Monumento religioso construído provavelmente no início do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na localidade de Engenho da Ponte, que pertencia aos proprietários do antigo engenho também conhecido como Fazendinha, a 18 km de Cachoeira (a 110 km de Salvador), encontra-se em avançado estado de degradação. Apesar de ainda ser utilizada para algumas celebrações religiosas pelos católicos da comunidade, como as comemorações de São Roque, no mês de fevereiro, o telhado e as paredes estragados demonstram que há muito tempo não são feitas intervenções para a conservação do imóvel. A última reforma foi realizada há cinco anos por inciativa de particulares.
A igreja, uma típica capela de engenho, é uma referência histórica para a comunidade do Engenho da Ponte, mas está coberta de mato, limo e vazia. Imagens sacras foram retiradas do altar porque o telhado corre o risco de desabar sobre elas. São Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio, Santo Joaquim, São Roque, Deus Menino, Coração de Jesus e São Domingos. “O valor é sentimental, porque as peças são de gesso e madeira. Nada de ouro”, afirmou Júlia Cardoso Almeida, de 86 anos, zeladora da igrejinha.
Avarias no telhado da capela ocasionaram infiltrações nas paredes, o que compromete ainda mais a estrutura física do patrimônio. No interior do templo, que já não possui seus elementos decorativos primitivos, a exemplo do altar, existem várias rachaduras nas paredes e muita umidade. Os bancos de madeira não existem mais. Quando é realizada alguma celebração, os moradores providenciam as cadeiras. Na parte externa, o mato cresce na cobertura e por entre frestas das paredes. Janelas e portas de madeira também estão bastante danificadas pela ação do tempo. Informações do A Tarde.