Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Obra que retrata a Festa D’AJUDA ganha Bienal do Recôncavo

10ª Bienal do Recôncavo
No último sábado estivemos presentes na 10ª Bienal do Recôncavo, realizada no Centro Cultural Dannemann em São Felix-BA. Com uma grande participação de estrangeiros, o evento foi ganhando no decorrer, uma mistura de povos e raças. O destaque do evento ficou por conta da escultura “O Catador de Papelão”, uma obra de arte muito bem produzida pelo artista  Antônio Miranda, natural do Rio de Janeiro, residente de São Paulo que destacou gostar muito de estar na Bahia. Sua magnífica obra por alguns bons minutos me fez custar perceber que não era um ser humano deitado ao lado de uma carroça e sim uma escultura feita de resina. Porém o grande vencedor da noite foi Pedro Mariguella, que levou o prêmio de 25 mil reais e um curso na Europa, precisamente na Itália. A obra do artista retratava a festa D’AJUDA realizada na cidade vizinha, Cachoeira. “Tentei por várias vezes pensar em algo para trazer à Bienal, em Salvador não tinha ainda decidido o que apresentar, mas chegando ao Recôncavo me surgiu à ideia de representar esse povo através de uma manifestação cultural que é Festa D’AJUDA, transferindo aquele evento para as telas de pintura”.
Quem também esteve abrilhantando o evento foi o Professor Jorge Portugal, do programa APROVADO da Rede Bahia, além dos jornais em folha de circulação Estadual. Entre tantas personalidades e artistas, o Secretário de Cultura do Estado da Bahia Márcio Meirelles, que fez uso da palavra e parabenizou aos coordenadores do evento Pedro Archancho e Hans Lausen, este último, proprietário do Centro Cultural Danemman. Segundo Meirelles, o evento é de tamanha importância para a arte de um modo geral, “A Bienal do Recôncavo é algo esplendoso muito bem organizado, um estado com 417 municípios e estamos sempre buscando assistir a todos com momentos culturais como este da X Bienal, aproveito para anunciar que no futuro próximo faremos a BIENAL INTERNACIONAL DA BAHIA” - destacou o Secretário.
Fábio Santos
Continue lendo »

Marcadores: , , ,

PAC começa fazer cadastramento de moradores de Cachoeira

Cachoeira-Ba
Em Cachoeira (a 110 km de Salvador), o PAC das Cidades Históricas está em fase inicial com o cadastramento dos moradores da área do Centro Histórico para a mudança da fiação elétrica que deixará de ser aérea e passará a ser embutida. Projetos Entre as 31 ações previstas para a cidade histórica estão a restauração dos azulejos da Igreja do Rosário e a capela do antigo Engenho da Penha; restauração do Cemitério dos Alemães e capela e dos seus bens móveis e integrados. Estão previstas ainda a requalificação das ruínas do Convento de Santo Antônio em São Francisco do Paraguaçu para a implantação de um hotel; construção do Terminal Náutico, Turístico e Pesqueiro de Cachoeira; recuperação e reforma da Igreja dos Remédios.
A tarde

Marcadores: ,

Albano Fonseca diz que apenas a 2ª Secretaria poderá ficar com algum vereador da situação

Marcadores: , ,

Vereador Miguel diz que 5 sempre foi mais que 4 e que o presidente continuará sendo da bancada de oposição

Marcadores: , ,

Vereador Gilson anuncia que disputará eleição para presidência da Câmara de Governador Mangabeira

Marcadores: , ,

Iniciadas as obras do residencial de 15 andares em Cruz das Almas

A Cooperbrapa informou em seu site que já foram iniciadas as obras de construção do Residencial Cooperbrapa I, no Bairro Lauro Passos. O Prédio vai ter 15 andares, 02 quartos vazados, varanga gourmet e ampla área de lazer.

Os interessados em adquirir um apartamento devem procurar o stand de vendas que fica localizado na Rua J.B. da Fonseca ao lado da Delicatessen Parati.

Fone: (75) 3621-1059

Recôncavo News

Marcadores:

Grupo de Dança de Muritiba vence 3º Festival de Dança Livre de São Félix

Foto: Fábio Carlos (Dé), Ivan Vieira, Everton Viana (Lirow) e Adelmo Ferreira


O Grupo de Dança Muritibano "Africart", venceu, em primeiro lugar, o 3º Festival de Dança Livre da Cidade de São Félix-Bahia, no último sábado, dia 27/11. Concorrendo com as cidades de Cachoeira, Maragojipe e a própria São Félix, o grupo "Africart" mostrou talento com uma apresentação contagiante que animou o público e conquistou os jurados. O tema desse ano do festival foi "Circo".

Pela 3º vez consecutiva, o grupo "Africart" fica entre os três primeiros lugares nos 3 anos de Festival. No primeiro ano, eles conquistaram o 2º lugar, no último ano o 3º lugar, e agora, conquistando o primeiro lugar.
Primogênio

Marcadores: , ,