Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Geddel é recebido por mais de 500 carros na cidade de Cruz das Almas



Uma carreata com mais de 500 carros, marcou a visita do candidato ao governo do estado Geddel Vieira Lima (PMDB) e dos integrantes da chapa majoritária, César Borges (PR), Edvaldo Brito (PTB), concorrentes ao Senado, do vice-governador Edmundo Pereira, de alguns candidatos a deputado federal e estadual, além de grandes lideranças do Recôncavo Sul da Bahia na noite desta quinta-feira (26), na cidade de Cruz das Almas. A carreata percorreu as principais ruas da cidade até chegar no local do comício, onde Geddel fez um rápido discurso, agradecendo a presença da população que mesmo debaixo a chuva compareceu. Em sua fala o candidato pediu aos eleitores a oportunidade de ser governador e contribuir ainda mais pela Bahia que tanto ajudou na sua trajetória de vida pública.
Mídia Recôncavo

Continue lendo »

Marcadores: ,

Cerca de 2 mil velejadores participam da Regata Aratu-Maragojipe no próximo final de semana

Acontece neste final de semana (27 e 28) a 41ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, entre a Baía de Todos-os-Santos e o Píer de Maragojipe, a 60km de Salvador. A regata, que surgiu por iniciativa de um grupo de velejadores sob o nome de “São Bartolomeu”, é organizada pelo Aratu Iate Clube e conta, este ano, com aproximadamente 2 mil participantes, em 400 embarcações, entre velejadores baianos e estrangeiros. A expectativa é de que um público de mais de 1.500 pessoas acompanhe a regata em barcos a motor.

A regata: com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa, possui trajeto misto e divide o percurso entre as águas da Baía de Todos-os-Santos, passando pela Ilha de Maré e imediações, com o percurso pelo Rio Paraguaçu, mais próximo da cidade de Maragojipe. De acordo com o consultor náutico responsável pela coordenação da regata, Marcelo Fróes, a cidade de Maragojipe está inteiramente envolvida no evento, principalmente através da questão cultural. “Após a chegada, os velejadores são recebidos na cidade com mostras de manifestações culturais, como peças do carnaval, samba de roda e baianas, além de participarem da Festa de São Bartolomeu e do Festival Gastronômico”, explica.


Público – Além dos barcos dos competidores, um público entre 1.500 e 2 mil pessoas acompanha a regata em barcos a motor, num percurso de 32 milhas náuticas ou 60 km, que pode durar até 6h, dependendo do vento e do tipo da embarcação. “Muitos dos que acompanham a regata acabam seguindo para Barra do Paraguaçu ou para Maragojipe, para fazerem o receptivo por lá”, conta o coordenador.

Há ainda o público que aguarda a chegada da prova na Festa de São Bartolomeu e ajuda a movimentar a economia local. É o caso dos moradores de Maragojipe e da região, que acompanham outra regata, a de Canoas, promovida pela comunidade local de pescadores, o que integra os dois eventos e atrai também o público da cidade.

Bahia Já

Marcadores: ,

Uma vergonha: Seguranças em greve no Hospital da Criança de Feira de Santana


Hospital Estadual da Criança, que será inaugurado pelo presidente Lula na tarde desta quinta (26) em Feira de Santana, nem abriu suas portas e já tem sua primeira greve. Os seguranças que fazem a vigilância da unidade médica, ligados à terceirizada Sema, estão há dois meses sem receber salários por outros trabalhos em postos de saúde e hospitais da região de Feira e por isso estão de braços cruzados desde já. O presidente do Sindivigilantes Bahia, Erilênio Moreira, a Secretaria Estadual de Saúde garantiu que até o meio-dia o dinheiro seria depositado na conta dos vigias, ma isto não aconteceu. Neste momento, os seguranças fazem um apitaço na frente do hospital e garantem que, se até o momento em que Lula chegar não houver o repasse, a manifestação receberá o presidente de forma barulhenta e constrangedora para a gestão.

Bahia Notícias

Marcadores:

O Retorno da festa de Senhor São Felix promete movimentar a cidade e região.

“A alegria está de volta ás ruas”. Com este tema, a Festa de Senhor São Félix começa no próximo dia 5, domingo, com o Bando Anunciador, também conhecido como “Pregão”, que como o próprio nome diz, desfila pelas ruas da Cidade Presépio anunciando a chegada dos festejos do seu Patrono. Na ocasião, integrantes da Comissão Organizadora distribuem a Programação da festa considerada “profana”, precedidos de cavaleiros, carroças cuidadosamente decoradas e as famosas “pranchas”, que são nada menos que carros alegóricos ornados e repletos de sanfelistas de todas as idades cantando e dançando. Depois, estão previstos shows musicais na Praça João Pessoa, em frente à Igreja de Senhor São Félix. 

Após alguns anos sem ser realizado, o pregão retorna este ano numa proposta da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Educação Cultura e Esporte, contando com o apoio do Grupo de Cavalgada Pedra do Cavalo e das Associações de Moradores. “Estamos vivendo um momento muito especial com o tombamento de São Félix pelo IPHAN, e com a implantação da extensão da UFRB em nossa cidade, e paralelo a isto, estamos implantando o Departamento de Cultura do Município”, declarou a secretária de Educação, profª Elba Matos. “Apesar das dificuldades financeiras que o município atravessa, estamos contando com a sensibilidade do prefeito Alex, e com a colaboração de alguns amigos de São Félix”, completou o radialista Fabrício Gentil, assessor de comunicação social do município.

Além do Pregão, que acontece no próximo dia 5, a festa prossegue no dia 19 de setembro, com a Lavagem Popular, e shows musicais nos dias 19, 24, 25 e 26 na Avenida Salvador Pinto. Os festejos populares têm a coordenação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Assessoria de Comunicação Social, do Departamento de Turismo, e da Chefia de Gabinete do Prefeito, e a colaboração do produtor de eventos Waterloo Bispo. Já a festa de cunho religioso inicia-se dia 16 de setembro, e tem o seu ponto alto dia 26, com missa e festiva e procissão. Os festejos religiosos estão sendo coordenados pelo Pe. João Carlos dos Santos Pestana, Administrador Paroquial e da Associação das Senhoras de Caridade.

A devoção de São Félix foi trazida em fins do Século XVIII, com a construção da Igreja por frades capuchinhos, mas a Igreja só foi concluída no século seguinte, sendo o corredor lateral e a torre desta época. Seus altares são em estilo neo-clássico. Os festejos populares ao santo datam do século XIX, e sempre foram marcados pela grande participação da sociedade local. Em 2010, o Governo Progresso e Cidadania pretende realizar uma festividade á altura das tradições da cidade, apesar das atuais dificuldades financeiras já citadas.   

A Voz Jovem

Marcadores:

Cachoeira: Mais uma vez o relógio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário parou


O relógio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade histórica de Cachoeira, durante anos ficou parado por estar quebrado. O equipamento foi restaurado e voltou a funcionar como antigamente, por uns dias. O tradicional relógio, marca registrada das cidades antigas brasileiras, parou novamente para a tristeza daqueles que cresceram ouvindo os toques dos sinos da torre da matriz marcar as horas.
Alzira Costa

Marcadores: , ,

Cruz das Almas: Geddel participa de carreata nesta quinta


Será realizada as 20h desta quinta-feira (26), na cidade de Cruz das Almas, uma carreata com o peemedebista Geddel Vieira Lima, que chega ao Município pela primeira vez na condição de candidato ao governador do estado.

O evento contará com a participação de lideranças de toda região, que acreditam e lutam incansavelmente pela mudança dos números das pesquisas atuais. O Mídia Recôncavo procurou algumas lideranças que apóiam Geddel e quanto ao questionamento dos fatos, todos acreditam que assim como no caso de Wagner e João Henrique, existem grandes chances de uma grande vitória no dia 3 de outubro.

Cabe ao Recôncavo, a Bahia, o Brasil e o mundo aguardarem as surpresas trazidas pelas urnas das eleições 2010.
Mídia Recôncavo

Marcadores:

Paulo Souto participa de comício em Castro Alves neste Sábado

Pela Segundo vez neste ano o candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, Paulo Souto,(DEM) participa neste Sábado, dia 29, do comício na cidade do Poeta Castro Alves, acompanhado dos candidatos do Democratas ao Senado, José Ronaldo e José Carlos Aleluia, Deputados Rogério Andrade, Luiz Carreira. 
Também estarão presentes, ao lado de outras lideranças políticas e candidatos. A comitiva fará uma caminhada pela manhã por ruas do centro da cidade. Eles também se encontram com lideranças da região.
Blog do Leandro

Marcadores: