Barreiras
Barreiras

O Sertão
Conceiçao do Coité

Atlântica News
Eunápolis

Nossa Cara
Eunápolis

Radar 64
Eunápolis

Blog da Feira novo
Feira de Santana

Feira Revista
Feira de Santana

Farol da Cidade
Guanambi

Ilhéus Amado
Ilheus

Dimensão on line
Itapetinga

Itabela News
Itabela

Jequié Notícias
Jequié

Lauro Jornal
Lauro de Freitras

Porto Seguro Notícias
Porto Seguro

Portal Riachão
Riachão do Jacuípe

A Voz da Região
Valença

Rolando na Orla
Valença

Tudo a Ver
Vitória da Conquista

Agências de Notícias da Bahia

Agência A Tarde
BA

A Tarde
Salvador

Ibahia
Bahia

Brumado Net
Brumado

Portal Mix
Sul da Bahia

Fonte: Guia de Mídia

Candidatos ainda têm pendências para resolver junto à Justiça Eleitoral

Mesmo com o encerramento do prazo para o registro junto à Justiça Eleitoral, muitos candidatos ainda têm pendências na documentação, o que tem atrasado o lançamento das candidaturas no banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A greve dos serventuários da Justiça também prejudicou o andamento dos trabalhos, uma vez que duas certidões que os candidatos precisavam apresentar dependiam dos cartórios. De acordo com informações constantes do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomando como base a última atualização do dia 9, já foram registradas em todo o Brasil 5.075 candidaturas para prefeito, 5.035 para vice-prefeito e 107.509 para vereadores. Na Bahia, até a data cima, foram registradas 82 candidaturas para prefeito, 77 para vice-prefeito e 1.194 para vereadores. Segundo informações colhidas ontem à tarde, o TRE determinou mais duas zonas eleitorais para alimentar os dados de registro das candidaturas. O objetivo da medida é agilizar o registro dos candidatos visando o cumprimento dos prazos determinados pela nova legislação eleitoral. De acordo com esta legislação, até o próximo dia 16 de agosto todas as candidaturas devem estar registradas e julgadas. Até o dia de ontem, o TRE não teve como informar sobre candidaturas impugnadas, já que primeiro está sendo feita a importação dos dados no sistema com as documentações apresentadas, e só depois é que devem acontecer as impugnações dos registros. Contudo, tendo conhecimento de pendências verificadas junto aos cartórios eleitorais, muitos candidatos ainda estão providenciando certidões para eliminá-las, ou aguardam decisões dos juizes da primeira instância para obterem o registro definitivo de suas candidaturas. Embora não existam casos específicos, notícias vindas do interior do Estado dão conta de que em alguns municípios é grande a tensão por parte dos partidos que não conseguiram registro dos seus candidatos, seja na majoritária ou na proporcional. A decisão de 26 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, através da “Carta do Rio de Janeiro”, de indicarem para que os juizes analisem a vida pregressa dos candidatos antes de homologarem os seus nomes para as disputas pelas prefeituras em todo o País, tem feito com que as decisões sejam mais cuidadosas e lentas. É o que está acontecendo em alguns municípios baianos, fazendo com que os candidatos, antes de correrem atrás dos eleitores, corram para regularizar as pendências relativas às suas candidaturas. Além de erros grosseiros no preenchimento e apresentação dos formulários exigidos pela Justiça Eleitoral, existem ainda os casos dos candidatos que têm problemas junto à Receita Federal, à Justiça trabalhista ou criminal. Como o cerco está se fechando para os candidatos que têm “ficha suja”, é possível que muitos deles vão precisar convencer os juizes eleitorais para ganhar o registro definitivo e só assim correr atrás do voto do eleitor. (Por Evandro Matos)

Fonte: Tribuna da Bahia

Lula é a favor de registros de candidatos com ‘ficha suja’

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser contra a possibilidade de a Justiça Eleitoral barrar a candidatura de políticos com ficha suja. Em ofício encaminhado ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF), assinado pelo presidente e pela Advocacia Geral da União (AGU), o governo contesta os argumentos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que entrou com uma ação no Supremo para impedir que candidatos com processos na Justiça disputem as eleições.
No parecer, o governo argumentou que somente o Congresso Nacional pode estabelecer regras para tornar um político inelegível. “Não se pode querer, por meio da presente ação, subtrair a competência do Congresso Nacional para o exercício de tal mister”, argumentou o governo no parecer. Apesar disso, o advogado da União Rafaelo Abritta, que elaborou o parecer assinado por Lula, admitiu que a ação da AMB “vai ao encontro dos anseios da sociedade brasileira”. E afirmou que a AGU concorda com o “resultado ético” buscado pela ação da AMB. “Ética e moralidade na gestão da coisa pública”. Discorda, porém, de que essa alteração legal possa ser feita pelos ministros do Supremo.
Vida pregressa - A ação da AMB chegou ao STF no último dia 26. A associação defendeu no texto que o Supremo permita que o juiz eleitoral leve em consideração a vida pregressa do político, mesmo que não tenha sido condenado em definitivo, para decidir se concede ou não o registro de candidato. A ação é relatada pelo ministro Celso de Mello e deverá ser julgada no dia 6 de agosto, na primeira sessão do Supremo no retorno do recesso de julho. Celso de Mello pediu a manifestação da presidência, da Câmara, do Senado e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelos prognósticos dos ministros, a tese da AMB, de que candidatos com processo na Justiça são inelegíveis, será derrotada pela maioria dos ministros.
Deve prevalecer no plenário a tese de que ninguém pode ser punido sem que o processo tenha sido julgado em última instância. Além disso, devem confirmar o entendimento da AGU de que qualquer alteração na lei depende do Congresso. Na semana passada, o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, indicou ser contrário ao argumento de que os candidatos não podem disputar as eleições se tiverem pendências na Justiça. Além disso, criticou a proposta da própria AMB de divulgar, em seu site, os nomes de candidatos que respondem processos na Justiça. “Eu tenho horror a populismo e muito mais a populismo de índole judicial. Então, eu não me animo a ficar fazendo esse tipo de lista porque eu tenho medo de cometer graves injustiças. E uma injustiça que se cometa já será suficiente para questionar esses procedimentos”, disse.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse entendimento já foi confirmado no mês passado. Por 4 votos a 3, os ministros julgaram que os TREs não podem se negar a registrar a candidatura de políticos com a ficha suja. O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, ficou vencido nessa disputa. (AE)
***
CCJ do Senado pode votar projeto hoje
BRASÍLIA - O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), indicou ontem que vai se empenhar para que o plenário da Casa vote até a próxima semana a proposta que impede a candidatura de políticos com “ficha suja”. No entanto, o peemedebista reconheceu que a aprovação da medida envolve resistências dos parlamentares. Ele disse que, na sua opinião, a proposta não deve ser colocada em execução já nas eleições municipais de outubro. “Tem todas as condições de votar esta semana. A pauta é feita de acordo com os líderes. Mas não vai vigorar na atual eleição”, disse Garibaldi ao chegar no Congresso. “Não é (um assunto) tão tranqüilo, mas o Parlamento nasceu para isso: para abrigar a polêmica”.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar hoje o texto, depois do pedido de vista feito por dois senadores. A proposta reúne 26 medidas encaminhadas à Casa. Proíbe a candidatura de políticos já condenados na Justiça, em qualquer instância, por crimes eleitorais, corrupção, improbidade administrativa ou com penas superiores a dez anos de detenção – como homicídios e estupros. Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Demóstenes Torres (DEM-GO) querem a votação conjunta dos 26 projetos que impedem que candidatos com “fichas sujas” sejam eleitos.
O objetivo dos parlamentares é aprovar no Congresso um texto único com regras mais duras para os candidatos a tempo de entrar em vigor nas eleições municipais de outubro. Porém, Garibaldi deu a entender que para ele isso não é possível. Pela proposta em discussão na CCJ, o relator Demóstenes obriga o poder Judiciário a julgar todos os processos contra candidatos até a data das convenções partidárias.
Desta forma, os políticos que forem inocentados pela Justiça não terão suas candidaturas prejudicadas por eventuais disputas eleitorais. Para Demóstenes, Simon e Jarbas, a “vida pregressa” deve servir de base para um político se tornar candidato. Os parlamentares contam com o apoio de entidades como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para a aprovação da matéria.
Recesso - A partir do dia 18 até 1º de agosto, o Senado e a Câmara entrarão em recesso legislativo. Nesse período não há votações nem deliberações no Congresso, exceto em casos específicos. (Folhapress)

Versão para impressão

Juíza determina imediata retirada de propaganda

A juíza Maria Jacy de Carvalho, da 17ª Zona Eleitoral, concedeu liminar em representação eleitoral, determinando a imediata retirada de placas de propaganda institucional colocadas em áreas estratégicas da cidade pela prefeitura de Salvador. A representação que questiona a divulgação de ações municipais, em desrespeito à lei eleitoral, foi encaminhada à Justiça pela coligação Para Melhorar Salvador (PSDB-PPS), liderada pelo candidato a prefeito Antonio Imbassahy.
Com base nas regras eleitorais (9.504/97), os advogados da coligação PSDB-PPS alegaram que as placas são peças de propaganda institucional extemporânea. As placas diziam: “Pode acreditar. Estamos construindo uma cidade melhor. Reforma de iluminação do Largo da Mariquita”. “Elas (o material publicitário) associam as obras em andamento à imagem do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), candidato à reeleição”, explicou o advogado Ademir Ismerim, da coligação encabeçada pelo PSDB.
A juíza Maria Jacy acolheu os argumentos da coligação liderada pelo tucano Antonio Imbassahy e determinou a imediata retirada das placas, sob pena de multa diária de R$5 mil por placa, em caso do descumprimento da ordem judicial. A liminar fixa, ainda, prazo de 48 horas para a apresentação de defesa pelo Palácio Thomé de Souza.
No início da noite de ontem, a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Salvador informou que o Executivo municipal ainda não foi notificado da decisão. Assinalou, no entanto, que o prefeito João Henrique assinou decreto 18.515, no último dia 27 de junho, listando todas as condutas proibidas aos agentes públicos durante a campanha eleitoral. Com isso, estabeleceu parâmetros legais, o que incluiria a retirada das placas.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, há vários dias, as placas começaram a ser retiradas, mas como são 144 delas, foi difícil concluir o trabalho com a rapidez necessária.

Versão para impressão

Fonte: Correio da Bahia

Transpetro fará concurso para 870 vagas

A Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), subsidiária da Petrobras, abriu concurso para formação de cadastro de reserva em 870 vagas aos cargos de 2º oficial de náutica, 2º oficial de máquinas, condutor bombeador, condutor mecânico, moço de convés, moço de máquinas, cozinheiro, taifeiro, eletricista e auxiliar de saúde. Os salários vão de R$ 808,27 a R$ 2.342,24.
O edital pode ser conferido na internet. O candidato deve ser registrado como aquaviário, de acordo com a Norma da Autoridade Marítima.
O processo seletivo público será constituído de avaliação da qualificação técnica, representada por prova de títulos, comprovação de experiência, avaliação prática e qualificação biopsicossocial.
As inscrições podem ser feitas entre 21 de julho e 20 de agosto. Os candidatos deverão retirar os formulários Ficha de Inscrição, Ficha de Registro de Embarques, Ficha de Levantamento Sociofuncional e o Manual do candidato em endereços listados no edital.
Os candidatos devem enviar os formulários e a documentação exigida pelos Correios, por correspondência registrada com aviso de recebimento, para Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, Processo Seletivo – Quadro de Mar, Av. Presidente Vargas, n.º 328 - 2.º andar – Centro - Rio de Janeiro – RJ, Cep – 20.091-060.
Fonte: Ibahia

Inflação do 1º semestre é a maior em 5 anos

A inflação de 3,64% no primeiro semestre deste ano pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a maior taxa apurada para os seis primeiros meses de um ano desde 2003, quando chegou a 6,64%, informou ontem a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos. Já a taxa acumulada no período de 12 meses deste ano até junho, de 6,06%, é a maior para uma variação acumulada em um ano desde novembro de 2005.
Eulina observou que as taxas acumuladas este ano são muito maiores do que no ano passado. No primeiro semestre de 2007, o IPCA havia registrado alta de 2,08% e no período de 12 meses até junho de 2007, de 3,69%.
Alimentos - A alta de 2,11% apurada no grupo dos alimentos em junho foi a maior variação mensal registrada nesse grupo no IPCA desde janeiro de 2003, destacou a coordenadora de índices de preços do IBGE. Além disso, é o maior aumento para um mês de junho desde o início do Plano Real, em julho de 1994.
Segundo Eulina, no acumulado do primeiro semestre de 2008, os alimentos contribuíram com 1,88 ponto percentual, ou 52% do IPCA de 3,64% do período. “Ou seja, os alimentos explicam a inflação este ano”, disse Eulina.
Ainda segundo ela, “a evidência é que a alta dos alimentos em 2008 vai ficar acima da do ano passado, que já foi uma taxa expressiva”. No ano de 2007, os alimentos subiram 10,79% e, somente no primeiro semestre deste ano, já acumulam variação de 8,64%. Ainda de acordo com Eulina, os resultados do IPCA em junho confirmam que “há uma inflação generalizada no caso dos produtos alimentícios”.
Jogos - Boa parte do aumento da inflação em junho também se deu por conta da alta de preços de algumas modalidades de jogos de loteria da Caixa Econômica Federal (CEF) no mês passado. Eles têm um peso importante na composição do IPCA, de acordo com ela, e responderam por 0,40% do IPCA de junho, anunciado ontem. O preço do arroz, por exemplo, um dos produtos que mais subiram no mês passado (9,90%), exerceu um impacto de 0,53% sobre o índice.

Fonte: Ibahia

GOVERNO PROMOVE ACORDO ENTRE BAHIA E VITÓRIA

O governador Jaques Wagner revelou que intermediou um acordo entre os dirigentes de Bahia e Vitória para que o Tricolor use o estádio do Barradão em partidas em que não haja choque de datas entre os clubes. Em contrapartida, o estado fará algumas reformas estruturais nos locais de acesso e melhoras no estacionamento da praça esportiva. Segundo o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, a resposta definitiva será dada na próxima segunda-feira (21). Mas, Wagner, que torce pelo Bahia, está bastante otimista. "Foi uma decisão pelo bem do futebol baiano", justificou. O acordo será válido até o final da reforma de Pituaçu, que, segundo JW, está prevista para final de setembro.

Fonte: Bahia Notícias

PREFEITOS CANDIDATOS À REELEIÇÃO BATE RECORDE DE 76%

Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número de prefeitos que tentarão a reeleição atingiu o recorde este ano. Dos 4.368 prefeitos que podem entrar no pleito, 3.361 buscarão se manter no cargo nas eleições municipais de 5 de outubro. Este total representa 76,9% daqueles que podem efetivamente disputar a reeleição, ultrapassando 2004 (63,3%).

Fonte: Bahia Notícias