Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Inauguração - Opalma ganha avenida pavimentada

O prefeito Tato Pereira ao lado do secretário de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, do vereador Carlos Pereira, assessores e lideranças comunitárias, inaugurou ontem, à noite, a obra de pavimentação com paralelepípedo da Avenida Tiradentes(2.900 m²), na sede do distrito da Opalma. A obra, uma antiga reivindicação dos moradores locais foi executada com recursos próprios do município e integra o projeto de desenvolvimento integrado do meio rural de Cachoeira.

Em seu discurso, o prefeito Tato Pereira reafirmou o compromisso de levar mais benfeitorias para as comunidades da zona rural e anunciou a aquisição de uma nova ambulância, além de citar os investimentos já feitos na Opalma. Ele citou a importância da construção da escola creche do povodo denominado Buraco da Raposa, em seu primeiro mandato, para as crianças daquela localidade. Tato Pereira também citou a construção da praça da Opalma e a reconstrução dos dois colégios, implantação do Posto de Saúde da Família, extensão da eletrificação rural e melhoria de estradas vicinais.

O prefeito garantiu, após ouvir a reivindicação de um antigo morador que reclamou das péssimas condições da estrada da localidade conhecida como Brasília, que na primeira quinzena do próximo mês, a prefeitura irá recuperar todas as vias que ainda não foram beneficiadas no distrito da Opalma. Tato Pereira também destacou a pavimentação asfáltica da estrada que liga a Opalma ao São Francisco do Paraguaçu, já devida autorizada pelo governador do estado da Bahia, assinalando que esta foi uma reivindicação de seu governo. "Nós oferecemos, há um ano no dia 25 de Junho, ao governador Jaques Wagner, a contrapartida de R$ 1 milhão do município para a execução dessa obra que vai mudar defintivamente a vida das milahres de pessoas que vivem e trabalham na região do Vale do Iguape".
Fonte: Site de Cachoeira

Marcadores:

Blog Natanael Luis Atualidades se torna um dos principais meios de comunicação do Recôncavo


Criado no dia 08 de dezembro de 2008, o Blog do estimado amigo Natanael Luis tem mudado a trajetória da comunicação do Recôncavo. Na oportunidade lembramos-nos do esforço deste jovem amigo em aprender a manusear o Blogger, sempre perguntando, consultando, pesquisando na internet para futuramente garantir aos leitores a qualidade, hoje, notória em sua página.

Até agora lembramos o título da primeira matéria “DELEGADOS CIVIS NÃO ADEREM À GREVE”. Naquele momento sentíamos que ali estavam sendo abertas as portas para um blog de muito sucesso.
Completando hoje 08 meses e 16 dias, o Natanael Luis Atualidade sempre foi palco de muita polêmica, pois, com o leque do leque no meio político a página teve oportunidade de servir ao leitor em quase que tempo real, informações do cenário político municipal, estadual e nacional.
Parabéns Natanael! O Recôncavo te agradece.

Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu prorrogou a data de vencimento da cota única do IPTU 2009

A Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu prorrogou a data de vencimento da cota única do IPTU 2009. A medida foi tomada devido aos estudos feitos pelo Departamento de Tributos com intenção de incentivar os cidadãos a pagarem seu IPTU.
Dessa forma os carnês atualmente com vencimento em 15/09/2009 serão pagos sem multas e juros até o dia 15/10/2009. Vale salientar que não foi prorrogado o desconto, apenas os pagamentos sem multas e juros.

Marcadores:

Mais de 500 produtores se reunirão para DIA DE CAMPO em Amargosa

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Centro Sapucaia, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) estará realizando no próximo domingo (27) um DIA DE CAMPO. Trazendo como tema Roças Agroecológicas: preservando o meio ambiente e gerando renda, o Dia de Campo será realizado na Fazenda Sete Voltas (Nego de Lú), com expectativa de atender a um público de aproximadamente 500 pessoas, que vão desde agricultores(as) familiares, jovens rurais, representantes do comércio, imprensa, Universidades, Promotorias Públicas, ONG’s, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outras entidades.

O Dia de Campo consiste em um momento de formação que enfatiza a aprendizagem através das trocas de experiências entre técnicos(as) e agricultores(as), da observação e discussão acerca da experiência de transição agroecológica da família que está sediando o evento e da inquietação do agricultor em “aprender a fazer fazendo”.

De acordo o Prefeito Valmir Sampaio, desde o ano de 2007, a Prefeitura Municipal de Amargosa (PMA), o Centro Sapucaia, a EBDA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais vem desenvolvendo um trabalho voltado para sensibilização dos agricultores(as), acerca da necessidade de promover a sustentabilidade das unidades familiares através de práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais melhorados, nos ecossistemas de Mata Atlântica do Recôncavo Sul da Bahia.

Para o coordenador do evento Raul Lomanto, esse será mais um espaço de aprendizagem. Diversas ações de assistência técnica e extensão rural já foram promovidas em Amargosa, todas com bases e princípios agroecológicos, utilizando tecnologias que preservam os recursos naturais e a diversidade dos cultivos, respeitando, valorizando e aperfeiçoando práticas tradicionalmente utilizadas, sistemas já existentes, a exemplo dos quintais agroflorestais e questões de gênero, geração e etnia na agricultura familiar.
Fonte: Prefeitura de Amargosa

Marcadores:

Santo Amaro pode ganhar campi da UFRB

Santo Amaro-(Gustavo Medeiros)Ministro da Educação diz que até 2º semestre de 2010 será implantada uma unidade no município.

A bancada da Bahia na Câmara dos Deputados, liderada pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), em audiências com o ministro da Educação, Fernando Haddad, solicitou a expansão das universidades federais no estado.

Segundo a assessoria de Lídice, apesar da recente criação de Universidades Federais no estado como a do Vale do São Francisco e a do Recôncavo Baiano o estado da Bahia continua com a segunda menor taxa de vagas em ensino superior federal per capita do país.

O mapa desses índices parece preocupar os reitores das três universidades federais no estado que procuraram ajuda da bancada baiana no Congresso Nacional para tentar reverter o quadro. Lídice da Mata apresentou as reivindicações, em especial, a de expansão da UFRB para a cidade de Santo Amaro e a criação de uma unidade de ensino superior que consiga atender o sul e o extremo sul do estado.

Alice Portugal (PCdoB-BA) e Emiliano José (PT-BA) também manifestaram suas preocupações com o baixo índice de vagas per capita em universidades federais no estado. “Corremos o risco de terminar o Governo Lula com os mesmos índices anteriores, é preciso reverter isto” alerta Emiliano.

Os reitores também expuseram as principais dificuldades enfrentadas pelas universidades que dirigem e traçaram um panorama do ensino superior federal no estado.

O reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida , disse que “de Amargosa até o extremo-sul do estado, assim como no oeste, não há uma universidade federal, o que representa um grande vazio na região”.

Haddad disse aos parlamentares durante a audiência que será possível atender até o 2º semestre de 2010 a reivindicação de implantar uma unidade da UFRB na cidade de Santo Amaro. Em parceria com o governo do estado, que vai ceder o prédio, o MEC vai garantir os recursos necessários para o funcionamento da unidade.
Fonte: Rede Almeidense

Marcadores:

Cabaceiras do Paraguaçu - Secretaria de Educação realiza encontro com gestores do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola

Criado pelo governo federal em 1995, o PDDE tem como objetivo prestar assistência financeira - em caráter suplementar - às escolas públicas. Os recursos recebidos anualmente pelas unidades poderão ser aplicados em várias ações como manutenção da estrutura física e pedagógica das escolas, auxiliando na melhoria da qualidade do ensino público.

Até 2008, o PDDE contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. A partir de 2009, o programa foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil

Para prestar toda a assistência, informações e orientações sobre como gerir e aplicar os recursos do PDDE, gestores das escolas municipais estão passando por um processo de formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, contando com apoio do Controle Interno Municipal e de uma empresa de Assessoria em Contabilidade.

As reuniões começaram no dia 14 de setembro, com a presença da Secretária Municipal de Educação Maria da Conceição de Souza Silva e a Coordenadora Pedagógica Maria José Sacramento da Silva, que juntas participaram de 25 a 28/08 do Encontro para Integração das Ações Educacionais promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O encontro com os gestores municipais, segundo a Secretária é para passar também muitas informações adquiridas relacionadas ao PDDE. Mais um encontro deve ser marcado para outubro com os mesmos gestores, para que possam esclarecer dúvidas e dificuldades encontras na administração dos recursos do Programa.

Fonte: www.cabaceirasdoparaguacu.ba.gov.br

Marcadores: