Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Enem vai substituir Enade para alunos que entram no curso superior


A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior. A participação no Enade é obrigatória - quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso - mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

Redução de custos
Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do "valor agregado" pelo estudante ao longo da formação. A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. (Agência Brasil)

Marcadores:

Seminário de Educação Profissional e realizado em Conceição do Almeida

O Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Almeida realizou nesta quinta-feira, 15, o I Seminário da Educação Profissional com o tema "Território de Identidade do Recôncavo: Espaços, Culturas e Economias". Este seminário é uma das primeiras atividades colocadas em prática após a implantação do curso de Logística no colégio.
Segundo a diretora da escola, Ivana Laje, o curso foi fruto de uma preocupação sobre o futuro dos estudantes quando estes terminassem o ensino médio. "Muitos não conseguem passar no vestibular, eles vão concluir o ensino médio e vão fazer o que?", questiona a diretora.
O diretor da DIREC 4, Clóvis Esequiel, também esteve presente no seminário e falou aos estudantes sobre a importância da educação profissional como forma de qualificação e valorização do currículo.
Antes da implantação do curso de Logística em Conceição do Almeida, os alunos interessados em cursar a educação profissional na região, teriam que se deslocar até Santo Antonio de Jesus, onde funciona o CETEP - Recôncavo.
Pensando nas dificuldades financeiras dos estudantes e no fato de muitos morarem na zona rural, houve a mobilização para que a educação profissional chegasse a Conceição do Almeida. ASCOM

Marcadores: