Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 24 de novembro de 2012

Massacre tira vida de Prefeito, Primeira-dama, Vereador e Policial em Jussiape

O prefeito de Jussiape, na Chapada Diamantina, foi assassinado por volta das 9h deste sábado (24) dentro de casa. A primeira-dama e um gerente da Embasa também foram assassinados. O atirador, que era dono de um quiosque na praça onde ocorreram os assassinatos, foi morto em confronto com policiais. O crime chocou a cidade de 11 mil habitantes. Segundo informações da delegacia do município, o atirador entrou no prédio e abriu fogo, atingindo o prefeito Procópio Alencar na cabeça. De acordo com testemunhas, a primeira-dama Jandira Alencar chegava da feira livre, realizada aos sábados na cidade, quando foi atingida. Ela e o marido morreram na hora.

O gerente da Embasa, Oderlange Pereira, foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após o atentado, o homem foi em direção à feira livre, mas foi localizado por uma equipe de policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) que chegaram ao município para dar início às buscas junto com agentes da da Polícia Civil de Brumado e de Livramento, além de policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O homem, identificado como Coló do Quiosque, reagiu e atirou contra os policiais. Um deles foi atingido na perna. Segundo informações preliminares, um outro policial foi baleado e morreu. O autor do atentado, que era proprietário de um quiosque no município, foi morto na troca de tiros. Ainda não foi divulgada a causa do atentado, nem se houve a participação de outros envolvidos. O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, e o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, viajaram ao município na tarde de hoje para acompanhar as investigações. Dr. Procópio Alencar havia sido reeleito no cargo, com 58% dos votos. S
Continue lendo »

Marcadores: ,

Cruz das Almas: Em carreata torcedores comemoram acesso do Vitória a série A

Após sufoco passado durante o jogo deste sábado, 24, no jogo que valeu o retorno do time à série A do Campeonato Brasileiro, a torcida do Vitória sai em carreata para comemorar nas ruas de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. Mesmo empatando com o Ceará por 1 a 1, a equipe baiana garantiu sua volta à elite do futebol em 2013, o que levou a torcida cruzalmense ao delírio. Durante o percurso ao avistarem os torcedores tricolores uma frase era esplanada: "Não precisamos de 7 anos para subir" se referindo ao período que o Bahia, principal rival do Vitória levou para retornar a série A do Brasileirão. Com informações do Mídia Recôncavo.

Marcadores: ,

O sorriso e o esgar, por Augusto Nunes

 
A foto de Dida Sampaio é mais que o registro do momento em que Dilma Rousseff, presidente da República há quase dois anos, cumprimentou o ministro Joaquim Barbosa, que acabara de assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. A imagem documenta a colisão frontal, consumada em estridente silêncio, entre um homem e uma mulher assaltados por sentimentos opostos e movidos por antagônicos estados de ânimo.

O chefe do Poder Judiciário está feliz, de bem com a vida. A chefe do Poder Executivo está contrafeita, nas fímbrias da amargura. Joaquim Barbosa é o anfitrião de uma festa. Dilma Rousseff é a convidada que nada tem a festejar. Está lá por não ter conseguido livrar-se do convite.

Ele se sente em casa e pensa no que fará daqui por diante. Ela pensa no que ele fez e anda fazendo. E se sente obrigada a enviar um recado fisionômico ao padrinho e aos condenados no julgamento do mensalão: se pudesse, estaria longe dali.

Só ele sorri. O sorriso contido informa que o ministro não é homem de exuberâncias e derramamentos. Mas é um sorriso. Os músculos faciais se distenderam, os dentes estão expostos, o movimento da pálpebra escavou rugas nas cercanias do olho esquerdo.

A presidente não sorri. (O companheiro ministro Ricardo Lewandowski foi premiado com sorriso e dois ósculos). Na foto, o que se vê no rosto da presidente é um esgar. A musculatura contraída multiplica os vincos na face direita, junta os lábios num bico pronunciado e assimétrico, faz o olhar passar ao largo do homem à sua frente.

O descompasso das almas é sublinhado pelas mãos que não se apertam. A dele ao menos se abre. A dela, nem isso. Dilma apenas toca Joaquim com a metade dos quatro dedos. Ele a cumprimenta como quem acabou de chegar. Ela esboça um cumprimento de quem não vê a hora de partir.

Conjugados, tais detalhes sugerem que, se Joaquim Barbosa sabe que chefia um dos três Poderes independentes e soberanos, Dilma Rousseff imagina chefiar um Poder que dá ordens aos outros. Ela já deveria ter aprendido com o julgamento do mensalão que as coisas não são assim. A maioria dos ministros é imune a esgares.

Ministros do STF que temem carrancas nem precisam vê-las para atender aos interesses do governo. Não são juízes. São companheiros. Por enquanto, são dois. Por Augusto Nunes - Veja

Marcadores:

Santo Estevão: Mais de 200 pedras de crack e duas pessoas presas em operação das polícias militar e civil

As polícias civil e militar montaram uma operação na noite desta sexta-feira (24) que resultou na prisão de dois traficantes, dois usuários de drogas e apreensão de mais de 200 pedras de crack. A operação teve como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas em Santo Estevão. Mais de 20 policiais, 8 viaturas e dois carros de apoio fizeram parte da operação que teve o reforço da equipe Visão Noturna, da COORPIN – Coordenadoria Regional de Policia do Interior.

A operação começou por volta das 20:30h com três comboios se dividindo simultaneamente por várias áreas consideradas perigosas na cidade.

Traficantes presos - No Caminho do Oeste, Thiago de Jesus Andrade foi preso em casa com mais de 200 pedras de crack. No momento da abordagem, a polícia encontrou na residência garotas menores de idade e um outro adolescente que foi preso por associação ao tráfico. Drogas injetáveis e seringas, celulares e dinheiro também foram encontradas na casa de Thiago, conhecido como ‘Tingôle’, que tem várias passagens pela polícia. Ele e o adolescente que estava na sua residência foram presos em flagrante e qualificados por tráfico e transferidos para o Presídio Regional de Feira de Santana. Um outro jovem conseguiu fugir antes da chegada da polícia.

No bairro do Mutirão, policiais vasculharam o bairro a procura de traficantes de Feira de Santana que vieram morar no local. Uma casa foi invadida pelos agentes que encontraram crack. Os bandidos conseguiram fugir no momento que perceberam a aproximação das viaturas. Moradores do bairro clamavam por justiça. “Estou feliz com esta operação. Isso aqui ta um inferno. Os traficantes estão tomando conta”, revelou uma moradora que por medo de represália preferiu não se identificar.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Abertura da XI Bienal do recôncavo acontece neste sábado em São Félix

Neste sábado (24), será aberta a XI Bienal do Recôncavo, na sede do Centro Cultural Dannemann, em São Félix. Este ano, o objetivo do evento é a busca pela tradução poética nordestina. Entre as 240 obras selecionadas em junho deste ano, estão as de duas funcionárias do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e de seis alunos das Oficinas do MAM-BA. Os trabalhos ficam expostos até o dia 24 de março de 2013.

Clianthus Formosus é a instalação apresentada pela supervisora de Ações Sociais do museu Adriana Araújo. Ela propõe uma poética a partir de aproximações entre arte e natureza. “Questiono o conceito de natureza elaborando uma ‘terceira natureza’, que fica numa fronteira entre natural e artificial”, explica. Já a produtora de montagem Lia Cunha participa da Bienal com o trabalho fotográfico Fronteiras.

De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado, o evento reúne trabalhos inéditos de artistas brasileiros e estrangeiros em diferentes modalidades. Para esta edição, foram selecionadas quatro obras em artes gráficas, 12 desenhos, oito esculturas, 54 fotografias, um grafite, 11 gravuras, 49 instalações, 20 novas experiências, 14 objetos, 11 performances, 34 pinturas e 24 videoartes, todas produzidas depois de novembro de 2010. A Bienal do Recôncavo acontece há 22 anos é um dos eventos do calendário cultural da Bahia que projeta artistas do cenário local.

XI Bienal do Recôncavo


Abertura: 24/11

Horário: 20h30

Local: Centro Cultural Dannemann

Avenida Salvador Pinto, São Félix – BA

Marcadores: , ,

Polícia Militar realiza blitz em Cruz das Almas

Diante das diversas ocorrências na região, a Polícia Militar está realizando na noite deste sábado (24) uma blitz na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas. A operação tem o intuito de combater o tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, assaltos no comércio e furto de motocicletas no município.

Diversas motocicletas estão sendo abordadas. A equipe da PM montou barreiras em pontos estratégicos para que os motociclistas não tentem fugir ao avistarem as guarnições. Com informações do Mídia Recôncavo

Marcadores: ,

Vitória passa sufoco mas garante acesso a Série A


Mesmo com a ampla vantagem do Vitória para obter o acesso e mesmo diante de um adversário que, inicialmente, não oferecia perigo, o primeiro tempo de Vitória e Ceará, hoje à tarde no Barradão, transcorreu de forma tensa e nervosa até aos 44 minutos, quando William, através de um contra-ataque, abriu o placar para o Vitória, tranquilizando o torcedor rubro-negro.

Grande perca de tempo e papel tentar retratar o segundo tempo do jogo, que apesar do empate do Ceará aos 35 minutos do segundo tempo, ao final se transformou, inicialmente, em alívio para depois, ser uma grande festa da torcida rubro-negra, que esteve presente, lotou o estádio, levou seu incentivo e foi co-autora do sucesso rubro-negro, não tão somente na partida de hoje, como também na longa trajetória do clube, que almejava o tão desejado retorno ao Campeonato Brasileiro da Série A, que pouco é lembrada e quase nunca respeitada, por aqueles que não se apercebem que a torcida é, foi e sempre será a essência maior e até a razão da própria existência de clubes, de grande apelo de torcida e fé, como o Esporte Clube Vitória.

Portanto, William fez o gol do jogo e do empate, Alex Portela comandou o clube, PC Gusmão e Carpegiani comandaram o time, porém, o grande impulsionador do sucesso do Leão, é a torcida rubro-negra e, por isto, merece todos os parabéns e não só isto, merece também um time forte e competitivo para a nova empreitada rubro-negra, agora como o mais novo integrante da primeira divisão do futebol do Brasil.

Final de jogo em empate 1 x 1, placar não esperado pelo torcedor do leão, mas que, no entanto, foi muito além do necessário para o clube bater o martelo e obter, com todos os méritos, o certificado de licença de time de porte da classe A, e que no próximo ano representará o futebol baiano na elite do futebol Brasileiro.

Depois do triunfo, acesso e fechar com chave de ouro sua participação no Brasileiro da Série B, o Esporte Clube Vitória deve entrar no período de recesso na área de futebol profissional, iniciando-se quase que imediatamente o planejamento para 2013, com o processo de renovação de contrato de atletas que interessam, dispensas e contratações, já visando a temporada 2013, inicialmente com a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano.

No entanto, a bola continua rolando pela 1ª Copa Brasil Sub-20, com o Leão enfrentando o Grêmio no primeiro jogo das semifinais, na próxima quarta-feira, em Salvador, em uma autêntica decisão que promete, novamente, mobilizar o torcedor rubro-negro.

Em alguns momentos, confira todos os detalhes da partida e, logo após, o vídeo com os melhores momentos e toda movimentação pós-jogo de Vitória x Ceará, partida que valeu pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, edição 2012. Informações do Futebol Baiano

Marcadores:

Carro é incendiado no centro de Cruz das Almas

Um veículo Gol foi incendiado na madrugada deste sábado (24) na Praça Senador Themístocles, em Cruz das Almas. Segundo informações da Polícia Militar, o incêndio foi provocado por um coquetel molotv (garrafa cheia de combustível), arremessado por um homem que estava dentro de um veículo de cor escura. O incendiário foi visto por uma testemunha fugindo do local logo após o crime. O carro incendiado pertence a um vendedor de sombrinhas. Segundo um funcionário público municipal, que prefere o anonimato, a vaga de estacionamento é bastante disputada pelos vendedores ambulantes por conta do grande fluxo de pessoas que circulam pelo local. Ninguém ficou ferido. O caso será investigado pela Polícia Civil. Com informações de Paulo Galvão / Forte na Notícia

Marcadores:

Embrapa participa da Fenagro

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, é uma das empresas vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento presentes na 25ª edição da Feira Internacional da Agricultura, que acontece de 24 de novembro a 2 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador (BA). O chefe geral Domingo Haroldo Reinhardt participa da cerimônia de abertura, no dia 24, às 16h.

No estande institucional, vão ser demonstradas diversas tecnologias como a hibridação de banana, a biofortificação da mandioca, o uso da mandioca na alimentação animal e a produção de mudas in vitro – que permite a formação de indivíduos geneticamente idênticos e é utilizada na produção de mudas de abacaxi, banana e mandioca – e algumas curiosidades como os frutos exóticos de citros. Também estarão à venda publicações e mudas frutíferas e haverá degustação de beijus coloridos, que levam, em seu preparo, polpa de frutas ou extrato de hortaliças em lugar de água, e cocadas com sabor de banana e maracujá.

Durante a semana, representantes da Unidade vão estar presentes em reuniões paralelas ao evento no próprio Parque de Exposições. Na segunda-feira, dia 26, o chefe geral Domingo Haroldo Reinhardt participa da reunião mensal do Conselho de Administração da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) como suplente do diretor-presidente da Embrapa. Na quarta-feira, dia 28, o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Alberto Vilarinhos, estará presente na reunião da Câmara Setorial da Citricultura, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. Com informações de Léa Cunha

Marcadores: ,