Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 2 de dezembro de 2012

Maragojipe e Itagibá lideram avanço social e econômico

Maragojipe, Itagibá, São Félix, Cardeal da Silva e Jaborandi. Estas são as cinco cidades baianas que proporcionalmente mais avançaram nos indicadores de emprego, renda, saúde e educação no período entre 2000 e 2010. Os dados fazem parte do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que analisa indicadores econômicos e sociais e todos os 5.568 municípios do País. As informações mais recentes são relativas ao ano de 2010. Com avanço registrado nos últimos anos, Maragojipe e Itagibá passaram a figurar no seleto grupo dos 20 municípios baianos mais bem posicionados, respectivamente na 4ª e na 13ª colocação. A geração de emprego e renda foram as molas propulsoras para o desenvolvimento destes dois municípios. Enquanto Maragojipe avança com a retomada da indústria naval, Itagibá é impulsionada pela pecuária, fruticultura e mineração. Em Maragojipe, a construção de duas plataformas da Petrobras no estaleiro de São Roque no Paraguaçu foi responsável pelo impulso econômico e no emprego. No caso de Itagibá, o diferencial foi a busca de alternativas para compensar o declínio da cultura do cacau. "Diversificamos a economia da cidade com a consolidação de uma bacia leiteira e de gado de corte, além de apostar em outras culturas como a graviola", diz o prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca (PR). Em 2010, foi a vez da mineração avançar com a produção de níquel pela empresa Mirabela Mineração, que criou cerca de 700 empregos diretos na região. ( A Tarde)

Marcadores: ,

Polícia realiza apreensões de motos irregulares em Maragogipe

Em torno de 20 motocicletas sem documentação com restrições de furto foram apreendidas pela Polícia Militar e Civil, após operação realizada na sede e localidade rurais da cidade. A delegacia local informou ao Voz da Bahia que essas ações é uma forma de diminuir supostos assaltos que vinha sido cometidos com elementos a bordo de motos. “É uma forma de coibir ações futuras da marginalidade, que utilizam-se de veículos irregulares para realizar assaltos a cidadãos e pequenos comércios, relata um Investigador da Polícia Civil. Segundo a Polícia, as ações irão continuar ao longo da semana, e carros também passarão pelo “pente fino” das autoridades policiais. Reportagem: Fábio Santos / Foto: Juracy Rebouças

Marcadores:

Mulheres fazem protesto contra show da banda New Hit em Feira de Santana

Mulheres representantes de diversos grupos de Feira de Santana e Salvador que lutam por direitos sociais realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira (30/11/12), no cruzamento da Avenida Getúlio Vagas com a Senhor dos Passos.

Elas protestaram contra o primeiro show da Banda New Hit, em Feira de Santana, depois que os integrantes, acusados de estuprarem duas garotas em Ruy Barbosa, no dia 26 de agosto, saíram da prisão.

De acordo com Karla Oliveira, que faz parte do Movimento Levante Popular da Juventude, de Feira de Santana, o objetivo é cancelar o show, como aconteceu em Salvador e reafirmar que o crime não será esquecido ou tolerado. O grupo também reivindica a punição dos músicos.

Ela informou que no dia 16 de outubro um grupo de mulheres foi a cidade de Guarajuba, onde estava o vocalista da Banda, Eduardo Martins, para desmoralizá-lo.

O movimento considera o show “uma completa inversão de valores em que, quem comete a violência é consagrado, enquanto quem sofre a violência é relegado ao silêncio e a ter que se esconder para sobreviver”.

O evento intitulado “New Hit, o Retorto!”, será realizado numa casa de show, na noite desta sexta-feira. Participam da manifestação contra o show os grupos: Marcha Mundial das Mulheres, Levante Popular da Juventude, Coletivo de Mulheres Feira, Movimento de Mulheres Olga Benário, Juventude do PT, Movimento de Organização de Mulheres em Defesa da Cidadania (Mondec), Movimento Organizacional Comunitário (MOC) e o Movimento Negro Unificado (MNU).  Informações do Acorda Cidade

Com informações de Acorda Cidade