Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Muritiba: Lideranças acompanham ex-prefeito Roque Isquem em Lavagem do Bonfim


Em dia de festa a população muritibana acompanhou o líder político Roque Isquem pela ruas da cidade. Segundo alguns foliões essa lavagem estaria sendo dedicada por eles ao ex-prefeito pelo fato do mesmo durante quatro anos de mandato ter promovido os melhores festejos em louvores ao Senhor do Bonfim na história de Muritiba.
“Na época de Roque Isquem tivemos as melhores bandas que Muritiba já viu, Limão com Mel, Raça Negra, Voa Dois, Parangolé, Silvano Salles e muito mais, por isso a gente ta fazendo essa homenagem merecida a ele”. Relata o folião Mário Silva que empolgado saiu correndo em meio a multidão.

Ao lado de Roque Isquem estavam na ordem o Diretor de Engenharia e forte liderança política da cidade de Cruz das Almas Renan de Romualdo, Dr. Eduardo, secretário de saúde da cidade de Santo Amaro (médico do governador Jacques Wagner) e o Prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado.

Clique na foto para ampliar!


Empresária Marlene Moura (Proprietária da Casa Soze)

Marcadores:

CACHOEIRA/BA: POVO DE SANTO CULTUA YEMANJÁ

No dia 7 de fevereiro, o povo de santo da Cachoeira e da região reverencia Yemanjá, conforme cerimonial do candomblé e de outras religiões de matriz africana. Em Cachoeira, a festa conta com a organização do babalorishá Benício Souza, sacerdote do culto afro - Terreiro da Associação Cultural Yemanjá Ogunté.
Os atos cerimoniais ocorrem pela manhã, a partir das 9 no Palanque da Feira do Porto/São João da Cachoeira, com entrega de balaios para o cerimonial de oferendas na Pedra da Baleia, xirê com povo de santo da região, cortejo para entrega de presentes na Pedra da Baleia, sucedendo-se apresentações de espetáculos de natureza afro.
No palco da Feira do Porto, sacerdotes e sacerdotisas de 62 terreiros da Cachoeira e região realizarão o ritual do xirê, saudação aos orixás da Realeza Espiritual Africana. Em seguida, no local do Rio Paraguaçu, considerado sagrado pelo povo de santo, as oferendas coletivas serão entregues à Rainha das Águas na Pedra da Baleia, conduzidas em embarcações ornamentadas para cumprimento fiel do cerimonial.
Yemanjá é um orixá africano, considerado uma das mais fortes referências na estrutura de fé e cultura afro-brasileira. O nome Yemanjá teve origem na expressão “yèyè omo ejá” da língua Yorubá que significa “mãe cujos filhos são peixes”. Em algumas localidades do território africano, o povo de santo se refere a Yemanjá com a denominação de Iemojá e Yemayá.
Esta cerimônia com que o povo de santo homenageia Yemanjá, nas águas do Rio Paraguaçu, conquistou referência de elevada expressão no calendário turístico da Cachoeira, cuja festa já é um marco importante no roteiro de inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que vêm à Cidade Histórica e Monumental Nacional, todos os anos, para assistir mais este espetáculo de manifestação de fé e cultura.

Foto: Alzira Costa
Fonte: Jornal O Guarany

Marcadores:

Maragogipe: Reforma de Igreja, seis meses e nada!

Ano de eleição, começa a corrida entrega de obras já. É ladeira do Cruzeiro, Praça do Porto do Açougue e diversos. Enquanto isso, a Igreja de São Bartolomeu continua na mesma. Entregaram o sacrário, mas até agora, a frente da Igreja nada. O engraçado é que apesar de eles dizerem que não tem nada haver com isso, são os primeiros a festejar e dizer que se não fosse por eles, nada estava feito. Esse é o meu Brasil! Essa é a minha terra! O meu orgulho!


Tudo está do mesmo jeito desde que começou as obras no final de agosto. E até agora, nada. Estamos esperando o quê? Que a agosto chegue novamente e aí, possa estar providenciando algo, que já poderia estar acabado. A prefeitura que pensa tanto nos turistas, ainda não pensou como eles ficarão quando ver uma coisa dessas? Decepcionados. E os maragogipanos, os transtornos, os casamentos atravessados por entre essas ferragens. E nas missas e nas horas vagas, quando crianças ficam a brincar por entre os ferros, subindo, podendo até sofrer um acidente. E para onde levaremos essas crianças se o Hospital só serve para enfeite.

Essa é a minha cidade! Esse é o meu orgulho!


Fonte: Blog do Zevaldo

Marcadores:

Projeto Arena Multesportes chega a Santo Antônio de Jesus

Acontece em Santo Antonio de Jesus, na Praça da Biblioteca Municipal, entre os dias 04 e 07 de fevereiro, o Projeto Arena MultEsportes, onde irão se apresentar vários atletas do Skate, Giromaster, Basquete de Rua entre outras modalidades.

O evento conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério de Esporte, e apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus.
Além disso, serão realizados cursos, palestras e ensinamentos à prática desportiva.

Fonte: Infosaj

Marcadores:

Cruz das Almas: Inscrições no Projeto Trilha acabam hoje

Termina nesta sexta-feira (5), no SineBahia, localizado no Ponto Cidadão, na cidade de Cruz das Almas, o prazo para as inscrições no Projeto Trilha. O programa é promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho Renda e Esporte (SETRE) em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN). O projeto tem como objetivo principal inserir o público jovem de baixa renda entre 16 e 29 anos em atividades produtivas, visando a preparação para o mercado de trabalho. Em toda a Bahia, 57 municípios participam do projeto com 6250 vagas. Em Cruz das Almas foram oferecidas 90 vagas, 30 no curso de administração e 60 para eletricista. O local e a data de início dos cursos ainda não foram definidos pela SETRE. Para se inscrever no programa a exigência é cursar ou ter concluído o ensino médio nas escolas da rede pública, trabalhar sem carteira assinada e ser membro de uma família cadastrada no programa Bolsa Família. Os interessados devem comparecer ao Ponto Cidadão, na Rua J.B da Fonseca, de 08 às 15 hs, portando Carteira de Identidade, CPF, cartão do Programa Bolsa Família, comprovante de residência e matrícula ou atestado de conclusão do ensino médio.

Marcadores: