Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tratar ‘mal’ um homem pode ser boa estratégia de conquista, revela pesquisa

A solução para manter um homem interessado é simples: tratá-lo “mal” de vez em quando. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Universidade do Oeste de Sydney, na Austrália, e da Universidade de Administração de Singapura. Entre as artimanhas femininas estão o uso do sarcasmo, se negar a fazer sexo, recusar primeiros encontros, flertar com outros, conversar com outras pessoas. No total, foram relatadas 58 estratégias. Os dados são do jornal Daily Mail. De acordo com o Terra, os cientistas ouviram 1,5 mil voluntários de ambos os sexos. Constataram que as mulheres realmente fazem o “jogo duro” mais do que eles. Esse comportamento feminino é uma maneira de testar o comprometimento e a qualidade de um possível parceiro. Os pesquisadores sugeriram que, desse modo, as representantes do sexo feminino tentam garantir encontrar alguém que as apoie quando tiverem um filho.

Marcadores:

Santo Estevão: Homem é acusado de abusar sexualmente da própria neta de 6 anos

Uma mãe desesperada chegou à Depol de Santo Estevão para registrar queixa de tentativa de estupro de sua filha de apenas 6 anos de idade. A criança acusa o próprio avô.

De acordo com informações, a criança relatou para a mãe que seu avô teria tentado lhe pegar a força. O caso aconteceu há alguns dias, mas só no último sábado a criança resolveu contar o ocorrido.

A polícia civil e o Conselho Tutelar vão participar da investigação. Se confirmado, o avô pode ser preso e responder por estupro de vulnerável. Correio da Cidade

Marcadores: ,

Homem é vítima de saidinha bancária em Cruz das Almas

Um vigilante foi assaltado durante uma saidinha bancária na Rua J.B da Fonseca, em Cruz das Almas. O crime aconteceu por volta das 12h desta segunda (10), próximo a uma delicatessen. Segundo informações da polícia, o homem tinha acabado de sacar um dinheiro no Banco Itaú quando os criminosos que usavam capacetes com viseiras espelhadas chegaram em uma moto, um deles com arma de fogo na cintura, anunciando o assalto, subtraindo da vítima R$ 250,00 em espécie, fugindo em seguida sem deixar pistas. O vigilante, que não teve o nome divulgado pela polícia, não sofreu ferimentos. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia da cidade. Com informações de Paulo Galvão - Forte na Notícia

Marcadores: ,

Itatim: Fósseis de preguiça-gigante são encontrados na zona rural

Fósseis de uma preguiça-gigante foram encontrados por moradores de uma fazenda, no povoado de São Bernardo, no município de Itatim, a 200 quilômetros de Salvador, onde estava sendo escavado um tanque.

O projeto Mata Branca, que tem por objetivo a preservação e o uso sustentável da caatinga e vem realizando trabalhos no local, enviou dois professores e dois alunos de paleontologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para conhecer o achado, identificar outros possíveis fósseis e fazer estudos na área.
Para a professora de paleontologia da UFRB e diretora da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Carolina Saldanha Scherer, é importante que se estudem os fósseis encontrados para que se possa entender um pouco mais do passado.

“A partir desses estudos é que podemos identificar os animais que habitaram a região, como era a paisagem e o clima usufruído por eles”.

Durante o reconhecimento do local, foi encontrada também uma falange (osso que forma o dedo da mão e do pé) de um toxidonte, ancestral de elefante e rinoceronte, evidenciando que se trata de um local rico historicamente.


Moradora do terreno, Ivanildes afirmou que há mais ou menos 50 anos, quando seu sogro estava escavando um poço nas redondezas, foram encontrados ossos que pareciam ser da bacia e das costelas de um animal, mas que pessoas desconhecidas levaram para fora da cidade e não houve mais notícias dos fósseis. Fonte: Politica Livre.

Marcadores:

UFRB mantém IGC 4 e se consolida entre as melhores do Brasil

Os indicadores de qualidade da educação superior 2011 divulgados pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (06) confirmaram o destaque da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no cenário nacional. A UFRB manteve a nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), sendo cinco a nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior.


O resultado mereceu a comemoração do reitor, Paulo Gabriel Nacif. "Essa nota demonstra que UFRB atingiu um patamar de qualidade que pode ser creditado à nossa estratégia inicial. Desde a constituição da Universidade, nós definimos que precisávamos apostar fortemente na conquista de um sólido quadro de pessoal, docente e técnico-administrativo, que resultasse numa ambiência de estímulo para que nossos estudantes tivessem num bom desenvolvimento acadêmico", disse o reitor. "Isso ficou demonstrado no nosso IGC, um dos melhores do Brasil nesse processo de expansão", destacou.


O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Deste total, apenas 190 (8,9%) em todo o país alcançaram a mesma pontuação da UFRB e 27 (1,3%) tiveram a nota máxima. O índice avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Seu cálculo inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), no que se refere à graduação, e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no que se refere à pós-graduação.

Esses resultados compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições. Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que houve uma "melhora generalizada" na qualidade dos cursos e instituições neste período. "A curva toda se desloca em direção à melhora na qualidade. Há uma série de medidas que estão surtindo efeito", pontuou.


O ministro apontou a importância de políticas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nessa conquista. "Essas políticas educacionais fomentaram a melhoria da qualidade, quando associadas à nova política de avaliação que induz a qualidade", destacou Mercadante.


Fonte: UFRB com informações do MEC.

Marcadores:

Denúncias de violência contra idosos cresce 200%

Balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que denúncias de violações aos direitos humanos aumentaram 77% em 2012 em relação ao mesmo período de 2011. Dados do Disque 100 mostram que de janeiro a novembro deste ano foram feitas 155.336 denúncias contra 87.764 realizadas em 2011. Segundo o balanço, as denúncias de violações contra idosos foram as que mais aumentaram: 199%: de 7.160, em 2011, para 21.404, em 2012. No entanto, as denúncias contra violação a crianças e adolescentes ainda é a maior: 120.344. Em 2012, foram realizadas 7.527 denúncias contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais; 7.257 denúncias sobre pessoas com deficiência, 489 sobre população de rua e 2.742 denúncias sobre outras categorias, como população carcerária. A pesquisa mostra que os negros são os mais agredidos em todas as categorias pesquisadas. Crianças e adolescentes negros, por exemplo, lideram com 61% dos casos. Já entre os idosos, os negros ficam na frente com 36,2% e entre pessoas com deficiência, 59,3%. A ministra da secretaria, Maria do Rosário, afirmou que o aumento de denúncias não significa aumento da violência. “Há violência, mas que agora ela não está mais invisível”, disse Rosário. (G1).

Marcadores:

MP, Sefaz, Ibametro e ANP detectam irregularidades em postos de combustíveis de cidades do interior

Quase metade das bombas de 18 postos de combustíveis instalados nas cidades de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguari, Antônio Gonçalves e Campo Formoso foram reprovadas em vistorias realizadas pelo Ministério Público Estadual, em parceria com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), e Agência Nacional do Petróleo (ANP). A força-tarefa, que conduziu a fiscalização nos dias 27 e 28 de novembro, teve à frente, representando o MP, os promotores de Justiça de Senhor do Bonfim, Gilber Santos de Oliveira e Ítala da Silva Carvalho Luz, e o promotor de Justiça de Campo Formoso André Fetal, contando ainda com o apoio das Polícias Civil e Militar. Em um posto de combustíveis, no município de Jaguari, os dois responsáveis pelo estabelecimento foram presos em flagrante por comercializar óleo diesel em quantidade inferior à registrada nas bombas. Em Senhor do Bonfim, um posto foi interditado por comercializar gasolina com quantidade de etanol acima da proporção permitida e o responsável pelo estabelecimento somente escapou da prisão em flagrante por não ter sido encontrado, informou Gilber Oliveira. A Sefaz detectou nos computadores de diversos estabelecimentos a utilização de programas ou impressoras não autorizados. Dos 18 postos de combustíveis, 12 estavam em débito com a Taxa de Exercício do Poder de Polícia (Feapsol). A operação foi deflagrada com base em um procedimento administrativo preliminar conjunto, instaurado pelas 1ª e 4ª Promotorias de Justiça de Senhor do Bonfim. Política Livre

Marcadores:

Professor mata adolescente e deixa dois feridos em atropelamento na BA-290

Um professor universitário atropelou três jovens na BA-290, na altura da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, provocando a morte de uma das vítimas do acidente. Edson Cruz Nascimento Junior, 36 anos, que também é diretor de uma escola estadual no município, dirigia um veículo Hyundai, modelo i30, de placa MZU 5363, quando atingiu os jovens, por volta das 4h deste domingo (9), próximo ao aeroporto da cidade. Jeovane Conceição Silva, de 17 anos, morreu na hora. Junto com ele, estavam Carlos Gomes Pardim e Taynara Teixeira Santos, que está grávida, segundo informações do site Teixeira News. A idade dos sobreviventes não foi informada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que disse que eles foram socorridos no local e encaminhados para um Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde não correm risco de morte. Os jovens estavam indo para uma festa quando atravessavam a via no momento em que o carro passava pela rodovia estadual. Após fugir do local do acidente com medo de represálias da população, o professor contou que havia saído de um show e estava indo para a cidade de Prado quando atropelou os jovens. O professor foi liberado após prestar depoimento e deve responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. (Correio)

Marcadores:

Morais pode retornar ao Bahia


A possibilidade de retorno do meia Morais ao Bahia pela terceira vez, tem feito parte do noticiário do Esporte Clube Bahia nos últimos dias. O jogador se afastou do futebol por motivos pessoais no último mês de maio. Agora, porém, o jogador já admite retornar os gramados, e o clube tricolor aparece como um dos favoritos a ficar com o meia.

“Deixei as portas abertas do clube, e o Paulo Angioni sabe disso. Eu sempre fui muito bem tratado e respeito por todos no Bahia. Mas, por enquanto, não recebi propostas e meu empresário está responsável por isso também”, disse o meia ao Bahia Notícias.


Presente na estreia do Bahia na Série A de 2013, o meia Morais largou o futebol por conta da doença do pai, mas agora já se vê jogando bola novamente.

“Eu, quando jogava no Corinthians, falei com o Iarley sobre essa ideia de encerrar cedo por não gostar de concentrar e outras coisas. Mas ele, apesar da idade, me disse que queria ficar até os 40 anos e atuar nesses novos estádios da Copa de 2014. Eu, agora, estou passando por isso e quero voltar a jogar”, acrescentou Morais.

E no que depender do departamento de futebol do Bahia, o jogador tem grandes chances de voltar a vestir a camisa tricolor em 2013.

“Se ele (Morais) estiver disposto a voltar a jogar seria extremamente agradável. Ele é um excelente homem e um belo jogador, que nos ajudou muito. Seria muito satisfatório ter Morais de volta”, declarou o gestor de futebol Paulo Angioni em entrevista à Rádio CBN Salvador. Informações do Futebol Baiano

Marcadores:

Roubo de carros e motos cresce 43,6% em Salvador e Região Metropolitana

O que seria uma manhã de rotina numa segunda-feira virou um pesadelo para o marido da médica veterinária Anne Gebers – que preferiu não revelar o nome. Há exatamente uma semana, ele não esperava ser roubado por dois homens ‘bem vestidos’ quando, em plena luz do dia, estacionou o Toyota Corolla, de cor prata, na Rua João Mendes da Costa Filho, no Jardim Armação. “Os criminosos estavam decididos a levar o carro da primeira vítima que aparecesse. Foi coisa de profissional”, disse Anne Gebers, espantada com a frieza deles.

A ‘tática da dissimulação’ foi a utilizada no roubo em Armação. Vestidos de roupa social, os bandidos marcaram ponto à espera da vítima. Descontraídos, eles conversavam tranquilamente antes do crime, passando-se por amigos de moradores do bairro.

Trata-se de apenas uma dentre tantas modalidades de roubo praticadas pelos criminosos. O fato é que, de janeiro a setembro de 2012, o roubo de carros e motos em Salvador e Região Metropolitana aumentou em 43,6%, considerando o mesmo período do ano passado. (A Tarde).

Marcadores:

Candidatos afirmam que faltou organização no concurso da PM

Um ano de estudo, noites sem dormir, e no final uma prova aparentando fácil, sem muitas complexidades e voltada mais para o raciocínio do candidato. Essa são afirmações de muitos jovens nas redes sociais após a aplicação do concurso da Polícia Militar, realizado neste domingo das 08:00 ás 13:00 horas, as provas foram realizadas em várias escolas de Salvador e outras regiões do estado. Os alunos aguardavam provas mais complexas, a fim de minimizar a concorrência. Todavia, essas reclamações são sempre as mesmas tratando-se de concursos. A questão maior encontra-se na organização do certame, onde candidatos alegam a falta de organização na realização das provas aplicadas em Salvador. Em comunidades na internet, várias reclamações a respeito da forma de atuação dos fiscais, número de questões e o tempo de prova foram alguns dos questionamentos.

Os postulantes a soldado e bombeiro da Polícia Militar Bahia, relatam em suas contas na internet, que em muitas salas, fiscais permitiam de tudo, bonés, relógio digital até mesmo aparelho de celular ligado, itens proibidos no edital. “Foi muito mal organizado, tava muito bagunçado, os fiscais foram muito mais muito fracos para um concurso desse porte” afirmou um candidato, que prefere o anonimato. Para muitos postulantes, o número de questões e o tempo concedido para responder a prova eram desproporcionais. “O concurso era com 60 questões, passaram para 80, porém 5 horas não suficientes para fazer essa prova, por mais fácil que aparente ser, pois temos que responder com atenção, e a pressão dos fiscais nos descontrolaram, sempre um deles gritava falta tantos minutos para acabar. Em outros concursos, temos um quadro com tempo de prova marcado de forma decrescente, apenas olhamos e vemos o tempo, não precisa agente fazer um prova com outra pessoa lhe pressionando” desabafa um candidato à Voz da Bahia.

Nossa equipe esteve nas ruas de Salvador, onde passamos em várias unidades de ensino, onde foram prestadas as provas. Em um colégio, na Liberdade, as reclamações foram atribuídas à falta de explicações da realização das provas, que são sempre feitas pelos fiscais. Muitos candidatos, afirmaram a nossa equipe, que se esqueceu de marcar um dos temas da redação. “Na verdade, soube agora que acabou a prova, um amigo que me falou, e disse-me que estaria eliminado. É revoltante, é a primeira vez que faço o concurso. Os fiscais não me disseram nada.” ressalta Fabrício Santos, que veio de Maragojipe para realizar o concurso.

Outras reclamações foram em torno da chegada das provas, que vieram em Táxi, sem a devida segurança, sendo retiradas do fundo do porta malas, as caixas com todo material das provas. “Um absurdo isso, uma prova dessa, chegando em um porta mala de Taxi, sem uma escolta devida. É inadmissível, relatou Fabiana Oliveira, que veio de Dias Dá vila para prestar o concurso.

A redação tentou entrevistar os coordenadores das provas em várias escolas, a fim de obter esclarecimentos, sobre os questionamentos dos candidatos, porém, fomos informados pelos agentes de portaria que não seria possível. O gabarito das provas deve sair ainda nesta segunda-feira, através do site da empresa que realizou o concurso. Reportagem e foto: Fábio Santos

Marcadores:

Acidentes graves deixam cinco mortos na BR-116

O Celta depois da batida nas duas motos na BR-116
Quatro pessoas morreram em uma batida entre um carro e um caminhão no final da tarde deste domingo (9), perto de Santo Estêvão, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente aconteceu no KM 457 da BR-116. Segundo a PRF, as quatro vítimas fatais estavam em um Corsa que se chocou frontalmente com um caminhão. Não há informações sobre feridos nem detalhes sobre como o acidente aconteceu, pois os policiais ainda estão em atendimento no local. A batida aconteceu às 17h mas os veículos envolvidos ainda não foram removidos. Também na BR-116, um motociclista morreu depois de uma batida envolvendo outra moto e um carro já em Feira de Santana, na altura do KM 424,8 da rodovia. Testemunhas disseram ao Acorda Cidade que o acidente aconteceu quando um Celta tentou fazer uma ultrapassagem e bateu em uma moto Honda CG e em uma Biz. Segundo a PRF, cinco pessoas ficaram feridas - duas do carro, duas que estavam na moto CG e a acompanhante da moto Biz. Todos foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade. Thiago Cordeiro da Silva, 28, que pilotava a Biz, morreu no acidente. (Correio).

Marcadores:

Procissão finaliza homenagens à Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira

Irmandades cachoeiranas e outros fiéis reuniram-se na celebração da missa em homenagem
à padroeira da Bahia. Foto: Marília Marques
Fiéis se reuniram na manhã deste sábado (8) em missa festiva na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte em Cachoeira, para homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. A Imaculada Conceição do Monte, como é reconhecida na cidade, possui uma irmandade que anualmente comemora a data com missas, novenas e procissões. Os festejos em devoção a Nossa Senhora terminaram sábado (8) com a procissão pelas ruas da cidade, saindo da Igreja do Monte em Cachoeira, às 17h30. O dia 8 de dezembro foi oficializado como o dia de Nossa Senhora da Conceição por ser a data em que o Papa Pio IX proclamou o dogma da Igreja Católica que confirmava que a concepção da mãe de Jesus havia sido sem pecado. Recôncavo online

Marcadores: ,

Haddad precisa importar um baiano?

Está causando estranheza entre figuras da chamada inteligência paulistana. Fernando Haddad precisava importar um baiano --Juca Ferreira-- para secretário da cultura? Não tinha ninguém aqui da cidade habilitado ao cargo, capaz de conhecer melhor os detalhes da cidade? O fato de ele ter sido ministro torna-o naturalmente competente para um cargo que, a rigor, tem um orçamento bem menor e, teoricamente, mais simples? É mesmo mais simples? Juca vai aprender rapidamente os códigos locais?

Lembremos que, neste ano, São Paulo foi considerada uma das principais capitais culturais do mundo, segundo avaliações internacionais. E é um dos motores da vocação paulistana --e, mais do que isso, compõem a indústria da economia criativa. Ou seja, é um cargo estratégico --ainda mais porque, na visão do futuro prefeito, o uso de espaços culturais devem ser integrados às escolas, formando uma malha educativa.

Se ele vai ser bom secretário, vamos observar. O fato de ter sido ministro da Cultura não significa um passaporte. É uma incógnita. Haddad resolveu apostar --e o risco é alto. É alguém que já vem com desvantagens.
Mas ser de fora, nesse caso, tem algumas vantagens. Primeiro, ele não é vinculado a nenhuma das panelinhas culturais locais. Segundo, Juca vem de uma cidade em que a cultura está nas ruas --e uma das coisas que mais precisamos nesta cidade é abrir mais e mais espaços na rua para as manifestações artísticas.
A São Paulo que se projeta como uma das capitais culturais do mundo deve ser cosmopolita, aberta, marcada pela diversidade. Não importa de onde o secretário venha. Importa se ele vai fazer uma boa gestão.

Quanto mais talentos atrairmos, melhor. Por Gilberto Dimenstein - Folha

Marcadores:

Abertas inscrições para oficina gratuita ‘Cinema de Bolso’ em Lençóis

Já estão abertas as inscrições para aoficina “Cinema de Bolso” oferecida gratuitamente pelo Conexão PE, em parceriacom o Projeto Lanterninha, ao público de Lençóis. Quinze vagas estãodisponíveis e as atividades acontecem no dia 15 de dezembro, das 9h às 18h, naCasa Afrânio Peixoto. Os interessados devem fazer o download do formulário nosite http://www.conexaope.com/info/ e enviar a ficha preenchida para o e-mail oficinadebolsolencois@hotmail.comaté o dia 13 (quinta-feira).

Ministradapor Maria Carolina e Tenille Bezerra, a oficina tem o objetivo de aproximar aspessoas dos elementos que compõem a linguagem audiovisual, utilizando o celularpara um processo de sensibilização do olhar. Os participantes poderão trabalhara composição do plano e sua disposição em uma narrativa audiovisual, obtendo odomínio da técnica através de um suporte de fácil acesso.
Com a proposta de promover encontros entre acultura de Pernambuco e a do estado anfitrião, o festival Conexão PE chegou àBahia no dia 6 de dezembro e já passou por Salvador e Cachoeira. Em Lençóis, aprogramação reúne BaianaSystem e Ortinho, além da exibição dos curtas : Samydarsh – Os artistas da Rua (Cláudio Assis, Adelina Pontual e Marcelo Gomes) e O Mundo é uma Cabeça (Bidu Queiroz e CláudioBarroso).
Continue lendo »

Marcadores: ,

Número de mulheres assassinadas por mês no Brasil salta de 113 para 372

O número de mulheres assassinadas a cada mês no Brasil saltou de 113 para 372 em 30 anos. Os índices foram levantados pelo IAB (Instituto Avante Brasil) a partir de dados do Datasus, do Ministério da Saúde. No início da década de 1980, uma mulher era assassinada a cada 6h28m28s no país. A escalada da violência fez com que o intervalo diminuísse. Hoje, a cada 1h57m43s, há uma vítima de homicídio nesta parcela da população.(Folha)

Marcadores:

Antes de ir para prisão, Dirceu não consegue mobilizar o PT

Condenado a mais de dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha e corrupção ativa, o ex-ministro José Dirceu já conhece seu destino – e não se conforma. Antes de começar a cumprir sua pena, que deve ser iniciada em regime fechado, o petista tenta há semanas organizar eventos com militantes do partido em sua defesa. Mas o que Dirceu não esperava era que seu prestígio estivesse tão baixo dentro da legenda onde construiu sua trajetória política e onde alcançou posto de líder influente. Os três primeiros atos organizados até agora foram esvaziados e não produziram nenhum barulho. O golpe de misericórdia veio na reunião do Diretório Nacional do PT na última sexta-feira, em Brasília.

Representando Dirceu, Serge Goulart, da tendência radical O Trabalho, apresentou uma moção sugerindo que o partido fosse às ruas para promover atos contra o STF e que não reconhecesse o julgamento do mensalão, segundo informou o jornal O Globo. Porém, a proposta nem chegou a ser votada. A direção do PT não ousou dar início a um confronto com o órgão que encabeça um dos poderes da República - e também não quis submeter os mensaleiros a mais uma derrota pública. Após o encontro, o partido divulgou uma nota, mas nenhuma linha fazia referência ao mensalão. Os apoiadores de Dirceu tentaram reunir militantes em atos em São Paulo, Osasco (SP) e Curitiba. Na próxima semana, deverão ser feitas novas tentativas em Guarulhos (SP) e Porto Alegre (a menos que a decisão do diretório nacional enterre de vez os planos de Dirceu). (*Veja)

Marcadores: ,

"Eu não pensei que ia ver a democracia", diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff foi a entrevistada do programa "Esquenta", apresentado por Regina Casé, no domingo (09) da Globo. Dilma afirmou que nunca pensou que veria a consolidação da democracia no país. “A coisa mais importante que eu nunca pensei que ia ver na minha juventude, eu não pensei que ia ver a democracia. Nunca pensei. E que para nós seria algo tão natural, para nós é naturalíssimo. A imprensa é livre hoje, mas sou da época em que isso não era nada natural”, disse a presidente.

Dilma disse também que não imaginou que o Brasil pagaria o Fundo Monetário Internacional (FMI). “Eu tenho um orgulho imenso. E hoje, o Fundo Monetário Internacional deve para o Brasil. Eu pensei que eu não ia ver o Brasil crescer, esse crescimento com distribuição de renda”, afirmou.

A presidente afirmou, porém, que o Brasil ainda precisa dar um salto de competitividade. “Temos de ser capazes, através da educação, de produzir mais, agregar valor aos produtos, de gerar inovação, gerar tecnologia”, disse Dilma à apresentadora quando questionada sobre “o que está pegando no Brasil hoje”.

A presidente afirmou que atualmente “o mundo percebe que o Brasil anda pelos próprios pés” e disse que o país não tem “nenhuma querela com seus vizinhos”, “nenhuma questão religiosa”.

“Eu acho que nós somos um país relevante no mundo, um país relevante que não é pretensioso, que não é arrogante, que não se acha e que não se coloca como melhor do que ninguém”, disse.

Bem humorada, Dilma repetiu o bordão “Xô, preconceito” usado pelo programa ao comentar sobre o preconceito racional no Brasil. Segundo a presidente, de cada quatro pessoas que recebem o Bolsa Família, três são negros. “Eu acho que a gente tem de reconhecer que sempre o maior preconceito no Brasil tem origem na sua história, que é a escravidão. A pobreza no Brasil, ela tem um rosto. Ela é negra, mulata ou cafuza”, afirmou.

A entrevista foi gravada em 22 de novembro no hospital de reabilitação Sarah, em Brasília, e teve como tema a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Marcadores:

Polícia Militar de Camacan recebe armamento sofisticado para combate ao crime

 
No último dia 07 de dezembro, a Policia Militar de Camacan reforçou o seu arsenal, adquirindo armamentos modernos e de alto poder de fogo com o fito de combater o tráfico de drogas e demais crimes que te se registrado na região.

Entre os armamentos recebidos, inclui-se metralhadoras Taurus SMT de grande precisão e poder de impacto. as metralhadoras permitem ao policiais efetuarem tiros intermitente, com rajada limitada ou mesmo rajadas total. Além destas, a Companhia ainda adquiriu inúmeras pistolas calibre .40 e grande quantidade de munições compatíveis com o arsenal.
Disse o Major Rodrigues Castro, comandante da 62ª Companhia Independente, que a aquisição do armamento é um investimento de grande importância do Governo do Estado e empenho e incentivo de Sua Excelência, o Comandante Geral da Corporação, com vistas a munir o policial militar com equipamento compatível com a violência urbana que se apresenta na atualidade.

Ainda na semana vindoura, disse o Major Rodrigues, os policiais militares, integrantes Pelotão Especial que encontram-se sob a coordenação do SGT PM FERRAZ, passará por longo treinamentos que incluirá disparos a curta e longa distancia, abordagens a edificações e a pessoas, operações com reféns, assaltos a estabelecimento e outras, com vistas desta forma, a habilita-los com eficiência e eficácia ao desempenho de suas funções com escala de alto padrão de excelência profissional.

Além do Pelotão Especial, o armamento também deverá ser distribuído de forma estratégica nos municípios cuja administração policial militar encontra-se sob a administração da Companhia e que apresentem estatisticamente a necessidade de suas presenças no município, a exemplo de Mascote, Jussari, Arataca e outros.

A presença do armamento, expressa o Major, representa um fortalecimento bélico para policiais militares que convivem cotidianamente no combate ao crime especializado, ato, que eleva a motivação dos servidores, os tornando mais capacitados no combate a criminalidade.

Após a criação do Pelotão Especial, uma inovação acertada da última gestão, asegura a opinião publica, diversas prisões de grande importância tem sido efetivada, especialmente na cidade de Camacan, onde, os indivíduos identificados como líderes de facções criminosas, já encontram-se excluídos do seio social refletindo harmonia e tranquilidade no município, especialmente na cidade alta onde os índices encontravam-se desproporcionais a expectativa policial.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Moto das Lojas Guaibim é furtada em Cruz das Almas

A moto Yamaha modelo YBR 125, de placa JQY-5139, com documento em nome de Ramiro Campelo de utilidades LTDA, foi furtada no sábado (8), depois que um funcionário das Lojas Gauibim estacionou a moto na Rua J.B da Fonseca, em Cruz das Almas. A queixa foi registrada na Delegacia de Polícia para que sejam adotadas as devidas providências. O número de furtos e roubo de motos tem causado preocupação aos proprie Polícia. Na semana passada a PM recuperou uma moto que tinha sido roubada durante a realização de uma blitz. Na semana seguinte a Polícia Civil descobriu uma casa que era usada como desmanche de motos na zona rural do município. Com informações de Galvão Jr. - Forte na Notícia

Marcadores: ,