Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cansados com falta de limpeza pública, moradores de Governador Mangabeira ateiam fogo em lixo e bloqueiam ruas

Insatisfeitos com a falta de limpeza pública, moradores do bairro do Bonsucesso, no Município de Governador Mangabeira, a 136km de Salvador, resolveram por conta própria dar um jeito no problema. Reuniram-se com ferramentas, juntaram lixo e entulhos, colocaram nas ruas e atearam fogo como forma de protesto contra o descaso com a comunidade. De acordo com informações dos moradores, a coleta não é feita com frequência, o que faz com que o montante de lixo atraia um grande número de animais e insetos, prejudicando a saúde da população.
O radialista Gaguinho se fez presente no local e registrou a manifestação


Marcadores:

Acusado de matar Mércia Nakashima é mantido preso

O crime chocou o País em maio do ano passado
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve ontem a prisão preventiva contra o ex-policial militar e advogado Mizael Bispo de Souza, acusado de assassinar a ex-namorada, a advogada Mércia Mikie Nakashima. De acordo com a decisão do STJ, o processo deve continuar tramitando em Guarulhos, na Grande São Paulo. A Sexta Turma negou provimento ao recurso da defesa que pretendia que o ex-PM fosse julgado pela Justiça de Nazaré Paulista, onde Mércia foi encontrada morta.

No julgamento do STJ prevaleceu o argumento do Ministério Público de que foi um crime plurilocal, pois existiam vestígios em Guarulhos, onde a vítima foi arrebatada, repercussão social também naquele município, e porque as pessoas envolvidas são todas da cidade.
Continue lendo »

Marcadores:

Orlandinho entregou sede própria do Baba das Seis no Estádio Velho

O prefeito Orlandinho e o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Mário Araújo, entregaram no último domingo (4/12), no Estádio Velho, no bairro Alberto Passos, a sede do Baba das Seis. Além do espaço novo, os organizadores do Baba receberam um kit esportivo com uma bola de futebol, rede e coletes para os jogadores.

O Baba das Seis é realizado no Estádio Velho e formado por moradores do bairro Tiradentes, Rua da Vitória, Santo Antônio, Dois de Julho, Aderbal Souza Pereira, Rua da Embrapa, Chapadinha e Alberto Passos.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Brasil comemora 70 Anos de produção de produção de petróleo

Para comemorar os 70 anos do início da produção de petróleo no Brasil, tendo a Bahia como ponto de partida, aconteceu nesta terça-feira (6), no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Pelourinho, o seminário 70 Anos de Petróleo e Desenvolvimento na Bahia.

Durante o evento, que contou com a parceria da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), o presidente da fundação e historiador Ubiratan Castro destacou a importância do petróleo para a Bahia. Segundo ele, o desenvolvimento econômico do estado se deve à descoberta da primeira jazida de petróleo do Brasil, em 1939, no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário.

O poço do Lobato, apesar de não atender às expectativas, foi de importância fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolífera na Bahia. A partir do resultado desse poço, houve uma grande concentração de esforços na Bacia do Recôncavo. Em 1941, é descoberta a primeira acumulação comercial de petróleo do país, no município baiano de Candeias.

“O Brasil ganha uma nova Constituição em 1946 e também tem início a campanha nacionalista em defesa da soberania brasileira sobre o recurso natural, com o chamamento O Petróleo é Nosso!. Em 1948, é criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (Cedpen). Já em 1953, o presidente Getúlio Vargas assina a lei nº. 2.004, criando a Petrobras”, contou Castro.
Continue lendo »

Marcadores:

Sistema de fornecimento de água de Varzedo estará pronto em seis meses, afirma Radaman

O sistema de abastecimento de água em Varzedo no Recôncavo baiano, foi confirmado nesta terça-feira (06), em que o prefeito Radaman Barreto afirmou que finalmente a água que abastece a cidade de Santo Antonio de Jesus será também levada à Varzedo. Segundo ele, dois caminhões de tubos já foram adquiridos, são 15.534 metros de tubos ligando a cidade à distribuidora de água em Santo Antonio. “É uma obra que representa pra gente o desenvolvimento da cidade, a garantia de que a cidade está pronta pra receber empresas, tá pronta pra receber a população e tá pronta pra receber o desenvolvimento” relatou o prefeito Radaman, demonstrando sua alegria em solucionar o problema da falta de água, que castiga tanto a população varzedense.
Continue lendo »

Marcadores:

Áustria ganha faculdade internacional de sexo que promete aulas práticas

A Áustria ganhou uma escola internacional de sexo, que promete aulas práticas de sedução, posições sexuais, técnica, anatomia e como acariciar o parceiro. A AISOS (Austrian International School of Sex), em Viena cobra o equivalente a R$ 4 mil por curso, segundo a imprensa local. Os alunos ficam hospedados em um dormitório misto na própria sede da escola, onde são encorajados a “fazer a lição de casa”. A recomendação é que role muito vuco-vuco, na faculdade, ou em qualquer lugar. O curso é dirigido por Ylva-Maria Thompson, uma atriz pornô e apresentadora de programas eróticos que disse que qualquer um acima de 16 anos pode se matricular.
Continue lendo »

Marcadores:

Jorge Solla vai a Maragogipe e visita equipe do Saúde em Movimento

O município de Maragogipe, região do recôncavo baiano, recebeu na manhã desta terça-feira (6/11), a visita do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. Desde 30 de novembro, a estratégia Saúde em Movimento está realizando atendimentos oftalmológicos na cidade e já realizou quase 1600 consultas e mais de 800 cirurgias de cataratas.

O secretário Jorge Solla ficou satisfeito com a organização dos fluxos de atendimento e a grande movimentação de pessoas verificada no Hospital Municipal de Maragogipe. Solla não disfarçou o seu contentamento ao perceber que o Saúde em Movimento está conseguindo aumentar a sua capilaridade, atendendo cada vez mais pessoas que realmente precisam. “Valeu a pena todo o empenho do prefeito de Maragogipe, Sílvio Ataliba, e dos demais prefeitos da região que deslocaram seus munícipes para serem atendidos no município”, agradeceu Solla.
Continue lendo »

Marcadores:

Crianças invadem a nova Praça de São Francisco do Paraguaçu

Centenas de crianças marcaram a ianuguração da nova praça de São Francisco do Paraguaçu, para brincar no parque infantil instalado pela prefeitura. Antes mesmo do ato inaugural, a criançada assumiu os brinquedos do parque. A obra foi executada pela prefeitura municipal. Além do parque, a praça foi pavimentada, ganhou bancos e um jardim. O prefeito Tato Pereira descerou a placa comemorativa ao lado dos vereadores Carlos Pereira, Angélica Sapucaia e do ex-vereador Mimi. Alzira Costa

Marcadores:

Casal morre em acidente de moto em Elísio Medrado

O acidente aconteceu na noite do último domingo mas os corpos só foram encontrados às 16 horas desta segunda-feira (06), ocorreu na localidade da Estiva, próximo ao distrito de Monte Cruzeiro. Deraci Amorim dos Santos, 35 e Licineia dos Santos Silva, 29, estavam em uma motocicleta Honda Broz, placa QLU-9222 / Elísio Medrado, conduzida por Deraci, e tiveram morte instantânea. De acordo com informações colhidas junto com o Dr. Marcos Maia, delegado da cidade, as vítimas não usavam capacete e provavelmente tinham ingerido bebida alcoólica, estavam indo sentido Santa Terezinha quando perdeu o controle da motocicleta e caiu na ribanceira. Os agentes da Polícia Civil de Elísio Medrado, Dr Marcos Maia e Dr Luiz Ademário, estiveram no local para os procedimentos necessários. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antonio de Jesus para serem submetidos a necrópsia.

Marcadores:

Cachoeira recebe exposição de Damário Dacruz

“A poesia não pede passagem” e faz suas rimas nas históricas ruas de Cachoeira, Recôncavo Baiano, de 5 a 22 de dezembro. A cada esquina, o verso se descortina a olhos nus, estampando postes, carrinhos de pipoca e picolé, bares e casas com os escritos de Damário DaCruz.  Natural de Salvador, mas filho legítimo de Cachoeira, condecorado com o Título de Cidadão Cachoeirano em 2005, Damário empresta seus poemas aos passantes e transeuntes, “poetizando” o dia a dia da cidade com uma exposição inédita. São mais de 30 poemas com temáticas ligadas ao tempo, à natureza, às relações humanas, ao amor... Enfim, à vida. E todos à disposição do público, em uma mostra a céu aberto, com placas de poesia por toda Cachoeira.

A exposição “A poesia não pede passagem” é uma produção da Baluart, financiada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, com curadoria de Graça Cruz. Em paralelo, acontecem ainda projeções de vídeo-poesia e curtas sobre poetas brasileiros, como Manuel de Barros e Fernando Sabino, nos dias 8, 9 e 10, no espaço Pouso da Palavra, fundado pelo próprio Damário. E, no dia 8, também tem show gratuito com o Samba da G.I.A, a partir das 22h.
Continue lendo »

Marcadores: