Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Elementos arrombam escola e levam vários objetos em Muritiba

Segundo informações do vigilante Jackson Santos Athaide, o prédio escolar Lindaura Marques Sampaio, localizado no Carro Quebrado, zona rural, fora arrombado, logo após ele deixar o local por volta das 22h para tomar um café em sua residência. Percebeu ao retornar que os elementos levaram uma máquina copiadora, uma Impressora laser, um computador completo com CPU, mouse, teclados e cabos de força. De acordo com a polícia, não foi possível periciar o local em virtude de ter um portão, não podendo deixar o prédio aberto, todavia ficaria sem segurança. Em menos de um ano várias escolas foram arrombadas no distrito e sede do município, falha brusca no setor de vigilância, já que por hipótese alguma, exceto caso que envolva saúde, o vigilante não poderia se ausentar do referido local de trabalho. Todas as vezes que tivemos esse tipo de ação criminosa, as escolas estavam sem seus respectivos profissionais da área. Com isso, o dinheiro público vai pra o ralo. Fábio Santos

Marcadores:

Canal SPORT TV exibe matéria com ex-pugilista Sertão em Cruz das Almas

Longe dos holofotes, Sertão hoje vive de forma humilde em Cruz das Almas, onde recebeu a equipe do SPORT TV da REDE GLOBO, ao lado da família.

O dia 13 de maio de 2006 marcou o início da decadência de Valdemir Pereira, o Sertão, quarto campeão mundial da história do boxe brasileiro. Há exatos cinco anos, o baiano perdeu seu cinturão dos penas, e nunca mais subiu em um ringue. Ele voltaria no ano seguinte a lutar, em eliminatória para retomar o trono, mas exames médicos e uma doença da qual até hoje não fala deram fim ao sonho e à vida como pugilista.
 

 

Forte na Notícia

Marcadores:

13 de Maio: A Única Revolução Social Vitoriosa no Brasil

Nesse 13 de maio, cumpre-se sem glória mais um natalício do fim da escravatura no Brasil, uma das primeiras nações americanas a instituir e a última a abolir a escravidão. Dos 510 anos de história brasileira, mais de 350 passaram-se sob o látego negreiro. Apesar da superação do escravismo constituir o mais significativo acontecimento de passado nacional, o aniversário da Abolição transcorrerá, outra vez, semi-esquecido.

A Abolição já foi data nacional magna, festivamente relembrada e rememorada. Nos últimos anos, profundamente questionada, organizou-se verdadeira conspiração de silêncio em torno dela. Paradoxalmente, a operação recebe o apoio do movimento negro brasileiro que, ao contrário, deveria desdobrar-se na celebração do 13 de Maio e na discussão de seu significado histórico, destruindo as interpretações apologéticas sobre ele.

O caráter cordial, transigente e pacífico do brasileiro já foi um dos grandes mitos nacionais. A abolição da escravatura foi apresentada como prova dessa pretensa realidade. No exterior, o fim da instituição motivara lutas fratricidas. A guerra de Secessão causou quinhentas mil vítimas nos USA. No Haiti, em 1804, a destruição da ordem negreira exigiu a mais violentas guerra social do continente.

No Brasil, a transição teria se efetuado sem violências devido a instituições sensíveis ao progresso dos tempos, a líderes esclarecidos e à humanitária alma popular. Neste cenário de paz e concórdia, brilharia a figura humana de Isabel – a Redentora. Apiedada com o sofrimento dos negros e despreocupada com a sorte do seu trono, ela assinou com caneta de ouro o diploma que pôs fim ao cativeiro.

Em 13 de maio de 1888, começaria a construção de sociedade fraterna e desprovida de barreiras sociais ou raciais intransponíveis. As desigualdades existentes dever-se-iam a deficiências não essenciais da civilização brasileira, enraizada em uma concórdia estrutural entre ricos e pobres, brancos e negros. Ao menos, era o que se dizia.

Pátria incruenta

Acontecimentos pátrios de impar importância, a Independência, a República e a Abolição teriam como denominador comum o caráter essencialmente pacífico da civilização brasileira. Apresentava-se igualmente a essência patriarcal da ordem escravista como corolário da natureza magnânima do homem brasileiro, que quebrantava qualquer confronto de raça, credo e classe.
Continue lendo »

Marcadores:

Andarilhos caminharam 62 km de São Miguel das Matas para Milagres

Mais uma vez os andarilhos miguelenses deixaram a cidade com destino a Milagres  no Recôncavo baiano para curtir a Festa do Vaqueiro. Serão 62 km de caminhada e cerca de 14 a 15 horas de caminhada a pés. Eles farão uma parada em Amargosa, outra no distrito de Tartaruga e só descansarão em Milagres quando deverão chegar às 7 horas da manha deste sábado dia 14. O retorno está programado para segunda – feira. Um carro de apoio estará levando as sacolas com os pertences pessoais. O grupo se reuniu na escadaria da igreja, fez uma oração e conversou sobre os procedimentos que os andarilhos deverão adotar durante o caminhar. TV Criativa / Recôncavo News

Marcadores: ,

Cabaceiras do Paraguaçu mantém ritmo e continua com destaque de cidade mais limpa do Recôncavo

Poda de árvores são frequentes na cidade
O Município de Cabaceiras do Paraguaçu está localizado no Recôncavo sul da Bahia, a 160km de Salvador, de acordo com o IBGE 2010 possui 17.327 habitantes distribuídos em uma área territorial de 226 Km². A terra natal do poeta Castro Alves tem se destacado em vários aspectos, porém, a limpeza pública tem recebido uma atenção especial por parte da Prefeitura, que conta com 78 profissionais envolvidos no desafio de manter a cidade cada vez mais limpa.

As ruas são varridas duas vezes ao dia, a coleta domiciliar de lixo também é feita diariamente de domingo a domingo, e para dar suporte aos profissionais são disponibilizadas duas caçambas grandes e uma pequena, uma retro escavadeira, além de máquinas para cortar grama e equipamentos necessários.

Após o fim dos lixões, a prefeita Romildes Oliveira Rios Machado (PMDB) relatou que seu maior desafio seria manter o município com os padrões de higiene exigidos para uma boa qualidade de vida da população. “Sabia que esse trabalho custaria caro para o Município, mas não teria paz interior em ver que estamos a beira do Rio Paraguaçu, permitindo a contaminação do solo e da água com a introdução principalmente do lixo hospitalar, que era jogado de maneira irresponsável no meio ambiente, colocando em risco a vida da nossa fauna, flora e população em geral. No lugar do antigo lixão da Sede iremos fazer o plantio de árvores, já no de Geolândia em breve estaremos iniciando as obras de um ginásio de Esportes.” Conclui Romildes.

Marcadores: